Android 13 vai trazer novidades que podem fazer desaparecer os cartões SIM

18 Comentários

Ainda a meses de distância da versão final, a Google continua a desenvolver o Android 13 e a preparar várias novidades. Esta nova versão promete muitas novidades e melhorias, que têm sido testadas ao longo dos últimos meses.

Uma destas versões trouxe aparentemente uma possível novidade. A Google pode acelerar o fim dos cartões SIM e prepara o Android 13 para ser a ferramenta que irá iniciar este caminho. Apoia-se no eSIM e numa capacidade que criou.

Android 13 eSIM SIM Google novidades

As diferentes versões do Android 13 mostram que a Google volta a apostar forte nesta versão do seu sistema operativo. As novidades estão já bem visíveis e mostram de forma clara para onde este sistema está a caminhar a passos largos.

Uma das mais recentes versões do Android 13 tem presente código que mostra uma novidade que estará a ser preparada. Foca-se no fim dos cartões e da chegada dos eSIM, mas de uma forma diferente do que é agora normal e pode ser usado.

Uma das grandes limitações dos eSIM é a impossibilidade de os usar com vários perfis. Isso impede que sejam usados em situações em que sejam necessários 2 SIM, tendo o utilizador de escolher uma solução com um eSIM ou um smartphone dual-SIM.

A Google vai mudar este cenário no Android 13 e de acordo com o código presente será uma mudança radical. A gigante do software conseguiu encontrar uma forma de ter vários perfis e assim ter a forma de ligar um eSIM a vários operadores.

Android 13 eSIM SIM Google novidades

Esta não é uma solução criada agora e aparenta estar disponível desde 2020. O código do AOSP mostra referências há algum tempo, o que abre a porta para que a Google traga já esta novidade com o Android 13, ainda que apenas em smartphones novos e com apenas o eSIM presente.

A ideia da Google não será um exclusivo do Android e parece que poderá ser usado em qualquer outro sistema e em qualquer outro cenário. Com esta capacidade, será possível retirar ainda mais do eSIM e fazer desaparecer de vez o SIM e todas as limitações que já tem.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Roy Almaister
    Roy Almaister

    Interessante conceito.

  2. Avatar de lopes
    lopes

    Os SIM’s já podiam ter sido eliminados há muito tempo, nos padrões atuais só estão mesmo a servir para acesso ao operador mais nada.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Parece-me que os operadores não têm interesse nos eSIM.
    Há uns meses atrás quando aderi á MEO, solicitei o meu número com o eSIM.
    Recebido uma resposta caricata.
    O eSIM estáva descontinuado.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Parece-me que os operadores não têm interesse nos eSIM.
    Há uns meses atrás quando aderi á MEO, solicitei o meu número com o eSIM.
    Recebido uma resposta caricata.
    O eSIM estáva descontinuado.

  5. Avatar de Kostya
    Kostya

    Sempre que vou a uma loja Meo, o e-sim nunca está disponível.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Kirichenko?

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    O que impede malware com acesso ao sistema de furtar a informação do eSIM e meter esses dados em outro smartphone?

  7. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Uma pergunta de quem ainda não percebe o eSIM não tem de o hardware o supprtar ou é apenas por software?

    1. Avatar de Vítor M.

      Ambos. O hardware tem de suportar e o software estar preparado.

      1. Avatar de Luis Henrique Santos Silva
        Luis Henrique Santos Silva

        Então significa que quem tiver Android 13 mesmo que o smartphone não suporte não vale de nada certo?

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          Correto. Isto é para dispositivos com eSIM instalado

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      O eSIM é necessário hardware dedicado. Basicamente é um SIM programável.

      Existe iSIM, mas é um tecnologia futura que permite emular o SIM de forma segura em software.

  8. Avatar de jota
    jota

    O fim dos cartões SIM, será a derradeira etapa para que toda a vida das pessoas fica nas mãos dos hackers!

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        O eSIM é programável certo? Então os hackers podem programar o eSIM para roubar dados e manda-los para eles. E não digas que não é impossível pois nada se tornou impossível desde que alguém pôs o GameBoy a minerar e outro o pôs a roubar frequências das smartkeys do automóveis.

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas para que vão atacar o eSIM se podem, como dizes, “programar” o próprio SO para fazer isso? Não faz sentido o que dizes. Porque o eSIM mesmo que enviasse os dados (mas que dados) para os hackers, seriam deserdados do resto. Que interessa o hacker receber o token que não tem o username e a password?

          Agora, se ele tiver acesso ao sistema operativo, como temos visto vários malwares para Android, ele “escuta” o próprio sistema a conjugar a informação e aí sim, com tudo, pode atacar. O que, não sendo impossível, não é fácil, tanto trabalho tem de valer a pena.

          Dá um exemplo para eu perceber como imaginas o ataque.

          1. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            O eSim é programado na fabrica e é um componente com acesso ilimitado ao smartphone, certo?
            Agora puxa pela imaginação para veres as possibilidades.
            O que hoje é impossível, amanhã já é possível.

          2. Avatar de Vítor M.

            Que possibilidades? Lê um pouco sobre o eSIM a ver se traz algo de novidade ao que um hacker pode fazer com acesso ao equipamento.