Anbox: O Linux já corre aplicações do Android nativamente

45 Comentários

Há muito que se procura uma forma de conseguir correr as aplicações de qualquer sistema operativo noutros, sem qualquer forma de emulação ou aplicações especiais.

Se esta situação já várias vezes esteve perto de acontecer, mas sem nunca ter sucesso. Uma nova proposta acaba de chegar, que vai trazer as apps do Android ao Linux.

Anbox

A Google já tinha conseguido a proeza de colocar as apps do seu Android a correr no ChromeOS, de forma nativa e completamente integrada. Para o conseguir mudou o seu sistema operativo de desktop, de forma a acomodar estas novas aplicações.

O universo Linux foi agora também abrangido por uma forma de correr estas aplicações, com a chegada do Anbox. Este novo projeto open-source, foi criado pelo engenheiro da Canonical Simon Fels, e teve início em 2015, com o propósito de trazer para o Ubuntu e outras distribuições Linux as aplicações do Android.

Ainda numa fase muito inicial, o Anbox já consegue cumprir o seu propósito, sendo rápido de instalar e de usar. O vídeo abaixo mostra de forma simples todas as potencialidades do Anbox e o que é já capaz de fazer,

Os criadores do Anbox quiseram torná-lo verdadeiramente seguro e, por isso, bloqueiam o acesso destas aplicações Android ao Ubuntu, colocando-as em containers estanques e protegidos.

O Anbox vai continuar a ser desenvolvido para se tornar mais estável e ainda mais simples de usar. Vai-se integrar ainda mais com o Ubuntu e ganhar suporte para ainda mais distribuições Linux.

Está assim muito mais perto a mistura de aplicações de diversos sistemas operativos, que há tantos anos é procurada, de forma simples e sem qualquer software intermédio, tantas vezes difícil de usar e complicado de instalar.

Anbox

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ
    JJ

    “sem qualquer software intermédio”?
    Então mas o Anbox não é um software intermédio, que permite correr apps Android no Linux!?

    1. Avatar de Andre l
      Andre l

      Nao. É um sistema operativo

      1. Avatar de rui matos
        rui matos

        falso! é o que o jj disse! tem de ser instalado em cima do so como qualquer software!

  2. Avatar de LinuxTugaz
    LinuxTugaz

    “Agora que ninguém o usa…”. Quer dizer que vou ser o único a usar? ( Santa ignorância )

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Vai ser a próxima vm a ser testada e no futuro espero qua a possam “enfiar” num smartphone…

  3. Avatar de Henrique
    Henrique

    Então afinal o Unity morreu ou não?!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vai morrer pela mão da Canonical. Isto não tem nada a ver com a interface Unity

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      o Unity 8 morreu.

      o Unity não.
      (aguardar os próximos capítulos)

    3. Avatar de Noboruu
      Noboruu

      O unity8 morreu, se nao me engano vao voltar ao gnome, mas isso é so no Ubuntu 18.04, e isso é se for tao cedo.

  4. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Obrigado pela novidade , pelo que entendi o andbox é um instalador de aplicações android em sistemas descktop GNU/Linux .

    1. Avatar de Noboruu
      Noboruu

      Achas que ja tem suporte para ADB? 😉 Ia ser muito melhor o Anbox para desenvolvimento do que o proprio emulador do Android-Studio (a minha maquina de desenvolvimento precisa de mais RAM e um CPU melhor claramente) 😛

  5. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Chrome Os é uma distro LInux que utiliza sistema de ficheiros do Ubuntu .

  6. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    Muito porreiro, vou ver se experimento porque se correr bem vai dar jeito.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    o Ubuntu é a base do Chrome OS

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Pensei que era o Gentoo

    2. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Aqui está um artigo, parece que passaram de Ubuntu para Gentoo mas não sei se ainda é assim http://www.zdnet.com/article/the-secret-origins-of-googles-chrome-os/

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        então será por isso que não encontro forma de ultrapassar o bug do pentium m na instalação.
        e tive de ir para o Ubuntu mate

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Esse bug e facilmente ultrapassável. A quando da instalação e logo que arranca, carregar TAB, ai ele vai para um menu. Então posicionar na opção install. carregar F6, depois ESC e então escrever no fim da linha de comandos “forcepae — forcepae. e é só isso.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          foi o que fiz com o Ubuntu Mate.

          no Chrome OS não dá
          (que eu saiba)

          mas experimentarei novamente

      2. Avatar de Luis
        Luis

        OK. Não percebi.

  8. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    chrome os é baseado no Gentoo linux, Portage é o software management e o kernel é da google base…ubuntu foi apenas no primeiro dia…

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      O kernel é Linux .

  9. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Não recomendo instalar no ubuntu 14.04 , não funciona .

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      Em que arquitetura experimentaste?

      1. Avatar de CMatomic
  10. Avatar de David
    David

    Pena que o Ubuntu é uma porcaria!

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      É uma porcaria ou não o sabes usar?
      Deixei-me de windows e só tenho a dizer bem do Ubuntu! 0 Problemas 😉

      1. Avatar de David
        David

        Configura ambiente de desenvolvimento Java nele, instala alguns plugins, quando estiver quase tudo pronto, tu reinicia e pronto, ele não inicia, já tentei algumas vezes, e sempre com problema, sempre tem que fazer “esquemas” para fazer funcionar corretamente como era o esperado, não falo mal do linux, mas da distro Ubuntu, que na minha humilde opinião, e para oque preciso, não presta!

        1. Avatar de Ruy Acquaviva
          Ruy Acquaviva

          Talvez o que precisas é que não preste. 😀

          1. Avatar de David
            David

            Não estou defendendo windows, mas já pensou eu instalar um programa no windows e o mesmo parar de iniciar?! então, essa estabilidade que falta em várias distros do linux, cada instalação é uma emoção, por isso uso o Debian, muito mais estável.

        2. Avatar de Paulo Trindade
          Paulo Trindade

          Já pensaste que pode ser algum problema de incompatibilidade com a tua maquina? Ou algum outro problema que não detetaste?

          Não uso Ubuntu atualmente mas já usei durante anos e tive os problemas que referes. E conheço bastante pessoal que também usa Ubuntu sem problemas.

          Btw, não ficas nada mal servido com Debian. Só não entendo essa mania de por se usar uma distro tem que se criticar outras.

          1. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            Excelente esse seu comentário Paulo Trindade. Não vejo problema nenhum na pessoa preferir o Debian que é certamente uma distribuição excelente. Mas acho que ficar dizendo que uma determinada distribuição é uma “porcaria” por causa de uma única experiência pessoal não é uma atitude correta. Primeiro porque xingar em vez de argumentar já é uma atitude destrutiva e depois porque uma experiência pessoal não reflete a realidade da distribuição.
            Em relação ao argumento do Davi (cuja opinião eu respeito e quem eu espero que não fique chateado com a minha brincadeira na mensagem anterior) eu já ví inúmeras vezes o Windows parar de iniciar após a instalação de um programa. Aconteceu comigo e com diversas pessoas que eu conheço, tanto na âmbito particular quanto em empresas. Embora eu seja da área de desenvolvimento, já dei manutenção em muitas máquinas principalmente nos anos 90 e 2000 (2000-2010) e sei como foi importante a introdução dos pontos de restauração no Windows, devido justamente aos problemas de instabilidade que ocorrem após a instalação de novos programas. Uso o Ubuntu desde 2005 e nunca tive nem ouvi relatos de problemas de instabilidade mesmo em comparações com outras distribuições ou com o Windows, ainda mais nas versões LTS.

        3. Avatar de um gajo na net
          um gajo na net

          quando o técnico não presta o problema eh do sistema….

        4. Avatar de CLAUDIO MARCELO SILVA
          CLAUDIO MARCELO SILVA

          David, eu tenho instaladas várias JDK no meu 14.04 (versões diferentes, por minhas necessidades) e tudo anda perfeitamente bem.

          1. Avatar de David
            David

            Paulo não é questão de gostar de uma e falar mal de outra, não sou fanboy, questão é, que no meu caso não rolou, sim, pode ser compatibilidade, já tive em outras máquinas, só que todas experiências com Ubuntu todas com algum tipo de problema, onde até levando para quem só utilizava o sistema não sabia me responder o porque, um exemplo, instalei o Eclipse e o Java JDK, até ai tudo bem, porém na hora de criar um projeto o mesmo trava por causa do Java, só que em paralelo o note do meu amigo que tem a mesma configuração, inclusive mesmo modelo de note rodava tranquilo.

            Ruy, já tive vários problemas com windows, quem não teve ?! Porém com muito menos frequência, apenas compartilhei algumas experiências que tive com Ubuntu, que já tento utilizar há tempos, porém nunca rola, é broxante vc configurar todo o ambiente que vai utilizar para desenvolvimento, e pá, do nada ele não inicia mais, quero praticidade, agilidade, pragmatismo, não quero ter que ficar revirando fóruns atrás de soluções para como trazer o ubuntu de volta para vida, quero produzir, e isso infelizmente é sujeito usando pelo menos a distro Ubuntu, e acredito que seus derivados.

            Claudio, instalar é uma coisa, tenho várias instaladas tbm, sem erros, mas pega para usar no dia a dia, ai começa aparecer as surpresas! Debian é estável, sim claro, porém uma eternidade para lançar atualizações.

            Não é difícil encontrar quem tem problemas com essa distro, então logo penso que deveriam amadurecer mais, pois tem muito potencial de conquistar mais mercado e usuários.

    2. Avatar de Lucas Cota
      Lucas Cota

      Ubuntu (Oficial) pra mim é a mesma coisa de bloatware e instabilidade, tudo que uma distro Linux não deve ser. A distro vem lotada de coisas, que não uso e muitas pessoas não usam, tem como desinstalar, eu sei, mas de padrão, devia vir sem. Muitos problemas com o JDK, Mono e GCC. O apt-get do Ubuntu é o mais lento que já vi, em comparação com outras distros derivadas, e sinceramente eu não entendo o porquê. Falo isso porquê uso Arch Linux e Debian e a diferença é grande nesses quesitos. De resto funciona muito bem, amo a interface Unity, pena que vai acabar.

      1. Avatar de Noboruu
        Noboruu

        o apt-get no deepin é muito mais lento xD mas sim eu tambem uso arch pessoalmente no meu dia-a-dia e sempre foi a minha preferência 😛

  11. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Instalei no 16.04, não funciona. Abre, mas fecha logo de seguida.

  12. Avatar de Zé lucio
    Zé lucio

    Não consigo instalar! Alguém pode ajudar?

  13. Avatar de sergio
    sergio

    instalo mas nao consigo instalar programas por ele uai! pqp!

  14. Avatar de claudio
    claudio

    Questão de sistema operacional vai do gosto de cada um e de como se adapta ao sistema. porem uso vários sistemas Linux e nunca tive problema em nenhuma das distros. aconselho para quem tem dificuldades com qualquer distro Linux USAR o DEEPIN que e uma distro baseado no debian.
    o único problema que vejo entre o Linux e Windows e para quem gosta de jogos.
    porem para quem usa para outros fins o Linux da de 1000 a 0 no Windows.
    agora fica a pergunta , estão instalando corretamente.
    sistema operacional 2gigas de RAM versão x86
    sistema operacional de 4 gigas de ram ou acima versão x64
    na criação de parti-coes
    coloque 4gigas de swap
    o restante da partição primaria coloque /
    escolhe ext4
    formata o disco
    e inicie a instalação.
    caso alguns pode estar tendo dificuldades nas partições

  15. Avatar de Thom
    Thom

    Gosto de ver os “Feras” discutindo esse assunto tão complexo, que é o Linux e suas Distros. Mas eu gostaria que me ajudassem a rodar o Anbox no meu Mint 19 Tara. Ja tentei de tudo, mas sem sucesso. (Ele abre e fecha em seguida)

    1. Avatar de DANIEL ARAUJO MEDEIROS
      DANIEL ARAUJO MEDEIROS

      tenho o mesmo problema

  16. Avatar de António Paulo
    António Paulo

    Gostava que alguém explicasse como instalo novos programas dentro do anbox, não consegui via play store