Android 5.1 deverá sair já em Fevereiro de 2015

69 Comentários

Passados mais de dois meses desde o lançamento do Android 5.0 Lollipop, são muitos os dispositivos que ainda não receberam a actualização e é certo que boa parte não vai ter essa sorte. Entretanto a Google começou a disponibilizara o Android 5.0.1 Lollipop para a linha Nexus e há já indicações que em Fevereiro de 2015 estará disponível o Android 5.1. Conheça já as mudanças que estão previstas.

android_5_00


A Google “mudou” o Android com a chegada do Lollipop. O sistema está mais bonito/moderno, funcional, garantindo assim uma melhor experiência de utilização. Com a versão 5.0.1 a Google procedeu a alguns ajustes mas, espera-se que já em Fevereiro de 2015 a gigante das pesquisas lance o Android 5.1 que irá trazer várias mudanças significativas.

andl.screenshot01-100525488-primary.idge

Segundo o site AndroidPIT, as mudanças serão:

  • Melhorias gerais na estabilidade do sistema;
  • Introdução do modo silencioso;
  • Melhor gestão da memória RAM;
  • Correcção de problemas como os encerramentos inesperados de aplicações;
  • Melhoria na gestão da bateria;
  • Correcção do consumo excessivo de bateria quando o dispositivos está ligado a uma rede rede wi-fi;
  • Correcção de problemas com ligações sem fio;
  • Resolução dos problemas com a função “Ok Google”;
  • Correcção de problema associado às notificações;
  • Correcção de alguns problemas de som apresentados por determinados dispositivos;
  • Outras melhorias e mudanças.

A informação foi obtida através de um programador que faz parte da equipa de desenvolvimento do próprio Android.

Via AndroidPIT

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Stan
    Stan

    Essas “mudanças” supostamente não deveriam ter sido corrigidas com o 5.0.1?

  2. Avatar de MarioM
    MarioM

    Alguem sabe se a Tablet Galaxy tab 3 8″ vai levar o upgrade para o 5 ?

    1. Avatar de João
      João

      A probabilidade é quase nula

    2. Avatar de Não Não
      Não Não

      Achas mesmo?

      Compra mas é um novo que esse nunca prestou.

      1. Avatar de MárioM
        MárioM

        O Meu tem-se portado bem..
        Porque dizes que nunca prestou ?

    3. Avatar de Tiago Frutuoso
      Tiago Frutuoso

      Bota CM nisso.

  3. Avatar de Rui Costa

    Parece-me que o meu LG G3 irá morrer antes de ter o Lollipop, que supostamente seria o 1º telemóvel a obter essa atualização!

    1. Avatar de Ricardo Correia
      Ricardo Correia

      O LG G3 já está a receber, não stresses 🙂

      1. Avatar de Krash

        Eu ja tenho no meu, noto algumas melhorias, velocidade de abertura de aplicações, e a camara esta minimamente melhor (menos ruido) , comprei o telefone ha menos de um mes na fnac, livre de qualquer rede!

        Para quem esta bloqueado a uma rede, vai demorar mais ainda! 🙂

      2. Avatar de Pastel
        Pastel

        Pois eu também ainda não recebi no meu LG G3, ainda estou à espera…

      3. Avatar de Tiago Frutuoso
        Tiago Frutuoso

        Eu tenho o G2 e pelo que vejo no XDA está bastante próximo.

    2. Avatar de Finas
      Finas

      Não percebo porquê. O meu LG G3 já corre o lollipop e tanto quanto sei a versão portuguesa do lollipop para o G3 já saiu oficialmente há alguns dias.

      1. Avatar de Pastel
        Pastel

        O meu é livre e ainda não recebi nada, nem via PC Suite…

    3. Avatar de helcap06
      helcap06

      O meo LG G3 e bloquedo a MEO via OTA a 20E
      acabadinha deinstalar.

      vou testar o bixo

      abraços

  4. Avatar de MP
    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Para vários modelos Samsung lá para Janeiro, em teoria 5.0.1.

      Atencäo que há certas mudancas que a Samsung faz ao código, daí que alguns dos problemas do Android original seräo corrigidos pelas marcas para os seus modelos.

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    Afinal não é só o IOS que necessita de correcções constantes…o que acham os droidfans desta necessidade!? AAHHH, só 5% dos aparelhos é que permitem a actualização…desculpem a minha ignorância.

    1. Avatar de Paulinho
      Paulinho

      O ios(apple) só corre nos iphones(apple), se queres comparar com o android(google) compara com os nexus(google). Quem compra android deveria saber que atualizações só nos nexus.

      1. Avatar de Não Não
        Não Não

        E depois?

        Não tem ninguém que tenha responsabilidade para isso?

        É que o iOS só há para iPhone, mas também o iPhone vende muito pouco, não é isso que estão sempre a dizer?

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Vende pouco? ninguém diz isso, ate porque e sempre o que vende mais, as pessoas é que confundem smartphones com sistemas operativos.

          1. Avatar de Tiago Frutuoso
            Tiago Frutuoso

            iOS 8.1. Preciso de dizer mais? Tudo é falível quando se fala de tecnologia, a Google está a mostrar iniciativa quando se trata de resolver. A Apple prefere jogar pela calada e lançar as Atualizações ou quando sai um iTurd novo ou há porcaria da grossa. Por isso… brinquem lá com os tijolos brilhantes, eu prefiro um telemóvel que funcione. E que não se parta todo ao cair de metro e meio em Soalho flutuante.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      5%? também não é necessário exagerar 🙂

    3. Avatar de MM
      MM

      o engracado e ver os droidfans a dizerem que motos G e oneplusone sao melhores que o iphone. ahah sao melhores no preco sem duvida mas perdem em todo o resto. tive 2 androids e fartei me da falta de suporte e lags/crashses random em topos de gama. Desde que tenho o Iphone 6 plus ainda n tive 1 unico problema ou lag. QUem n acredita terei todo o gosto em mostrar ao vivo a fluidez desta maquina.

      1. Avatar de Ricardo Ferreira
        Ricardo Ferreira

        O teu iphone custa 4x mais que um oneplus one, se não fosse rápido aconselhava-te a procurares acompanhamento médico.

        Agora vale a pena teres um telemovel 1 bocadinho mais rapido, ou pelo mesmo preço comprares telemoveis para a familia toda que fazem tudo e muito mais que o teu 6 plus?

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Fazem tudo ou mais!? Já tiveste algum iphone!?
          Se dissesses que o oneplus faz o mesmo que um nexus ou um g3, aí talvez pudesse concordar contigo (comparação entre androids)…não me digas que és apple hater! Tenho um amigo meu que não gosta da apple por não dar para mudar as cores das letras, do fundo, etc! LOL

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            O oneplus faz muito mais, em quase todos os aspectos.

        2. Avatar de Não Não
          Não Não

          Sim, e é só pela rapidez?

          Qualidade em geral, cemera, iOS, etc… Nada?

          Quanto é que vale daqui a 1 ano esse OPO?

          1. Avatar de paulinho
            paulinho

            pelo menos o opo permite correr xbmc, popcortimes, wareztugas, mais dezenas de aplicações deste género, e então com chromecast é uma maravilha. o IOS/iphones é muito fechado serve bem para telefonar e tirar umas fotos.

          2. Avatar de Zero Zero Sete
            Zero Zero Sete

            Também existe isso tudo para iOS…

            E malware, também deixa correr esse OPO?

            Sim, é muito fechado… para telefonar e tirar umas fotos, ao menos telefona e tira fotos, já androids, estão sempre a ficar sem rede… LOL! E o “lamentamos, mas o Câmera” teve de encerrar” lol.

          3. Avatar de Paulinho
            Paulinho

            Deves ter tido uma má expeiencia com androids, pois deves ter experimentado daqueles androids chinocas baratos de 50 euros, compara o android num nexus por exemplo, e quanto ao existir tudo para ios não é bem assim, o wareztuga não existe o showbox não existe muitas outras não existem, e o xbmc e o popcortime existem mas só fazendo jailbreak e não tem suporte para chromecast que é uma grande diferença, pelo menos no android tenho liberdade de instalar o que me apetecer.

      2. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        MM, tu até tentas, mas ninguém vai na tua 🙂

        Até smartphones Android de 350€ Chineses fazem mais e melhor que os teus iPhones, e os smartphones do preco dos iPhones até limpam o chäo com as macäs.

        Agora só falta esperar que o Windows Phone 8.2 ou directamente o Windows Phone 10 saia para até os Lumia (e com sorte doutros fabricantes) sairem de cabeca erguida. `

        Há quem por razöes lógicas se mantenha na Apple (já tem dinheiro investido no eco-sistema, na empresa usam o sistema, etc), mas o resto e a própria Apple enquanto näo tirarem a cabeca do buraco e ver que o mundo à volta já está lá na frente…

        Podes vir com conversas que a Apple tem 50.000 versoes de SW, que ganha muito dinheiro (como se para ti como cliente interessasse quanto ganham…), etc etc, mas o resto da malta já tem os olhos abertos 🙂

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Quanto tempo já utilizaste um iPhone para dizeres isso?

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            2 anos iPhone, 3 anos mais com iPad e telemóvel Android de topo para comparar. Agora vendi o iPad (Mini Retina) e desisti de iOS, não gosto de pagar e que me atrasem a vida ou que me limitem porque lhe facilita o ganho à empresa.

      3. Avatar de helcap06
        helcap06

        O meu irmão tem um Iphone 6 plus e sim é rapido
        mas continua sempre agarrado a apple.
        Eu tenho um LG G3 como smart porque gosto da liberdade que o android oferece mas tambem ja tive iphones e moto G e tenho ipad e o portatil com windows é um velho asus G73 jw.

        Gostos não se discutem ainda bem que temos alternativas.

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Lançar novo IOS tem que obrigar os consumidores adquir novos equipamentos para o poderem utilizar, então queriam tudo dado!? As leis do mercado têm de funcionar ou não!?
    Viva o consumo… eu quero ser o 1º a ter o novo IOS !!!!lol!lol!lol

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Toma um calmante que isso passa. Estares assim às 10:17 é complicado para a tua saúde ;9

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Estranho, visto historicamente a Apple manter os aparelhos actualizados mais tempo que a própria Google.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      IOS = Sistema Operativo…o Nuno claramente que se enganou!

  7. Avatar de Diogo
    Diogo

    Qualquer SO precisa de constantes atualizações, pois ainda não existe nenhum sistema perfeito sem erros.
    E não é apenas 5% que vão ter atualizações, pois a comunidade Android é enorme, e caso não haja atualização oficial, certamente que muitos terminais terão uma versão para Android lollipop.
    Não percebo sinceramente a guerra que fazem de IOS e Android, cada usa aquilo que quer e paga a aquilo que tem(ou não tem), mas dar 600/700€ por um telemovel nunca o daria…

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Concordo inteiramente contigo…cada um usa o que gosta mais e as constantes actualizações e/ou desenvolvimentos são bem vindos em qualquer SO.
      Qual a percentagem de pessoal com androids que sabe o que é uma ROM? 20% (o meu palpite). Quantos alguma vez já quiseram mudar o seu SO e meter uma custom ROM? 10%. Quantos efetivamente o fazem? 5%.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        A esmagadora maioria (>90% certamente) näo sabe o que é uma ROM, näo faz ideia que Android tem, nem estäo interessados.

        O único que querem saber é que *se* aparecer um update, que o telemóvel o faca sem stresses, e que se quiser uma app X ou Y que ela corra. O resto é conversa.

        Eu se perguntar aos meus conhecidos que iOS têm eles lá sabem…

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Olha que sabem, mais não seja porque aparece uma notificação no icon “definições” sempre que sai uma actualização nova, o que nos androids é pouco provável que apareça…as actualizações são só para os primeiros 6 meses, e a partir só mais durante ano e meio no máximo e somente para 5% dos equipamentos!!!
          E pelos vistos os Nexus também entram nestas contas…se não for através de ROMs os primeiros Nexus ficaram sem actualizações passado ano e meio.

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Tu comparas telemóveis de >600 euros com telemóveis bloqueados ou 500€ (Note 4 novo, Note 3 com 1 ano, e outro 2 anos e dos meus amigos de 500 euros) têm recebido periodicamente updates (os nossos ainda este mês), e tem a maior parte garantia de Android 5.

            Muito iFans gostam é de comparar iPhones de 600-1000€ com Android de 200€, e mandar umas postas de pescada. Se quiseres comparamos um iPhone 6 Plus com o meu antigo Note 3 “ao vivo” e vês a diferença. E não dobra …

            Comparar o Note 4 era bater em meninos, e isso não faço.

  8. Avatar de Goldorak
    Goldorak

    Alguém me poderá dizer se o Samsung Galaxy tab S será contemplado? Sempre tive dispositivos Nexus e já estou arrependido desta aventura Samsung…

    1. Avatar de João
      João

      É muito provável que receba pelo menos uma qualquer versão do lollipop

  9. Avatar de FXX
    FXX

    “Introdução do modo silencioso” grande avanço tecnológico.

    1. Avatar de Manel
      Manel

      Igual ao NFC na concorrência, grande avanço

      1. Avatar de K69
      2. Avatar de Não Não
        Não Não

        Para que é que serve o NFC no andoid?

        É que no iOS faz o mesmo sem NFC e em termos de pagamentos, pelo menos nos US, a Apple já está à frente e ainda mal começou… Tem NFC, porque já tem uso.

        1. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Serve para activar várias funcionalidades com as NFC tags

          1. Avatar de Zero Zero Sete
            Zero Zero Sete

            Oh sim… elas andem aí…

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Pois não conheces as potencialidades delas, alguns casos iam te deixar de boca aberta com a utilidade que têm, mas são mais indicadas para quem gosta de usar verdadeiramente o seu smartphone.

        2. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Eu nem sequer sei porque os Android tem Wifi, BT, NFC, microSD, nem touchscreen, visto que só nos iOS é que isso tem funcionalidade.

          Aliás, eu até acho que foi a Apple que inventou o Wifi, BT, NFC, etc, porque segundo os iFans antes da Apple näo havia nada. Pelo menos no mundinho fechado deles… 🙂

  10. Avatar de Nelsonrpp
    Nelsonrpp

    Eu já tenho a versão 5.0.1 no nexus 5 mas a luz das notificações continua sem funcionar….

    1. Avatar de K69
      K69

      repoe os valores de origem, resolve o problema. pelo menos comigo resolveu… mas para este tipo de assuntos tens a comunidade pplware@android no facebook.

  11. Avatar de Ricardo Ferreira
    Ricardo Ferreira

    Um comentário “OFFTOPIC”…

    Neste site existe por muitos utilizadores um “odio” ha palavra microsoft, samsung ou android…

    O que eu acho estranho é os mesmos utilizadores que vêm nos seus comentários defender softwares “open-source” em vez da microsoft, tenho uma posição completamente contrária no caso dos telémoveis…. iphone é que é bom

    Não conheço nenhuma empresa mais fechada ao utilizador comum do que a apple, os seus produtos inacessíveis para a maior parte da população, a politica de markting é extremamente agressiva, é quase um clube de “Fanboys” que na maior parte pensão ser mais inteligentes por ter um produto da apple..

    Mas as criticas são infundadas, se a google tivesse escolhido o mesmo caminho que a apple e disponibiliza-se um modelo de telefone android ao preço de 2 ordenados minimos nacionais, muitos de nós hojes ainda não teriamos acesso a um smartphone ou estaria-mos a te-lo agora pela primeira vez..

    1. Avatar de Ricardo Ferreira
      Ricardo Ferreira

      correção:

      “…vêm nos seus comentários defender softwares “open-source” em vez da microsoft, têm uma posição completamente contrária no caso dos telemóveis…”

      1. Avatar de ArTuRiX
        ArTuRiX

        Só não concordo com a “muitos de nós”… tenho muitos que quando saem a rua comigo não comem nem bebem o mesmo que eu… mas tem o ultimo iphode… Em Portugal conta é a imagem tive 2 já e agora já tenho vergonha de usar produtos Apple…Mas acho que vai acabar um dia destes porque com a velocidade a que vem novos dispositivos da marcade cuapertadinho muitos vão ficar para trás…

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          As prioridades de cada um são escolha do próprio…quando tiveres 60 anos ou mais reúne-te com os teus amigos e vê quem está melhor de saúde, se eles que não comiam e bebiam para terem iPhones ou tu!!!
          Vergonha de usar iPhones!? LLLLLOOOOLLLLL.
          Tu por acaso sabes que a Apple continua a lançar iPhone’s apenas uma vez por ano? E só nos últimos dois anos é que passaram de lançar apenas um iPhone para o número altíssimo de dois? Quantos androids saiem de cada marca por mês? Só samsungs devem ser quase 5…

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Bruno, eu também acho melhor chegar aos 60 sem tocar em nada e ter um iPhone, que chegar aos 58 e aproveitado a vida. Também concordo contigo, muito melhor chegar ao stand, por ex da Audi, e ter como escolha ou um A4 ou …um A4 em 3 cores e carrinha. Muuuuuito melhor que poder escolher entre todos os A, Q etc…tem algum jeito haver tanta escolha??? Não entendo porque há gente que gosta de trocar de marcas, tamanhos, cores etc .. sacanas de indecisos, era escolher uma coisa e já está.

    2. Avatar de Rui C

      Estás totalmente errado.
      Não é a APPLE que é cara, és tu que tens um salário vergonhoso.
      Dai comprares telemoveis mais baratos, não quer dizer que sejam melhores porque não o são. Apenas são os que tens acesso.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      És droidfan e não lês artigos relativos à Apple, iPhones, iPads, iOS e afins…se lesses aí sim vias o que é ódio de estimação.
      Cada um compra o que quer, com o dinheiro que tem (ou não) e ninguém tem o direito de criticar – “gostos não se discutem”, apesar de ser isso mesmo que o pessoal passa a vida a discutir (eu também).
      Uns são fechados, outros abertos, eu gosto assim, tu gostas assado…na realidade nem a Google nem a Apple nem a Microsoft seriam o que são hoje (GIGANTES) sem concorrência! Nós utilizadores só beneficiamos disso, dispondo de cada vez melhores equipamentos, melhores SO, etc
      Só acho piada um droidfan (no sentido lato) que critica quando é o iOS 8, que necessitou de melhorias logo quando saiu porque não se deu bem com os equipamentos antigos, e nada dizer quando o android 5.0 ainda só chegou a 10 ou 20% dos equipamentos alvo (que serão apenas 5%) e já está a precisar de correcções.
      Mais uma vez, nós queremos é inovação e desenvolvimento, droidfans ou fanboys!!!

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Bruno, mas tu compreendes que salvo pormenores os Android quase todos têm as mesmas funções. Se exceptuarmos as diferenças de hardware e ícones, se pegares num S2 com Android 2.3.x e num telemóvel novo de specs semelhantes com Android 4.4, as diferenças gerais são “mínimas” (wearables, mais sofisticação, novos standards para acompanhar salto de hardware, etc).

        No iOS cada versão de software, mesmo a 8.1 ainda está aí nível dum Android muito antigo, graficamente sem comentários, e se entrarmos no ramo de partilha de informação e ficheiros entre apPS, etc multitasking, etc aí nem comento.

        Ou seja, para “avós” e pessoal alérgico e básico nas tecnologias o iOS é topo. Para quem usa um smartphone e gosta de ter “tudo” num telemóvel, o Android é topo. O mesmo para trabalhar: és do tipo básico que abre o Word, escreve acabou? IOS. És do tipo que abre o Word, escreve, abre página, copia fotos, cola no Word, pega numa pen, escreve no ecrã, etc etc? Android.

  12. Avatar de Cris
    Cris

    Não percebo o “porquê” destas guerrinhas entre defensores de uma marca e outra. Serão incapazes de perceber que competição entre empresas é BENÉFICA para o utilizador final, ou seja, nós?

    A realidade é que o SoC da Apple tem uma arquitectura muito superior à que vemos dos da Qualcomm, mas no fim, têm uma performance semelhante devido à diferença do número de núcleos (o que tem os seus pros e contras, para ambos, em termos de multitasking e em termos de apps que não têm um suporte multithreading bom, respectivamente).

    Android não é para todos, e iOS também não. Destinam-se a grupos utilizadores diferentes: um é mais locked-down e “just works”. O outro tem mais apis e é mais livre, na medida que te dá acesso ao código e a liberdade de fazeres hacking ao mesmo.
    Posso fazer mais coisas no Android do que no iOS (especialmente com chroot), mas se só quisesse um smartphone para fazer chamadas, enviar mensagens, utilizar algumas apps que também tenho no Android e navegar um pouco na internet, aí sim, TALVEZ mudasse para iPhone (a bateria é miserável). O facto de não poder alterar o kernel é irritante, mas compreendo, no entanto podiam usar baterias de capacidade superior, e usar 2gb de RAM. Aí sim.

    1. Avatar de Ricardo Ferreira
      Ricardo Ferreira

      Para mim não ha guerra nenhuma, o que quis dizer foi que por um lado muitos dos comentários quando toca a microsoft por exemplo são do tipo: é caro linux é k é bom, open-source é o futuro, depois nos dispositivos moveis, defendem a apple cegamente e já não gostam de open-source…. realmente não percebo, se têm de 800 a 1000 euros para pagar o telemovel, tambem têm pa comprar o office e o windows, mas ai ja é caro é um roubo.

      Não consigo perceber esta dualidade de critérios, acabam por perder toda a credibilidade, e é o fanatismo e o odio que acabam por falar mais alto.

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Haver guerras há, porque há pessoas que querem fazer crer que (por exemplo) um Audi S8 é pior que um R8, quando o S8 ainda que não atinja a velocidade de ponta e arranque do R8, tem performance alucinante, tem mais lugares, mala maior, mais conforto, etc.

      Quando usas um veículo todos os dias, queres um bom compromisso, não queres um R8 para nada.

  13. Avatar de Alex
    Alex

    Para chegar em junho de 2016 huehuehue