Ainda espera pelo Android 5.0? Já saiu o Android 5.1

85 Comentários

Para quem espera, com desespero, pelo Android 5.0 Lollipop fique a saber que há novidades. Nas últimas horas o Android 5.1 Lollipop criou algum buzz nas redes sociais, tendo aparecido alguns screenshots e o nome em vários logs.

No final da tarde de hoje, a Google confirmou que de facto já há o Android 5.1.

lp-51


Sem que ninguém esperasse, até porque a maioria dos equipamentos ainda nem sequer recebeu o Android 5.0, a Google anunciou o novo Android 5.1. Desta vez a linha Nexus não foi a primeira a receber esta versão, tendo a Google escolhido os low cost Android One que estão a ser lançados na Indonésia.

nexus2cee_wm_android-5.1-lollipop_thumb

Além dos vários screenshoots não oficiais, a informação para a existência do Android 5.1 apareceu também na página oficial do Android One.Até ao momento ainda não existe qualquer changelog sobre esta nova versão.

Como informamos hoje de manha, o Lollipop já tem expressão nos números de utilização Android mas mesmo assim continua a representar apenas 1,6%. A concorrente Apple, por exemplo, já tem o iOS 8 em 72% todos os seus dispositivos.

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ajcp
    Ajcp

    Olá pessoal. tenho um galaxy note 3 com o firmware N9005XXUGNG1 e ainda não recebi a atualização para o 5.0. Alguem sabe quando é que sai? obrigado

    1. Avatar de Diogo Silva
      Diogo Silva

      Boa sorte com a espera lol

    2. Avatar de Johnny
      Johnny

      Vai sair quando sair, até la esperas como todos iram esperar.
      No LG G3 já saiu, o Android 5.0 não é nada de mais é igual só modificaram algumas coisas.

      1. Avatar de Marco Pinheiro

        desculpa, mas ri-me com isto: “não é nada de mais é igual só modificaram algumas coisas.” não é o que acontece sempre e em todos os SOs? :p

        1. Avatar de Fabio Pisco
          Fabio Pisco

          Vocês são todos un riso mas é xD. Mudaram de dalvik para ART e aumentaram em bastante a performance dos dipositivos (eu com android 4.4 faço +-35 000 antutu, no android L faço +-41 000) e mais um porrada de coisas que devem ter mudado claro, mas prefiro não comentar pois admito que sou leigo na questão 🙂

          1. Avatar de DeeSeven
            DeeSeven

            Só a nível de consumo de memória passou para metade!
            O meu todo stock com 4.4 com as aplicações fechadas tinha 1.3/1.4Gb de memória ocupada, com o 5.0 passou para 700Mb +-
            Esse pessoal critica só porque sim, porque é fixe lol
            E tal como dizes, no antutu cheguei aos 43000+- sem fazer nada por isso.
            Quem disser que não há diferença nenhuma é porque simplesmente não testou nada.
            ps: estou a falar do LG G3 neste caso. Quanto a outros equipamentos, embora julgue que o mesmo se passe, não me pronuncio.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Também tenho um Note3 e já tenho o android 5.0

      1. Avatar de Alvaro
        Alvaro

        Aonde vc conseguiu a versao 5.0 para o LG G3 ?

      2. Avatar de Sandra
        Sandra

        Bom dia, como instalou o android 5.0 no Note 3?

  2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Anda por aí uma lista de “fixes” que supostamente esta atualização trará:

    http://www.chron.com/technology/businessinsider/article/A-Complete-Look-At-Google-s-Biggest-Android-5856634.php

  3. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Eu estou a espera que saia o Windows 10 para depois criar uma conta Microsoft e Adeus Google, nunca mais!

    1. Avatar de xbs
      xbs

      Ainda bem para ti.

    2. Avatar de xbs
      xbs

      Ainda bem para ti.

    3. Avatar de Mota
      Mota

      Farewell. Nobody cares.

    4. Avatar de Tiago
      Tiago

      boa sorte, amigo.

    5. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      eu ja larguei o bugdroid há muito…

      1. Avatar de ER
        ER

        tb tou à espera do w10

    6. Avatar de Aybara
      Aybara

      Porque não largas já?

      A diferença entre o Windows Phone 8.1 e o 10 não é assim tao grande.

      Ou preferes o SO da Google em vez do WP8.1?

    7. Avatar de Anonimo
      Anonimo

      Já somos 2.
      Tenho o Nexus7 recebi a actualização OTA para 5.0.2 e estou para deitar ao lixo mas é.
      Super Lento e a bateria não aguenta nada!
      Sim já fiz essas maraquices todas e não resultou. (cache, e reset fabrica)…

      Comprei o Nokia Lumia e mete o Android ao bolso.

      Tem menos apps, mas ao final de contas faz chamadas 🙂

      1. Avatar de Charles Pimenta
        Charles Pimenta

        Claro que vai ser mais rápido pois n há conteudo algum neles, enche um carro de passageiros e um sem do mesmo modelo e vai disputar uma corrida.

  4. Avatar de João Reis
    João Reis

    Quem compra Android não está a espera de receber as actualizações.

    Instala quando elas aparecem, se aparecerem, ou se quiserem aventurar a tentar arranjar forma de as fazer aparecer 🙂

    1. Avatar de Mota
      Mota

      E mesmo assim as pessoas insistem em comprar android neh? Que coisa estranha esta, comprar smartphones apenas por ter updates.

      #haterdetected

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Se as versões 4.3 e superiores são quase todas iguais, para quê sequer estar preocupado?

      Daqui a pouco a malta anda a trocar de carro só porque o sistema multimédia já não recebe os últimos updates…

      1. Avatar de Mario
        Mario

        amigo RM o teu note 4 ja tem a lollipop? e que do 4.4 para a 5.0 a diferenca e bem grande, mas gastaste 750euros em algo que nc vera updates.

        1. Avatar de Marco N.
          Marco N.

          O note 4 não vai ser atualizado?
          Ahah, essa é para rir.

      2. Avatar de João Reis
        João Reis

        Também tens a tua razão, para que updates?

        Quando saem as noticias de virus ou exploits para android, ficas sujeito a tudo.

        Não há mundos perfeitos, mas nunca dar mais de 350€ por um Android, só mesmo o Note mais recente, de resto não vejo nenhuma razão para gastar tanto.

    3. Avatar de Imparcial
      Imparcial

      Compra um

      – Motorola Moto E
      – Motorola Moto G 2013/2014
      – Motorola Moto X 2013/2014
      – Nexus 5
      – Nexus 6
      – OnePlus One

      Qualquer um desses recebe as actualizações.Portanto pára de te queixar como um bebé mimado.

      Depois percebe uma coisa: são as Operadoras e/ou os fabricantes (Asus, Samsung, LG, HTC,…) que simplesmente recusam-se a actualizar o Android.

      Se comprares um iPhone 4 agora, ainda que seja iPhone, também não terás a versão mais actualizada do iOS. Então, neste caso iOS já não presta?! Não! Continua espectacular! Simplesmente a Apple decidiu que já não vale a pena actualizar. O mesmo aconteceu com os Windows Phones 7.8: a Microsoft simplesmente decidiu que já não iria actualizar.

      iOS, Android e Windows Phone, todos são muito bons SO’s. Apenas o Android é que é Open Source e, portanto, os fabricantes dão-se ao luxo de “estragar” e depois não actualizam. A Microsoft é que foram inteligentes ao não permitir que os fabricantes estragasses o SO deles. É uma decisão dificil. Se ganham num lado, noutro perdem. A Google ganhou por um lado (market share) e perdeu noutro (super fragmentação!!).

      Os smartphones que citei são todos muito bons! Ali sim se vê o Android no seu melhor: limpinho, puro, rápido, leve, fluido, funcional, sem crash, sem lags. Se optares, principalmente, por Samsungs, bem, nesse caso, queixa-te SOMENTE da Samsung, não do Android ou da Google.

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Estás numa dimensão diferente, claramente que ves versões nesses telefones onde não existem.

        Todos tem versões com timmings diferentes.

        Arranja um cronometro, e coloca agora a correr. Depois quando sair a versão 5.1 para o teu telefone, para o.

        Diz me depois quiantos meses demorou. So por crença é que podes escrever algo como o que acabaste de escrever. Andas numa dimensão paralela qualquer onde os updates saem para ti a uma velocidade diferente. Deves ter bons contactos na industria 🙂

        1. Avatar de Imparcial
          Imparcial

          Se preferires podes comprar um Samsung. Depois logo vemos qual é o cronómetro que pára primeiro. If you wanna mock at least get your facts right.

          http://www.techradar.com/news/phone-and-communications/mobile-phones/android-l-5-0-release-date-when-can-i-get-it–1257804/2

  5. Avatar de xbs
    xbs

    Excepto quem compra nexus.

    1. Avatar de David
      David

      Nexus 6? Satisfeito?

      Alguém com Nexus 6? Satisfeitos?
      Nexus 6 vs Note 4?

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Considero que a actualização do Android deveria ser algo que não estivesse dependente de marcas, assim ao género do Windows que desde que tivesse-mos hardware para tal, daria para instalar a versão mais recente do software oficial.
    Isso certamente iria gerar polémica pois não iria existir tantas vendas, mas as grandes marcas ficam igualmente a perder pois como no meu caso, que adquiri um tablet Asus, considerando que iria existir mais actualizações, ainda para mais sendo a marca que fabrica o Nexus, só tive uma actualização, mas mantendo sempre a mesma versão android.
    Para a próxima, um tablet dos mais baratos, por vezes com melhores características de hardware, será a melhor opção.

    1. Avatar de António Colaço
      António Colaço

      Nem mais! Tenho um Asus Memo Pad HD7 que nunca foi actualizado desde que o comprei há mais de um ano! E pelo que a Asus me informou, nem posso esperar mais qualquer actualização. Um made in China serve perfeitamente.

    2. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Cada fabricante é que tem de criar os Drivers para o hardware dos aparelhos que vendem e, depois desse processo todo, o Android ainda tem de passar pela certificação da Google antes de poder ser libertado para os dispositivos.

  7. Avatar de Francisco
    Francisco

    he he he

    Recebi hoje a actualização 5.0.2 (agradeço a mensagem deixada aqui por um leitor) para o Motorola G de 2014…. agora temos o 5.1 😀

    A Google não permite o root com facilidade no 5.0.2? Como?

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Além daquilo que eu já comentei noutro artigo, dizendo que o Moto G está mais fluido e simples de usar. O design é uma questão de habito porque algumas coisas não estão no mesmo sitio que já estava habituado (é sempre assim, não é verdade?), não apreciar o “branqueamento” que o sistema tem agora, fica com mais RAM disponível agora, tem uma boa novidade. Já tem o sistema em Português de Portugal!!!!

      1. Avatar de Jota
        Jota

        A seguir ao nexus é claramente o telefone a ter em conta android.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Eu também tenho o Moto G 2014 (dual-sim) modelo XT1068 e ainda não recebi nada! :/

      1. Avatar de ctuga
        ctuga

        eu também não, alguém pode ajudar?

      2. Avatar de Francisco
        Francisco

        Não recebi notificação, tive que ir ver se tinha actualizações.

        1. Avatar de NightBug
          NightBug

          Eu também tenho o MOTO G 2014 e mesmo verificando não tenho actualização nenhuma….

          1. Avatar de Francisco
            Francisco

            Acredito que seja para breve.

            Pelo que também me apercebo depende da zona onde foi comprado o equipamento.

            Não sei se tem alguma relação com possíveis ROM alteradas. Não sei se é o teu caso.

          2. Avatar de NightBug
            NightBug

            Sim, pelo que vejo aqui nos comentários deve estar para breve.

            Quando dizes zona de compra referes a localidade do pais? Eu comprei em Lisboa. Oeiras para ser preciso. E tenho o aparelho tal e qual como veio de fábrica. Sem alterações de ROM.

            Mas lá está… é ter paciência =)

      3. Avatar de Gil Von Doellinger
        Gil Von Doellinger

        Filipe, o meu também é o Moto G 2014 (dual-sim) modelo XT1068 e recebi hoje o update.

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Gil, já verifiquei mas ainda não recebi nada. Mas se já recebes-te é porque não deve demorar 😉

        2. Avatar de NightBug
          NightBug

          Filipe, estou contigo. Mesmo aparelho, nada de updates =)

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Pois deve estar quase a chegar. Mas esta espera está a ser ridícula… Mas enfim :/

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Qd comprei o meu Nexu5 que vinha com KitKat, convenci-me que finalmente o Android tinha chegado ao nível do iphone em termos de usabilidade e fluidez. Um sistema maduro, que dali só poderia melhorar. Desde o momento que actualizei para Lollipop, só tenho a dizer mal. Bloqueios, bugs na camara, reboots etc… Estou bastante desiludido. Espero q esta versao me faça mudar de ideias, pois caso contrario na próxima compra ponderarei outros sistemas (windows ou ios)

    1. Avatar de Daniel Pereira
      Daniel Pereira

      Eu também tenho um nexus 5 e não tenho tido problema nenhum, nem esses que referiste nem outros.
      No entanto o nexus 7 se não o reiniciar de 15 em 15 dias ele sobre de alguma lentidão, mas fora isso não tive nenhum problema com os updates, foi um update OTA?

      Eu flashei a rom e tudo funciona bem.

    2. Avatar de SSaraiva
      SSaraiva

      Também tenho Nexus 5 e não tenho nenhum desses problemas. Funciona muito bem, tal como com KitKat. Mas infelizmente existem pessoas que às vezes têm azar :/

  9. Avatar de LP
    LP

    O que querem dizer com “já saiu”? E

  10. Avatar de LP
    LP

    O que querem dizer com “já saiu”?

  11. Avatar de João Reis
    João Reis

    Honestamente defendo que a Google é culpada nisto tudo, só lançava os updates quando existissem para as grandes marcas e modelos “pelo menos” essas.

    Agora lançar algo que não existe nem pode ser usado. Nem sei por onde começar com a parvoice que é.

    Pagam 600 700 800 euros por aparelhos que nao podem ter a ultima versao.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      por isso gosto da apple, sao caros como tudo mas sao fluidos, rapidos e tem updates garantidos por 3anos. No android ate os nexus e so 18meses

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Eu também gosto da Apple, tablet e telefone pelo menos, no entanto também temos as nossas fraquezas comparativamente.

        iPhone e iPad duram 3 ou 4 anos com updates certinhos. Os materiais de construção também duram esse tempo, sempre sem problemas, é a minha visão das coisas.

        Sei que nunca vou ter um reboot esporadico ou me vai deixar ficar mal.

        Troquei o 4s pelo 6 e ainda uso ipad2 desde a semana que saiu em PT.

        São caros mas duram 3 ou 4 vezes mais, tudo depende do que queremos gastar e durar.

        Gastar mais de 350€ num Android é parvoice, não valem isso, os que existem pelo menos.
        Talvez venha uma marca com inovacao real, utilidade.

        1. Avatar de Mario
          Mario

          Ainda tou para perceber para que serve o sensor de temperatura ou medidor de tensao no galaxy s5 em vez de usarem um estabilizador optico de imagem que teria sido mais util

    2. Avatar de SSaraiva
      SSaraiva

      Sim e a Google ia andar a pau mandado das grandes marcas à espera que eles fizessem a costumização do Android para o sistema deles. Aí é que nunca víamos nascer nenhuma nova versão do Android.

      A Google lança a nova versão e sai para os Nexus. As marcas é que têm de ir atrás da nova versão. Se usarem versões limpas do Android tudo fica mais rápido.

      Mas essa da Google esperar pelos outros teve cá uma piada lol

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Esperar não seria no sentido literal, obviamente.

        Facilitar a costumização às Marcas. 2 semanas máximo colocavam a versão cá fora.

        Alias deveriam segmentar os telefones Android por Niveis ou Labels.
        Os de topo “A” teriam acesso às actualizações durante 3 anos e no prazo de tempo mais rapido.

        Alguma organização, pois como está a Google está condenada ao fracasso na área Android.

        Android actualmente eu pelo menos associo mais a aparelhos foleiros, mediabox chinocas, coisas feitas na cave de alguém que chama empresa, e metem android lá para dentro porque sim.

  12. Avatar de André Alves
    André Alves

    Título provocador xD

    1. Avatar de Mario
      Mario

      muita inteligencia e alguma “sacanisse” de quem escreveu o titulo!

  13. Avatar de micro$oft nunca mais
    micro$oft nunca mais

    Que bom,assim distancia mais e mais dos 3%(4%?) que usam o lixo do WP…não péra,alguém usa esse lixo ainda? kkk
    S.O mobile tosco dos infernos…

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Isso é tudo amor?

    2. Avatar de David
      David

      Claramente não sabe do que fala, mas tem razão no fim é uma questão de preferências.

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Fale por si! Já não são para seu desgosto apenas 3 a 4%, está a crescer e bem. E se forem 3 a 4%, são 3 a 4% muitíssimo satisfeitos, que em nada invejam aos outros! Tanto, que nem têm necessidade de achincalhar quem opta por outro S.O.! Isso é com cada um. Você deve ser a pessoa mais “esperta” do Mundo para decidir o que é bom para os outros! Se não gosta não coma, pois há quem goste e muito e estará quase de certeza, melhor servido.

  14. Avatar de Nexus
    Nexus

    Acabo de confirmar e estou a instalar a actualizacão 5.02 no meu Nexus7 de 2013. No Nexus 5 já tenho instalada a 5.01.

    Boa sorte!

    1. Avatar de Alves
      Alves

      Mas…

      Nexus 7 2013 LTE, nada!

      Continua no 4.4.4…

      Ai Google, Google!…

      1. Avatar de Alves
        Alves

        Nem a propósito, apareceu-me agora a 5.0.2, para o LTE de 32 GB!
        Já está a ser transferida.

  15. Avatar de LP
    LP

    Continuo à espera do artigo sobre o recorde de vendas de Androids no último ano e do também recorde de market share…

  16. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    O SO Android é muito bom!! é só updates para alguns, os outros instalam roms não oficiais :p
    Eu ainda recebi a 5.0.1 á pouco tempo 😮

  17. Avatar de Visionário
    Visionário

    tenho um LG L90 sabem se da para atualizar o software?

    1. Avatar de Johny
      Johny

      Não, as actualizações oficiais serão só apartir do LG G2 em principio.

  18. Avatar de scor
    scor

    eu ainda nem recebi a 5.0 para o S5 quanto mais esta

  19. Avatar de EU
    EU

    “A concorrente Apple, por exemplo, já tem o iOS 8 em 72% todos os seus dispositivos.”
    Palhaçada de M*RDA!!!!
    A Apple tem meia dúzia de iPhone’s e iPad’s é muito mais fácil efectuar essas transições, além disso as marcas não têm muito interesse em actualizar para venderem mais.
    A culpa não é da Google, mas como os APPLE BOY’s adoram dizer que são muita bons e a google não presta…
    Boa sorte a engolirem essa arrogância de M*RDA!!!!!

  20. Avatar de Fred
    Fred

    Alguém sabe quando é que posso receber um upgrade para 5.0 ou 5.1 para o meu TAB S 8.4 da MEO? Segundo me percebi os upgrade de equipamentos “bloqueiados” ao operadora devem ser fornecidos pelos mesmos. Não sei se é mesmo assim.
    Qualquer das formas gostava de ver a Samsung ter mais firmeza nas declarações e ser mais explícito relativamente ás datas de lançamento.
    Fico à espera…

  21. Avatar de Gil Von Doellinger
    Gil Von Doellinger

    Boa tarde, finalmente recebi a notificação de já ter actualização disponível do Lollipop 5.0.2.

    Duas questões:

    1ª Pela descrição a actualização está em Inglês. Depois da actualização feita, há língua portuguesa disponível para selecção?

    2ª Vivo num país onde as ligações à internet são lentas e constantemente vão abaixo. Devo ainda assim aceitar a instalação ou corro riscos de alguma paragem a meio da mesmo e ter problemas no equipamento?

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Descrição em inglês?!?!? 😀

      1- Não me lembro de ter isso assim no meu Moto G de 2.ª geração, mas depois tens o Português de Portugal disponível, ao contrário do PT-BR no sistema que antes estava.

      2- Acho que o único risco que corres é não conseguires fazer o download do pacotes de instalação, porque a instalação só é feita depois do download feito na totalidade. Não consegues ter acesso a uma ligação WiFi em condições?

      1. Avatar de Gil Von Doellinger
        Gil Von Doellinger

        Francisco,

        Obrigado pela resposta. O que me aparece é o seguinte:

        Nova versão: 22.21.28.en.03

        Information
        Android 5.0.2, Lollipop

        A minha questão foi no sentido de saber se esta versão do Lollipop estaria em Inglês e, se sim, se traria a Lingua Portuguesa para escolha depois da instalação.

        Quanto à outra questão, efectivamente no país onde estou é mesmo muito complicado ter acesso a uma ligação wifi em condições.

        1. Avatar de Francisco
          Francisco

          Está a fazer confusão o “en”?

          Acho que isso é para designar a versão que vai ser instalada. No menu de língua, tens entre outras a Português de (Portugal). Já não me recordo qual era a designação…

          Quanto à ligação de Internet, sei o que é isso. Na minha terra praticamente só é valida uma rede móvel. Acho que o maior problema é não conseguires fazer o download do pacote da actualização, porque a actualização propriamente dita, só feita depois do download. Pode ser que o download da actualização seja feito como nos torrens, ou seja que continue após interrupções.

          1. Avatar de Gil Von Doellinger
            Gil Von Doellinger

            Tudo resolvido. Lollipop instalado.

            🙂

  22. Avatar de Gil Von Doellinger
    Gil Von Doellinger

    Após a instalação do Lollipop apercebi-me que fiquei com menos espaço disponível na memória interna do que aquele que tinha no KitKat. Isto tem que ser mesmo assim ou o que me estará a ocupar espaço serão os ficheiros de instalação? E, se sim, onde encontrá-los para apagar?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Eu não sei porque ainda não recebi a actualização. Se fizeste a actualização via OTA duvido muito que seja os ficheiros de instalação. Porque quando há uma actualização, o que acontece é que substitui os ficheiros que é suposto substituir, ou acrescenta. Mas em regra não é preciso preocupas-te com isso.
      Mas estou a falar por conhecimento geral. Não sei é mesmo assim neste caso.
      Cumprimentos