Análise: tablet Kubo 9.7, o Windows nas suas mãos

74 Comentários

Em Dezembro passado a Worten colocou à venda nas suas lojas um novo tablet com Windows 8.1, com características e preço capazes de o destacarem da restante concorrência.

O Kubo é ainda hoje uma das melhores escolhas do mercado e, agora, apresentamos-lhe todos os seus atributos.

Kubo 9.7 - Ecrã (1)


Aspectos positivos
  • Desempenho
  • Autonomia
  • Relação qualidade/preço
  • Interacção com o Windows 8.1
Aspectos negativos
  • Embora os movimentos sejam fluidos, o toque no ecrã compromete a fluidez

 

Hardware e design

O tablet Kubo 9.7, disponível nas lojas Worten, tem sido, até ao momento, uma das escolhas dos consumidores, já que alia na perfeição os factores qualidade e preço.

Estamos perante um tablet de gama média, com o sistema operativo da Microsoft, onde pode ser instalado qualquer software, tal como num computador (tendo em consideração as óbvias limitações de hardware) e que ainda tira partido das muitas aplicações disponíveis na Windows Store.

Kubo 9.7 - Traseira

O Kubo tem um ecrã IPS de 9,7 polegadas, com uma resolução de 1536 x 2048 píxeis. As dimensões são de 240 x 168 x 8,4 mm com um peso de 494 g, tornando-o assim bastante ergonómico.

O tablet é construído em plástico na sua estrutura, embora a traseira seja em alumínio. Vem com um jack áudio de 3,5 mm, uma porta micro USB, uma porta micro HDMI, uma ranhura para o cartão micro SD e o microfone, na lateral superior. Na traseira, do lado esquerdo, estão os botões de Power e de Volume, em baixo estão colocados os altifalantes que reproduzem som em stereo.

O processador do Kubo é um Intel Atom Z3735F (Quad-Core a 1,83 GHz) e tem um GPU Intel Gen7LP. Para o bom desempenho deste tablet são essenciais os 2 GB de memória RAM. Além do mais, tem 32 GB de armazenamento interno, expansível através de cartão micro SD até mais 64 GB.

 

Na caixa

Dentro da embalagem vêm incluídos:

  • 1 tablet Kubo 9.7
  • 1 ficha de alimentação
  • 1 cabo USB/microUSB
  • Manual de instruções rápidas

Para análise foi-nos ainda cedida uma capa de protecção e apoio do Kubo, cor framboesa, disponível na Worten por 24,99€, cuja qualidade de materiais é muito boa.

Especificações completas

  • Ecrã
    • IPS 9,7″, resolução 1536 x 2048 píxeis
  • Processador
    • CPU: Intel Atom Z3735F (Quad-Core até 1.83 GHz)
    • GPU: Intel Gen7LP
  • Sistema Operativo
    • Windows 8.1
  • Memória
    • Memória RAM: 2 GB
    • Memória interna: 32 GB
    • Memória externa: cartão microSD até 64 GB
  • Câmara
    • Principal (traseira): 5 MP com foco automático
    • Secundária (frontal): 2 MP
  • Funcionalidades adicionais
    • Acesso à Windows Store
    • Xbox Music, Xbox Games, Xbox Video, OneDrive
    • Microsoft Office 365 – um ano de subscrição incluído
  • Sensores
    • Acelerómetro
  • Dimensões e peso
    • 240 x 168 x 8,4 mm, 494 g
  • Conectividade
    • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n
    • Bluetooth® 4.0 (LE)
    • Ligações: microUSB OTG, Micro HDMI, Jack de Áudio 3.5mm
  • Bateria
    • 7500 mAh Li-Ion
  • Cores
    • Preto
  • Preço

 

Ecrã

O Kubo tem um ecrã IPS de 9,7 polegadas com resolução Full HD de 1536 x 2048 píxeis o que permite uma visualização de conteúdos com grande qualidade.

Kubo 9.7 - Ecrã (2)

A sensibilidade e a capacidade de resposta do ecrã táctil são bastante boas, contudo, a fluidez dos movimentos com o dedo sobre o ecrã não é muita.

A inclusão de uma caneta para interagir com o Kubo seria uma vantagem acrescida pelo facto de muito do software utilizado no Windows 8.1 não estar desenhado para uma interacção táctil, principalmente o software não disponível na Windows Store. Quando estamos perante um tablet Android ou iOS, cujos sistemas operativos foram desenhados na perfeição para funcionar em ecrãs tácteis, essa questão não se coloca, mas neste caso seria desejável. No entanto, este é algo transversal a todos os tablets com Windows 8.1.

 

Software

O Kubo 9.7 vem equipado com o Windows 8.1 a 32 bits, permitindo ao utilizador instalar, além de todas as aplicações disponíveis na loja da Microsoft, a generalidade do software comum de um computador.

Os 32 GB de armazenamento contemplam uma partição de recuperação de 4,69 GB, estando 24,21 GB disponíveis para o utilizador, dos quais cerca de 8 GB estão ocupados pelo sistema.

discos

A questão do armazenamento não se coloca então muito em causa, é só preciso não esquecer que se está perante um tablet e não um PC. Além do mais, este espaço pode ser expandido através de cartão micro SD.

O facto de vir com 2 GB de RAM faz com que o desempenho seja muito bom de uma forma geral, sem bloqueios, transições lentas ou com desfasamentos. Contudo, não é aconselhada a utilização do Google Chrome, já que nesse browser a navegação é claramente prejudicada.

É interessante perceber que a loja da Microsoft é dotada de boas apps que desempenham as funções que, por norma, num PC se fazem através do browser ou de outro tipo de software. É uma questão de explorar bem a loja.

O tablet vem com a licença do Microsoft Office 360 Profissional, o que permite a utilização plena de todos os serviços associados. Tem disponível 1 TB de espaço no OneDrive durante um ano, assinatura grátis do Público durante 3 meses e 10 e-books gratuitos na LeYa.

 

Fotografia, vídeo-chamada e som

A câmara principal do Kubo é de 5 megapíxeis e, apesar de o objectivo de uma câmara instalada num tablet não ser propriamente o de capturar fotos, a verdade é que ela desempenha bem esse papel, permitindo focagem manual e automática.

Kubo 9.7 - Câmara

A câmara frontal, que tem 2 megapíxeis, é ideal para vídeo-chamada, que ocorre com muito boa qualidade de imagem, com uma luminosidade equilibrada mesmo em ambientes mais escuros.

O som é transmitido com boa qualidade em stereo através das duas colunas colocadas na traseira do Kubo.

 

Considerações finais

O Kubo concorre directamente, em termos de especificações, com o bq Tesla 2 W8 já aqui analisado. Em termos de desempenho obtivemos resultados muito semelhantes, contudo, o Kubo tem algumas características que o destacam não só do bq mas de também de outra concorrência com o mesmo sistema operativo integrado.

O Kubo está disponível por 199,99 € em, sem dúvida, é o que consegue actualmente uma melhor relação qualidade/preço. Depois, a resolução do ecrã também o destaca, permitindo uma visualização de conteúdos bastante mais agradável do que num equipamento com resolução HD.

Kubo 9.7 - Ecrã

Quanto à autonomia, não há muito a destacar, mantendo-se ao nível da concorrência, o que não é de todo mau, já que permite uma utilização contínua de aproximadamente 8 horas, o que para muitos utilizadores será suficiente para uma semana inteira de utilização sem preocupações com a carga da bateria.

O Pplware agradece à Worten a cedência do Kubo 9.7 para análise bem como da respectiva capa de protecção.

Kubo 9.7

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Baltazar
    Baltazar

    Falta-lhe uma porta USB. Faz muita falta.

    1. Avatar de Hapéle
      Hapéle

      Tenho um pequeno concentrador USB da Conceptronics que funciona muito bem

    2. Avatar de Csrbrito
      Csrbrito

      O Kubo tem saida micro USB OTG, logo é possivel ligar dispositivos com conector usb quando usamos um adaptador otg!

      1. Avatar de Rui Sousa
        Rui Sousa

        Ele tem micro USB

      2. Avatar de Baltazar
        Baltazar

        Mas não há (se existe não encontrei) USB OTG adaptador que ligue 2/3 USBs (só vi 1 para 1) . Não permite usar mais do 1 ao mesmo tempo.

        1. Avatar de limat
          limat

          cabo otg + hub usb

          1. Avatar de Baltazar
            Baltazar

            Conheço algum HUB USB com entrada otg? Não consegui encontrar…

          2. Avatar de Baltazar
            Baltazar

            *Conheçe

          3. Avatar de limat
            limat

            Baltazar compra um cabo otg e liga lá o HUB USB qual é mesmo a duvida?

            O cabo OTG é um adaptador de micro usb para uma entrada femea de um usb

          1. Avatar de Baltazar
            Baltazar

            Peguei no Kubo para ver qual era o “problema”.

            É o seguinte:

            Para carregador o Kubo preciso do cabo de alimentação que se liga pelo mini usb.
            Quero ligar o rato (USB), então ligo o adaptador USB – USB mini ao Kubo.

            O problema é quando quero usar os 2 ao mesmo tempo, não encontrei um HUB com entradas USB e Mini-USB para carregar o tablet e usar o rato ao mesmo tempo.

            Conheçe algum HUB com estas caracteristicas?

            Cumps,
            Baltazar

        2. Avatar de Baltazar
          Baltazar

          A dúvida é como ligo o carregador ao mesmo tempo (que tem entrada microUSB). 🙂 Já procurei em lojas e não encontrei.

          1. Avatar de Baltazar
            Baltazar

            Muito Obrigado Anibal.

            Perguntei em 2 lojas e não me souberam encontrar este peça.

            🙂

          2. Avatar de Baltazar
            Baltazar

            Será que carrega

            Tem isto escrito


            But PLEASE NOTE that the Micro-USB power from your charger CANNOT CHARGE YOUR TABLET OR PHONE!!! It will only provide power to the On-the-Go (OTG) Ports.”

            ?

          3. Avatar de Telmo M.
            Telmo M.

            Não resolve. Por experiência (tenho esse adaptador em casa) a entrada micro-USB serve apenas para alimentar os dispositivos ligados ao próprio adaptador, e não telemóvel/tablet.

        3. Avatar de Marco Moura
          Marco Moura

          existe sim, hubs otg, procurem no ebay ou passem pelo jumbo box, tenho o Kubo e o hub e funciono com rato e teclado ou por sua vez pen usb

  2. Avatar de Master of Piglets
    Master of Piglets

    Muito bom, ainda assim continuo a achar Toshiba Encore WT8-A-102 o rei da qualidade/preço. O problema é ser mais raro que o Lince da malcata.

    1. Avatar de Master of Piglets
      Master of Piglets

      Mas por outro lado tem uma coisa que preso bastante saida de HDMI se não estou em erro este não.

      1. Avatar de Csrbrito
        Csrbrito

        O Kubo 9.7 tem saida “Micro HDMI”!!

  3. Avatar de Silvino
    Silvino

    Tenho um Kubo, e estou satisfeito, só tenho um problema, no Facebook quando quero fazer uma busca ou um comentário muita vez não chama o teclado, que se torna muito xato

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Se estiveres a usar o browser (recomendo o IE com as Tracking Protection Lists do IEGallery.com para não haver publicidades) em modo Desktop, tens de abrir o teclado manualmente no ícone na Statusbar. No modo “Metro” (ou Windows 8 mode, ou Touch Mode, ou qual a versão que prefiram) o teclado abre automáticamente ao clicar num campo de introdução de dados.

      Sou normalmente um utilizador ávido de Google Chrome, mas no Kubo o IE11 em modo “Metro” (etc etc) é o recomendado.

  4. Avatar de Rui Sousa
    Rui Sousa

    Estou muito satisfeito com este tablet. Mete qualquer android a um cantinho. Prático, responde bem e pode-se dizer que é o verdadeiro “pc de bolso”

  5. Avatar de SSilva
    SSilva

    Parece-me fantástico! Será que tem acessórios (Teclados e Canetas) do género do Surface 3?

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Qualquer teclado e rato bluetooth deve funcionar nele.
      Caneta, qualquer uma para ecras touch deve funcionar.

  6. Avatar de JJ
    JJ

    Por mais uns 50€ consegue-se um Toshina Encore 2 10″.
    Mas pronto, este equipamento não esta mau…

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      25% mais caro ainda é qualquer!
      Com esses 50€ extra que falas compro um cartão de 64 GB + 1 caneta boa.
      E a questão é que depois chegamos ao Toshiba Encore e pensamos,,, hum.. por mais 50€ compro aquele ali… às tantas mais vale comprar um Surface Pro 3!! 😀

  7. Avatar de censo
    censo

    Não se pode aconselhar o uso do Chrome, exatamente porque este browser é um consumidor nato de recursos e mina o desempenho de qualquer maquina onde esteja instalado, tal a quantidade de treta que tráz incluido.

  8. Avatar de João
    João

    200 paus !!!!!!!!!!

  9. Avatar de Correia
    Correia

    Será que este Kubo vai receber a atualização gratuita do Windows 10 ?.

    1. Avatar de D!
      D!

      Não sei como ainda há essa dúvida, tendo windows 8.1 claro que vai.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        A duvida é que este é o W8.1 with BING…

        1. Avatar de jj
          jj

          Também vai haver o w10 com o Bing.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Penso que sim! Até agora os que estão claros que não vão receber são os equipamentos que corram o Windows 8.1 RT

      1. Avatar de Hapéle
        Hapéle

        Não está certo se receberá, ou pelos menos de forma gratuita, a versão que vem é o 8.1 com Bing. Já li que vai também sair a versão 10 com Bing mas não disseram se vão oferecer o upgrade

        1. Avatar de jj
          jj

          Vão pferecer o update do Windows 10 with Bing.

    3. Avatar de Rui Sousa
      Rui Sousa

      Segundo a Worten, vai receber a actualização

  10. Avatar de André Gonçalves
    André Gonçalves

    Então e que tal a experiência pessoal com esse bichinho igual ao meu falado nos ensaios Inês? =P

  11. Avatar de Mikes
    Mikes

    “A inclusão de uma caneta para interagir com o Kubo seria uma vantagem acrescida” – uma caneta basica para ecras capacitativos custa 5 euros ou nem tanto (no ebay arranja-se por 1 euro).
    A marca podia ou não incluir uma dessas básicas, mas não sei se seria realmente um grande acrescento de valor ao pacote – porque quem quiser usar para desenhar vai acabar por gastar na mesma 25 ou mais euros numa caneta.
    Este Kubo parece-me realmente uma boa aposta!

  12. Avatar de Costinha
    Costinha

    Há uma série de problemas conhecidos como o Wifi mas nada como uma visita a um forum de tecnologia muito conhecido para a resolução desse e de outros problemas. Se os tabletes chineses, como os Teclast X98 ,etc não pagassem alfandega são melhores do que este, mas sendo assim, este é o melhor para o preço/qualidade em solo nacional e europeu. No fundo é uma réplica de um Onda…

    1. Avatar de Rui Sousa
      Rui Sousa

      Problemas com o Wifi? O meu funciona bem

  13. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Tenho um e não e não recomendo para quem quer navegar na internet, só usando o IE e mal!
    Para funções de processamento vai se safando.

    1. Avatar de Rui Sousa
      Rui Sousa

      Eu uso bem o IE, no Kubo. A app é fraquita, mas no ambiente de trabalho é tal e qual como no PC

      1. Avatar de Ferreira
        Ferreira

        Tenta ir ao site dx.com, muda-lhe o país ou a moeda (No menu que está na barra do topo ,logo a primeira). Consegues fazer isso sem rato?

        1. Avatar de Rui Sousa
          Rui Sousa

          Não tenho agora aqui o tablet para testar, mas até agora tenho visto várias páginas sem problema. Qual é a dificuldade que sentes? Écran mto pequeno?

          1. Avatar de Ferreira
            Ferreira

            Não, os menus não me funcionam correctamente. Tenho que recorrer ao chrome para me ajudar. Ou seja, algumas vezes causa-me transtorno.
            Depois a lentidão na apresentação de páginas mais pesadas… Facebook para mim é um problema, evito ao máximo usar o Kubo para isso.
            Mas pode ser algum problema de hardware, mas não creio…

    2. Avatar de mykos
      mykos

      No meu kubo uso o chrome sem qualquer tipo de problema.

      1. Avatar de Ferreirag
        Ferreirag

        Acredito que cada um tem diferentes formas de ver o desempenho de algo. E no meu caso é péssimo, uso o ublock e ainda piora o caso.
        Se estiver a ver vídeos então o caso vai de mal a pior

      2. Avatar de Ferreira
        Ferreira

        Acredito que cada um tem diferentes formas de ver o desempenho de algo. E no meu caso é péssimo, uso o ublock e ainda piora o caso.
        Se estiver a ver vídeos então o caso vai de mal a pior

    3. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      não problema NÃO é o aparelho mas sim o browser que usas que não está bem preparado para Touch.

      usa um rato (ou App simuladora de rato), e vê se não funciona que é uma classe.

      O W8.1 (ou melhor, as Apps) não está bem preparado para Touch, daí que com frequência em vários browser não descem menus (porque funcionam com umas função “hoover mousse”) por não haver sobrevoar do rato, e muitas vezes não chamam o teclado automaticamente (daí manualmente na barra de tarefas funciona)

  14. Avatar de Rafael
    Rafael

    32Gb é muito curto… Tenho um Acer hibrido com 64Gb (de resto “igual”). A instalação do W8.1 “de fábrica” vinha a ocupar uns estonteantes 4,xxx GB (menos de 5Gb), até fiquei a olhar para aquilo, de tão pouco espaço ocupar!
    O problema veio depois das actualizações… Ocupa (quase!) o mesmo que um W8.1 “normal”.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      mentaliza-te que é um PC, daí ocupa o que ocupa o Windows + partição de restauro.podes fazer backup no Windows da partição restauro, e libertar uns 5 gb. Podes limpar (CCLEANER + Disk Cleanup do Windows) os ficheiros descarregados dos updates, e só aí vão mais um par de gb.

      Depois compras um barato microSD de 25-30€ de 64 GB com gravação até 20 MBPS e leitura 50 MBps e “linkas” com uma pasta dinâmica (formata em ntfs) e até podes instalar Apps e Dropbox no microSD. Daí que isso é relativo.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        O meu problema nem é o espaço, pois os 64Gb chegam bem e tenho mais 500Gb no teclado. Os 32Gb deste é que podem ser curtos… 😉

  15. Avatar de António Marques
    António Marques

    Não tem nada a ver com o artigo em análise mas ontem recebi um Pipo W2F com W 8.1+Office e, à primeira vista e ainda com muito pouco uso, parece-me muito razoável para o preço de € 139,95 (de Espanha, sem alfândegas e em 24 horas tinha-o em casa). Quad-Core Intel BayTrail, 1.8 GHz, Intel HD Graphics , 8″ IPS 1280×720, 2GB+32GB+microSIM, 5MP+2MP, microUSB, OPG, HDMI, 4500mAh, 315g, cabo OTG, carregador+cabo.

  16. Avatar de Leonel
    Leonel

    Pode postar o link dele?

  17. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Maria Inês tenho um par de perguntas:
    – o carregamento é efectuado pelo mesmo usb do OTG? (o que impossibilita usar rato usb e carregar ao mesmo tempo)

    – o ecrã é Full HD ou QXGA (1536 x 2048)? (escreveste os 2)

    – disseste que vem com uma ficha de alimentação, que é isso? um cabo, carregador com cabo …

    – está na secção de Android? não é Windows?

  18. Avatar de JBM013
    JBM013

    Acho que com 32Gb apenas ficarmos com 14 e pouco disponiveis ,o sistema ocupa demasiado espaço,ao contrario dos telefones…
    Não está em causa o poder de expansão,o ponto de vista é apenas focado na memória interna.

  19. Avatar de Francisco Marcio Dantas Arede
    Francisco Marcio Dantas Arede

    Alguem teve problemas com skipe ?? Som e imagem ?? Obrigado

  20. Avatar de Filipe
    Filipe

    Preciso de ajuda o meu tablet e um kubo 9,7 mas eu não consigo fazer vídeo chamada e diz para fazer vídeo chamada tenho que ativar a camara como e que eu ativo a camara ajudem me Por favor mandem explicação por email OB

  21. Avatar de Luis
    Luis

    Boa tarde!
    Comprei um Kubo 9.7 mas o meu filho partiu-lhe o vidro. Ele continua a funcionar mas tem aquele risco de rachado. Alguém sabe dizer onde posso mandar substituir e qual o valor? obrigado pela atenção.

  22. Avatar de Catarina
    Catarina

    Alguém me sabe dizer como é que posso utilizar a promoção dos 10 ebooks gratuitos na LeYa?

  23. Avatar de paulo
    paulo

    Alguém sabe dizer a autonomia da bateria, pois o meu kubo ao fim de 2 horas desliga se e a percentagem e de 72% de bateria,

  24. Avatar de paulo
    paulo

    Alguém sabe dizer a autonomia da bateria, pois o meu kubo ao fim de 2 horas desliga se e a percentagem e de 72% de bateria,

  25. Avatar de Moreira Pereira
    Moreira Pereira

    Tenho um Kubo 9.7, e tentei passar para o W 10, ao princípio funcionou bem. Mas de repente, começo a ter bastante “lapsos”, como não mudar a posição da imagem, não poder escrever qualquer resposta. Como estava dentro da garantia, a Vorten, resolveu, repor 0 W8.1, e agora funciona bem. Como devem ter reparado, não percebo muito de linguagem informática, sou um mero utilizador. Deixo uma pergunta no ar, a Microsoft,manda-me anúncios para mudar “grátis” para o W10, será que não vai acontecer o mesmo?

    1. Avatar de Euclides
      Euclides

      como instalar p windows, o meu perdeu o sistema e nao sei como reinstalar

  26. Avatar de Matos
    Matos

    Parece-me que o kubo tem um grave problema com a bateria pois ao fim de alguns meses de utilização poucos a bateria fica com duração reduzida tive um primeiro problema destes e a worten trocou o aparelho o novo o tem quatro meses e esta na mesma será que isto tem solução ?

  27. Avatar de Aníbal Neto
    Aníbal Neto

    como reponho o bloqueio rotação do meu tablet

  28. Avatar de Ju
    Ju

    Alguém me sabe dizer onde posso comprar um teclado, que seja o do Kubo?

    1. Avatar de Tiago Batista
      Tiago Batista

      O teclado do Ipad dá (e fecha e tudo como se fosse um portátil). Eu tenho um. Ele não tem as teclas em português, mas como o kubo está em português ele assume o teclado em português. É só preciso ter memória visual de onde estão as letras que não estão no teclado (Ç, acentos, etc)

  29. Avatar de Beatriz
    Beatriz

    Fiz atualização para o Windows 10.1 e agora o tablet não passa do símbolo inicial do KUBO.
    Sugestões?

    1. Avatar de Euclides
      Euclides

      tentei instalar o w10 deu problema agora pede para instalar no windows alguma ajuda ai?

  30. Avatar de Antonio
    Antonio

    Boa tarde , gostava de saber onde poderei obter os driver para a tablet KUBO

    1. Avatar de Alexandre Palma
      Alexandre Palma

      estou como tu nao sei onde ir buscar os drivers