Android 2.2 – Froyo oficial para Sapo a5

116 Comentários

Por Miguel Almeida para o PPLWARE

Depois de uns bons meses à espera, a TMN lançou esta semana o update oficial do Android Froyo 2.2 para contentamento dos muitos utilizadores que possuem um Sapo a5. Pelo que já tive a possibilidade de experimentar, este novo sistema operativo é simplesmente fantástico pois é muito mais interactivo, um look mais inovador e parece-me mais leve que a versão 2.1 que vinha de origem.

sapo_a5

Como fazer upgrade da versão 2.1 para a versão 2.2?

O upgrade da versão 2.1 para o Android Froyo 2.2 é bastante simples. Antes de começarem deve verificar os seguintes passos:

1. O seu computador corre com privilégios de administrador.

2. O cabo USB está ligado ao computador;

3. O modo de standby e hibernação estão desactivas no seu computador;

4. Todas as aplicações estão fechadas;

Atenção:

  • Toda e qualquer informação pessoal que tenha no seu telemóvel será perdida durante o processo de actualização de software. Para não perder os seus dados, faça um backup como está descrito no Passo abaixo (Passo 0);
  • Todas as aplicações externas ao software SAPO a5, à excepção daquelas guardadas no cartão de memória SD card, serão apagadas durante o processo de actualização.
  • O smartphone ficará fora de serviço durante o processo de actualização de software.
  • O processo de actualização de software demora entre 5 a 10 minutos.

Vamos então proceder ao processo de instalação do novo Sistema Operativo. Para isso vamos precisar do cabo de dados USB que foi fornecido quando a compra do equipamento:

clip_image003

Actualização do Equipamento:

Para tal devem seguir os seguintes passos:

Passo 0 – Fazer backup da informação que tem no seu smartphone (Usar por exemplo o nandroid backup ou o Titanium Backup);

Passo 1 – Download do Android Froyo 2.2 aqui ;

Passo 2 – Extrair o ficheiro .rar;

Passo 3 – Executar o ficheiro SAPO a5 B04(FROYO) que foi extraído no passo anterior em Modo de Administrador:

clip_image005

Depois de executarem o ficheiro vai abrir uma janela com o este aspecto:

clip_image007

Passo 4 – Certifique-se que estão garantidos os seguintes pontos:

  • O computador deverá estar ligado à corrente eléctrica;
  • Nenhuma aplicação deverá estar a correr (Antivírus, Instalações de Software, Actualizações, etc…)
  • O programa não deve ser fechado e o smartphone não deve ser desligado durante o processo de actualização;

Passo 5 – Desligar o telemóvel, retirar a bateria e volte a colocar a tampa traseira sem a bateria;

  • Ligar o telemóvel em modo FTM:

o Carregue na tecla lateral de baixar o volume e enquanto pressionada, ligue o telemóvel ao computador usando o cabo de dados USB;

o Quando aparecer no ecrã a imagem “FTM”, o telemóvel encontra-se em modo de download e é reconhecido no programa de actualização. De seguida o botão Iniciar fica activo tal como na imagem seguinte:

clip_image009

Passo 6 – Clique em Iniciar para começar a actualização. O processo inicia e podemos vê-lo a correr na nossa janela: (Não desligue o telemóvel durante o processo de actualização!)

clip_image011

Ao fim da actualização estar concluída aparecerá a seguinte janela:

clip_image012

clip_image014

Passo 7 – Feche o programa e retire o cabo de dados USB do telemóvel. Em seguida coloque a bateria e ligue o telemóvel.

Verificação da “nova” versão do Android

clip_image016

Realizados todos os passos referidos, basta aguardar alguns minutos até que o novo sistema operativo seja carregado. Este já se encontra actualizado para a versão Android 2.2 – Froyo e pronto a funcionar.

Para quem ainda não conhece o Sapo a5, aqui fica uma “curiosidade” para quem quiser aprofundar mais este aparelho.

Boas actualizações, se for preciso alguma ajuda é só dizerem.

Créditos dos screen aqui.

Download: Android Froyo 2.2 aqui [137 MB]

Homepage: Sapo a5

Partilhar:
Tags:

Comentários

116

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António Mourão
    António Mourão

    Fica aqui o manual da TMN
    http://www.tmn.pt/Portal%20Loja%20Virtual/Produtos/Sapo/fichei
    ros/Manual_de_actualizacao_de_software_SAPO%20a5_versao_B04_FROYO.pdf

  2. Avatar de João Vieira
    João Vieira

    Boa notícia, penso que os últimos SAPO A5 já vinham com GEN2 estou certo? Sendo assim, este upgrade também faz upgrade para GEN2?

  3. Avatar de Joni Sousa

    E para o San Francisco 🙂 ?

  4. Avatar de Ivo Menezes
    Ivo Menezes

    E para o TMN A1 não há???

    1. Avatar de Bruno Fernandes
      Bruno Fernandes

      Também me dava jeito!

    2. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Não, e não faço ideia se irão lançar mas tenho algumas dúvidas…

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Tenho o meu a5 desde Março e com a vossa ajuda (“Vamos dar-lhe uma nova vida”) já passei da stock ROM 2.1 para a FLB r11b e depois fiz o downgrade novamente para a stock ROM 2.1 para fazer finalmente o upgrade para a stock ROM 2.2. Tudo isto sem problemas! Agora tenho apenas duas questões:
        – existem temas do Ginbgerbread disponíveis para a stock ROM 2.2?
        – existe alguma forma de voltar a ter o “controlo de energia” na barra de notificação?

        Cmps

    3. Avatar de nfvponte
      nfvponte

      O a1 parece que foi esquecido…

    4. Avatar de FXX
      FXX

      Para o TMN A1 tens aqui a solução: http://android.modaco.com/category/413/t-mobile-pulse-pulse-modaco-com/

      É uma versão cyanogenmod com o android 2.3.

  5. Avatar de Ruben Ribeiro
    Ruben Ribeiro

    Já agora para o A1 nada??? era bom…

  6. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Boa, a sonyericsson sempre a marcar pontos, até os tlm sapo já têm 2.2 e os x8 e x10 nada…

    1. Avatar de Duffy Duck
      Duffy Duck

      Tb já existe da uma versão cyanogenmod.

  7. Avatar de Sms.Bizoki

    Muito bom mesmo. Tenho a certeza que quem encontrar este artigo vai-lhes dar montes de alegrias hehe
    Pois custuma-se muito ver o pessoal a reclamar por comprarem um telemóvel e vir com versão desactualizada do Android

    Bom post Pedro

  8. Avatar de EU
    EU

    e para o boston alguem sabe de alguma coisa

    1. Avatar de Rui Claro
      Rui Claro

      Também gostava de actualizar o meu BOSTON! Sabem se há ou para quando o lançamento? Perguntei à Optimus há cerca de 3 meses e disseram-me que não tinham previsão de actualização da ROM. Será que ficam por aqui não não actualizam mais nada? Se assim for é pena, pois o aparelho é muito bom!

  9. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Só uma pequena correcção, o a5 nunca veio com o android 1.5, mas sim com o 2.1

  10. Avatar de hm
    hm

    boas a todos;

    como sempre estes updates oficiais pecam pelo tempo que demoram, já anda tudo a toque de 2.3.4 e eles lançam agora o 2.2…

    cumps

  11. Avatar de kazozy
    kazozy

    Alguma coisa para o Soft Stone da TMN?

    1. Avatar de Njctsb
      Njctsb

      também queria….

      acho que a tmn devia apostar mais neste sentido nos tlm de “marca própria”…

  12. Avatar de famont
    famont

    Acabadinho de fazer!!! Agora só falta por a Tejo GEN2 😉

    1. Avatar de Jay Sequelas
      Jay Sequelas

      Boas, diz-me uma coisa, para fazeres o update fizeste o downgrade para a stock ROM?
      é que tenho a Tejo 2.3.4 GEN1 gostava de saber se posso fazer o update logo assim à bruta, ou se tenho de 1º colocar a Stock ROM…

  13. Avatar de Juan Jardim
    Juan Jardim

    Ola, acabei de actualizar, tipo fiz tudo certinho ate ao passo 7, eu retirei o cabo e voltei a ligar com a bateria e aparece FTM, que se passa?

    1. Avatar de Juan Jardim
      Juan Jardim

      Será que alguém me pode ajudar?

      Obrigado

      1. Avatar de Juan Jardim
        Juan Jardim

        Ja consegui!!! Teclas Power + botão volume acima:)

        1. Avatar de Vitor Machado
          Vitor Machado

          Acabei de receber o meu A5 e parti logo para o update oficial 2.2
          Correu aparentemente bem mas, tal como com o nosso colega Juan, quando ligo aparece FTM.
          Já tentei ligar com as combinações:
          Power
          Power + Vol Up
          Power + Vol Down
          Arranca sempre em FTM

          1. Avatar de André Torres
            André Torres

            Tenho o mesmo problema!
            Alguém ajuda??

          2. Avatar de Vitor Machado
            Vitor Machado

            Amigos,

            Já sei porque me aconteceu isto!
            Recebi o telefone e “flashei-o” com a 2.2 mas ele já vinha com a 2.2!!!

            Parece-me um bug do processo de upgrade não fazer uma verificação prévia e abortar com mensagem de erro mas, enfim …

            De qualquer forma, não há crise. Fui a uma loja Bluestore e trocaram-mo na hora, sem espinhas.

            Ab,
            Vitor

          3. Avatar de Antonio Costa
            Antonio Costa

            presiona a tecla ligar e ao mesmo tempo a tecla c durante uns seguntos e ele rienicia automaticamente e sai do FTM.

  14. Avatar de Daniel
    Daniel

    Boa noticia para quem nao é um seguidor atento de sites relacionados com android. Honestamente se estivessemos a espera que as operadores dessem suporte para os nossos brinquedos estavamos tramados..eu pessoalmente que possuo um optimus boston e depois de muitas reclamaçoes relativas ao facto de nao haver suporte apos o 2.1, la tive de me desenrascar para nao ficar parado no tempo…digamos que era um ignorante a uns meses atras nisto do android mas apos ter recorrido ao forum do android.pt(peço desculpa pela publicidade caso n sejam permitido censurem esta parte) neste momento th o meu boston mt mais rentabilizado k a versao 2.3.4 k ja existe disponivel, mt mais economia mt mais fluidez e 1 desempenho k nada tem a ver k a versao 2.1…por isso para quem possui aparelhos destes ou outros modelos e nao veem maneira de ser lançado suporte para eles arrisquem e brinquem um pouco, os riscos sao minimos a informaçao é mt detalhada e ficamos a conhecer melhor o nosso telemovel.

    1. Avatar de Jock

      These topics are so confusing but this hpeled me get the job done.

  15. Avatar de André
    André

    tenho a CM7 2.3 instalada no meu A5, e esta 2.2 consegue ser MUITO mais lenta que a que estava.

  16. Avatar de Rogério
    Rogério

    Fez-se luz para a TMN.
    Já não era sem tempo uma actualização 2.2 para o A5.

    Andam muito lentos, porque já há a versão 2.3.3 e ainda só foi lançada a versão 2.2.
    Mas em todos os casos, são grandes boas noticias.

    Antes de ponderar fazer a actualização, queria fazer umas perguntas àqueles que já a têm instalada ou àqueles que têm informações que podem responder às minhas perguntas…

    Esta rom oficial 2.2 é mais fluída do que a versão oficial 2.1?

    Continua a deixar o equipamento com muita Lag?

    Tenho mais perguntas a fazer, mas estas são as que mais me interessam.
    Sempre podem dar mais informações técnicas, que eu agradecia.

    1. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Eu continuo a preferir a Swedish Spring ou a CyanogenMOD por uma milha de distância. Essas sim, deixam o telemóvel fluído e sem lag.

  17. Avatar de tb
    tb

    será que da para meter este update num boston?

    1. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Claro que não. 😆 Se desse para instalar ROMs de outros telemóveis em qualquer um, era uma festa. Eu usava a MIUI sem piscar os olhos duas vezes.

      Acho que TPT ainda é mais fácil do que isso, mas ponto positivo para a TMN.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Respondendo a tua pergunta..nao n da…isto é uma versao exclusiva para este telemovel o k n impossbilita que actualizes o teu boston para uma versao mais recente como a 2.2 ou 2.3(que ja esta na 2.3.4). se estas a espera que a optimus lance um update po boston esquece isso que nao vai acontecer por isso segue o meu conselho.

      1. Avatar de tb
        tb

        Obrigado Daniel!

  18. Avatar de Tiago
    Tiago

    Diferenças entre GEN1 e GEN2? Anyone?
    Já andei a ler umas coisas mas aparentemente não à diferenças visíveis…

  19. Avatar de Hugo Simões

    Para quem comprou o A5 esta semana que foi o meu caso, já veio com 2.2 😉
    Preciso de ajuda: Corri o Universal AndRoot e diz “fail…” o que quer dizer que já meteram nova protecção. Existe mais alguma aplicação que faça o mesmo? ou algum método diferente de Root?

    Obrigado

    1. Avatar de Nobitazzz
      Nobitazzz

      Z4root já foi aqui falado!

      Excelente actualização!

      1. Avatar de André
        André

        No meu caso ficou muitissimo mais lento! Já tentei vários programas de “root” e é impossível meter o telefone em root. Não há maneira de voltar á rom antiga?

      2. Avatar de Hugo Simões

        Não funciona o z4root, não sei se é por ser uma compra recente ou esta actualização bloqueou este tipo de aplicações :S

        1. Avatar de Jay
          Jay

          Experimenta a fazer “temporary root” com o Z4root e depois instalas o recovery manager, o “permanent root” manda-o abaixo e não faz o root.
          eu ja consegui, apesar de me aparecer unrecognized category quando tentava instalar o clockwork, consegui fazer através do reboot into recovery.

          1. Avatar de Jakim José
            Jakim José

            Depois de actualizar o android do 2.1. para o 2.2, instalei o Z4root para conseguir desinstalar as aplicações da SAPO. Quando faço “Temporary Root” ou “Permanent Root”, aparece a seguinte mensagem:
            “USB Debugging be enabled! In order for this to work, USB debugging must be enabled. The settings page will open when you press OK. Please enable USB debugging, and then retry.”

            O quê que a ligação USB tem a ver com isto?
            Onde estão escritas as instruções para fazer com que seja possível desinstalar as aplicações da SAPO?

  20. Avatar de Flávio
    Flávio

    E para o soft stone nada??? espero k facam 🙂

  21. Avatar de Jorge
    Jorge

    definitivamente muito bom para quem tem um A5. E para o Boston??Alguem sabe algo sobre datas para o lançamento de novo SO 2.2 ou 2.3??

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Nao vai haver actualizaçoes feitas pela operadora para o boston como referi mais acima mas podes facilmente actualiza.lo para a 2.3 basta leres os meus posts mais acima

  22. Avatar de Luís
    Luís

    O meu ficou mais lento. Devia ter seguido a velha máxima da informática, “se funciona não mexer”.

  23. Avatar de pcnunes
    pcnunes

    Pois… eu estava a fazer o upgrade passo a passo, tal como no manual e pois que morreu aos 90%… e depois disso? Tudo preto e com uma linha por baixo. Nem FTM, nem HOME+VOL DWN+POWER, nem POWER+VOL DWN.

    Morto e matado!!!

    Acho que tenho de ir à loja das picoas pela manhã…

    1. Avatar de Tiago M
      Tiago M

      Estou com o mesmo problema caro pcnunes, pode me indicar o que se passou de seguida com o seu problema, que fui levantar hoje o telemovel a TMN e segundo eles actualizaram me a versao do software…claro ele tava na 2.2 oficial e eles meteram a 2.1…desde quando é que isso é actualizar alguma coisa… agora estava a tentar fazer o upgrade e tive exactamente o seu problema, se me puder ajudar agradecia-lhe muito.
      cumps.

  24. Avatar de Rogério
    Rogério

    Acabei de fazer update do A5 para 2.2, por acaso esta rom demora um pouco mais a iniciar do que a outra, em relação à fluidez, esta é um pouco mais rápida do que a outra e esta consome menos ram do que a outra (2.1).

    Antes de fazer o update tinha a rom FLB r11b 2.2, e a FLB consumia um pouco mais de ram do que esta.

    Mas, só daqui a uns dias é que se pode dizer se consome muito mais e ou se é mais ou menos fluída do que a outra oficial.

  25. Avatar de Filipe
    Filipe

    Boas
    Ja tinha actualizado a rom para 2.2….mas agora como apareceu esta queria por o a5 com a rom oficial
    o meu problema e que nao consigo ligar em ftm
    o clockworkmod liga em vez de me aparecer ftm
    sabes como desinstalar ou resolver pelo menos de forma que posso instalar

    1. Avatar de Rogério
      Rogério

      O FTM só funciona se não tiveres o ClockworkMod instalado, para resolver isso, instala a Stock ROM do A5.

      Se depois de fazeres a actualização, ficar parado na imagem do “T”, espera um bocado até dar um suave vibrar.

  26. Avatar de Rogério
    Rogério

    Instalei o Universal Androot (Só para experimentar) e ao tentar fazer root, diz-me que já estou em root, então tento fazer UnRoot, mas dá “Failed”.

    Como já disse num post acima, fiz actualização para a versão 2.2.

    Como podem ver nas imagens:

    https://dl.dropbox.com/s/0kw0uw5skckne93/SAM_0128_1.jpg

    https://dl.dropbox.com/s/dqyin4d801gfcrp/SAM_0131_1.jpg

    Agradecia que alguém respondesse a esta situação.
    Ou a mim me parece, ou o equipamento continua em root, mesmo com a ROM original.

    1. Avatar de Jay Sequelas
      Jay Sequelas

      Também estou com esse problema, não conssegui fazer root nem com o universal androot 1.6.1 nem com o 1.6.2 beta5, consegui-o contornar utilizando o Z4 root 1.3.0 e fazendo temoprary root, o root permanente não consigo fazer. depois pus o recovery manager.
      o recovery manager instalou mas para instalar aparece-me category unrecognized, no entanto ao fazer reboot into recovery abriu-me o clockwork que tinha instalado (3.2.0.0), resta-me arranjar uma ROM de GEN2 para experimentar…

      Uma questão, como faço uma ROM a partir do meu equipamento? dá para fazer? gostava de salvaguardar esta ROM uma vez que verifico que me gasta muito menos bateria que todas as que experimentei em GEN1…

    2. Avatar de VLopes
      VLopes

      Fiz ainda hoje o root ao meu Soft Stone com o Universal Androot v1.6.1 e funcionou. Sim, ele dizia que o telefone já estava root (pelos vistos é comum nos TMN), basta fazer root outra vez (Root again) e funciona. O Superuser, Busybox e Titanium funcionam na perfeição. Para reduzir bastante o consumo da bateria, experimentem o Juice Defender.

  27. Avatar de Diogo
    Diogo

    Boas,
    Têm a certeza que fica mais rápido???
    Na altura actualizei para a froyo 2.2 que foi disponibilizada aqui num outro post (não oficial) e consumia muito mais bateria e era muito mais lenta.
    Tive de voltar ao 2.1 oficial… Agora estou com um pé atrás para voltar ao 2.2…
    Quais as vossas experiências com esta rom?

    1. Avatar de Rogério
      Rogério

      Pelo que já testei desta actualização, é bem mais rápida do que a 2.1 e bem mais fluída.

      Em relação ao consumo de bateria, ainda não posso dizer nada de especial, pois ainda não fez 24 horas que instalei a actualização, mas desde que a instalei só me consumiu 35% (tenho a bateria a 54%), mas também ontem estive a usar a internet e a instalar programas, portanto, houve mais consumo.

      Em relação ao consumo de memória, esta sem dúvida, consome menos que a outra. A outra consumia entre 100 a 120Mb, e esta ronda os 95 a 100Mb. Isto só de origem, porque agora consome mais, após instalarem aplicações que arranquem junto com o sistema, obviamente que o sistema irá consumir mais memória.

      Se desinstalarem todas as aplicações da Sapo, irá consumir bem menos. Porque por mais que terminem o processo dessas aplicações, o sistema volta a abrir, portanto a forma de pouparem mais bateria, é desinstalarem essas aplicações originais da Sapo.

  28. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ai o camandro e eu que comprei o galaxy mini porque tinha android v.2.2 e o SAPO A5 não !…

    Só me lixam

  29. Avatar de Jay
    Jay

    o meu conselho é NÃO FAÇAM O UPDATE OFICIAL…
    quando tinha em GEN1 era só trocar de ROM e estava tudo operacional, agora não consigo pôr uma custom rom que funcione bem…
    a título de exemplo a Tejo Sunshine, quando tinha em GEN1 era instalar e estava a bombar, agora com GEN2 o wireless não funciona (na tejo 2.3 GEN2) está sempre a ligar e desligar não permitindo navegar ou fazer o que quer que seja na internet por wi-fi

  30. Avatar de Hugo Simões
    Hugo Simões

    Já se consegue fazer ROOT a esta versão 2.2?
    Obrigado 😉

  31. Avatar de Hitanwolf
    Hitanwolf

    Ola!
    Tudo funcionou bem, titannium backup para guardar os dados pessoais, depois do root por universal androot, , actualização do software. O problema é que agora não consigo ter 3g, o titanium precisa de root para funcionar e como o universal androot não consegue fazê-lo não consigo restaurar o backup que fiz… Será que alguém pode ajudar?
    Cumprimentos

  32. Avatar de André
    André

    O ideal será fazer download do Z4Root(1.3.0) que permite fazer o root temporário no software, ou seja durante o tempo que o dispositivo permanecer sem reiniciar.
    Com o root temporário instalei novamente o clockwork mod e funcionou tudo ás mil maravilhas.

  33. Avatar de romeu
    romeu

    como reverter da rom 2.2 para a antiga de origem 2.1

    1. Avatar de Jay
      Jay

      Caro romeu, aceda ao link que lhe deixo abaixo e siga as instrucções, é seguríssimo… pelo menos eu acabei de flashar o meu batráquio neste preciso instante e já está em GEN1 outra vez 😉

      http://android.modaco.com/content/zte-blade-roms-rom-customisation/338653/guide-how-to-restore-gen1-safely-after-windows-upgrade-to-gen2/

      1. Avatar de romeu
        romeu

        jay, muito obrigado pela dica mas nao consigo fazer root permanente so temporario com z4root e agora nao consigo repor a stock recovery para poder entrar em ftm, contudo obrigado

        1. Avatar de Jay
          Jay

          Tem o clockwork instalado? se não faça o temporary root e instale o CW, eu fiz por tentativa e erro, instalando com o recovery manager a imagem do CW 3.2.0.0 Gen2 aparecia sempre unrecognized category e de seguida tentava o reboot into recovery, foi à 4ª ou 5ª tentativa de o instalar que consegui entrar no recovery (já experimentei com o rom manager e tambem dá, fica é com o CW 3.0.2.7), depois, no clockwork instala o stock recovery como se fosse a instalar uma rom, após esse procedimento já consegui entrar em FTM.
          Espero que tenha ajudado…

          Um “àparte”: Reparei que, com o equipamento em GEN1 estava desbloqueado a todas as redes, mudei de ROM vezes e vezes sem conta sem nunca me ter pedido o NCK, mas, quando pus o telefone em GEN2 já estava bloqueado à rede… estranho não?! mas nada que a página geradora do NCK não resolvesse… conforme apresentado no: vamos dar uma nova vida ao Sapo a5 aqui do pplware 😉
          Eu cá já aprendi a lição: Updates oficiais tmn, não obrigado 😉

  34. Avatar de Jay
    Jay

    Ia fazendo do batráquio um tijolo mas lá me safei… parece-me que vou ficar em GEN1 e nem quero sequer pensar na GEN3 que se anda a falar pelo cyberespaço…

  35. Avatar de paulo
    paulo

    Boa Tarde, tenho um A5 faz hoje três dias, e preciso de uma ajuda, como é que transfiro dados para o cartão SD via USB ? Alguém me ajuda ? Obrigado

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Ninguém ??

  36. Avatar de Paulo
  37. Avatar de André
    André

    Caro Paulo,
    Basta ligar o cabo usb ao A5, e nas notificações ele pergunta se quer ligar o telefone em modo usb para transferencia de ficheiros. O cartão aparecerá como uma pen

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Já foi devolvido à loja 🙂

  38. Avatar de Paulo
    Paulo

    @Obrigado André.
    Estou desiludido com este teçemóvel. A bateria nem chega a 1 dia parado, acham normal ? Eu sei que as baterias dos smartphones duram pouco, mas menos de um dia ? A TMN no seu melhor.

  39. Avatar de André
    André

    O meu dura um dia bem esticado, mas se lhe desligar o serviço de dados, dura mais um pouco….tipo 2 / 3 dias, mas é pouco ainda

  40. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já alguém conseguiu fazer o root permanente a esta ROM?
    Não consigo fazer o root com o Universal Androot e com o Z4root apenas consigo o root temporário.

  41. Avatar de nuno
    nuno

    ola a todos

    estou tentando efectuar o upgrade do terminal mas o pc não reconhece o sapo a5 ja tentei instalar varios drive e até agora nada. alguma sujestão sff

  42. Avatar de Carlos Peixoto
    Carlos Peixoto

    Bom Dia
    Eu tenho um EasyOad 1000 by Easypix com o sistema operativo Android 2.1 será que posso fazer o upgrade para Froyo 2.2 utilizando este processo.
    Obrigado
    Carlos Peixoto

  43. Avatar de JPCC
    JPCC

    Boas pessoal eu instalei a nova versão do Sapo a5 pelo site do mesmo, mas não ou a conseguir instalar o CW, nem fazer root, so root permanente, alguém me ajuda…

  44. Avatar de LR
    LR

    Boas!

    Segui os passos todos. Tlmvl est´em FTM e mesmo assim o programa não detecta o tlmvl.

    O que fazer?

    1. Avatar de LR
      LR

      Bom… agora que consegui que o PC detecta-se o aparelho em FTM, não consigo passar dos 8%. O que vale é que desligando o tlmvl fica na mesma, não se perde nada.

      Alguém pode ajudar?

  45. Avatar de JPCC
    JPCC

    PROBLEMA RESOLVIDO…

    Depois de instalar a versão da TMN no meu SAPO a5, não conseguia fazer root, mas depois de algumas tentativas e pesquisas consegui achar um programa para fazer o root permanente, eu não me lembro do site, mas deixo o nome e basta “Googlarem” – z4root_blade_perm_root_v2 -. Depois de ter feito o root precisava de entrar no recovery, e instalei o recovery manager, mas não estava a conseguir instalar pois dizia “recovery: unrecognized”, depois testei o ROM manager e esse fez tudo direitinho, é muito fácil de usar, mas se tiverem duvidas postem aqui, eu fiz o download do programa pelo market…

    Espero ter ajudado e boa sorte….

    PS: tava a ver que nunca mais ia conseguir tirar a porcaria da froyo 2.2…xD

    1. Avatar de Jakim José
      Jakim José

      Eu estou com a versão oficial 2.2 e apenas pretendo desinstalar as aplicações da SAPO. O processo tem alguns procedimentos em comum como que fizeste? Onde está a explicação passo a passo?

  46. Avatar de Joao P.
    Joao P.

    Estou com o mesmo problema….O que se deve fazer nestes casos?

    Obrigado

  47. Avatar de Joao P.
    Joao P.

    Estou em Modo FTM, mas mesmo assim nao detecta o telemovel…
    O que fazer?

    obrigado

  48. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boa noite pessoal

    Este 2.2 parece-me de facto um pouco mais leve que o 2.1
    Mas fiquei com um problema… não tenho GPS!!! alguém teve o mesmo problema???

  49. Avatar de MIKANOWSKI
    MIKANOWSKI

    ola Nuno,
    Eu tive o mesmo problema na minha actualização para 2.2 fiquem sem gps. Mas depois desliguei o telemovel e voltei a ligar e ja funcionou. esprimenta e depois diz algo

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Funcionou… obrigado… agora só falta apagar as aplicações do sapo… sugestões???

  50. Avatar de Paulo
    Paulo

    Depois da actualização para o 2.2 a autonomia da bateria desceu drasticamente… Alguma opiniao/sugestao? obrigado e cumprimentos

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Aconteceu-me o mesmo mas quando actualizei da 2.1 para a 2.2 não oficial… Depois voltei ao 2.1 oficial.
      Desta vez nem me dei ao trabalho pois a diferença de firmware não vale a perda de bateria que se verifica pelo menos no meu telemóvel.

      Para teres uma ideia numa noite normalmente gasta entre 5/8% com a 2.1 quando passei para a 2.2 chegava aos 30%/35%. Ambas as situações com as opções que gastam mais bateria tipo sincronizacao, ligacao de dados, etc desligadas.

  51. Avatar de wilson
    wilson

    Após efetuar o processo de atualização o celular não liga mais, o que posso fazer?

    Desde já agradeço

  52. Avatar de Raul
    Raul

    Como descarrego e instalo o Z4root?

  53. Avatar de dm

    Pessoal, este update fez-me perder a possibilidade de fazer flash usando TPT (no arranque, Volume+ e Menu pressionados). Queria voltar ao cyanogenmod mas para que com esta ROM, fiquei bloqueado do meu proprio telefone. Alguem com experiencias semelhantes?

  54. Avatar de EUjativiNOME
    EUjativiNOME

    o que é SAPO a5 ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????:|

  55. Avatar de Hélder Ferreira
    Hélder Ferreira

    Pois eu também quero mudar de ROM…

    O Mudar não é difícil, basta instalar o Recovery Manager e o Clockworkmod Recovery Blade G2 (uma vez que esta Stock ROM é uma G2) e está a bombar.

    O problema está em como depois voltar à Stock ROM 2.2.

    Pergunto se é possível depois de instalar uma Custom ROM 2.3.x, voltar a instalar a Stock ROM 2.1 e fazer update para a 2.2.

    Agradecia que alguém já tenha feito respondesse.
    Estou farto desta Stock ROM, é muito mais lenta do que a FLB r11 2.2 G2. Queria mudar para uma 2.3 mais rápida e que consumisse menos bateria do que esta Stock.

  56. Avatar de Antonio Costa
    Antonio Costa

    Fiz tudo como dizem… apreceu o final da mensagem no pc dowload feito com sucesso rieniciar o telemovel. rienicei e ficou em em FTM e nao consigo sair mm com bateria… O que faço alguem me pode ajudar???

  57. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Eu também tenho a mesma duvida :S

  58. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Eu ando a ver se arranjo esse sistema para o meu TMN soft stone :S

  59. Avatar de ricardo
    ricardo

    ola ppl estou com um grave problema no meu sapo a5 instalei alguns programaS neste smart phone e o gajo ao reeniciart-lo resolveu chegar a parte do logo da tmn e esbarrar nem responde ao botao on off ? help meeeeeee

  60. Avatar de André Magalhaes
    André Magalhaes

    Boas a todos os user´s!

    alguém me poderia dizer se eu posso instalar este sistema android num htc magic versao 1.5.

    aguardo resposta
    cumprimentos e obrigado a todos

  61. Avatar de marco
    marco

    o meu a5 ficou sem 3g, wifi funciona sem problemas mas 3g nao apesar de ter os dados activos, tenho a tejo alguem pode ajudar.

    obrigado

  62. Avatar de eu
    eu

    é essa atualização funciona para qualquer celular android 2.1???

  63. Avatar de migui
    migui

    nao ha para o tmn soft stone queria meter a versao 2.2 do android

  64. Avatar de almeida
    almeida

    Olá
    Tenho um problema no meu A5
    Mudei para o 2.2 mas agora não sai do modo de voo.
    Já tentei varias vezes e nada.
    Alguém pode ajudar-me?

  65. Avatar de Manuel Pimenta
    Manuel Pimenta

    Boas, tou com um problema interessante no telemóvel: se a 2.1 oficial da TMN já trazia apps inuteis qto baste, a 2.2 traz ainda mais. O prob é que, apesar de nas definições o telemovel me dizer que tem 15 megas livres na memória do telemovel, de tempos a tempos deixo de receber sms e instalar apps pq o telemovel queixa-se de falta de espaço… todas as apps que instalei depois disto foram SEMPRE pró cartão SD, mas ainda assim não há espaço para SMSs. Eu não queria ter o trabalho de ter de remover as apps que vêm com a ROM, conheço de casos de a remoção de uma ou outra ter destabilizado o bicho. Não há alguma alma caridosa que tenha já passado por isto E resolvido? Danke in advance

  66. Avatar de Di Eneias
    Di Eneias

    Muito Obrigado 😉
    Já realizei a actualização e ficou perfeito…

    1. Avatar de HomemdoLeme
      HomemdoLeme

      X 2!!! A luta agora é fazer o root, já que o Universal Androot parece n dar conta do recado. Em td o caso, um grande obrigado pela vossa ajuda q foi preciosa!
      Abraço,

      HL

  67. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boa tarde alguém me sabe dizer como a que se apaga números de telefone da memoria do a5

  68. Avatar de Roswel
    Roswel

    ola… gostaria de saber se é possivel mudar a imagem de android por uma imagem minha quando tou a trocar mensagens… a imagem de android q ta mesmo ao lado do “eu” quando mando msg…

  69. Avatar de Victor
    Victor

    Gostaria de ajuda, eu fiz root no meu sapo e acabei deletando o que não deveria, agora ele nem entra em FTM, fica soh a imagem do android verde e tenho q tirar a bateria e colocar pra ele ligar normal e ainda não consigo repor os dados de fábrica, quando escolho esta opção ele também fica com a tela do android verde e tenho que fazer o mesmo procedimento.

    Já não sei o que fazer!!!!!

  70. Avatar de Miguel Carvalho
    Miguel Carvalho

    Boas! O meu android apos uma reinstalação para froyo 2.2 deixou der funcionar! só fica com o logotipo da android e não sai mais daí… Alguem me ajude pf!!!

  71. Avatar de joao
    joao

    Boas!

    Comprei recentemente um A5, só quero REMOVER AS APLICAÇÕES SAPO, nada de quitar e novas roms(?).

    Qual a maneira mais eficaz e segura para o fazer?

    Versao android: 2.2.2

  72. Avatar de Henrique
    Henrique

    Já existe 2.2 para o A1????

  73. Avatar de Marco
    Marco

    Já cheguei a parte onde tem que detectar telemovel,mais nao detecta,k faço ? nao activa o iniciar enquanto nao detecta telemovel,como faço para detectar,alguem ajuda ?