Android 5.0 Lollipop: Adeus bloatware do operador/fabricante

52 Comentários

Quando adquirimos um smartphone, especialmente com Android, é comum este vir “apetrechado” de aplicações do operador/fabricante. Estas aplicações pré-instaladas não são nativas da plataforma móvel e são como um “tipo de publicidade/gordura” que é gratuitamente incluída nos dispositivos móveis.

Mas, com o Android 5.0 Lollipop, vai ser possível remover essas aplicações pré-instaladas sem grande dificuldade.

bloatware_02

Dave Burke, vice presidente da área de engenharia da Google, confirmou numa entrevista cedida ao site ARSTechnica que os utilizadores que adquirirem um smartphone com Android 5.0 Lollipop terão a possibilidade de remover todas as aplicações pré-instaladas.

Esta é sem duvida uma óptima noticia, uma vez que a maioria das aplicações que vêm no dispositivo não têm grande utilidade e, como é normal, o utilizador poderá sempre decidir quais as aplicações a instalar via Google Play (ou outras fontes alternativas).

android-ui-shootout

Com esta possibilidade (baptizada já como Google Play Auto Installs), a Google, além de dar a liberdade do utilizador decidir quais as aplicações que realmente quer no seu smartphone, garantirá também a melhor experiência de utilização da sua plataforma (isto porque um equipamento com pouco espaço de armazenamento tende a ficar demasiado lento).

Burke referiu ainda que haverá uma maior agilização no processo de actualizações da plataforma móvel Android mediante o operador/fabricante, sendo o objectivo muito claro: acabar com a fragmentação que afecta o Android.

Acha que esta possibilidade é fundamental ou simplesmente as operadoras não deviam colocar bloatware nos equipamentos?

Via ArsTechnica

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Julgo que isto irá tornar os samsungs mais apelativos, pois têm sempre boas specs, mas de facto o bloatware nunca os deixava serem fluídos e estáveis.

    Boa mudança! 😉

    Mas depois de ter experimentado Android Puro (ou quase..) não largo mais!

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      e a samsung deve ter gostado, ja anda a testar a segunda versao do android 5 no galaxy s5 xD

    2. Avatar de Celso
      Celso

      Os Notes 2(não sei se terá),3,4 devem voar neste novo OS.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      É das unicas que tenho visto quanto a liberdade no android.
      E instalar no cartão de memoria, ha novidades?

      1. Avatar de Joao
        Joao

        link2sd (embora nao seja grande novidade para quem ja conhece)

        1. Avatar de Delfim Mota
          Delfim Mota

          Mas para usares o link2sd tens de fazer root, o que não é muito fácil para o comum utilizador.
          Cump’s

          1. Avatar de m4x
            m4x

            Hoje em dia, roots são tão difíceis como clicar num botão para maior parte dos androids.

      2. Avatar de Dc
        Dc

        Eu tenho o Note 4 e consigo instalar app’s no cartão

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Bem… deve ser confusão. Acho que TODOS consegues instalar e correr aplicações (novas) no cartão. o que se poem, é correr o sistema operativo (SO) a partir do cartão. Seja, liberar practicamente toda a memoria interna do tablet/telemovel para processos internos, o que tornaria ou manteria o aparelho MUIIIIITOOOO mais rapido.

          2. Avatar de David Ferreira
            David Ferreira

            Instala o Wareztuga live stream, mete os filmes a fazerem download para o cartão…e diz-me se consegues :P.

            O que não se consegue fazer desde que saio o kitkat, é com que as apps escrevam algo no cartão de memoria…..

            Passar as apps para o cartão de memoria é outro filme que sempre foi possivel.

  2. Avatar de someone
    someone

    Só espero que também haja a possibilidade de remover parte das GoogleApps.

    Uma das razões pelas quais não passo sem fazer root a um equipamento android é exatamente remover as gorduras que o fabricante/operador instalam e parte das GoogleApps que a Google obriga os fabricantes a instalarem.

    Um equipamento android sem essas gorduras parece logo outro 🙂

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Caro someone, as apps da google… podes retirar, mas vias acabar por ter de as instalar outra vez. Roteei o meu telemovel, removi tudo ao minimo, e na primeira utilização…buuummmm, pede para instalar isto e mais aquilo para funcionar. So no maps, caramba… até fiquei azul.

  3. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    So mediocre como o android so tem lixo, assim pelo menos ja so tem lag

    1. Avatar de Vondutch
    2. Avatar de João Silva
      João Silva

      … lago, piscina, praia, mar, oceano, cama de baloiço…

    3. Avatar de m4x
      m4x

      Este inútil saltita de android post em android post para dizer porcaria xD

  4. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Acho que o post precisa de uns retoques.

    O título + 1º e 2º parágrafos dizem que é bloatware do operador/fabricante. No fim, no “acha que”, já só fala do operador.

    No artigo da Arstechica só se fala em operador. O aspecto principal é que as aplicações dos operadores ficam na área de dados e não na do sistema operativo e são instaladas durante o processo de instalação (set-up), mas com uma diferença:

    – Se o smartphone estiver desbloqueado – as aplicações podem-se eliminar
    – Se estiver bloqueado não podem

    Ficando as aplicações do operador na área de dados, podem fazer-se alterações/actualizações separadas, do sistema operativo e dessas apps.

    O que pode ter baralhado é que também se fala em operador quando se refere às três áreas do Android: o SO (core), o Google Play Services e o Google Play, podendo a Google fazer a actualização das duas ultimas partes, que têm um peso cada vez maior, sem precisar do operador.

    A questão que se põe é – com as aplicações dos serviços da Google e mais as do Google Play, que espaço fica para as aplicações do fabricante e se se justificam. Mas isso é outra questão. A Samsung não ficou satisfeita de certeza. E com o que foi dito sobre o Nexus também não. 2015 vai ser um ano interessante na área do Android. A pressão da Google é cada vez maior e vai ser curioso ver a reação dos fabricantes (e dos operadores que uma vez ou outra se associam com algum fabricante).

    http://arstechnica.com/gadgets/2014/10/unwrapping-lollipop-ars-talks-to-android-execs-about-the-upcoming-os/

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      … no penúltimo parágrafo: sem precisar do fabricante e do operador

    2. Avatar de Pedro Pinto

      A ideia que se fica depois de ler a entrevista é que vai mesmo ser possível remover o bloatware…seja do operador ou do fabricante ( não vejo diferenças )

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        A idéia com que eu fico é que a Google ainda não se atreveu a tanto. Vontade não lhe falta.

        Resumindo, para a Google – o Android é um produto para vender anúncios e serviços da Google e o que lá estiver para vender serviços do fabricante e do operador estão a mais. O que me admira é que nem se fale nisso. Tira-se o “bloatware do operador/fabricante” e fica um Android mais limpo, mais higiénico (e com mais espaço para instalar apps compradas no Google Play 😉

        Um dia destes, em vez de artigos sobre quotas de mercado e “vejam aqui este smartphone a um preço excepcional” façam um sobre como vão os negócios dos fabricantes Android. Podem começar com o trimestre que terminou a 30 de Outubro da Samsung Mobile (divisão da Samsung Electronics correspondente à Apple) . Se, de uma penada, fosse possível eliminar todas as apps da Samsung que vêm nos seus telemóveis, deixando as da da Google iria certamente melhorar os resultados 😉

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          … 30 de Setembro 🙂

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        Na verdade o que eles estão a falar é no caso específico dos telemóveis Nexus vendidos pelos operadores, em que a Google pode realmente determinar o que o operador pode ou não fazer.
        Nos outros telemóveis vai depender dos acordos entre fabricantes e operador – o fabricante pode sempre introduzir aplicações na partição do sistema, pois tem controlo sobre o sistema que é instalado.
        Por isso eu diria que o bloatware vai continuar por bastante tempo na maioria dos telemóveis Android

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Sim sim pra semana vão deixar de sair telemóveis com android. A google ta cheia de medo.

  5. Avatar de lalala
    lalala

    A ver vamos… Se der para desinstalar a tralha da google é que era bom, hoje em dia para fazer isso só com root.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Não está a ver a diferença entre o Android AOSP e o Android “chupa-chupa” – que serve para a Google chupar dinheiro através do Android e para isso a sua “tralha” é indispensável.

      Facilita é desinstalar a tralha (por enquanto só) dos operadores.

  6. Avatar de Nunes
    Nunes

    As operadoras vão continuar a pôr bloatware em muitos dos telemóveis, sem ser possível apagar sem root. O que é mencionado é só relativo a telemóveis Nexus vendidos por operadores.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vamos ver os contratos que fazem com os fabricantes. Penso que não são so os consumidores que ficam desanimados com o bloatware…a própria Google também não gosta

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Os fabricantes vão continuar a fazer o mesmo com os operadores para vários dos seus modelos, pois isso permite-lhes tb reduzir os preços dos aparelhos subsidiados. Não é por acaso que há muita coisa que não pode ser apagada… é uma forma de tentar que usem os serviços das operadoras e as operadoras ganharem dinheiro extra!
      Resumindo, o foco desta notícia não bate certo.

  7. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    O software dos operadores acho excelente que seja retirado, agora acho que se vai perder um pouco ao se poder remover todo o bloatware do fabricante, assim nada vai distinguir um Galaxy dum Xperia de HTC, LG, etc… E nesse aspecto os grandes fabricantes ficam a perder…

    Por outro lado manter o Android despido há-de facilitar updates, quiçá com esta medida a Google consiga com que os fabricantes mantenham os telemóveis actualizados durante mais tempo e sejam mais breves a lançar updates…

    1. Avatar de Alex
      Alex

      O que distingue um Galaxy de um Xperia de HTC, Lg, etc, deve ser as características (hardware, assistência tecnica, actualizações, qualidade de construção, inovação…), não software tipo “BACORADA” que só ali está a “comer” ram e que ao comum dos mortais não interessa absolutamente nada!! Cada pessoa deve ser livre de meter o que quer, e nao é por isso que quem usa certas apps, vai deixar de usa-las só porque trabalha num smartphone com marca diferente…

  8. Avatar de Patrick Pereira
    Patrick Pereira

    PENSO QUE ESTA NOVA FUNCIONALIDADE JÁ VEM COM ALGUNS ANOS DE ATRASO!

  9. Avatar de Melhor Noticia
    Melhor Noticia

    Penso que esta é uma notícia muito boa para os utilizadores de Android, mas penso que precisavam de estender isto as aplicações dos fabricantes.

    Sempre fui utilizador de Nexus e se tivesse a possibilidade de remover o “Bloatware” dos fabricantes, penso que mudava para um Samsung Galaxy S.

    Existe esta possibilidade com uma Custom Rom, etc.. mas não o pretendo fazer e penso que 90% dos utilizadores de android também não o fazem.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Ora aí está! Os “grandes fabricantes” não perdem com isto… Muito pelo contrário, só ganham!

  10. Avatar de PedroC.
    PedroC.

    Gostaria de saber o porque do Samsung Galaxy Note 3, ainda não recebeu a actualização 4.4.4 kitkat

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Porque android n tem atualizacoes, muda para iphone e resolves o problema

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Mas pagar 4 vezes mais só para ter uma maça trincada e ter hardware igual a equipamentos 4 vezes mais baratos….. não obrigado. Gosto de ter tecnologia nas mãos e não marketing.

        1. Avatar de Alexandre Badalo
          Alexandre Badalo

          ora ai está, bem dito

        2. Avatar de RaCcOn

          De que te vale ter o motor de um Ferrari num Fiat 127 se o resto nao me deixa usar?

          Vale a pena o consumo? Lol

    2. Avatar de RaCcOn

      Podes fazer a actualizacao para o 4.4.4, instalas uma ROM “cozinhada” pela comunidade a qual tu nunca pagas-te um tostao…pois a marca do teu telefone a qual tu efetivamente pagaste e a qual teoricamente tem o dever de te dar suporte, depois de receber o valor correspondente ao mesmo esta-se nas tintas para ti 😉

      Ah, nao esquecer o facto do risco de perderes a garantia (caso ainda tenhas), no caso de fazeres isto.

  11. Avatar de Mota
    Mota

    Faltou dizer no artigo que estas opções estarão no playstore, e assim que se ligarem à internet ele descarrega automaticamente essa tralha toda.

    Assim dizem os rumores.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, o processo será simplificado e controlado.

  12. Avatar de João Reis
    João Reis

    Passado uns bons anos, versão 5.0, sem bloatware, Parabens Android no bom caminho finalmente pode começar a aspirar a ser um Sistema de confiança.
    Ainda falta muito, mas precisamos dessa concorrência para evoluir.

  13. Avatar de adiemlaonun
    adiemlaonun

    Será que quem fizer o upgrade para o lollipop também vai poder retirar as aplicações do fabricante ou só para quem já compra como o lollipop de raiz?

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Nem um nem outro.

  14. Avatar de Jorge Castro
    Jorge Castro

    Até q não me importo das marcas dos telemoveis porem tralha instalada, é uma forma de publicidade à marca, simplesmente deveria ser sempre possível desinstalar essas aplicações desde que o utilizador assim o entendesse. Isto não deviam por as apps sem que não fosse possivel desinstala-las.

  15. Avatar de k
    k

    Como e que isto vai ser implementado? Ate agora, a unica coisa que impede apps de serem desintaladas e o facto de estarem na area de sistema onde so podem ser removidas com permissoes root. Se estiverem na area dos dados, podem ser removidas como qualquer outra app. Ou seja, o que e que impede os operadores, tecnicamente, de istalarem a tralha deles na particao de sistema? Sem root nao vai dar na mesma para mexer. Ou entao esta nova app tem permissoes especiais? Mas isso dava azo a que tambem pudesse remover apps essenciais e o objectivo do telemovel vir sem root é mesmo nao se poder fazer tal. Vai o G por uma tag qualquer nas apps deles que faca com que esta nova forma ignore apps importantes…? Estou curioso.
    Se for so pressao moral para que os fabricantes instalem na area de dados, estou a ver os nossos operadores tugas ignorarem isso completamemte. Moral nao e o forte de operadores como a NOS (dos outros nao posso falar que nao conheco)

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Não impede em nada! O que foi dito pelos responsáveis da Google era apenas relativo aos aparelhos Nexus que são vendidos por algumas operadoras. Pode ser que outros aparelhos aproveitem a funcionalidade introduzida no Android, mas não devem ser muitos, já que as operadoras ganham algum dinheiro com essas aplicações e os fabricantes conseguem ter melhor preços subsidiados com isso.

  16. Avatar de Tiago
    Tiago

    Isto quer dizer que os Samsungs já nao trazem 500 apps que so ocupam espaço e ninguem usa? E já não traz touchwizz?
    Parece-me bom de mais para ser verdade.
    Cheira-me que dentro de 8-16 meses a Samsung vai lançar um galaxy topo de gama com o seu proprio sistema operativo, o Tizen.
    Espero sinceramente que esta marca deixe de ter a coragem de lançar telefones para durar apenas 1 ano e meio/dois.
    A unica coisa de novo que a Samsung trouxe para o mercado foram os telefones do tamanho dum televisor, de resto, não trouxe nadinha. Desde o S1 que se limita a copiar o iPhone.
    Que se fiquem pelo que sabem fazer – televisões e frigoríficos.
    Agora o “mundo” vai ser dominado por 2 marcas, a Motorola e a Apple. Prevejo que a Blackberry será o 3ª maior fabricante de telefones lá para os inicios/meados de 2016. Não sou o professor Chibanga, mas uma coisa é certa, o Blackberry OS é do melhor que há, faltam apenas 2 coisas, um design mais limpo e haver maior investimento por parte dos criadores das aplicações. Tive um Z30 por uns dias e chega a ser mais fluido que um iPhone. 5/5s.
    Ah, e sem duvida que lhes falta melhorar o preço… O Passport deve chegar à europa a passar os 800€ e por esse preço quase que já se compra um iPhone 5s e um ipad mini retina. ( 599 iphone 5s 16 gb e 299 ipad mini retina 16 gb )

    1. Avatar de Celso
      Celso

      Saí de um iPhone 5s para um note3. Melhor ideia de sempre. Tinha um wannabe smart phone e passei a ter um smartphone, a sério. Copiar iphone? Não vejo sinais de cópia. Retrocesso? Os topos de gama da Samsung comem todos os topos de gama da Apple ou BlackBerry, são meros brinquedos os telemóveis que mencionaste. A Samsung tem apps muito boas que muita gente usa e o touchwizz não desilude, apenas tens que ter um bom telemóvel. E se tu és mesmo visionário, olha, diz-me os números do euromilhões.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Eu sou um visionário que prevê o passado!
        A verdade é que a minha opinião pouco ou nada vale, mas, se formos pelos factos, a ” verdadeira verdade” é a de que nem na Coreia, casa da Samsung, a Samsung é líder de vendas neste momento, ficando vários furos atrás do iPhone.( estou a falar dos topo de gamas, não de telefones que custam 80€ ).
        Imagina que uma empresa portuguesa lançava um telefone, nós portugueses não iamos todos comprar? Em vez dum iPhone? ( se tivesse a reputação que tem a Samsung) sei lá, um telefone a sério, não daqueles da tsunami se não estou em erro, que mais pareciam telefones dos chineses.
        O que eu vejo, é toda a gente que tem um Samsung, seja note ou Galaxy a, todos, mas todos, tem um booster ( incluindo eu no meu s3). Sem aquele booster, a limpar 10 megas que seja de ram, o telefone não abria qualquer aplicação.
        Eu acho que a Samsung é um pouco como aquelas máquina fotográficas com não sei quantos milhões de pixeis, só para encher o olho. Do género : “o vendedor para o comprador” : tem aqui está câmera com 23 mpx a 120, e esta de 12 a 110.
        O coitado do comprador, que pouco conhece de câmeras, diz logo : levo a de 23!!!!
        Eu não me vou pelos Benchmarks nem nada do que se parece, mas sim pelo que vejo quando os uso. Ainda há dias saiu a notícia de que a Intel pagava para ter benchmarks mais altos, por isso… É nós Benchmarks que havemos de acreditar?
        Os dois melhores sistemas que usei até goje sem dúvida que foram o iOS e o BOS10, com o stock android a Aparecer na terceira posição. Wp não posso falar muito porque nunca tive nenhum período longo de utilizacao.
        O que é certo para mim é que Samsung nunca mais na vida