Análise: Sony Xperia Z1 – A Jóia da Coroa da Sony

62 Comentários

3 – Software e aplicações exclusivas

O Xperia Z1 vem com Android 4.2.2 Jelly Bean com a custom interface da Sony. O sistema está bem optimizado, mas poderia estar bem melhor, irei explicar em baixo porquê.

Recebeu no dia 25 uma actualização, continuando a ser 4.2.2, mas veio trazer melhorias no algoritmo da câmara para melhorar a qualidade das imagens, cores do ecrã foram calibradas, já que vários utilizadores reportaram a visualização de manchas amarelas e cores amareladas (ainda não confirmado se resolveu este problema) e melhorias no consumo energético do equipamento.

Este equipamento não vai receber Android 4.3 mas, segundo rumores, vai ser o primeiro dispositivo Não-Nexus e da linha Xperia a receber a actualização para o Android 4.4 KitKat, e deverá ser disponibilizado pela Sony a 5 de Novembro.

Ao ser verdade, é excelente esta rapidez da Sony em trazer para os seus clientes a última versão do sistema operativo Android. Esperemos que esta rapidez não comprometa a devida optimização do sistema e que deixe de ser necessário a inclusão de mecanismos para fazer boost aos benchmarks. Sim, este equipamento também tem, podem ver mais detalhes em baixo no grupo Benchmarks.

O sistema, ao que parece, está pouco optimizado ao ponto de incluírem mecanismos deste género, mas atenção que a performance real é verdadeiramente muito boa. Comprovei a performance recorrendo a algumas aplicações com processamento pesado, tanto para o GPU como para o CPU.

Esta interface não tem muitas funcionalidades, talvez até seja a mais parecida ao Android AOSP, mas as que tem podem ser bastante úteis.

     
anterior próxima
Funcionalidades:

  • Acesso rápido à câmara através do botão câmara e através do lockscreen (Android AOSP).
  • Possibilidade de adicionar mais widgets ao lockscreen (Android AOSP).
  • Popups de mini aplicações como Notas, Calculadora, Calendário, Câmara frontal (Espelho), Gmail, Gravador, Marcadores, e Temporizador.
  • Editar printscreens como cortar, rodar, adicionar adereços,  etc, automaticamente ao usarmos a mini aplicação Active Clip.
  • Mecanismos de poupança de energia, Modo Stamina, Modo de bateria fraca e Wi-Fi baseado na localização.
  • Aplicação que nos diz o tempo de vida da bateria restante da bateria com a percentagem de energia que o equipamento tenha.

Funcionalidades que não tem e que deveria ter:

  • Desactivar o scroll do wallpaper (pelo menos não encontrei a opção para o fazer).
  • Ocultar aplicações na lista de aplicações.
  • Não dá para activar maximização permanente dos widgets no lockscreen, dá imenso jeito para usar o DashClock por exemplo.

 

3.1 – Aplicações nativas / exclusivas

Este equipamento vem carregado de aplicações várias delas desnecessárias, no entanto, por incrivelmente que pareça, dão para desinstalar sem que o equipamento tenha root.

Lista de aplicações:

  • Álbum – galeria de imagens e vídeos
  • Calculadora
  • Calendário
  • Chrome – browser nativo
  • Converter – conversor de unidades
  • Desenho – aplicação para se fazer desenhos e umas brincadeiras
  • Drag & Share – Permite partilhar ficheiros facilmente entre dispositivos através do Bluetooth
  • Filmes – galeria de vídeos
  • Google+
  • Hangouts
  • Google Maps
  • McAfee Security
  • Notas
  • OfficeSuite Pro
  • Play Music
  • PlayStation Mobile – trata-se de uma loja de jogos licenciados pela Sony PlayStation. Quase todos os jogos são pagos.
  • Rádio FM
  • Smart Connect – permite configurar regras de por exemplo, a que horas deve avisar para ligar o carregador, o que fazer caso estejamos a ouvir musica em movimento ou em casa, etc.
  • Socalife – leitor de feeds
  • Sony Select – Uma loja de aplicações da Sony, semelhante ao Samsung Apps.
  • Tarefas – uma aplicação para adicionar-mos as nossas tarefas e gerirmos-as.
  • TrackID – uma aplicação para descobrir musicas, semelhante ao SoundHound.
  • TV SideView – Serve para interligar dispositivos às smart TVs da Sony e usar por exemplo como comando.
  • Twitter
  • Video Unlimited – semelhante ao Play Music, mas neste caso, pagam uma mensalidade para ter acesso a milhares de filmes.
  • Walkman – leitor de musica original da Sony.
  • Xperia Privilege – loja de promoções da Sony para comprar acessórios, entretimento e aplicações.
  • Xperia Lounge – Agregador de vídeos, noticias e outras coisas relacionadas com equipamentos Xperia.
  • Youtube
  • Box
  • Evernote
  • File Commander – Gestor de ficheiros.
  • Foursquare
  • LinkedIn
  • Pixlr Express

 

4 – Autonomia

O Xperia Z1 é fornecido com uma bateria de capacidade “astronómica”. Com 3050mAh, ainda assim, não há milagres para alimentar o enorme ecrã Full HD, o conjunto de 14 sensores, CPU Snapdragon 800 Quad-Core de 2.2GHz e a câmara.

Considerando uma utilização normal, com dados móveis ou Wi-Fi sempre ligados, ler os email, fazer umas chamadas e alguns SMS, alguma navegação na internet e brilho do ecrã em modo automático, é suficiente para durar todo o dia e ficar ainda com bastante %, suficiente para algum imprevisto.

Mas se aplicarem um uso extensivo como, ouvir musica, 1 hora na internet, Facebook ou outra rede social, jogar um pouco, não podem esperar que haja milagres.

No geral, a capacidade da bateria é suficiente para o conjunto do hardware e das aplicações, no entanto, precisa de mais optimizações neste aspecto, pois pode durar ainda mais.

 

5 – Benchmarks

Os benchmarks são sempre bastante relativos. São facilmente influenciados por outros “apetrechos” do dispositivo e, mesmo que não o sejam, existe sempre alguma relatividade entre o resultado final e o desempenho prático revelado pelo dispositivo.

Fiz vários testes com várias aplicações de benchmarks, mas devido ao que aconteceu com o Galaxy S4, Note 3 e com outros equipamentos, efectuei testes à procura se este equipamento fazia ou não “boost” nas frequências. E, talvez muitos não esperariam, incluindo eu, mas este também faz!

Aplicações usadas nos testes:

  • 3D Mark
  • AnTuTu
  • AndEBench
  • Basemark X
  • GeekBench 3
  • GFXBench 2.7
  • Vellamo

De todos os testes referido, só em 3 é que faz o “boost” secreto: AnTuTu, AndEBench e Vellamo. No AndEBench não é fixo à frequência máxima, variando entre 1.7GHz e os 2.2GHz, mas são activados os 4 cores.

No AnTuTu o Z1 consegue igualar e mesmo superar por muito pouco o Galaxy Note 3, apesar de este estar a 2.3GHz e ter melhor optimização.

 
anterior próxima
A inclusão destes mecanismos para fazer “boost” nos benchmarks mostram o pouco interesse em optimizar o sistema para aproveitar devidamente o hardware. Não há necessidade nenhuma disto, basta que se dediquem mais à optimização, nem que seja necessário contratar melhores equipas.

 
anterior próxima
Nota: Devido ao equipamento não ter root, não pude efectuar testes com o boost desactivado.

 

6 – Veredicto

A Sony fez um excelente smartphone, de topo para estar no topo. O Xperia Z1 é sem dúvida um smartphone fenomenal e, além de ter novidades a todos os níveis, vem refinar a qualidade de utilização face aos anteriores equipamentos deste fabricante, sendo um produto mais cuidado e interessante… mas também com os seus problemas, principalmente o peso, aquecimento e falta de uma devida optimização no software.

Tem 3 características chave: o poder de processamento, o ecrã e a autonomia. Aliado a isso, uma fantástica câmara, e tem tudo para ser o melhor smartphone disponível no mercado. É claramente superior ao Xperia Z e, aos donos que pretendam fazer um upgrade, pois vão sentir melhorias significativas a todos os níveis, caso o façam.

Não tive, ainda, o prazer de utilizar o LG G2 mas, segundo o que li e de relatos de amigos, consegue dar uma experiência de utilização e de performance equivalente ao Xperia Z1, podendo superar talvez em alguns pontos.

Espero que a actualização para Android 4.4 seja devidamente optimizada e que a Sony deixe de lado estas artimanhas para dar poder aos benchmarks.

 

Prós

  • Excelente desempenho.
  • Autonomia bastante boa considerando todo o hardware incluído.
  • Câmara e funcionalidades da mesma.
  • Qualidade de ecrã fabulosa, considerando os píxeis por polegada e ser Full HD.
  • Qualidade de construção.
  • Qualidade do botão Power.
  • Android 4.2.2

 

Contras

  • Ligeiras folgas nos botões de Volume e da câmara.
  • Aquece bastante mesmo em funcionamento normal (sem considerar reprodução de vídeo ou jogos).
  • Preço, talvez justificado por toda a tecnologia que a Sony incluiu neste equipamento, mas 650 / 700€ é um valor bastante elevado não estando ao alcance da maioria.
  • Falta de algumas funcionalidades básicas.
  • Inclusão de mecanismos para fazer boost nos benchmarks.
  • Volume baixo, mesmo com auriculares ou headphones, poderia dar mais alto.


O Pplware agradece à Sony a cedência do equipamento para esta análise.

Sony Xperia Z1

« página anterior     pág. 2/2     página seguinte »

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RF
    RF

    Já estou farto de ver este telemóvel no Factor X.. Não abusem do “product placement” até para bem da imagem da marca!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Ui 😀 então tens de te queixar ao Factor X… nós nem sabemos quem são esses.

      Aqui o factor é muito mais que um X, é um factor útil.

      1. Avatar de Jorge Santos
        Jorge Santos

        …. :/

      2. Avatar de RF
        RF

        Tens razão.. é mais um Factor €

  2. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Esqueceram-se de mencionar que no teste da deco, que levou o telemovel a agua e começaram a surgir problemas, condensação de água na lente das cameras, e deixou de funcionar passado uma semana

    1. Avatar de Vítor M.

      Na verdade já fizemos vários testes, um que podes ver no vídeo do nosso parceiros See Mee, que está no post e, depois com intervalo de mais de uma semana, o texto do Helder e nada aconteceu.

      Mas… vamos esperar para ver se tal acontece.

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      O teste da DECO foi ao ZR e não ao Z1.

      1. Avatar de David Ferreira
        David Ferreira

        tens razao, uma grande falha minha xD

    3. Avatar de carlos
      carlos

      Ola, tenho um Xperia Z e ja fui imensas vezes agua e simplesmente brilhante !!! Nao tenho problemas com a condensação de agua ou coisa parecida !!! Risco a dizer que é o melhor telemovel existente no mercado ! Quem tem nao quer outro !!

      1. Avatar de carlos
        carlos

        Esqueci-me de referir foi a piscina imensas vezes no verao !!! portanto durante os messses de Julho e Agosto e nada …

      2. Avatar de Carla Oliveira
        Carla Oliveira

        De certeza que é uma grande porcaria de telemóvel. Coloquei o meu Xperia Z a carregar e os pinos do telemóvel vieram dentro do carregador. Apesar de estar na garantia a Sony desacertou-se logo de forma bastante antipática através dos seu call center em Espanha. Foi a maior asneira ter comprado essa porcaria de telemóvel que agora está inactivo pois não posso carregá-lo.

        1. Avatar de Luís Tavares
          Luís Tavares

          Boas. tenho um Xperia Z e aconteceu-me o mesmo! Como resolveu o assunto?

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Fiquei com uma duvida, falam dos “boost” mas porque que é “boost” ter os 4 cores a funcionar ao maximo, nao estao a ir mais do que é anunciado?!
    Quando foi o “escandalo” da Samsung nao foi porque o smartphone fazia overclock?
    O benchmark é para testar o telefone ao limite, por isso é normal que ele ligue todas as “turbinas”.

    1. Avatar de Agostinho
      Agostinho

      Concordo contigo Paulo…
      E em relação as folgas nos botões e aquecimento, o meu irmao tem um preto, ja mexi nele varias vezes e nao senti folga nenhuma nem aqueceu…
      A jogar aquece um pouco, mas nada de crítico, visto o hardware que tem, e um equipamento destes é normal aquecer com processamento em massa. Mas com baixo processamento, tipo SMS e ouvir musica, comigo não aqueceu…
      E o telemovel já tomou banho algumas vezes e até agora funciona perfeitamente…
      Em relação às folgas, pode ser um defeito do telemovel testado, mas também posso estar errado e o do meu irmao ter saído em condições… 😛

    2. Avatar de Hélder Ferreira

      Tens razão Paulo, mas a questão é que quem deveria fazer isso eram as aplicações de testes e não as fabricantes.
      Se o objectivo das aplicações de bench é testar todo o hardware, então elas deveriam manter a frequência ao máximo em todos os núcleos.
      Não é necessário ROOT para esse efeito, basta que a aplicação faça elevado processamento.

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não.

      O telemóvel tem de conseguir fazer esse rendimento, mas também tem de cumprir requisitos de fiabilidade e de autonomia que se esperam…

      O boots, não é de “ter os 4 cores a funcionar ao máximo”, é ter os quatro cores presos a uma velocidade maior que a velocidade de relógio máxima.

      De qualquer forma, é assim, a maior parte dos SOC’s já vão para o mercado a funcionar bem, mas a frequências mesmo altas demais, para fazer “número”, pois o gasto energético á frequência máxima, não compensa o ganho de potência.

      Até por isso, que há muita gente a fazer underclock aos telemóveis…

  4. Avatar de joao costa
    joao costa

    e de mim ou a qualidade das fotos nao parece nada de mais?

    1. Avatar de Agostinho
      Agostinho

      O telemovel tem um “pequeno defeito” que já reparei… em AUTO as fotos não teem a melhor qualidade que deviam ter… Em manual, se souberem escolher as definições corretas, teem fotos muito melhores…

    2. Avatar de engate frustrado
      engate frustrado

      Um amigo meu comprou mal saiu, e estavamos loucos para ver a qualidade das fotos visto que era o chamariz.

      Um desastre… Tiramos fotos em ambiente de bar, e o meu Gnexus dava uma abada completa. Tinha ele acabado de gastar 700 euros… Ate deu pena. Ainda ontem eu pus me a ‘brincar’ com a camera enquanto estavamos no ginasio e nao fiquei nada impressionado. Talvez eu nao saiba tirar o maior partido, talvez lhe falte a actualizacao em
      questao , mas nao tenho razao de queixa a usar camera do Perfectly Clear no meu Nexus.

      Talvez por isso ou pela minha ma experiencia com a Sony e o Arc S nao ache grande equipamento em comparacao com o que ai vem e o que esta no mercado.

  5. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    ZR, Z1…

    Tenho o Z e estou satisfeito. Mas lá que isto de andar a lançar modelos melhorados de 3 em 3 meses é ridículo. Sony tem de rever a sua política.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ou então de 9 em 9 meses porque foi mais ou menos essa a distância entre ambos.

  6. Avatar de Kap75
    Kap75

    Boas,
    Tenho um Z1 e realmente é uma excelente máquina. No paragrafo onde dizem “a parte da frente e tudo na parte superior, temos o LED RGBA (assume várias cores que podem ser configuradas com uma aplicação própria)” de que aplicação se estão a referir?
    É que nos settings do telefone apenas é possivel activar ou desactivar o led de notificações.

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Há algumas no Google Play que podes instalar para esse efeito.

  7. Avatar de sergio
    sergio

    a sony nunca me convenceu na camera, já tive 1 k800i c950, x10i arc s que me lembre, é muita parra e pouca uva.

    se estes modelos não vingarem, o fabrico de sonys pode ter os dias contados

    1. Avatar de Ricardo Melo
      Ricardo Melo

      Mas não deixa de ser engraçado que aqueles que são considerados os melhores smartphones a tirar fotografias, normalmente vêm sempre equipados com sensores/câmaras da SONY. De entre os que referiste, o ARC S foi inclusivé considerado o melhore smartphone na sua altura a tirar fotografias, ganhando inclusivé o prémio da EISA Awards. Claro que já lá vão 2/3 anos sensivelmente…

      1. Avatar de Carlos Senra
        Carlos Senra

        Foi em 2011, dois anos. O K800i para uma camara de 3.2 MP, era extremamente bom, ainda hoje me lembro da camara daquele telemóvel. Quando ao Arc S, se soubesses fotografar tinhas fotos muito boas, se utilizasses o modo automático, ficavam cheias de ruído.

        1. Avatar de sergio
          sergio

          a do k800 não era grande coisa, o Nokia n80 fazia melhor p.ex

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Tanta discussão com as câmeras dos telemóveis… a muitas das pessoas não sabe tirar fotos, nem tira uma dúzia com o aparelho, e põe-se a discutir câmeras como se fossem sei lá o quê… lol…

      A do meu (Galaxy Nexus, 5MPix), é bem modesta para um telemóvel da idade dele/preço… e bem criticada (negativamente) na internet… mas já me tirou uma foto para ganhar um prémio e para vê-la exposta publicamente… 🙂

      1. Avatar de sergio
        sergio

        eu só disse que anunciam uma coisa e depois na verdade é outra, faz parte do marketing de cada marca..

        parabéns para o teu premio, fixe

  8. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Não me parecem grandes fotos….

  9. Avatar de Marcio Pego

    ip58, ip57 era o XPERIA Z

  10. Avatar de José
    José

    Caros,

    Os smartphones são mais do que máquinas de fotografar. Quem quer ser fotógrafo compre uma máquina reflex e não um smartphone!

    Todos ralham mas depois ninguém tem razão! lol

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não?

      Então experimenta lançar um Xperia Z1, mas sem cÂmera nenhuma, por menos 100€ a ver se alguém o compra…

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu fui com o meu xperia Z para agua salgada e não tive nenhum problema, e andou muito mais que uma hora dentro de agua.

  12. Avatar de Cláudio M.
    Cláudio M.

    Boas,

    já há uns dias que ando a pensar comprá-lo. Vim numa loja online (spotdatecnologia)a 595€. Alguem confirma se é uma loja fidedigna ou tem conhecimento disso?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Agostinho
      Agostinho

      Na LoadScript tens ainda mais barato. Mas tanto uma como a outra, penso serem de confiança…

      1. Avatar de Cláudio M.
        Cláudio M.

        Acabei por mandar vir da LoadScript, versão preto. Tava mais barato. Foi com receio, pois não conheço a loja, mas deixa lá ver como corre. Como tá listado no kuantokusta e o site até tem uma boa estrutura, penso ue seja á maneira, embora para burlas façam de tudo.

        1. Avatar de José Silva
          José Silva

          Cláudio M. correu tudo bem com a encomenda á
          empresa Loadscript?
          que comentários faz sobre o serviço da empresa?

          1. Avatar de Daniel Almeida
            Daniel Almeida

            Boas,

            vi uma empresa online cita em vários países da UE (Reino unido, bélgica, França, Espanha, etc) que vende o Z1 a um preço bastante acessível tendo em conta os preços praticados por cá. Por exemplo, no site francês vendem o Xperia Z1 a 443.90 desbloqueado. Contactei a dita empresa e disseram-me que entregam grátis para Portugal e também contactei a Sony a qual me garantiu que desde que o telemóvel venha com comprovativo de compra com o IMEI e Serial Number descrito, a garantia é válida em Portugal. a empresa em questão é a ValueBasket. Gostaria que me dessem opinião sobre se é segura, etc etc. Já vi alguns sites de reviews e comentários, em que alguns comentários dizem que não cumprem o sprazos de entrega e estão meses à espera da mercadoria ou do reembolso e a maioria dos comentários dizem que chegou a tempo e horas, com um atendimento super profissional, etc etc.

            A quem tenha comprado lá ou que conheça a loja online, deixe o seu comentário por favor.

            Obrigado

  13. Avatar de Diogo
    Diogo

    Boas pessoal, antes de mais quero dar os parabéns pela analise aqui feita, eu tenho um Xperia Z1 e vim do anterior Xperia Z notei logo uma diferença bastante grande no melhor sentido.

    Quanto as fotos ai mostradas no modo automático não estavam em 20mpx e quem as tirou podia ter feito um trabalho melhor já tirei fotos com o meu de deixar qualquer pessoa de boca caída.

    Quanto ao aquecimento eu até achei estranho dizerem que aquece muito pois foi das coisas que mais me surpreendeu no meu foi de quase não aquecer comparado a outros smartphones, mesmo a fazer coisas puxadas incluindo jogar Real Racing 3 tanto no Z como no S4 e HTC One ferviam ate chegavam a queimar a mão.

    Folgas entre as teclas??? só se for no vosso Z1 testado o meu está impecável e acho que não sou o único aqui a dizer o mesmo.

    Preço alto?? está ao mesmo que o S4 e HTC One quando saíram nada que não fosse de esperar.

    Som não sei qual foi a versão de firmware testada mas fizeram os testes antes ou depois de testarem ele na agua???
    Se foi depois de o terem posto na agua e normal que o som seja baixo durante um tempo. mas como foi dito pode ser melhorado pela Sony ou pelo outro método dito

    E para quem gosta de Benchmarks testem o Z1 e note 3 com o Antutu X pois a nova versão do Antutu acaba com as aldrabices de algumas marcas, vão ter uma surpresa. 😉

    Cumps

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      O problema do som baixo pela coluna externa é um problema conhecido do Z1, podendo não se verificar em todos os equipamentos.
      O problema das manchas amarelas no ecrã, é um problema conhecido em vários equipamentos Xperia. Mas alguns têm e outros não, eu durante o teste não vi essas manchas.

      O firmware testado foi o último disponibilizado pela Sony até ao lançamento desta análise.

      O aquecimento é bastante notório bastando só navegar na internet, qualquer equipamento aquece desta forma. Se começarem a usar aplicações mais pesadas,aquece bastante.

      O preço é alto, tal como é o preço do S4, HTC One, etc, pode ser justificado por toda a tecnologia incluída tal como referi, mas não deixa de ser um contra.

      1. Avatar de Agostinho
        Agostinho

        Acho que ninguem falou em manchas amarelas no Xperia Z1… o Z teve esse problema inicial mas foi feita a substituiçao do LCD pela garantia por quem quis…

        E mais uma vez volto a citar o que disse anteriormente…
        No telemovel do meu irmao não existe qualquer folga nos botoes, e não tem nenhum aquecimento em especial a nao ser a jogar, o k é perfeitamente normal, mas nada que se compare ao ponto de queimar… lol

        E a camara, tal como também disseram do xperia ARC, o Xperia Z1 tira fotos de muito maior qualidade se for em modo manual… basta saberem o mínimo sobre fotografia e terao logo fotos de qualidade muito superior… Eu tenho neste momento um Sony Xperia S, e principalmente nas fotos à noite, em automático as fotos ficam repletas de ruido, enquanto que em manual -> modo noite, as fotos ficam muito nítidas, desde que se tenha umas maos firmes…
        Caso alguem queira posso mostrar uma foto que tirei a uns dias com o meu Xperia S e podem confirmar a ausencia de ruido…

        1. Avatar de Hélder Ferreira

          Eu referi as manchas amarelas como um exemplo, e não precisa de ser substituído o LCD, basta que seja feita uma actualização que calibre as cores. Na maioria das vezes,este problema não se deve ao ecrã (hardware), como foi o caso do Xperia S, bastou uma actualização ao software.

          Em relação aos botões do volume e da tecla da câmara, existe efectivamente uma pequena folga que não existe no botão power. Talvez não seja notória para a maioria dos utilizadores, tal como não é notória por si, mas ela está lá e vai-se notando cada vez mais com a utilização das mesmas.

          A câmara… Para a análise eu usei os parâmetros padrões, até porque é esse o propósito das análises, mas tirei algumas fotos para mim em modo manual e com as devidas configurações.

          1. Avatar de Rafael Silva
            Rafael Silva

            e quais são essas configurações para o melhoramento da camera??

  14. Avatar de Diogo
    Diogo

    Esqueci-me de dizer que se activarem nas definições de som o clear audio + o som dos altifalantes dão mais alto e melhor 😉

  15. Avatar de Hugo Corredeira
    Hugo Corredeira

    Estou convencido, acho que está na hora de trocar o meu antigo x10i que já me acompanha à uns anos largos por esta máquina fabulosa.Estava indeciso entre um S4 ou um Iphone 5s já que o 5c de low-coast não tem nada.
    Obrigado pela excelente analise

  16. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Bom dia, alguém sabe ou já instalou o update novo que a Sony disponibilizou recentemente?

  17. Avatar de Lucas Sevioli
    Lucas Sevioli

    Amigo mto bacana sua matéria.
    tenho procurado mto a respeito do LED RGBA junto do auscultador, qro saber o q significa cada cor e se por onde as configuro.
    se puder me ajudar, grato.

  18. Avatar de David Vieira
    David Vieira

    Tenho o meu z1 a uma semana e 5 estrelas. Até agora o que não percebo é o simples facto de usar a camera aquecer quase ao ponto de não conseguir pegar na parte de cima do aparelho. Agora a questão é se isto é muito normal?

  19. Avatar de Claudio
    Claudio

    “A protecção do ecrã é resistente a quebras e riscos e o equipamento tem certificação IP58, que o torna resistente à água e a impurezas.”

    “…é resistente a quebras e riscos…”

    Mas é mesmo? se deixar cair não parte?

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      Ninguém confirma?

    2. Avatar de Claudio
      Claudio

      A minha parte de trás já está com um alto risco… 🙁
      Não quero que aconteça o mesmo ao ecrã.

  20. Avatar de Marih
    Marih

    Olá queria saber se a parte traseira deste Smartphone é lacrada? Ouvi dizer que quando lacrado se der algum tipo de problema na bateria ou algo do tipo não tem como concertar? Isso é verídico … me apaixonei pelo Z1 mas estou com medo de comprá-lo.

  21. Avatar de Figas Figueiredo
    Figas Figueiredo

    Tenho um XPERIA Z1 e submergi-o sem estar bem informado na água do mar para fazer fotos. Que implicações isso tem e gostaria de saber se ainda posso superar o problema de ele já não estar a ligar nem a carregar…
    Obrigado

  22. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    A isso chama-se um já foste, porque o sal oxida os componentes

  23. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas pessoal,
    Não sei se será o sitiu mais indicado para perguntar, mas acho que sim..Recebi a nova atualização 4.4.2 para o meu xperia z1, mas está veiu com muitos bugs, alguem me pode dizer se também tem o mesmo problema ou sou só eu??
    Fiquei um pouco desapontado com a sony neste aspeto, na versão 4.3, estava excelente, smartphone de topo, vem este update e estraga tudo…
    Help !!!:(

  24. Avatar de João Miguel
    João Miguel

    Bons dias,

    Apareceu me um problema no Xperia Z…só consigo ouvir as chamadas com o altifalante ligado.
    Alguém já lhe aconteceu igual.

    Cumps,
    JM

  25. Avatar de Rafael Silva
    Rafael Silva

    ai alguempode me ajudar comprei um xperia z1 mas a memoria ram dele veio apenas dizendo q é 1.66gb sendo q era para ser 2gb e o espaço total com 11.79gb quanto era para ser 16gb esta correto é isso mesmo? a camerá de vc a noite fica ruim tb??

    1. Avatar de Traia
      Traia

      Rafael em questão da memória está certo sim, pois em todos os modelos de smartphones a memoria por maior q for, nao virá “completa”, devido ao uso do sistema, por exemplo o z1 a memoria interna é de 16gb o espaço utilizavel é de 11.79gb como vc falou devido ao sistema android ocupar o resto do espaço, isso acontece em todos os smartphones..

  26. Avatar de Carlos Miguel
    Carlos Miguel

    Iniciei uma página no Facebook ontem ao final do dia para reivindicar o suporte oficial da App Remote Play neste terminal.

    Na minha opinião é inconcebível que não seja suportada pela Sony, até porque não apresentaria quaisquer problemas de compatibilidade.

    Se quiserem participar, basta colocar gosto na página, a intenção é futuramente tornar visível a mesma. Poderá não dar em nada, mas não custa nada tentar.

    Tenho feito publicidade ao longo da manhã em diferentes fóruns de maneira a estimular a participação das pessoas e assim angariar mais likes.

    Deixo então o link para a página.

    https://www.facebook.com/bringremoteplaytoallzs

  27. Avatar de Daniel Pinheiro
    Daniel Pinheiro

    Cara o celular é uma máquina,tem uma ótima câmera e roda jogos em alta definição, e tem gente preocupado com a resistência a água, aff…Já tão querendo é de mais,antigamente nem câmera tinha em celulares,uma câmera de 20.7 Mp,é luxo…eu tenho o z1 e gostei.