Android 11 poderá ter funcionalidade muito esperada que já existe no iOS

31 Comentários

A Google não para de desenvolver o seu sistema operativo móvel. O Android 10 ainda não está em todos os dispositivos atuais, mas o Android 11 está já no forno e poderá ter uma funcionalidade muito esperada que já existe no iOS!

Especialmente focada no domínio perante os perfis, o utilizador passa assim a poder alternar entre os diferentes modos de forma bem mais cómoda e inteligente!

Android 11 terá funcionalidade muito esperada que já existe no iOS


O Android 10 apenas recentemente chegou aos utilizadores – e as fabricantes não têm sido propriamente céleres no processo de atualização – mas a Google está decerto já a trabalhar no Android 11.

Na plataforma do Android Open Source Project, foi agora encontrada uma funcionalidade muito interessante! O utilizador, quando ativa o modo de avião, terá várias modalidades que se adequarão à situação.

Atualmente, quando se ativa o modo de avião, todos os tipos de conectividade são desativados. Tal engloba o Wi-Fi, dados móveis e Bluetooth… Contudo, esta nova capacidade do sistema operativo não irá desativar o Bluetooth em casos particulares!

Mais especificamente, o Bluetooth não será desativado quando se detetarem que estão ligados aparelhos auditivos por Bluetooth e ainda outros dispositivos que façam uso do perfil A2DP.

Regra geral, os dispositivos que fazem uso deste perfil são headphones e auriculares sem fios! Deste modo, os utilizadores vão poder ativar o modo de avião enquanto continuam a ouvir música sem interrupções.

Tal funcionalidade está já presente no iOS, mas não no Android. Com a versão 11 do sistema operativo móvel da Google, os utilizadores deverão à partida ter acesso a tal capacidade!

As melhores apps, jogos, filmes e livros Android de 2019 na Play Store…

As melhores apps, jogos, filmes e livros Android de 2019 na Play Store

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    “muito esperada”… citation needed, vamos fazer uma poll?

  2. Avatar de Jose Silva
    Jose Silva

    aleluia, já estava à espera faz anos!!!!

    Oh PPlware, p.f. é cada titulo! Dá ideia que é uma inovação… a sério?!

    1. Avatar de Vítor M.

      Inovação é da tua autoria. Fala numa funcionalidade muito esperada. 😉 o resto é a tua imaginação. Cumps.

      1. Avatar de Malamen
        Malamen

        Muito esperada por quem Vitor?

        1. Avatar de Filipe F.
          Filipe F.

          Realmente. Muito esperada por quem? Quem é que nos dias de hoje deseja muito andar com um telemovel totalmente desligado da rede móvel ou da internet? Nem dá sentido alguém desejar estar a usar o telemóvel mas sem rede móvel ou WiFi. A não ser que pague um telemóvel para ser um iPod.

          Mas provavelmente o Vítor não tem um Android moderno e vou lhe dizer uma coisa: com o modo avião ligado, pode ligar o Bluetooth ou WiFi a mesma, depois de ativar modo avião. Ou seja a grande novidade no fundo não é novidade nenhuma e já existe no Android 9 pelo menos. Confirme por exemplo num S10 ao clicar em Modo Avião, no texto o que ele próprio diz que faz o modo avião e o que pode fazer com modo avião ligado. De nada.

          1. Avatar de Vítor M.

            Sim o Android que tenho é ultrapassado sim, o Note10 tem um ar de Nokia 3310 😀 Filipe, tu é que usas o Android só para fazer e receber chamadas e não percebes a razão da Google estar a desenvolver essa funcionalidade. 😀

            Depois, inventar uma alternativa mesmo estranha 😀 para quê andar a fazer isso se poderás ter essa opção nativa e sem essas voltas todas?

            Realmente a Google no seu sistema operativo precisa mesmo de meter muitas explicações…

          2. Avatar de Filipe F.
            Filipe F.

            Vitor, então, se usas o Note10, já verificaste que nesse Note10 com ainda Android 9, consegues usar o bluetooth em modo avião certo tal como Wifi? De forma nativa.

            Sobre as voltas, que voltas falas? clicar no icon de modo aviao e de seguida no icon de bluetooth, tudo no menu de notificações sem sair de lá?
            Como eu disse abaixo, esta funcionalidade que tanto falam no artigo como algo wow, é na verdade permitir que o que é feito com 2 toques no ecra, seja feito com 1 toque, ou melhor, sem recorrer ao 2º toque num icone. Não é uma nova funcionalidade, é uma melhoria de usuabilidade. Uma espécie de Bixby Routine que tanta coisa permite fazer assim personalizada.

            Mas por achares que a Google está a meter isso, é sinal que é super desejada, bem faz um inquérito na PPLWare e verifica quem sequer liga a isso ou usa isso no iOS, e quem adorava ter isso no Android. Porque como te disse, o nº de pessoas que querem andar em modo avião com um telemóvel deve ser próximo de nulo. Vejo 2 motivos: a andar de avião (o que é estranho porque hoje em dias os aviões até têm wifi para uma pessoa se ligar, sendo o modo avião cada vez mais algo ultrapassado), ou estar-se quase sem bateria e querer-se poupar alguma bateria.

          3. Avatar de Vítor M.

            Não vale a pena Filipe, o que estás a dizer a Google está-se a marimbar para ti, eles vão na mesma lançar, mesmo que tu só não gostes porque a Apple já o tenha. E o que dizes não faz sentido, se fizesse então a Google não iria trabalhar numa melhor alternativa. E sem dúvida que só vai entrar no Android porque é muito esperado pelos utilizadores, caso contrário e se não fizesse falta, não era incluída 😉 Por exemplo, eu meto o iPhone em modo avião sem perder a ligação ao Apple Watch e aos AirPods. Achas que tenho de ir depois ligar o BT e o WiFi? Disparate. Mas lá está, se a Apple não tivesse isso no iOS, era a melhor bolacha do pacote que poderia existir no Android 😉

          4. Avatar de Luís Pacheco
            Luís Pacheco

            Filipe a questão é as coisas serem automáticas, e o que para ti não presta para mim é bom, evidentemente que dar 2 ou 3 ou 10 cliques não é nada mas para alguns é uma questão prática de maneira que uso o Tasker à muito tempo para ter esta opção. O qu me faz confusao é alguém não achar qualquer coisa boa para ele logo não é bom para ninguém. Tipo eu não gosto de dobrada por isso ninguém pode gostar… Para mim ser nativo e não ter que ir ao Tasker é BOM

        2. Avatar de Vítor M.

          Para a Google estará incluir essa funcionalidade deve ser por haver uma necessidade para isso, principalmente para quem usa de facto o seu sistema operativo e expande a sua ação por outros gadgets.

          Não sendo o teu caso, seguramente não vais perceber para o que serve esta funcionalidade. 😉 Ou então a Google desenvolve estás funcionalidade para encher 😀

          1. Avatar de Paulo L
            Paulo L

            Bom, eu diria que o modo de avião é pensado inicialmente para quem anda de avião.
            Não me parece ser assim muitas pessoas … espera … talvez imaginar que um A320 da TAP leva perto de 170 passageiros e faz 6 a 8 viagens por dia a uma ocupação média de 92% dá cerca de 950 passageiros ao dia em um avião, o A320 não é dos maiores e para servir de exemplo a easyJet tem mais de 200 aviões ao activo por dia. Se pensarmos que 50% dos passageiros são utilizadores Android, talvez estejamos a falar de milhões diariamente a fazer uso da nova funcionalidade

            Isto só para o Filipe perceber que se tirar a cabeça do c* e olhar á volta, vai descobrir que não é o único no mundo a usar Android e que sozinho não define tendências

          2. Avatar de Vítor M.

            Estás enganado, ele acha que sim.

          3. Avatar de Fábio
            Fábio

            Concordo contigo Víctor, se surge uma funcionalidade é pq, provavelmente, exista um grupo enorme de usuários que dela necessitam ou talvez vão desejar em breve (no caso de algo muito inovador).

          4. Avatar de Vítor M.

            Pode nem ser inovador, até porque vemos os sistemas operativos a copiar funcionalidades uns aos outros. E muitas vezes são os próprios utilizadores a solicitar essa funcionalidade. Há quem queira seguramente. caso contrário, a Google seguia em frente.

  3. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Isto é possível já no Android 9 pelo menos nos Samsung. Ter modo avião ligado e ligar o Bluetooth a mesma. O que vai ser mesmo novo novo? Detetar automaticamente se estao dispositivos Bluetooth ligados? Porque em termos funcionais já é possível, agora se com 1 clique extra ou automatizado não poderemos chamar de novidade mas sim facilidade

  4. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Isto serve para quê? Ouvir música nas aulas? Ver Netflix no cinema? Não receber chamadas no ginásio?
    Continua a ser proibido na maioria das companhias aéreas.

  5. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Fdx o 10 ainda nem chegou a maior parte dos tlm e já estão a pensar no 11. Se lançassem estes updates/funcionalidades como patches em vez de tentarem lançar um SO todos os anos só porque sim ganhavam mais

    1. Avatar de Luís Pacheco
      Luís Pacheco

      O problema aí, desculpa que te diga, é a marca que estás a comprar, a Google não tem culpa que muitos queiram encher de lixo o Android

  6. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Sim é uma inovação muito esperada pelos hackers!!

    1. Avatar de Felipe Cardoso
  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Lol….pq? Da mt trabalho no fim de ativar o modo voo MANUALMENTE, ativar o bluetooth manualmente tb?

  8. Avatar de Jofersantos
    Jofersantos

    Notícias que no fundo não são novidades nenhuma!

  9. Avatar de Fernando Martins
    Fernando Martins

    Até o meu P30 Pro já faz isso… Onde está a novidade e desde quando é muito esperada? É apenas uma facilidade só para detectar automaticamente… Além disso a maioria das pessoas que anda de avião não liga o modo de avião etc… Eu por exemplo só uso o modo de avião quando alguém me chateia muito e estou no PC a jogar ou então desligo as notificações. Fácil Google andas a ficar para trás ultimamente….

    1. Avatar de Paulo L
      Paulo L

      Fernando,
      Não ligar o modo de avião é um crime punível por lei (tal como fumar e outros) e se fores apanhado numa companhia aérea Americana, é um crime federal.
      Quanto ao uso que tu fazes do modo avião, é contigo mas se quiseres estar a escutar musica ou outra função do BT, a ferramenta é muito pratica.

      1. Avatar de Fernando Martins
        Fernando Martins

        Sim acredito que algumas companhias aéreas até andem a ver quem tem o modo de avião ligado e quem não tem etc. Mas por exemplo falam que isso vai para o Android 11 e que “é muito esperada”… Já o Android 9 faz isso dependendo de alguns telemóveis mas não é assim uma “grande inovação” ou “algo tão esperado” como dizem aqui na notícia xD mas pronto cada um tem a sua opinião xD tal como pessoas adoram iPhone e outras que não… Uma guerra que não acaba. Eu por acaso não gosto do iPhone para nada… São bonitinhos e tal mas para mim não obrigado. E já tive vários iPhones comigo para experimentar, atenção…

  10. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    A sério? Uma funcionalidade esperada?
    Eu uso essa funcionalidade há mais de um ano, não de forma automática, mas uso.
    Quando não há mais notícias para inventar.

  11. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    Custa muito, ao carregar no botão do modo avião, carregar ao lado no Bluetooth, tudo na aba das notificações. Realmente, que funcionalidade nova!

  12. Avatar de Sabogas
    Sabogas

    Aí que azia que ficaram estes meninos dos andróides, hahahahah

    1. Avatar de Fernando Martins
      Fernando Martins

      Não vejo ninguém com azia, simplesmente vejo usuários de Android que sabem o que fazem e não é algo que os anteriores ao Android 11 não tenham pq na realidade até já têm xD

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      esquece a parte do android, mas achas mesmo que esta “coisas” é muito esperada?

      Se a função fosse posta no titulo não havia nem discução nem clicks, pura e simplesmente, a discução é a malta e o artigo disser que é “muito esperada”…

  13. Avatar de art
    art

    Realmente são mesmo grandes novidades …. da falta de verdadeiras novidades….é por estas e por outras que eu sempre mandei o Android dar a volta ao bilhar grande ….Devem ter por lá cada génio a trabalhar no Android….