AirDroid – O acesso ao seu Android num simples browser

56 Comentários

Muitas são as aplicações que permitem que o Android interaja com o PC. Como exemplo dessas aplicações temos o Gmote, Mr.Mouse, Remote Droid, Remote WebDesktop, entre outros. Ontem enquanto procurava por novidades do mundo Android, encontrei uma aplicação bastante interessante que permite de forma muito simples integrar e aceder remotamente via wifi a funcionalidades do nosso Android , através de um simples browser. Vamos conhecer o AirDroid.

airdroid_00


AirDroid é uma aplicação gratuita, rápida e com um interface excelente que permite aos utilizadores que possuem um dispositivo com Android, controlar os mesmos através de simples browser.Tal como outras aplicações já aqui apresentadas, o AirDroid necessita de uma aplicação servidor a correr no android e uma aplicação cliente para correr no PC (Neste caso um simples browser). A comunicação entre PC e Android  é estabelecida via Wifi.

Como usar o AirDroid?

Depois de instalar o AirDroid no dispositivo com Android, devemos verificar qual o endereço de acesso via browser (IP do smartphone + porta de comunicação) e a password de acesso.

airdroid_04

Nota: O smartphone e o PC devem estar na mesma rede.

Em seguida, basta abrir o endereço fornecido pela aplicação num browser do PC e introduzir a password fornecida anteriormente para entrar.

airdroid_001

Depois de acedermos à pagina de gestão online, são muitas as informações e opções disponibilizadas. Podemos por exemplo aceder a um resumo relativamente ao nosso smartphone e saber informações como:

  • Modelo do smartphone
  • Versão do Android Instalada
  • Espaço de armazenamento interno e no cartão (livre e ocupado)
  • Nº de contactos
  • Nº de mensagens
  • Nº de Aplicações
  • Nº de Musica
  • Nº de Vídeos
  • Nº de Books

airdroid_01

Através do AirDroid via browser podemos também ver as aplicações instaladas, data de instalação, tamanho, etc. É possível também desinstalar aplicações.

airdroid_02

Outra das funcionalidades interessantes disponibilizadas pelo AirDroid é a possibilidade de aceder aos contactos, log de chamadas e enviar SMS via browser.

airdroid_03

Além das funcionalidades referidas anteriormente, o AirDroid permite ainda via browser:

  • Aceder aos ficheiros do dispositivo
  • Criar contactos
  • Transferir ficheiros entre smartphone e PC
  • Ver fotos
  • Definir toques

Na aplicação para o smartphone podemos:

  • Aceder a informações do dispositivo
  • Gerir aplicações instaladas
  • Gerir tarefas
  • Aceder às configurações da aplicação (ex. redefinir password da aplicação)

airdroid_05

Para verem como tudo funciona, aconselhamos a verem o seguinte vídeo.

O Airdroid é sem duvida uma aplicação fantástica que permite a interacção entre PC e Android. Quantas vezes necessitou de ver a informação guardada no smartphone (ex. fotos, vídeos, musica) num PC e teve de andar à procura do cabo  ou arranjar uma solução para passar essa informação para o PC? Com o Airdroid tudo é simplificado. Experimentem!!!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 2.1 +
Download: AirDroid [2,6 MB]

qr_airdroid

Partilhar:
Tags:

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Ribeiro

    Parece muito bom!
    Logo já o testo.
    Obrigado.

  2. Avatar de Joob

    Ahahah, muito bom 😉
    Hei-de testar assim que possível, mas deve consumir um pouco da bateria não?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nem por isso…o normal+1

  3. Avatar de Carlos B.
    Carlos B.

    Existe forma de fazer isto por bluetooth em vez de wifi ?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Essa é uma das funcionalidades que procuro desde há muito …parece que a solução ainda não vem desta aplicação.

      1. Avatar de phixie
        phixie

        Tenta o MyPhoneExplorer (dá por cabo, bt e wifi)
        em: http://www.fjsoft.at/

  4. Avatar de Nelson
    Nelson

    já testei e está 100% aprovado!!! xD
    muito bom.
    é muito rápido na interacção e mesmo a mandar e a receber sms, que para mim é o que me dá mais jeito… além de passar musicas, imagens etc… só falta as musicas do android serem reproduzidas no pc, pois aparece o leitor de música mas não funciona… de resto nota 10!

    1. Avatar de GreenTuxer

      A mim funciona tudo. Pode ser alguma característica do teu telefone. ou software instalado.

  5. Avatar de Android2.2
    Android2.2

    Prefiro o websharing, mas de longe em relação a este. Só pelo simples motivo que não preciso de instalar nada no PC e até posso utilizar o 3G para transferir ficheiros para o PC se quiser.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mas aqui também não tens de ter nada instalado 🙂 Apenas o browser…mas esse faz parte da mobilia.

      1. Avatar de Android2.2
        Android2.2

        Não é isso que diz o texto: “Tal como outras aplicações já aqui apresentadas, o AirDroid necessita de uma aplicação servidor a correr no PC e uma aplicação cliente para correr no dispositivo com Android”

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Tinha isso trocado ou seja, do lado do dispositivo Android o servidor e do lado do PC o cliente…neste caso o browser.

  6. Avatar de Carlitche
    Carlitche

    Boas.
    Podem dizer-me se este app pode fazer backup das nossas aplicações para o pc e gestão de musicas, tipo como faz o itunes para o iPhone?

    kumps

    1. Avatar de Oli
      Oli

      Boas Carlitche,

      O que podes fazer é seleccionares as apps que quiseres, e fazer exportar e o que ele vai fazer é download das apks para o teu pc… Espero ter ajudado.

      Cumps

  7. Avatar de laxnuf
    laxnuf

    Excelente dica.

    Bom trabalho!

  8. Avatar de rc
    rc

    hei!

    a app parece-me muito bem, vou testar apesar de usar normalmente o wirless file transfer. para quem tem android da samsung, na samsung apps tem de borla o kies air que tem ainda mais funcionalidades do que este, podendo mesmo enviar sms atraves do browser. 😀 no sgtab e o que uso, mas testar este no a5 😀

  9. Avatar de João Silva
    João Silva

    Alguém me sabe informar se existe algo do género para iPhone?

    Obg

  10. Avatar de serva
    serva

    Boa tarde ,

    Android a bombar , ainda não instalei , só vou fazer logo a noite , o que é muito interessante em todas estas aplicações que não param de serem lançadas , é que a dinâmica actual da comunidade que programa em Android ultrapassou a do Jailbreak , esta é a pura das verdades , ainda ontem num jantar entre família dizia-me um portador de Iphone 3gs , que a muito que não vê na comunidade Jailbreak surgirem aquelas aplicações que faziam a grande diferença , quando ele contactou com o meu galaxy 2 , ficou espantado com a velocidade e fluidez do meu dispositivo , e acreditem que ele ficou a abanar , era um dos candidatos a comprar o 4S , mas disse-me que não o irá fazer depois de andarmos a brincar um pouquinho nas milhares de aplicações que existem para Android .

    cumprimentos

    Serva

  11. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Parece algo do genero HTC Link mas via wifi. Já não uso o HTC Link a algum tempo, mas há coisas que dá muito jeito como a sincronização de música, ou contactos do outlook (sem ter que passar pelo gmail).
    Parece muito interessante. Tenho que experimentar

  12. Avatar de Carlos Morais
    Carlos Morais

    Não consigo aceder, estou na mesma rede e já tentei em browsers diferentes…

  13. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Muito boa dica…já experimentei e vai dar jeito

    Thnks 😀

  14. Avatar de Samuel

    Muito bom e bonito! Mas, o Remote Web Desktop tem outras funcionalidades!

  15. Avatar de Paulo

    Testado, aprovado!
    Fabuloso.
    Ainda me custa a crer que isto seja freeware.

  16. Avatar de jonny
    jonny

    Dá pra fazer backup dos contactos do tlm para o PC ? Por exemplo guardá-los num ficheiro.

  17. Avatar de onthewheels
    onthewheels

    testado, 5*…gostei…

    abraços

  18. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Troquei de telemóvel e de numero, só o facto de andar a passar à mão todos os contactos do telemóvel velho estava-me a fazer adiar a coisa (apenas usando o telemóvel android)…agora com isto, permite-me gerir os contactos com o teclado do PC.

    Thanks PPLWARE!

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      porque não sincronizavas os contactos com o gmail. Mesmo que não tivesses gmail, só o trabalho que tinhas compensava a criação da conta

  19. Avatar de Fábio Gaspar
    Fábio Gaspar

    Muito bom sim senhora! vai dar muito jeito

    abraço

  20. Avatar de TP
    TP

    Boas!
    Tal com um utilizador acima, também não consigo ligar-me….
    Estou na mesma rede, já verifiquei vezes sem conta o endereço mas o browser não “apanha” o smartphone…
    Alguma dica!?

    1. Avatar de TP
      TP

      Fiz reset ao router e a coisa funcionou!!
      Ah, o programa é excelente!!!

  21. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não consigo enviar mensagens através do browser, cada vez que tenho reinicia o telemóvel, estou a usar um huawei x5.
    De resto gostei bastante.

  22. Avatar de Anselmo

    Aplicação perfeita! era tudo que eu precisava. PS: Sou fã do pplw!!

  23. Avatar de serva
    serva

    Pedro ,

    Simplesmente soberbo , de facto esta aplicação ser gratuita é mesmo de admirar extremamente poderoso .

    Quero dizer que discordo completamente com a opinião que os utilizadores de Samsung têm um programa melhor , ou seja a aplicação Kies , eu acho simplesmente horrível , só me sirvo dela para ver se existe alguma actualização de firmware que a Samsung tenha lançado de resto é super lenta a fazer a sincronização , eu sei que tenho cerca de 32 GB de ficheiros de música e vídeo , mas o air droid é bem mais rápido pelo que já testei , é quase instantâneo o acesso as diferentes pastas que queres fazer o upload .

    Fantástico mesmo .

    Cumprimentos

    Serva

  24. Avatar de serva
    serva

    Há e outra coisa a Kies só está disponível para instalares numa plataforma Windows que para mim é um BIG problema .

    Cumprimentos

    Serva

  25. Avatar de serva
    serva

    Bom agora instalar aplicações do market é mesmo uma brincadeira de crianças , confirmo que tudo se passa muito rápido mesmo com ficheiros áudio .

    5 estrelas e mais meia .

    Cumprimentos

    Serva

  26. Avatar de Rui S.
    Rui S.

    Excelente aplicação! Dá mesmo um jeitão. Assim já podemos estar “afastados” do telemóvel e controlá-lo “remotamente”. 😉

    Muito bom. Parabéns! Adorei!!

  27. Avatar de jedi
    jedi

    é parecido com o airkies que tem no meu SGS 2, mas parece ser melhorzinho a nivel de protecção. 😉

  28. Avatar de serva
    serva

    Bom dia ,

    Já existe uma actualização deste espectacular programa hoje quando abri o programa informou-me que havia uma actualização beta , mas posso-vos garantir que ainda funciona melhor .

    Se por caso tiverem o vosso browser no pc aberto cm o IP do programa , quando introduzirem a pass vai dar erro , têm de fechar o Browser e voltar a abrir , depois funciona tudo Impecavelmente .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Pedro Pinto

      yups confirmo. Se tiverem problemas com a rede avisem sff

  29. Avatar de Diniska
    Diniska

    Muito bom, aconselho.
    Já uso há algum tempo.

  30. Avatar de serva
    serva

    Esta aplicação é 5 estrelas Pedro , o Android todos os dias tem dezenas de novas aplicações , é mesmo uma loucura mas positiva , já instalei também a que recomendaste das farmácias Portuguesas e é 5 estrelas e o mais engraço é que é completamente free , é por estas e por outras que o Android está com a projecção actual , qualquer temos quase de criar um tópico só para novas aplicações do Android .

    Pedro necessitava de fazer um upload ou que me colocasses no tópico do Ubuntu 12,04 Alpha uns screens para ajudar o nosso leitor @Pensamento positivo , como é que sugeres que eu faça , euvio-te por email os screens ou existe alguma outra forma , podes consultar o post para veres o que eu necessitava de fazer , thanks

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  31. Avatar de serva
    serva

    Errata ” deve-se ler qualquer dia ” , deve-se ler ”engraçado ” , desculpem

    Serva

  32. Avatar de Arthgrafic
    Arthgrafic

    O melhor que já experimentei!!!

    Obrigado!

  33. Avatar de phixie
    phixie

    Acabei de experimentar e estou bastante impressionado.
    Apesar de preferir usar o gestor de ficheiros no Android para transferências, através de wifi (directo), este AirDroid tem algumas funcionalidades interessantes; e a interface está muito bem cuidada.
    Até agora só encontro um pequeno defeito, mas que faria toda a diferença: a edição de contactos é individual e muito básica.
    Este programa é para manter! Boa dica P.Pinto!

  34. Avatar de serva
    serva

    Muito obrigado Pedro , envio amanhã a noite ou segunda de manhã .

    Os meus agradecimentos

    Serva

  35. Avatar de Alpes
    Alpes

    Realmente é bom, mas tem um senão (acho eu), não dá para enviar ficheiros do pc para o smartphone. Sendo assim, vou continuar a usar o websharing.

    1. Avatar de Alpes
      Alpes

      Hoje, já consegui encontrar uma opção para enviar ficheiros do pc para o smartphone. Também fiz uma actualização solicitada pela aplicação, talvez fosse por isso, mas não sei. Bem, agora já estou muito mais contente com o funcionamento.

  36. Avatar de Paulo Pedrosa
    Paulo Pedrosa

    Era uma coisa destas que eu andava há procura há muito tempo. 5*

  37. Avatar de Pedro Matos
    Pedro Matos

    Muito bom este artigo, realmente esta aplicação faz um jeitão, Obrigado ao pplware pelo bom trabalho desenvolvido.

    5*

  38. Avatar de Ricardo Nunes

    Boas pessoal.

    Gostaria de saber se este software funciona mesmo sem existir internet.

    O Software seria para por a funcionar uma central de bombeiros para envio e recepção de SMS’s de Alertas (entre outros, mas esta a principal função), e não poderia estar sujeito a que a Internet fosse a baixo e fica-se sem o restante serviço.

    Obrigado

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      experimenta o FrontlineSMS: http://www.frontlinesms.com/, acho que é adequado ao que necessitas

      só precisas de um modem ou de um telemóvel compatível ligado ao PC.

      Miguel

  39. Avatar de FFerreira
    FFerreira

    Boa noite, preciso da vossa ajuda, instalei o programa no meu novo Nexus7, tenho um router meo thomson meo TG799vn que se desliga sozinho, parece-me um programa excelente contudo o router não me permite trabalhar com ele.
    Creio que o problema esta no router…
    Obrigado!

    M Cpts

  40. Avatar de Luiz Carlos
    Luiz Carlos

    Olá, gostaria de pedir ajuda, pois não estou conseguindo fazer nenhum tipo de upload para o meu cartão SD e o Airdroid só abriu no IE9 aqui.

    1. Avatar de Luiz Carlos
      Luiz Carlos

      Opa, consegui com o chrome, obrigado e parabéns pelo site.

  41. Avatar de Luisa
    Luisa

    Boa Noite. Preciso de ajuda. Estou desesperada1!! O meu tlm foi roubado sem bloqueio e atraves do airdroid fiz reset ao telefone (limpar dados) mas não sei se ele conseguiu fazer… através do Gestor de Dispositivos da Google, ele indica que o meu tlm já esteve online com a minha conta google. Como posso saber se o reset/bloqueio foi feito?