Android 11 é a versão do sistema da Google com adoção mais rápida pelos fabricantes

16 Comentários

As atualizações do Android e dos smartphones é um tema recorrente, infelizmente quase sempre pelas piores razões. As marcas tendem a esquecer-se dos seus smartphones e não os atualizam como os utilizadores esperavam.

É também verdade que as marcas têm mudado a sua posição ao longo dos anos e cada vez mais apostam neste componente. A prova disso poderá estar nos mais recentes números do Android apresentados, com o Android 11 a ser a versão do sistema da Google com adoção mais rápida pelos fabricantes.

Android 11 Google adoção fabricantes atualizações

O eterno problema das atualizações no sistema da Google

Mesmo tendo sido apresentado em setembro, o Android 11 está ainda longe de ser uma realidade em muitos marcas e muitos smartphones. Há já um movimento que está a trazer esta versão para os equipamentos, com marcas como a Huawei ou a Samsung a liderar e com outros a seguir.

Esta onda parece estar a ter um efeito positivo no ritmo de adoção desta versão, com cada vez mais equipamentos a tê-la presente. É de tal forma grande, que a Google mostrou agora a curva de crescimento do Android 11 face às versões anteriores.

Android 11 Google adoção fabricantes atualizações

Android 11 tem agora as honras de campeão

Como pode ser visto na imagem acima, esta nova versão é já a que tem a adoção mais rápida pelos fabricantes e pelos utilizadores. Bate, claramente, o Android 10 e o Pie, mostrando que provavelmente vai manter essa curva de crescimento.

Curiosamente esta nova versão segue as pisadas da apresentada no ano passado. Também o Android 10 se mostrou o mais rápido no crescimento do número de utilizadores, mesmo com a Google a não revelar números concretos de adoção por parte das versões do Android.

Android 11 Google adoção fabricantes atualizações

Novo ritmo na adoção das atualizações dos fabricantes

Claro que, quando comparados com a concorrência, o Android está muito longe de estar perfeito. A Apple acaba de anunciar também os seus números e mostra que 81% dos iPhones lançados nos últimos quatro anos estão a correr iOS 14.

É claro que o universo Android está muito melhor face ao que acontecia há alguns anos. A Google tem feito melhorias no seu sistema operativo e os fabricantes têm também apostado nas atualizações, mas ainda não ao ritmo que os utilizadores precisam e querem.

Apple diz que 81% dos iPhones lançados nos últimos quatro anos estão a correr iOS 14

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    O android tem evoluido muito nas atualizações, os equipamentos têm muito mais atualizaçoes e muito mais rapido, é claro que não esta ao nivel do ios mas tambem nao pode ser comparado o ios é feito para 5 tipos de iphone o android é feito para milhoes portanto sera muito dificil algum dia o android estar ao nivel do ios em termos de atualizaçoes.

    1. Avatar de Marcia
      Marcia

      Evolui tanto e continua tao atrasado em relação ao iOS. Cada vez mais Apple domina o mercado, tinha vergonha de andar com xiaomis na rua

  2. Avatar de Vilna
    Vilna

    Adopção mais rápida só se for para quem compra um telemóvel novo.

    1. Avatar de Bernardo
      Bernardo

      tens duas opçoes ou compras um telemovel caro e vai ter 3/4 anos de atualizações e mantens o telemovel durante esse tempo ou compras um medio de 2 em 2 anos e tambem está sempre atualizado eu normalmente compro de 2 em 2 e sempre tive atualizaçoes, se bem que isto é capricho so de atualizar porque tu vais perguntar aqui ao pessoal o que é o andorid 11 vai ter de novo e eles nem te sabem dizer

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Ou compras um media gama e instalas ROMS cozinhadas por alguém.

        1. Avatar de Bernardo
          Bernardo

          Tambem já andei nesses terrenos mas acabei por deixar ahah normalmente o telemovel pessoal tenho sempre original mas sim em tempo já tive um antigo so para fazer brincadeiras e é incrivel o que há para aí

  3. Avatar de Carbonato de Sódio
    Carbonato de Sódio

    O Android tem, na minha opinião, dois problemas que afectam as actualizações: um é a segmentação (há milhares de dispositivos diferentes), outro é o facto de os fabricantes ganharem com o lançamento de modelos novos a toda a hora, não querendo por isso gastar muito tempo e dinheiro com actualizações.

    1. Avatar de Bernardo
      Bernardo

      sim é um facto mas quem compra telemoveis baratos tambem está a espera do que mesmo ? um gajo que compra um telemovel de 70€ tu achas mesmo que ele sabe o que o andorid 11 lhe vai trazer de novo? saber o que é o android já é um sorte, isto é um nao problema o pessoal é que tem o capricho das atualizaçoes porque do andorid 11 secalhar nem vais usar nada

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Não é segmentação. É fragmentação.

  4. Avatar de Godlike
    Godlike

    Claro que sim, cada vez mais são lançados mais dispositivos com maior frequência… É natural que adoptem a última versão.

    E depois existem aquelas coincidências em que as atualizações deixam-te o dispositivo mais lento e te “obrigam” a comprar um novo.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Obsolescência programada, que existe em todos os ecossistemas e marcas.

  5. Avatar de claudio
    claudio

    As actualizações não deixam de ser importantes, mas partilho da opinião que ter actualizações durante mais de 2 anos é desnecessário, porque a tecnologia avança e o sistema operativo fica mais pesado e exige outro tipo de processador, o que me interessa ter actualizações durante tanto tempo se depois o telemóvel vai ficando lento na mesmo, mesmo tendo um processador topo de gama. Comprar um novo de 2 em 2 anos é melhor e se calhar compensa muito mais. O Android tem muitos defeitos mas os beneficios também são muitos e actualmente tem tido mais inovações e melhorias que o IOS que fica sempre igual e mesmo assim dá problemas no consumo da bateria entre outros que já surgiram. Já tive Iphone e dispenso, não gosto mesmo.

    1. Avatar de Bernardo
      Bernardo

      ya completamente o pessoal ainda acha que vale a pena comprar telemoveis de 1000 euros porque vao durar mais tempo, amigos ate podem comprar um de 3000 daqui a 2 anos esta desatualizado é assim que a tecnologia funciona a tecnologia evolui muito rapido mais vale comprar um de media gama e dps quando aparecerem outras coisas que vos agradem mudam(isto normalmente acontece dps de 2 anos)

      1. Avatar de SSD
        SSD

        Yap o que me preocupa é quando deixo de receber as actualizações de segurança ao final do terceiro ano, de resto estou me a marimbar se tenho o último emoji ou os widgets mais arranjados (embora o 11 tenha trazido algumas mudanças relevantes mas mesmo assim). Sendo que os meus telemóveis costumam durar quase 4 anos, ainda é um aninho que ando “sem segurança”

    2. Avatar de Pedro Paiva
      Pedro Paiva

      Quanto a questão das atualizações pesarem o aparelho, acho que depende da otimização da fabricante para os aparelhos. Moro no Brasil e aqui os aparelhos não são nada baratos kkk, então eu sempre compro um bom aparelho celular para ficar com ele por uns 5 anos, ainda penso em estender mais ainda esse prazo XD

  6. Avatar de João de Medeiros
    João de Medeiros

    Eu tenho um Huawei P30 Lite da Vodafone e tenho recebido updates e até com relativa rapidez, sendo um terminal bloqueado, quer a Vodafone, quer a Huawei têm feito um bom trabalho, comparativamente a outros smartphones que tive anteriormente, exceto o Xiaomi mi 5 que era desbloqueado, que recebia logo os update diretamente da Xiaomi e durou uns bons anos mesmo que nos últimos que o tive não recebeu grandes updates mas recebia os patch de segurança. Devo dizer que teve uma boa longevidade.
    O problema é de que este não deve ver muitos mais updates, sendo um telemóvel do ano passado, pelo que já tenho lido não tarda acabou-se.
    Como já disseram, o problema do “mundo” android, é de que é muito fragmentado e diversos fabricantes. A Huawei poderá se aventurar por um sistema seu próprio, sem fragmentação mas não sei o quanto será o tempo de updates para cada novo terminal.
    Não estou muito por dentro dos Pixel, mas se não estou em erro é uma OEM (a HTC) que os faz e não a própria Google.
    Quanto aos iPhone! Não há fragmentação, fazem a meu ver com uma simbiose entre SO e hardware, o que deduzo haver mais sinergias e facilidades, por exemplo com os updates que é o assunto em questão, mesmo que seja um iPhone de operadora.
    O problema por exemplo para mim é o preço, mas se formos a ver, outros topos de gama Android, os valores andam lá perto, ou ainda mais caros. Acho que para investir num primeiro iPhone seria no mais recente mas teria os 5 anos seguintes com updates! E é mesmo um investimento que se for bem cuidado poderá ser vendido em segunda mão, por um excelente valor e assim o seguinte não será forçosamente aquele pesado investimento inicial! Os valores que tenho visto de recondicionados são a prova disso!
    Claro que teria de me adaptar, pois é diferente do android, mas já usei um, e um dos pontos que acho fortes é o som!
    Tenho ponderado nisto em parte devido à cena dos updates, devido a funcionalidades que não se encontra no android, compatibilidades e produtos made for iphone, que atualmente só alguns Android são compatíveis.
    Estou farto da fragmentação exagerada no “mundo” Android, farto de criarem tantos aos pontapés quando podiam ter somente 3 cada gama em vez de meia dúzia deles cada marca a cada ano! Terem mais cuidado na forma como criam os produtos de modo a que tenham mais longevidade e fidelizar mais os clientes de uma forma mais prolongada.