A Samsung quer capitalizar com as dificuldades sentidas pela Huawei

9 Comentários

A Huawei é atualmente a 2.ª maior fabricante de dispositivos móveis e, para além disso, é também a 2.ª maior fornecedora de equipamentos de redes no mundo. Contudo, durante o último ano a sua reputação sofreu um considerável revés e a Samsung sabe disso.

Agora, querendo aproveitar o momento oportuno, a gigante sul-coreana vai atacar.

Huawei Samsung redes 5G


A Huawei viu o seu fundador acusado de receber apoios do estado chinês em troca de acesso às informações dos seus utilizadores. Viu a sua diretora financeira a ser detida. Foi repetidamente sancionada pelos Estados Unidos da América. Foi acusada de violar deliberadamente as sanções impostas a países como o Irão.

A Huawei é uma das maiores empresas de redes e sistemas de comunicação

A lista de desaires conta ainda com a pronúncia de um dos vice-presidentes da União Europeia. Motivou o despedimento de um alto executivo da empresa na Polónia. Entretanto, também o seu equipamento de redes foi banido dos Estados Unidos da América. Uma oportunidade que a Samsung não quer deixar passar em vão.

Samsung Huawei redes 5G

A administração Trump barrou todas as operadoras norte-americanas de utilizarem equipamentos de redes produzidos pela Huawei. Considerando-a um risco à segurança nacional, a fabricante chinesa vê assim frustrados os seus planos para desenvolvimento de infraestruturas de redes 5G em solo americano.

A Samsung quer capitalizar com o insucesso da rival

O temor de que os equipamentos de redes da Huawei tivessem alguma backdoor que pudesse vigiar ou mesmo espiar os utilizadores e clientes acabou por ditar o fim dos planos da marca nos Estados Unidos da América. Entretanto, este mesmo temor espalhou-se pelos aliados da nação norte-americana, bem como pela Europa.

Alegando que a Huawei, ZTE e outras fabricantes chinesas estavam obrigadas a prestar informações ao regime comunista da China. Como consequência, a reputação destas marcas foi bastante erodida. Ressalva-se aqui o exemplo português, imune ao clima de desconfiança perante a tecnológica chinesa.

Até ao momento, a Huawei negou todas as acusações de que tem sido alvo.

 

Huawei redes 5G Samsung

 

Acima podemos ver um gráfico que nos mostra os principais players, os principais agentes no mercado das redes. Aliás, de acordo com os dados da agência IHS Markit, já em 2017 a fabricante chinesa liderava este setor, quase empatada com a Ericsson.

As redes 5G, a pressão na Huawei e a oportunidade da Samsung

Contudo, o ano de 2018 não foi favorável para os seus desígnios no mercado de redes, nem para os seus esforços na prossecução do 5G. Apesar de empenhada na instalação e desenvolvimento das infraestruturas para as redes 5G, a fabricante chinesa não tido uma tarefa fácil.

O seu infortúnio foi encarado pela Samsung como uma oportunidade estratégica. Tal como notaReuters, a Samsung está a investir mais do que nunca no segmento de redes. Este comportamento da Samsung foi também notado pela Bloomberg que aponta a oportunidade perfeita para a Samsung ganhar terreno.

redes 5G Samsung Huawei

Com cerca de 3 % de quota de mercado no segmento de redes, a Samsung está longe de ser uma das maiores entidades nesta área. Contudo, a tecnológica sul-coreana reconheceu o momento oportuno. As dificuldades da sua rival e o novo padrão 5G que já desponta no horizonte.

A maior aposta da Samsung será nos Estados Unidos da América

Sem carecer de mais incentivos, a Samsung dedicou uma nova tranche de investimentos a esta área. Reforçará toda a sua presença no mercado de redes e comunicações sem-fios. Setor que já há vários anos era praticamente dominado pela rival, Huawei.

Até 2020, a Samsung quer capturar 20% do mercado norte-americano de redes. Aí usufruirá de uma posição privilegiada uma vez que a sua maior rival se encontra banida. Enfrentará a concorrência da Ericson, bem como da finlandesa Nokia.

Nokia redes 5G Samsung Huawei

Ainda de acordo com a imprensa internacional, a Samsung já terá sido contratada por 3 das 4 maiores redes norte-americanas para o desenvolvimento de infraestruturas de suporte ao padrão 5G. Motivos mais do que suficientes para a sul-coreana se encontrar otimista.

Por fim, a Samsung afirma que o seu setor de redes está perfeitamente consolidado. Acrescenta ainda que agora é a altura de investir.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arkan
    Arkan

    Americanos aos poucos estao mudando sua mentalidade de appleshit, e usando outros, mas ate hoje nao vejo um lenovo motorola nas maos de um, nas escolas a maioria é apple, e os pais tem aparelhos appleshit 5, 6….e as maes mais saradas usam o iphone 6s, 7 e 8.

    MAS muitas estao usando samsung s9 plus, e note 9.

    Eu nao confio na xiaomi, nem na huawei, se o paranoico governo americano, tem provas que os expusesse, mas ate gora ficam so no bla bla bla, eu gosto de ver a samsung saindo do trono porque somos nós os consumidores que saimos lucrando por inovaçoes e outras coisas.

    Foi assim com o windows, tendo o lixo, ops linux no pé…mas sem alardes. E hoje esta melhor que muita coisa.

    EU so nao entendo como a lenovo lança um aparelho moto g7 no meu país com hardware muito diferente do da india.

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Agora tenta em Português que ninguém percebe o que “escreveste”

      1. Avatar de GM
        GM

        Ele tentou. Consegue-se perceber, com a devida tradução. Andou, sim, a navegar sobre diversos assuntos.

      2. Avatar de BGG
        BGG

        Tomara muita gente escrever português como esta pessoa o fez, e incluo os nativos…devemos é encorajar as pessoas a falar e escrever, porque ninguém é perfeito e não se deve atacar as pessoas com faltas de respeito só porque não concordamos com a opinião dela…há pessoas que podem não saber falar ou escrever correctamente uma língua mas estão a anos-luz de distância em termos de educação de pessoas arrogantes e malcriadas que acham que com sarcasmo e com gozo já são alguém…

      3. Avatar de GM
        GM

        Desculpa desiludir-te. Sou licenciado, e não uso nem um nem outro. Em boa verdade, também não uso xiaomi ou huawei. Também sei que não há regra sem excepção, felizmente há mais excepções. Bem podes “marrar” nessa tua verdade!

  2. Avatar de Gevanildo Mendes
    Gevanildo Mendes

    Como confiar em um país igual os EUA, que para começar uma “guerra” (Iraque) inventam provas na cara dura. Logo provas quentinhas(e duvidosas) contra os chineses devem aparecer para justificar seu protecionismo descarado.

  3. Avatar de claudio
    claudio

    Esta coisa de andarem a incriminar a Huawei por roubar dados ou por espiar ou sei lá é uma estupidez todo o tamanho, pois todas as marcas o fazem umas menos outras mais, nao venham dizer que nao porque ate nos proprios computadores que usamos em casa ou trabalho podemos ser espiados, inventem lá outra desculpa que esta nao serve. Os EUA viu a Apple ameaça por ver uma marca chinesa a ser melhor que a Apple entao em vez de serem inteligentes e tentarem evoluir acham que prejudicar é melhor. Investiguem as marcas todas porque todas podem espiar……para nao falar da propria google.

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    Uma piada vindo de um governo que assumidamente faz espionagem comercial e governamental de paises em todo o mundo .