Alerta utilizadores Android: 13 apps que devem remover já

39 Comentários

Se confia na loja de aplicações oficial para Android então é melhor começar a mudar de ideias. Como temos vindo a revelar, são várias as aplicações que estão por lá disponíveis mais que têm malware associado ou algum tipo de esquema.

Recentemente o investigador da ESET, Lukas Stefanko, revelou que existem 13 jogos para simulação de condução que estão disponíveis na Google Play Store e que possuem malware.


Segundo o investigador são 13 os jogos que funcionam como simuladores de condução que estão disponíveis na loja de aplicações do Android e que possuem malware.

De acordo com Lukas Stefanko, estes jogos já foram instalados mais de 560 mil vezes e, curiosamente, após a sua instalação, o ícone do jogo desaparece. Ainda segundo o investigador, os jogos não têm nenhuma funcionalidade… apenas malware!

Se já instalou algum destes jogos deve proceder urgentemente à sua remoção. Para tal basta ir as Definições > Gestor de aplicações, selecionar a app/jogo e remover. Mais uma vez está disponível malware, escondido em apps/jogos, na loja de aplicações oficial do Android o que demonstra a incapacidade da Google perante este tipo de cenários.

O Android é o sistema operativo móvel mais popular do mundo e também um dos mais exploradores ao nível da segurança. Segundo dados recentes, o malware para o sistema operativo móvel de Google tem vindo a crescer significativamente e nesse sentido é fundamental estamos atentos e ter o nosso dispositivo sempre seguro.

Leia também…

ESET Mobile Security – mais que um antivírus para o seu Android


Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rason
    Rason

    instalei uma app que me fez explodir o telemovel :'(

    1. Avatar de Edson
      Edson

      Qual? Lembras qual seria?

  2. Avatar de José Colzani
    José Colzani

    Esse investigador deve ser muito bom…
    Procurei alguns dos apps citados na matéria e não encontrei.
    Bom…nem vou mais comentar…

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      bem, é porque se calhar foi ouvido (lido kappa) e retiraram já algumas 😀

      quando os programadores fazem um bom trabalho é tipo o Batman, ninguém sabe o que ele fez (excepto o espectador claro), mas a população continua segura 😀

      Todavia quando algo corre mal toda a gente tem de encontrar o culpado 😀

    2. Avatar de Anti Maneis..
      Anti Maneis..

      Não encontrou porque já foram retiradas.

    3. Avatar de Bigzz
      Bigzz

      Play Store removeu eles

  3. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boa noite,

    Eu só precisei de clicar no link do twitter que existe na notícia para ver as apps em causa….

    Abraço

  4. Avatar de Alex
    Alex

    Podia mostrar também as falhas da Apple Store, pois assim da a perceber que só o Android tem essas porcarias cheia de vírus

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Dá a perceber a quem? Vá lá..pensa..tu és mais inteligente que isso.

    2. Avatar de V.T.
      V.T.

      Nem mais… Concordo plenamente!

    3. Avatar de Woooosh
      Woooosh

      Eles a avisarem o pessoal para terem cuidado e vocês com um ego maior que o sol preocupados com a igualdade de dispositivos informáticos…

  5. Avatar de Alexa
    Alexa

    Cadê os utilizadores do Android pra dizer que ele é Linux, logo é seguro? Cadê a segurança? ‘-‘
    Android, o sistema operacional movél mais utilizado do planeta…
    E o mais cheio de pragas e olha que nem se resume a play store, rsrsrs

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Android é sim Linux puro, porém é redesenhando pela Google que gosta de ser diferentinha igual o Felipe Feto.

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Android é sim Linux, porém é redesenhando pela Google para, isso abriu o sistema para falhas, olhe a árvore do Android e depois compare com alguma distribuição, a diferença chega a ser assombrosa.

        1. Avatar de Sinhogamer.com
          Sinhogamer.com

          Se Linux fosse realmente seguro a Google ja teria feito o Android totalmente seguro como qualquer distribuição.

      2. Avatar de Alexa
        Alexa

        Se Android fosse Linux, poderia abrir e instalar APK

    2. Avatar de Anônimo
      Anônimo

      Os malwares são desenvolvidos com base no S.O mais utilizados no caso do mobile o Android, mas isso não é um erro de sistema, perceba que é só um programa executando o que foi programado para fazer, o usuário ainda concede permissões a ele daí é pedir demais, não é que nem certos S.O que travam em uma aplicação CSS e reinicia, porque isso sim é uma falha a nível de sistema operacional.

    3. Avatar de V.T.
      V.T.

      Anda vai aprender a escrever português!

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Sabiam que tanto o IOS quanto Android são variantes do Unix?
      Porém o IOS manteve a tradição, qualidade da segurança e confiabilidade UNIX, já o Linux foi popularizado, código aberto, qualquer um pode alterar o código fonte e criar sua distribuição personalizada, no caso o Android do Google, um Linux personalizado para mobile em massa, genérico a todos os fabricantes de celulares de dispositivos móveis.
      Então por favor, saibam das asneiras que estão falando, procurem se informar.
      Ahhhhh. Por que IOS é mais seguro? Porque não é de código aberto e o IOS é casadinho pela desenvolvedora para seu hardware específico e proprietário. Casamento perfeito. Quem teve celular do Google da linha Nexus e Pixel sabe que também não se compara aos Android das Samsung, LG, Sony e demais. Celular do Google é pau a pau com iPhone, não tem travamento e é muito rápido e seguro.

    5. Avatar de valeri
      valeri

      Agora em Português, consegues???

  6. Avatar de Bia
    Bia

    Sabe o que seria interessante? Mostra alternativas seguras a Google Play Store, já que a mesma está deixando muito a desejar em segurança, por isso que muita gente corre de braços abertos pro iPhone e fica a criticar o Android.
    Tem seus motivos.

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      a alternativa são as apps chinesas cheias de bloatware ou descarregar aplicações por sites que confies, para isso pode ser necessário privilégios de root / administrador que pode dar quebra nos T&C da garantia que vendem os produtos ‘como estão + updates’. Como o mercado dos telemóveis android é desenvolvido pela google, os tentáculos deles são fortes na google play store. A apple é cara também pelos os motivos de segurança nas apps, eles ganham rios de dinheiro na appstore. mas claro que há problemas em todos os sistemas, e sistemas mais para o lado gratuito, como a google claro que depende dos freelancers que podem ser mal intencionados.. MAS o sistema de reports/rate funciona para isso mesmo. poucos são afetados para o bem comum -> barato

  7. Avatar de Renato Santos
    Renato Santos

    simples José, é só olhar no final da página q a gente já vê oque é essa matéria esdrúxula, só pra instalar o app q deve ser um malwere. coloca uma matéria pra chamar a atenção e oferece o app pra ficar seguro desse tipo de malwere. esse povo não tem mais oque inventar pra tentar enganar o povo. e tem gente q ainda cai nisso.

  8. Avatar de ISTÊNIO
    ISTÊNIO

    Ja estalei um e deu virus no meu celular.

  9. Avatar de Zeca baleiro
    Zeca baleiro

    Ainda bem que só uso Lumia

    1. Avatar de José Dias
      José Dias

      O melhor que já existiu!! Tive o 435, 520, 640, 720 e o 950…bons anos a utilizar o sistema Windows phone, e por não haver mais actualizações decidi ir para Android…É bonitinho e tal, mas é só me###a!!

      1. Avatar de Evandro
        Evandro

        Boa! Adquiri um Samsung AtivS I8750 (Windows Phone) em 2012, desde então nunca mais eu quis saber do android. Com a falta de atualização da Samsung eu parti para o Lumia 640XL, foi bom enquanto durou mas os os 8GB de memória interna e 1GB de RAM deixaram a desejar a cada atualização da Microsoft, penso que se o aparelho tivesse no mínimo o dobro dos valores que citei eu teria ficado mais tempo com ele, mas lamentavelmente tive que partir para o android !
        Ah, antes tentei permanecer com Windows Phone (agora Windows Mobile) adquirindo um Lumia 950XL mas não tive a sorte pois o aparelho veio com muitos defeitos internos impossibilitando o uso, agora, eh isso, ficar a mercê desses dois “grandes” sitemas operacionais disponíveis!

  10. Avatar de Abel
    Abel

    Mano,voces só estao falando de Iphone e Android(samsung),minha opiniao sobre samsung:nunca me encomodei,acho bom,tenho um J7 prime,recebi uma atualização que ele ficou 8.1.0,ta muito alto a versao de software.Iphone:nunca tive,mais amigos meus tem,acho bom,ele roda quase todos os jogos no maximo,mas agora com seu ultimo lancamento Iphone xs max,esse telefone roda tudo no maximo!Absurdo,mais como disse prefiro samsung,pois tem um preço adequado ao consumidor,por exemplo o Galaxy s9 plus,ele é muito forte,nivel de Xs max!
    Falando de outra marca bem conhecida tambem é a motorola com seu ultimo lançamento MOTO G6 PLUS,um amigo meu tem,ele é um exelente telefone,a partir do motorola Moto g3 todos pra cima sao otimos celulares,essa é minha opiniao sobre os telefones,respeito a de vcs!Obrigado!

  11. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Por acaso a mim, quando fui fazer actualizações que tinha pendentes no telemóvel… apareceu o primeiro jogo como tendência para instalar… estou a falar do Truck Cargo Simulator… mas não instalei…

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      A questão é que 100% segurança não existe mas a Apple é a que está mais perto e a que faz mais controlo. A Google anda a passear e a deixar tudo nas mãos de terceiros…

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    Embora o windows phone entre aspas tenha acabado ,eu ainda prefiro ele na versão 8.1 , sempre confiável e nenhuma propaganda em nenhum dos apps

  13. Avatar de Carlos
    Carlos

    Podia mostrar também as falhas da Apple Store, pois assim da a perceber que só o Android tem essas porcarias cheia de vírus

  14. Avatar de V.T.
    V.T.

    O Android é utilizado por quase 90% dos utilizadores de smartphones. Logo, é o SO móvel mais “apetecível” para falcatruas. Mesmo assim e cada vez mais se vê no iOS este tipo de apps. Não será mais criticável esta ultima situação num SO pago a peso de ouro e de uma só marca para uma só marca?

  15. Avatar de Gabriel leirbag
    Gabriel leirbag

    Vocês estão discutindo se Android é Linux, e se Linux é seguro, amigos o que faz o Linux ser tão seguro, são os poucos usuários, perto do Windows ou qualquer s.o.
    Entenda o que é largamente utilizado, vira alvo e alguém desenvolve vírus e qualquer forma de prejudicar as pessoas ! Se não fosse Android , fosse Unix , ou uma rosquinha Donuts, seria atacada por formigas hackers, ou formigas diabéticas ! Mas a vdd é
    Prego que se destaca, leva na cabeça !!!
    Entenda !!! Não existe lugar , ambiente ou sistema seguro, sempre há alguém que poderá romper a segurança de um sistema ( S.O.) no caso !!! Mas isso vale para qualquer sistema, seja de S.O. , seja de segurança privada , ou dá nasa!!! Único sistema seguro é o da sua mente que vc conta pra quem vc quiser ! Mesmo assim vagabundo pode te sedar hipnotizar…. E aí já sabe né ? Abraços paremmde discutir crianças !!!!

    1. Avatar de Alexa
      Alexa

      Android não é Linux, aceite.

  16. Avatar de Dalai Lama
    Dalai Lama

    Carlos ! Não há casamentos perfeitos!

    Dalai Carlos

  17. Avatar de Francisco
    Francisco

    Tenho um portátil antigo ao canto, porque é W. Vista e já não recebe actualizações Windows, Chrome, Firefox, etc. Quero mudar para Linux, como fazer?

    Agradeço algumas dicas.

  18. Avatar de chuvanareia
    chuvanareia

    Use a fork of linux= does not work…
    Create a mobile fork of linux=less secure but it works..
    Use a mobile fork of linux that is opensource=less secure it works and anyone can make apps (malware inside)

    =take my money=
    the gaga dev team aka google dev