Análise: Alcatel Onetouch Idol 2

34 Comentários

O mundo do Android é muito vasto, são cada vez mais as marcas que se lançam neste universo e são cada vez mais aquelas que se querem impor, e para tal necessitam de se destacar em qualquer que seja o aspecto.

No caso do Alcatel Onetouch Idol 2 em análise o destaque vai para o seu design e para o facto se ser um smartphone dual SIM, uma característica cada vez mais procurada pelos utilizadores.

Conheça este smartphone em pormenor.

alcatel_idol_2_0


O Alcatel Onetouch Idol 2 é um smartphone Android, lançado no decorrer do passado ano, que vem com a versão 4.2 do sistema operativo, mas que já recebeu actualização para a versão 4.4. A interface não é a do Android puro, mas não é muito distinta e mantém-se bastante simples e intuitiva.

Tem um ecrã IPS de 5 polegadas com uma resolução de 540 x 960 píxeis e protecção Corning Gorilla Glass. Conta com um processador Quad-core a 1.3 GHz, 16 GB de armazenamento interno e 1 GB de memória RAM, suficientes para um bom desempenho.

O modelo em análise, e que é comercializado em Portugal, é o 6037K, mas existem outros modelos (6037B / 6037Y) que podem ser utilizados como dual SIM ou single SIM + micro SD até 32 GB. Neste caso, ambos os modelos só dispõem de 8 GB de armazenamento interno.

Dentro da caixa vem o Alcatel Idol 2, o carregador, o cabo USB/microUSB, os guias de instruções rápidas e os auriculares com fios.

Especificações gerais:

  • Ecrã: IPS de 5″ 540 x 960 píxeis (~220 ppp)
  • Processador: quad-core a 1.3 GHz
  • Memória RAM: 1 GB
  • Armazenamento Interno: 16 GB
  • Sistema Operativo: Android 4.2 (Jelly Bean) actualizável para v4.4
  • Câmara Principal: 8 MP
  • Câmara secundária: 2 MP
  • Conectividade:NFC, Wi-Fi 802.11 b/g/n, Wi-Fi Direct, DLNA, hotspot, Bluetooth v4.0, A2DP
  • Dimensões: 136 x 70 x 7,3 mm
  • Peso: 128g
  • Bateria: 2000 mAh
  • Preço: 178,90 € (preço médio no KuantoKusta)

 

Design e características gerais

O Alcatel Onetouch Idol 2 tem um design atractivo e as dimensões proporcionam uma boa ergonomia. Com 7,3 milímetros de espessura, o Idol 2 pesa apenas 128 gramas.

A construção é toda ela em plástico e as laterais são envolvidas por uma moldura metalizada. A capa traseira não é removível, pelo que não há nenhum acesso directo à bateria de 2000 mAh.

alcatel_idol_2_ecra_1

Na lateral direita estão incluídos os botões de Volume e Power, na esquerda os slots para os dois cartões micro SIM, em cima pode aceder-se ao jack de áudio de 3.5 mm e ao microfone secundário, e em baixo encontram-se visíveis os altifalantes e a porta microUSB.

alcatel_idol_2_lateral_1 alcatel_idol_2_lateral

Na frente, em baixo, estão os botões tácteis comuns do Android (Retroceder, Home e Menu) e em cima encontram-se os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante, a câmara de 2 megapíxeis e o LED de notificações.

alcatel_idol_2_botões

Na traseira está incluída a câmara de 8 megapíxeis com LED Flash e abaixo encontra-se inscrita a marca. Esta capa traseira é feita de um plástico macio ao toque e ligeiramente arredondado, o que lhe confere uma boa ergonomia.

alcatel_idol_2_traseira

 

Alcatel Idol 2 em vídeo

 

Sistema operativo e interface

Quanto ao sistema operativo, estamos perante um Android 4.2, com algumas alterações a nível de interface, mas que se mantém igualmente simples e intuitivo.

Relativamente a aplicações e funcionalidades adicionais, além das aplicações comuns da Google, são de destacar as redes sociais, como o Facebook, WhatsApp, Twitter e Google+, alguns jogos, como o Asphalt 7, o Danger Dash ou Uno & Friends.

alcatel_idol_2_interface

Traz ainda uma série de ferramentas como bússola, conversor de moedas, lanterna, gravador de voz, o Trigger, que funciona como um gestor de acções comuns do smartphone, como economia de dados, iniciar modo de navegação ao ligar-se ao Bluetooth do carro, silenciar o smartphone com tag NFC, efectuar Check-ins automáticos para o Foresquare, entre outras.

Para multimédia, conta com apps como o Deezer, o PicSay e Rádio FM. Vem também com o Evernote, um Gestor de Ficheiros, o OfficeSuite, o Shazam e ainda uma app de Notas instalados.

Para ligar e desligar o ecrã bastam dois toques em qualquer parte do ecrã, o que evita a utilização do botões, uma funcionalidade ideal para quem precisa de utilizar o smartphone com uma só mão.

Em modo GPS, a navegação num percurso de 30 quilómetros foi feita sem quaisquer problemas e com uma normal fixação de satélites.

Outra das vantagens deste smartphone, que apesar de começar a ser incluído nos smartphones desta gama ainda não é muito comum encontrar, é o NFC. Em várias partilhas efectuadas através dele não foram detectadas falhas.

 

Câmara

A câmara fotográfica principal é bastante razoável em diversos ambientes, nomeadamente em ambientes de luz artificial, apesar de não impressionar.

alcatel_idol_2_câmara

Ela conta com 8 megapíxeis e as suas funcionalidades são muito básicas. Tem foco automático e manual, tem HDR, geo-referência e permite capturas a 3264 x 2448 píxeis.

Confira a qualidade da câmara com alguns exemplos de imagens capturadas em diferentes ambientes:

alcatel_idol_2_câmara_ex_1

alcatel_idol_2_câmara_ex_2_small alcatel_idol_2_câmara_ex_3_small

alcatel_idol_2_câmara_ex_4 alcatel_idol_2_câmara_ex_5

 

Considerações Finais

O Alcatel Idol 2 revelou-se um smartphone com bom desempenho tendo em conta a gama onde se insere. A autonomia não é muito boa sendo que um ciclo de carga dura para cerca de um dia e meio, com utilização diária considerada normal.

O design e a possibilidade de utilização de dois cartões SIM são os grandes aspectos positivos deste smartphone Android.

alcatel_idol_2_ecra_1

Em chamada, por vezes, foram detectadas algumas falhas espontâneas de rede, o que acaba se traduzir no maior ponto negativo a apontar a este Alcatel Onetouch Idol 2.

A interface é simples e o sistema já inclui uma série de aplicações úteis para qualquer tipo de utilizador.

Outro dos aspectos positivos a referir relativamente a este equipamento é a qualidade do som reproduzido. O altifalante colocados na lateral inferior do smartphone reproduz um som limpo e sem qualquer ruído mesmo com o volume no máximo.

O Pplware agradece à Alcatel a cedência do smartphone Onetouch Idol 2 para análise.

Alcatel Onetouch Idol 2

 

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Angelo
    Angelo

    Na vossa opinião este ou o Moto G 2ª geração, qual a melhor opção? Disseram-me que Moto G é preferível ao BQ dentro do mesmo orçamento – tenho como orçamento 200€. Agradeço desde já as opiniões

    1. Avatar de José Fonseca
      José Fonseca

      Moto G sem dúvida, ou então escolhes o asus zenfone 5 que tem 2gb de ram, 16gbs de memória interna e é dual sim e está nesse preço

      1. Avatar de pedrito
        pedrito

        Asus Zonfone 5 … sem duvida é o melhor ..

        1. Avatar de Zé Montanelas
          Zé Montanelas

          Vi as especificações no GSMarena
          É um “calhamaço” esse Asus, comparando um telemovel com o mesmo tamanho de ecrã por exemplo:

          Alcatel Onetouch Idol 2
          136 x 70 x 7,3 mm
          Peso: 128g

          Asus Zonfone 5
          148.2 x 72.8 x 5.5-10.3 mm
          Peso: 145g

          (esse ultimo tem 2 medidas porque a espessura varia dependendo da parte do telemovel)

        2. Avatar de Alisson
          Alisson

          So se for ZONFONE mesmo, porque o zenfone é ruim demais, bateria dele é o pior motivo de se der um zenphone, tenho um moto g g2 e ele dura comigo o dia todo, alem de ter dtv que nem uso masss assisto algumas coisas no horario do launch. asus é o famoso bonitinho mas ordinario, é so entrar em foruns e ver o que o povo reclama bateria e tem casos que em 2 horas de uso ele ja cai para 18%.

          Eu estou vendendo um asus zenphone 5 a mais 1 mes e ninguem compra, comprei 8 moto g g2 na bfriday e todos eles sairam em 5 dias.

    2. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      Os Moto G são 1 bocado trambolhos, e não gosto de smartphones com aquelas teclas do home e isso no ecrã, pois desperdiça o espaço na barra em baixo, depois queres usar o ecrã em full screen em videos/jogos ou mesmo a navegar ocupa espaço no ecrã e só faz confusão

      Tenta escolher um smartphone que tenha no maximo 140g, o Galaxy S4 por exemplo tem 130g
      Eu comprei à uma semana um Wiko Darknight por 99€ no “Stock Off” da Staples e foi uma excelente compra, o ecrã com vidro “Gorilla Glass 3” é espectacular

      1. Avatar de eo
        eo

        Não há mais negócios desses ?

        1. Avatar de Zé Montanelas
          Zé Montanelas

          Foi um achado, eles tavam a vender o Wiko Cink Five por 50€ e o Darknight por 100€, mas aquilo eram restos de descontinuação dos produtos

          O Cink Five esgotou logo no primeiro dia (9 janeiro), o problema é que o stock off (foi dia 9,10 e 11) eram 60 produtos mas a unica coisa de jeito eram estes 2 telemoveis, e as primeiras pessoas a saber são os empregados que depois ficam com eles ou andam a tentar guarda-los para venderem a conhecidos, e pra não chamar à atenção nem metem no expositor

    3. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      Tenho um amigo com 1 BQ Aquaris E5

      O unico e grande ponto fraco é o ecrã
      Já o comparei com o meu Wiko, tem o problemas de ficar com a imagem um bocado distorcida por causa das dedádas/gordura e tem umas cores mais mortas, isto acho que advem da qualidade do vidro que é “Dragontrail”, o meu Wiko usa “Gorilla Glass 3” e não acontece nada disso

    4. Avatar de kekes
      kekes

      Tive o Moto G da primeira geração e agora tenho o da segunda geração, só posso dizer bem do ecra e do som que tem. A nivel de actualizações posso dizer que a Motorola é uma das melhores, nunca tive problemas com o aparelho.
      Se quizeres specs brilhantes tens outras marcas brancas, mas se queres algo solido para durar e melhor assitencia vai com a Motorola.

  2. Avatar de User
    User

    Eu tenho o Alcatel One Touch Idol 🙂

  3. Avatar de antonio costa
    antonio costa

    KOLINA K100+

    Android 4.2
    Octa Core MTK6592T 2.0GHz
    Tipo De Produto
    5.5 Polegadas
    Ecrã Capacitivo Multiponto
    Resolução Do Ecrã 1920*1080
    Memória RAM 2GB
    ROM 32GB

    PRECO 161,99€

    1. Avatar de knom
      knom

      esconde isso, eles vão dizer que nao é bom porque tem 4.2 e não android 5

      1. Avatar de antonio costa
        antonio costa

        🙂

    2. Avatar de Joana
      Joana

      Onde se arranja um desses ? 🙂

      1. Avatar de antonio costa
        antonio costa

        EFOX

  4. Avatar de Jonybat
    Jonybat

    Eu comprei um destes na versão dual sim (6037k) há uns meses e estou bastante satisfeito. Atenção que a versão dual sim nao leva cartão sd, e tem 16GB de memória ao invés dos 8GB da versão normal. Apos algum tempo a procura de um dual sim com Nfc, este foi o escolhido, sendo que a única alternativa era o xperia m2 dual.

    Em relação ao artigo, várias fontes dizem realmente que existe upgrade para o 4.4, mas não é verdade. Já tentei actualizar com o software da marca e pelo update OTA no telefone e a única coisa que alterou foi a build do kernel. Tentei contactar a marca, mas sem sucesso. Parece que vou ter que esperar por uma custom rom.

    De resto, o led de notificações não é rgb, apenas branco, e apenas tem uma coluna em baixo, e nao duas. A do lado direito é o microfone.

    É um bom smartphone para o preço sem dúvida.

  5. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Assim que vi a resolução do ecrã já nem li mais nada…

    Um telemovel com ecrã de 5″ tem de ter no minimo uma resolução HD (1280*720), acho que é bastante relevante pois é uma resolução comum e padrão, considerando que já existem bastante com ecrãs Full HD embora a densidade já seja tão elevada que nem se justifica a diferença por ser quase inperceptivel a não ser que tenha o olho a uns 5 cm do ecrã

    1. Avatar de antonio costa
      antonio costa

      Mas 540 x 960 píxeis é “muito de menos” LOL

      1. Avatar de Zé Montanelas
        Zé Montanelas

        É só o dobro dos pixeis…

        540 x 960 = 518400
        720 x 1280 = 921600

        Para alem que o HD 720p (1280×720) é um padrão e podes reproduzir video com esta resolução, enquanto o qHD (960 x 540) não, porque o padrão inferior no video é 480p (848×480) e ainda tem de fazer “upscale”

        Eu já olhei para ecrãs qHD (540 x 960) e notasse os pixeis no ecrã, algo que não acontece com os ecrãs HD e Full HD

        1. Avatar de antonio costa
          antonio costa

          Contra marés e marinheiros comprei o UMI Zero, tenho a uma semana e estou muito satisfeito tanto em termos de caracteristicas como de construção, é um excelente equipamento.

      2. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Meu caro amigo! parti o meu ontem, comprei outro, mas acho que vou mandar arranjar este! com esta resolçução tem um brilho que nao enccontro noutro telemovel deste preço. que saudades deste meu maquinão 🙁

  6. Avatar de Pedro Henriques
    Pedro Henriques

    Boa tarde

    Não acham demasiado caro para um smartphone com uma bateria tão fraquinha, um ecrã tão pobre em resolução e já pra não falar da RAM e do processador?

    Quando vi o preço no fim fiquei desiludido, andamos a ser apanhados numa rede tão grande apenas porque nos deixamos ir.

    Este smartphone é menino para custar 100€ +/-

    Este por exemplo é de completa confiança e comparem as peças e valores: http://www.buyinhouse.com/-envios-da-europa-no1-s7-50-hd-ips-mtk6582-quadcore-13ghz-android-42-3g-smartphone-g-306790

    Cumps

    1. Avatar de knom
      knom

      hmmm voces sabem que os mAh não querem dizer muito nao sabem?

    2. Avatar de knom
      knom

      mAh DIFERENTE de Autonomia

      1. Avatar de Pedro Henriques
        Pedro Henriques

        sim, não é sinonimo de autonomia, pelo menos durante o primeiro ano de uso, a partir daí não é bem assim, digo isto por experiencia própria do meu antigo S3.

  7. Avatar de Pedro Miguel
    Pedro Miguel

    Boas eu comprei este telemóvel numa promoção e não tenho nada a apontar sim a bateria podia ser um pouco melhor mas resto estou bem feliz.
    Já agora no meu nunca tive problemas nas chamadas e já tem 2 meses o que agrada bastante.
    Quanto á resolução não vejo grande problema.

    É fluido e rápido não tenho problemas de lag nem nada do género no antutu deu 22 000 o que me deixou bastante satisfeito.
    Comprei o por cerca de 155€ pois o meu orçamento não dava para mais este é o meu primeiro android e digo que fiz uma boa escolha.
    Tive algum medo de ter lag ou assim mas até agora nada.
    Se recomendo sim recomendo mas esperem por alguma promoção.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Não tem lag? Cheio de sorte. Eu tenho 1 e muitas vezes fico à espera do que vai acontecer. Se calhar já instalei demasiadas apps. E tive quase 21000 no antutu.

      Quanto à actualização para o 4.4 gostava de saber onde anda ela pois OTA não há nada.

      De resto, é um smartphone decente que consegue ter um ecra de 5 onde outros tem 4.5/4.7. De facto é bom ao toque e o ecra não é mau. Pena as apps que vem incluidas não datem todas para desactivar

      1. Avatar de Pedro Miguel
        Pedro Miguel

        Ya deparei-me com o mesmo problema das APP eu tenho mantido o tele limpo ainda não fiz a actualização mas deve estar para breve.

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Andei mais de seis meses com ele sem me bloquear uma vez que fosse, nunca enpancou, super fluido, simplesmente fica um pouco mais lento se estiver a atualizar os programas. parti o ontem, fui compra um pop4 plus, mas ja estou cheio de saudades do meu idol 2

  8. Avatar de Bruno Tavares Silva
    Bruno Tavares Silva

    Eu acho esse Alcatel muito interessante para o preço. Conheço bem porque vendo na loja onde trabalho. Boa relação preço/qualidade. Eu cá ultrapassei o meu habitual limite de 200 e por 299€ (paguei 225€ porque tinha bónus de desconto no cartão da loja) optei por ficar com o LG G2. Uma máquina!

  9. Avatar de Diogo
    Diogo

    Para vocês, qual o melhor smartphone? : nexus 5 , Bq aquaris e5 fhd, Lg g2, Wiko highway ou Alcatel idol x+?
    Estou em dúvida em qual comprar.

    1. Avatar de fernanda
      fernanda

      idol x+ é a melhor opção.