Afinal os smartphones Lumia conseguem correr Android

46 Comentários

A ideia de termos um smartphone com suporte para mais do que um sistema operativo não é nova. No entanto há ainda algum trabalho a fazer neste área apesar de termos já assistido a algumas demonstrações bastante interessantes neste contexto.

Com a abertura da Microsoft às aplicações Android surgiu agora também uma nova oportunidade que tem vindo a ser explorada. Sabia que os Lumia conseguem já correr o Android?

lumia_android_0

O projecto Astoria conseguiu trazer para o Windows 10 Mobile uma plataforma onde será possível correr de forma quase directa as aplicações Android.

A ideia é permitir que os programadores façam a migração das aplicações sem terem de proceder a grandes alterações especialmente ao nível do código fonte. Os avanços estão feitos e é já possível a alguns utilizadores testarem essas aplicações Android num ambiente Windows 10 Mobile.

Para ter acesso a estas aplicações o Windows 10 Mobile tem dentro de si várias componentes do Android, que vêm facilitar a “transição” entre estes dois mundos e assim facilitar a utilização das aplicações Android.

Mas um “bug” que foi descoberto, e que está agora a ser explorado por alguns utilizadores, veio permitir algo que não era esperado. Os Lumia passaram a conseguir correr o Android directamente, sem que tenham de usar qualquer emulador.

Esta novidade não pode ser explorada por todos e para já existem apenas alguns vídeos que mostram um Lumia 830 a correr o Android 5.0.2.

Para conseguir esta proeza é necessário ter acesso a algumas ferramentas específicas da Microsoft, ferramentas essas que estão vedadas aos normais utilizadores e até aos programadores.

Mesmo sendo apenas uma prova de conceito, fica claro que a Microsoft está a abrir o Windows 10 Mobile a outros sistemas, tal como se propôs fazer.

Provavelmente a ideia não era levar esta capacidade de correr o Android tão longe, mas a verdade é que os Lumia estão por agora capacitados para correr o sistema operativo da Google.

Seria esta a ideia da Microsoft ou esta falha acaba por mostrar mais do que se pretendia?

Via WPMU

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arkpot
    Arkpot

    Era fixe se desse para fazer isso em todos, tenho um L520, é fraquinho, mas dava-me mais geito o Android.

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Não digas isso, se não és crucificado aqui.

      1. Avatar de Censo
        Censo

        Compra um Lumia senão o crucificado és tu.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      O Lumia 520 só tem 512 MB de RAM, duvido que consigas correr Android aí 😉

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      512 de Ram? Esquece lá isso, ficas melhor servido com o WP. Mesmo o Lumia 830 “só” tem 1Gb de Ram, deve de ser “giro” a correr o Lollipop deve (bem, se não tiver o Facebook e o Messenger do Facebook instalado até é decente, esses dois, juntos ou não, é que são um memory hog que até mete medo ao susto… não entendo como em “tantos” anos o Facebook ainda não aprendeu a fazer apps mobile).

    4. Avatar de P
      P

      Com 512mb de ram do L520, tavas bem arranjado se lhe pusesses o android, xD

    5. Avatar de Mota
      Mota

      Sabes que os telemóveis de gama baixa são melhores com Windows.

      Windows é muito fluído em gamas baixas, o android arrasta-se, e olha que uso Android.

    6. Avatar de iDroid
      iDroid

      Se calhar daria mais “geito” um português decente 😛

    7. Avatar de Realista
      Realista

      Com 512mb de Ram ficavas com um pisa papéis… Android precisa de 2Gb de ram para cima para correr minimamente em condições.

      1. Avatar de David
        David

        Lol “Precisa de 2Gb de ram para CIMA para correr MINIMAMENTE em condições”… és uma comédia 😀

      2. Avatar de Imparc1al
        Imparc1al

        Não digas asneiras. Testa um Moto G (1st Gen.) ou mesmo o Moto E (1st Gen.) que têm hardware fraquinho mas verás que conseguem correr o Android 5 decentemente.
        O Android torna-se um peso enorme e super irritante quando os fabricantes, como a Samsung, se lembram de o estragar.

  2. Avatar de Luis Rocha
    Luis Rocha

    Não estou interessado, mas sim Windows Mobile 10.
    Fora Android’s

    1. Avatar de Concept
      Concept

      Em um Lumia Top de linha seria bastante interessante, ou em um Lumia mid-end com Android puro. Ter a possibilidade de optar por um ou outro SO com facilidade é algo que eu gostava muito de ter, mas infelizmente parece ainda bem distante (mesmo após esta noticia). Quem sabe, com os smartphones modulares seja apenas necessário trocar um modulo para mudar o SO.

      1. Avatar de Mota
        Mota

        +1

        Issoooo é que era!

      2. Avatar de Fernando
        Fernando

        Já se ouviu falar nessa possobilidade, assim como no Windows 10 correr apps android… Mas, por alguma razão, acabou por cair um pouco no esquecimento, pelo menos pra já… De facto seria porreiro isso.

  3. Avatar de jagudi
    jagudi

    Só não consigo perceber porque não consigo ver os v/ videos com o windows 10. Fica ali a mastigar e não abre…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Tenho Windows 10 nesta máquina e consigo ver sem problema. Ou estás a bloquear algum dominio de onde o video está a ser disponibilizado, ou é do browser.

    2. Avatar de The One
      The One

      É a mania que colocarem videos no sapo…

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Já era altura do Sapo melhorar ou abandonar de vez o alojamento de vídeos. Realmente é um serviço muito mau…

        1. Avatar de Vítor M.

          Melhorar concordo, até porque está a melhorar, embora que há ainda caminho a calcar. É o melhor. Contudo, com chancela tuga… não há nada melhor, por isso… usamos o que é nacional.

      2. Avatar de Mota
        Mota

        +1

        Videos da sapo é um problema.

    3. Avatar de Luis Rocha
      Luis Rocha

      Eu consigo ver vídeos, sem problemas 🙂

    4. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Não tens um ad-block a bloquear esse url?

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Os Lumia (e esse em particular) não tem nada de “estranho” em termos de hardware… é um Qualcomm 400 e todo o restante hardware é “according to specs” da maioria dos equipamentos com esse SoC logo não é assim tão difícil instalar Android nele pois os drivers (blobs) estão, maioritáriamente, acessiveis por qualquer um… acredito que a grande dificuldade é ter acesso ao bootloader e presumo que seja aí que essas “ferramentas” permitiram acesso. Possivelmente terá problemas com a câmara, com a app de radio FM, GPS quiçá, sensores talvez, mas por a correr Android não deveria de ser problema (mesmo com limitações) a partir do momento que se tenha acesso ao bootloader.

    Isto sou eu a supor, mas só vejo mesmo o acesso ao bootloader como sendo o entrave até agora.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Na verdade, tirando a câmara que é feita à medida pela Nokia/Microsoft, tudo o resto são componentes completamente standard.
      Aliás, isso é intencional, a ideia é mesmo qualquer fabricante de telemóveis poder pegar num telemóvel concebido para o Android e instalar-lhe o WP 8.1 e simplesmente tudo funcionar. Que foi o que a HTC fez com o HTC One (M8) for Windows que é exatamente o mesmo aparelho que o HTC One (M8) com Android.

    2. Avatar de Tiago Frutuoso
      Tiago Frutuoso

      Ora bem, tens isto :http://forum.xda-developers.com/windows-phone-8/development/windows-phone-internals-unlock-t3257483

      O Bootloader já foi desbloqueado para os Win8.1 e Win10. Já conseguiram fazer um 520 correr o instalador do WinRT (lol) e agora estão a sair umas roms modificadas no XDA

  5. Avatar de Realista
    Realista

    Ter Android era mudar de cavalo para burro… mas não deixa de ser uma demonstração para as potencialidades do Windows 10 Mobile

  6. Avatar de Luis Rocha
    Luis Rocha

    Não estou interessado, mas sim Windows Mobile 10!
    Fora Android’s

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Eu acho que as pessoas entenderam à primeira, oh fanboy.

  7. Avatar de sangriaman
    sangriaman

    Depois de usar WP, não me veio a usar Android novamente. Muito menos se for,em,equipamentos de baixa/média gama. A verdade é que um telemóvel de gama baixa/ media com WP é bastante mais rápido do que com Android.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Hum.. eu tenho um android de gama média e é bastante fluido.
      Mas no geral concordo cntg.

  8. Avatar de Filipe Viola
    Filipe Viola

    Gostava de usar um Lumia 730/735 com Android era perfeito como ferramenta de trabalho.

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Sinceramente, tirando curiosidade tecnica, não vejo interesse em meter android num lumia.
    Num Surface RT … e, opção pessoal, seria um linux, … ainda percebo a reciclagem do hardware mas num lumia …
    Tanto quanto sei ainda não se consegue meter linux ou android nos RT1 nem nos RT2

  10. Avatar de Lopes
    Lopes

    Ao contrário o meu Zenfone 2 com 4 gigas de ram corre o Windows 7. E com Android até voa!

  11. Avatar de Amadorjp
    Amadorjp

    Bom, bom era por Android’s a correr Windows 10… isso sim era ouro sobre azul para telemóveis mais fracos…

    1. Avatar de lumia
      lumia

      Mesmo agora meter Android num sistema tao fluido e mesmo estragar tudo

  12. Avatar de NewJ
    NewJ

    Também sou dos que gostava de ver equipamentos com Android a correrem Windows10M. Tenho um terminal (android) tão bom mas tão bom que até gostava der ver isto com Windows

  13. Avatar de João Terra
    João Terra

    Desde que apareceram os Nokia lumia já dava para correr android, esse tema é bem antigo

  14. Avatar de irlm
    irlm

    no Projecto Astoria, nós vamos ter que converter as aplicações de Android para WM10, e se for, haverá uma ferramenta em GUI para isso? ou os programadores das aplicações já as convertem?

    1. Avatar de flavio
      flavio

      os programadores é que as convertem, se quiserem. um utilizador comum nunca conseguirá ser ele a converter uma app, principalmente sem autorização do developer

      1. Avatar de irlm
        irlm

        thanks, o projecto está quase pronto? ou quando sair a versão final do WM10 em Novembro.

  15. Avatar de Malic X
    Malic X

    No meu 830 é que esse bicho verde não entra. Se o W8.1 funciona bem, mas sem brilhar, imagina com um SO que nunca foi otimizado para nada e ainda está cheio de “backdoors” para a bicheza todo que anda por ai.

    Não obrigado.

  16. Avatar de nux offshore
    nux offshore

    Tenho um WP com W10 que me ofereceram mas queria meter-lhe Linux …
    Acho que nem o vendo, vou mesmo enviar-lo para a Microsoft em pedaços e assim ninguém se ri … Nem a Google ( que já recebeu o seu ) nem a Microsoft … :))

  17. Avatar de Tiago Frutuoso
    Tiago Frutuoso

    http://forum.xda-developers.com/windows-phone-8/development/windows-phone-internals-unlock-t3257483

    Já desbloquearam o bootloader do Windows Phone! HAALLEEELUIAAA! Já há root!

  18. Avatar de Ronaldo
    Ronaldo

    O android também pode rodar no lumia 610??