Se ainda usa o Android 4.0 então a loja de apps do smartphone vai deixar de funcionar

76 Comentários

O problema da fragmentação do Android leva a que muitos utilizadores ainda estejam a usar equipamentos com versões muito desatualizadas deste sistema operativo.

Esta situação leva a que a Google se veja obrigada a suportar nos seus serviço as ferramentas para os manterem utilizáveis. A empresa decidiu agora impor um novo limite e vai em breve deixar de suportar o Android 4.0 ice cream sandwich, começado pela sua loja de apps.

Android 4.0 loja apps smartphone

Foi a própria Google que anunciou que muito em breve o Android 4.0 (ice cream sandwich) vai deixar de ter suporte para a sua loja de aplicações. Isto será feito com o fim do suporte do Google Play Services para as versões 14 e 15 da API.

O fim das apps para o Android 4.0 na loja do Android

Esta posição representa um problema para os utilizadores que ainda usam esta versão, pois vão deixar de poder atualizar as apps que têm instaladas no seu smartphone e instalar novas.

A razão da Google para este abandono está na idade desta versão e a falta de funcionalidade que já tem, o que limita os programadores e o próprio desempenho das aplicações.

Android 4.0 loja apps smartphone

Se este parece um problema, a verdade é que a sua dimensão pode ser até bem reduzida. Segundo dados da Google, o Android 4.0 representava apenas 0,3% dos smartphones Android ainda ativos. Assumindo que existem 2 mil milhões de dispositivos, o Android 4.0 representa 6 milhões.

A entrada do smartphone Android 4.0 na lista das exclusões

O Android 4.0 passará assim a fazer parte do 1% de versões do Android que deixaram já de ter suporte da Play Store e que continuam a funcionar de forma ativa e periódica. A recomendação da Google para resolver este problema é a troca de dispositivo.

Esta é mais uma prova cabal de que o problema da fragmentação do Android existe e, mesmo com tudo o que a Google já fez, não o consegue controlar, tanto por culpa sua como dos fabricantes e ate dos utilizadores.

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mateus
    Mateus

    faz mais que sentido o android 4 já leva 7 anos, e já tem mais 5 gerações mais actualizadas, não interessa continuar a dar suporte dos developers de app’s pois limita-os desenvolver uma app…

    1. Avatar de pedro osorio
      pedro osorio

      Exactamente,o que interessa é que as pessoas gastem dinheiro em telemóveis só porque sim…E depois não me venham dizer que não existe obsolescência programada…

      1. Avatar de Mateus
        Mateus

        não é a google que tem culpa dos fabricantes de não darem actualizações para versões mais recentes de android de modo a prelongar mais a vida do aparelho, cada versão em android tem suporte de pelo menos 2 anos garantida, apartir dai acabou-se, não podemos comprar android com windows ou Mac OS, que tem períodos mais longos entre versões, no mundo do linux o tempo é mais curto…

        agora se o equipamento tem capacidade hardware para versões mais recentes isso já é outra história que é o que acontece bastante em aparelhos de marcas xpto ou de gamas medias e baixa, ai sim dou-te razão da situação da obsolescência programada, em que interessa é vender aparelhos novos os que já saíram deixam de interessar…

        1. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          Obviamente que a culpa é da Google. A Google é a “dona” do Android. E a Google que define em que condições fornece o Android! Claro que definisse que tinham de dar suporte por 2 anos nem metade das marcas adotariam o Android! Ao contrário do que dizes são poucas as que dão suporte por 2 anos. E a prova está na pouca adoção pelas marcas do Windows phone que a atualização ou não era decidida pela Microsoft.

    2. Avatar de Marcos
      Marcos

      Diga isso aos milhões de brasileiros que não tem como comprar um aparelho novo. O grande problema dos apaixonados por tecnologia é desconsiderar outros pontos fundamentais. Trocar de aparelho? O mundo da ecologia vai mandar às favas gente que só pensa em tecnologia…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Para atualizar o android não é necessário trocar de aparelho. Se os fabricantes deixaram de fornecer actualizações, basta flashar um ROM novo. O LineageOS é uma ótima solução, por exemplo.

        1. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Pena não ter versão para o meu tablet…

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Se o teu tablet já é antigo (android 4.0) quase de certeza que tem uma versão do LineageOS. Procura o teu modelo no fórum XDA, de certeza que encontras.

        2. Avatar de Rikardo
          Rikardo

          “basta flashar um ROM novo.”
          Em que mundo vives? Tens noção do que escreves?

          1. Avatar de Cuu
            Cuu

            Sabes o que e custom rom?

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            Tenho perfeita noção do que escrevo. Tenho um tablet de 2013 com o android 4.4 que já estava obsoleto. Flashei uma ROM nova e agora tem o android 7.1.2. perfeitamente atualizado.

          3. Avatar de JMCXL
            JMCXL

            Pedro, flashar uma ROM não está ao alcance de qualquer pessoa.

  2. Avatar de Pedro Alexandre Costa Arantes
    Pedro Alexandre Costa Arantes

    Quem ainda tem um equipamento comprado em 2012 já não tem uma experiência aceitável.. Em primeiro lugar devido à capacidade de memória dos aparelhos da época que salvo os topos de gama como o galaxy s2 ou algo no mesmo nível estão limitados em média a 4gb de armazenamento e 256 de RAM, o que é claramente insuficiente para as aplicações que são desenvolvidas actualmente.
    Por outro lado a bateria ou já foi substituída ou está por um fio…
    Com tantos aparelhos a menos de 100€ não à razão de queixa para não trocar.

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      basicamente é isso que disseste, eu por norma estudo bem a coisa antes de comprar e aposto num smartphone que garanta possibilidade depois de o suporte do fabricante acabar poder recorrer á comunidade para me manter actualizado, foi o caso do meu 1º smartphone android um galaxy s1 que ficou pelo android 2.3 mas pela comunidade ainda chegou ao android 4.4, depois como é normal tive de o substituir passei para um galaxy s4 e ficou pelo android 5.1, e hoje pela comunidade ainda rola com android 7, e existe android 8 e a caminho android 9 para ele ainda, e faz o seu trabalho impecavel , só levou uma bateria nova e vai continuar até justificar então adquirir novo equipamento…

      agora claro existe muitos equipamentos que nascem e morrem só com a versão que vieram ao mundo sem nunca verem um único update, tanto que interessa é vender, o resto é conversa…

      isto é como tudo há pessoal que como eu espreme o máximo dos equipamentos, há outros que passam a vida a trocar de equipamento, e é isso que os fabricantes querem, pois a velocidade que lançam equipamentos nunca se está actualizado…

    2. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      “Experiência aceitável” para fazer chamadas e sms?

      1. Avatar de gabriel
        gabriel

        Se queres um telemóvel só para chamadas e sms compra um nokia 3310. Eu fico espantado quando ainda há flores que ainda pensam que um telemóvel é só para chamadas e sms.

        1. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Porque é que eu hei-de comprar um 3310 se tenho 1 que faz o mesmo que o 3310?

          A questão que se põe é que muita gente compra “smartphones” unicamente para fazer chamadas/sms. E tens à venda aparelhos novos com essas versões Android. Agora pergunto eu. Esses “smartphones” não deveriam também serem retirados do mercado?

      2. Avatar de Marcelo Nascimento
        Marcelo Nascimento

        Quem faz chamadas e SMS já não usa a loja, então nada muda…

        1. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Ou nunca usou a “loja”…

    3. Avatar de QuitCat
      QuitCat

      Aparelhos a menos de 100€, com Android 5.0 ou 6.0 e que daqui a um ou dois anos já serão considerados tão obsoletos como o Android 4.0.

    4. Avatar de JCFB
      JCFB

      Errado.
      Galaxy s3 de 2012 aqui. 1GB de ram e 16GB de memoria interna. Pode não ser lá grande coisa mas é perfeitamente usável.

  3. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Isso corresponde ao Android 4.x ou só 4.0?

    Os Android 4.4 também?

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      a todas as versões android 4, logo 4.4… está incluida, apartir de agora só android 5 para a frente e assim sucessivamente …

      1. Avatar de Pedro Paiva
        Pedro Paiva

        Você sabe bastante de tecnologia, queria conversar e tirar minhas dúvidas com alguém. Você pode me passar algum contato seu?

      2. Avatar de Thiago Silva
        Thiago Silva

        Na verdade não só o Ice Cream Sandwich, o 4.4 já é KitKat

      3. Avatar de pois
        pois

        Quero deixar aqui uma nota que é, quando não se sabe também não se vem induzir os outros em erro.
        Se leste a notícia diz “Isto será feito com o fim do suporte do Google Play Services para as versões 14 e 15 da API”
        Ora, as versões 14 e 15 da API são respectivamente o Android 4.0 e o Androind 4.0.3, portanto não atinge para já o Android 4.4

    2. Avatar de pois
      pois

      “Isto será feito com o fim do suporte do Google Play Services para as versões 14 e 15 da API”
      Ora, as versões 14 e 15 da API são respectivamente o Android 4.0 e o Androind 4.0.3, portanto não atinge para já o Android 4.4

      1. Avatar de Mateus
        Mateus

        não estou a induzir ninguém em erro, espera e verás… 😉

        1. Avatar de pois
          pois

          É o mesmo que eu te dizer, o Android 9.0 vai deixar de ter suporte, espera e verás.

      2. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        Já procurei e é apenas 4.0.x.

        O 4.1 e superiores ainda não são afetados. Como a esmagadora maioria de box tv e (os poucos) smartphone muito antigos tem 4.1.x ou 4.4.x, ainda serão “suportados”.

        Verdade seja dita, tudo abaixo de 4.4 já está mais que fora de prazo (e potência).

        1. Avatar de Pedro.
          Pedro.

          A plataforma Android é uma piada mesmo. Comprei meu iPhone 5s em outubro de 2013, e até setembro de 2019 ele será atualizado e terá suporte a atualizações até 2023. Ou seja, 10 anos de atividade. Coisa que nunca um Galaxy s9, LG G7 ou note 9 terá.

          1. Avatar de hugo miguel
            hugo miguel

            Nunca na tua vida.. para o ano já não tens IOS 13 nesse iPhone mas sim e o melhor em actualização..

  4. Avatar de Josh Magarev
    Josh Magarev

    E pena, vou ficar sem store e obrigado a comprar um tlm novo. Android nunca mais

    1. Avatar de Tiago Sousa
      Tiago Sousa

      Resolvam isto com o Black Market Alpha ou Aptoide e o problema fica resolvido.
      Não dependem do Playstore para nada e ainda sacam aplicações pagas gratuitamente.
      Não entrem em pânico.

      1. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        Ui são heróis: sacam aplicações pagas gratuitamente e ainda achas bem? Isso é ser -se muito reles.

        A maior parte das aplicações são super baratas e custam aos programadores semanas ou meses a fio de trabalho. Um dia que estejas no desemprego darás valor e se receberes subsídio, vou tentar arranjar uma app para eu não ter que descontar para to pagar, e assim era giro para veres o que custa.

        Não sou programador mas é miserável está apologia ao usar grátis o que é pago apesar muito barato… É à tuga: anda de BMW mas depois não que pagar o que custa um par de euros.

    2. Avatar de Mateus
      Mateus

      julgas que os sistemas concorrentes são diferentes do android, desengana-te…

    3. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Se o teu telemóvel nas suas funções principais continuar a funcionar porque não continuar a usar?

    4. Avatar de Jaje
      Jaje

      Então desculpa vais comprar o quê? Um iPhone? +400€,se tens um telemóvel com mais de 5 anos não me parece que vás gastar esse dinheiro. É claro q tu és um tretas lol

      1. Avatar de Josh Magarev
        Josh Magarev

        O modric usa um iphone 5s com 5 anos e ganha mais num mes do que tu numa vida

        1. Avatar de hugo miguel
          hugo miguel

          Muitos usam iPhone x max e ganham o salário mínimo .. e aí? Lol

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            As operadoras permitem comprar a prestações…

    5. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Josh Magarev: tens AINDA um smartphone com Android 4.0 ??? (4.1 e superior mantém loja) e ainda achas que tiveste pouco tempo a loja? Sem comentários… lol

      1. Avatar de Jonas Pistolas
        Jonas Pistolas

        Eu tambem tenho um com 4.0.3 e qual é o problema? Nem todos gostam de trocar de smartphone todos os anos..

  5. Avatar de Pepe Paco
    Pepe Paco

    Isso vai mexer na vida de milhões de usuários carentes. Talvez estejam com uma versão tão antiga por falta de condições. Agora ficarão sem suporte e serão obrigados a ficar no obsoleto devido o capitalismo selvagem…
    Não é todo mundo que pode comprar um aparelho top todo ano!

    1. Avatar de Pepe Paco
      Pepe Paco

      Eu mesmo tenho um Android 4.4…

      1. Avatar de the oneee
        the oneee

        São as versões 4.0 e 4.0.3. As versões de 4.1 para cima continuarão a funcionar sem problemas.

      2. Avatar de LUIS CARLOS BOCH
        LUIS CARLOS BOCH

        Android 4.4 não será afetado

      3. Avatar de QuitCat
        QuitCat

        Eu também, telemóvel e tablet.

  6. Avatar de Renilson Antonio de Oliveira
    Renilson Antonio de Oliveira

    Interessante é saber que ainda existe fabricantes vendendo aparelhos com esta versão principalmente a Samsung, tenho um tablet na versão 4.2.2 e ainda funciona tido normal e está completamente abandonado pela Samsung

  7. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Bem, acho que o meu Tablet BQ Curie vai passar a servir de pisa papéis, já que a marca nem sequer disponibiliza formas de evoluir o brinquedo. Felizmente o “espertofone” tem o Android 6 mas não é a mesma coisa para brincar…

    1. Avatar de the oneee
      the oneee

      As versões de 4.1 para cima continuarão a funcionar sem problemas. O teu tablet continuará a poder aceder à loja de aplicações.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Até um dia eu sei mas noto que algumas apps com actualizações já não funcionam. É pena gostava que o tablet tivesse uma versão mais recente de sistema operativo mas nem na concorrência encontro…

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sacanagem, isso…google desgracada. N tenho dinheiro e vou ter q trocar de cel, bando de merda, o meu cel é lento mas ainda funciona

  9. Avatar de LushinK
    LushinK

    Não estava à espera de encontrar pessoal que visita este que aínda tem em posse aparelhos com oito anos.
    O meu tem quase dois mas tem Android 9 🙂

    1. Avatar de LushinK
      LushinK

      visita este blog*

  10. Avatar de Andreza Stanoga Ribeiro
    Andreza Stanoga Ribeiro

    Até maio usei o Android 4.0 num Galaxy pocket plus. Fiquei desempregada por muito tempo e não conseguia um melhor. Então usei ele por 2 anos a mais kkkk comprei ele em dezembro de 2013. O celular dura viu?Mas desde 2016 vi que já estava desatualizado.
    E muitos aplicativos já não tinham atualização como Instagram que não atualização desde 2016. O app da uber não conseguia usar tbm. No whats tinha conseguia fazer vídeo chamada por não ter câmera frontal. Sem contar que a memória RAM era pouca e tudo nele travava.
    Mas acredito que quem usa esse Android é uma pessoa que só usa os recursos básicos.
    Como pessoas mais velhas que só usa o whats e face e ligações…

  11. Avatar de Márcio Graveto
    Márcio Graveto

    E só coleccionadores de relíquias aqui, ou querem ter as mesmas benesses de quem tem equipamentos recentes?
    Vou ja buscar o meu Vodafone 845 e vou o querer usar nos dias de hoje, Android 2.1!

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Não me importava nada que o meu carro tivesse o motor do Mustang… 😈

  12. Avatar de Jaje
    Jaje

    O fim do suporte da playstore não é o fim, há alternativas nomeadamente a da Amazon store, a portuguesa appdoid e baixar diretamente o apk, claro tudo tem os seus riscos, o meu Sony Tablet S vai continuar a funcionar diariamente e tem o Android 3 honeycomb.

  13. Avatar de DIORCELIA DE SOUZA FELIPE VIEIRA
    DIORCELIA DE SOUZA FELIPE VIEIRA

    Isso é muito fácil resolver! Só trocar a Room para uma mais atual!faz root no aparelho e resolve tudo!

    1. Avatar de Márcio Graveto
      Márcio Graveto

      Claro que sim, é isso e batatas fritas… Vais me dizer que tens roms com Android 9 para o equipamento de à 5 anos atrás!?

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Bem respondido…

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Existe rom para o Galaxy S4 que é de 5 anos atrás e em breve terá para o Android 9. 8 já está disponível a tempos
        Informa-te

  14. Avatar de Elkido
    Elkido

    E eu estou à espera do Android 9 Pie há meses no meu XIAOMi Mi 8 de 128 gigas….a ver se o disponibilizam antes do Natal porque tem muitos melhoramentos em relação ao Android 8.1

    1. Avatar de LushinK
      LushinK

      É preciso é vir sem bugs.
      Já tenho o 9 no meu XZ Premium há duas semanas e ainda tem problemas aqui e Ali.

    2. Avatar de Fabricio Wayne
      Fabricio Wayne

      Tem muitas correções e bugs no 8.0 e no Android 9 pie que vem por aí mais sabe qual é a questão veja se os aparelhos estão sendo mais inteligentes com essas modificações ! Não estão isso e apenas para correção de erros que eles não permitem ficar na rede por muito tempo então sempre avera bugs em todos os sentidos

  15. Avatar de juiz carlos alexandre
    juiz carlos alexandre

    acho muito bem velharias sao para museus

  16. Avatar de zezinho do intendente
    zezinho do intendente

    ja devia ter sido feito so os caranguejos e os velhos do restelo e que nao gostam de evolucao

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Nem toda a gente tem forçosamente de passar fome para ter o telemóvel de ultima geração ou o carro topo de gama…

  17. Avatar de Rui
    Rui

    Quando o jogador não marca, é porque o campo está inclinado.
    Agora a culpa da fragmentação é dos fabricantes de hardware, a Google no seu melhor.
    O Win 10 Mobile, iPhone, Win 10, Linux tem problemas de fragmentação ?
    Os fabricantes de memória devem ser os mesmos… digo eu…

    1. Avatar de Whiskyman
      Whiskyman

      O Windows 10 tem problema de “fragmentação” como dizes. A comparação deve ser o Windows e não tens Windows atores para o 7 por exemplo…

      1. Avatar de Rui
        Rui

        O Windows 10 tem problemas de fragmentação ? BIG lol
        Quem tem problemas de fragmentação é o Android.
        Quanto ao resto, não entendi nada do que escreveste.

  18. Avatar de Whiskyman
    Whiskyman

    O Windows 10 tem problema de “fragmentação” como dizes. A comparação deve ser o Windows e não tens Windows STORE para o 7 por exemplo…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O Win 7 deixará de ter suporte em 14 de janeiro de 2020, foi lançado em 22 de Outubro de 2009.
      Não é de esperar que um SO lançado em 2009, tenha as funcionalidades de de outro lançado mais recentemente.
      Quanto ao Win 10 com problemas de fragmentação… lol. Só pode ser piada. 🙂