A nova versão do Android será…

45 Comentários

Eu escrevi na semana passada um artigo sobre algumas das funcionalidades e melhorias mais especuladas que poderiam vir no Android 5.0, a possível versão a ser apresentada no Google I/O deste ano.

Os rumores nunca são certos e muito menos conclusivos, e os sobre o Android 5.0 andaram sempre um pouco dispersos se seria 5.X ou outra 4.X a ser lançada este ano, mas parece que agora apareceu uma prova, talvez, conclusiva.

newandroid_banner

Há dois dias, o AndroidPolice recebeu uma informação do utilizador deepayan de que a Google estaria a testar novamente uma versão JellyBean, a versão 4.3 JWR23B apareceu num log de acesso. O mesmo tipo de informação foi dita pelo utilizador Roberth1990 no Reddit.

Bem, os logs podem ser facilmente aldrabados, mas de acordo com Artem Russakovskii, o redactor do AndroidPolice, seguiu o rasto dos IPs e confirmou-se de que o log era verdadeiro e de que os endereços eram provenientes de trabalhadores da Google, o mesmo range que anteriormente tinha confirmado outras versões do Android.

nexusae0_4-26-2013-3-47-47-PM

Para além disso, há vários comentários recentes no Bug Tracker oficial do Chromium, que lista o JWR23B como um número de compilação do Android, dando mais credibilidade. A pessoa que deixou o comentário é um programador do Chromium, o que, mais uma vez, tem afinidade com a Google.

Mas não foi só o AndroidPolice que recebeu informações, eu recebi ontem uma dica de alguém ligado à Google, e revelou-me alguns detalhes que faltavam para por um ponto final a estes rumores sobre qual será a versão do Android a ser lançada este ano.

De acordo com o meu informador, a Google vai lançar em Junho uma major release, isto é, o Android 5.0, apesar dos recentes logs e informações nos sites internacionais indicarem ser a versão 4.3, esta versão do Android não vai sair, trata-se simplesmente de uma versão de camuflagem. Ao que parece a nova versão não ser lançada no evento Google I/O que terá lugar nos dias 15 a 17 de Maio em Moscone Center, San Francisco.

Há umas semanas, foi revelada pelo Sammobile uma lista de equipamentos que a Samsung irá actualizar para o Android 5.0, realmente não mencionava a versão 4.3, talvez por aqui já se dava para tirar umas ideias de que seria o Android 5.0 a ser lançado este ano.

sammyupdates

O Android 5.0 está acabado e neste momento a Google está a proceder às tradicionais “limar as arestas” (daí os logs que têm aparecido inclusive este mencionado) de forma a lançar o sistema com o menos de falhas possíveis.

Como é hábito da Google, passados alguns meses após o lançamento de uma nova versão do Android a gigante das pesquisas lança uma minor versior, tal como aconteceu com as anteriores versões, o deste novo será realizado em Outubro e poderá tanto ser 5.1 ou 5.0.X.

Mas há ainda mais algumas informações.

O suposto Google Phone X também conhecido como Motorola X, é um equipamento só da Motorola, não tendo ligações à linha Nexus nem à própria Google, apesar da Motorola ser da gigante das pesquisas. Este equipamento é real e será lançado entre Agosto e Novembro deste Ano, mas não terá qualquer ligação à linha Nexus, como têm sugerido alguns rumores que têm aparecido.

O meu informador não revelou as novidades do Android 5.0, mas referiu que terá um Game Center e suporte para gestos, do mesmo género do Samsung Galaxy S4.

Eu próprio fiquei desgostoso perante os vários rumores de que a Google poderia lançar novamente uma versão JellyBean em vez do Android 5.0 (ainda sem nome confirmado).

Com estas novas informações enviadas exclusivamente para o Pplware, ficou confirmado de que não será novamente uma minor version e sim o esperado Android 5.0.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mario
    mario

    resta ainda esperar que depois as operadoras atafulhem as actualizaçoes com as suas aplicaçoes que comem trafego de dados e assim “obrigar” os clientes a ter planos de dados.
    Ou seja as actualizaçoes vao demorar uma eternidade.

    1. Avatar de Meganeman
      Meganeman

      Aprende como aprendi a usar flashtool e sacar o ficheiro tft da versao generica livre de operadora tipo versao iberia ou europa central e recebes mais cedo os updates e ficas livre das cenas das operadoras. Dou exemplo dia 21 deste mes comprei o xperia go mal cheguei a casa fiz copia do android 4.0.4 personalizado tmn como backup e saquei o android 4.0.4 generico da europa central. ora bem dia 24 deste mes quarta feira recebi pelo Sony companion lol o 4.1.2 jelly bean e roda super bem depressa. tenho um colega tem um xperia go como o meu mas com o android 4.0.4 da tmn guess what ele foi ver no Sony companion e nao tem ainda a versao tmn do 4.1.2 jelly bean. o que é normal versoes operadora é uma merda sao os ultimos a receber updates pois para cada operadora as porcarias que metem da operadora sapos e net tmn coisas para encher sem utilização

      1. Avatar de mário
        mário

        onde posso encontrar “ficheiro tft da versao generica livre de operadora tipo versao iberia ou europa central” estas versões??

        obg

      2. Avatar de Cláudia Marques
        Cláudia Marques

        Por favor Meganeman pode arranjar-me o ftf original tmn ics ? Tenho um sxg e instalei jb da sony e esqueci-me de fazer o backup da original e precisava dela urgentemente. Por favor disponiblize-me o seu backup ficaria muito grata. Cumps

        1. Avatar de Meganeman
          Meganeman

          dá-me teu email gmail que dê para mandar 300 e tais megas de ficheiro

          1. Avatar de ClaudiaMarques
            ClaudiaMarques

            Tenho conta no 4shared, eu não uso, uso apenas para fazer downloads, podes fazer o upload por la. Basta fazeres login.
            – Email: bekas-sofia@hotmail.com
            – PP: 1234567890
            Depois se meteres no 4shared manda-me o link para o mail, ou por aqui se quiseres. O meu mail é esse ai em cima. Obrigado.

          2. Avatar de ClaudiaMarques
            ClaudiaMarques

            Por favor Meganeman, preciso tanto disso. Ès a minha unica salvação. Vou-te ficar muito grata por isso 🙂

          3. Avatar de Cláudia Marques
            Cláudia Marques

            Manda-me mensagem por email, aqui não estão aparecer os botões de responder.

          4. Avatar de ClaudiaMarques
            ClaudiaMarques

            Meganeman, quando puder agradecia que me enviasse logo o ficheiro, é que preciso mesmo. Por favor 🙁 muito obrigado.

          5. Avatar de David
            David

            Eu tenho um SG3 4G TMN, consigo colocar a rom original e largar a da TMN? e recebrr as actualizações OTA como se fosse um equipamento desbloqueado?

  2. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Grande notícia!! A ser verdade, mais uma razão para não trocar o SIII pelo SIV.

    Agora falta saber que mudanças/benefícios irá trazer esta versão.

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Bruno M. as informações relativas ao Android 5.0 são informações fidedignas, não é mais um rumor ou especulação. 😉

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        @ Hélder Ferreira, não foi com esse intuito que disse, simplesmente que há sempre alguma coisa que acaba sempre por mudar.

        Cumpts.

        1. Avatar de Hélder Ferreira

          Relativamente aos updates da Samsung, isso não posso confirmar uma vez que essas informações vieram do Sammobile.

          1. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            Foi precisamente pela parte dos updates da samsung 🙂 Já tinha lido numa notícia que o S3 iria receber os updates do S4 (desde que não tivesse a haver com hardware) 😉

            Cumpts e obrigado pela info.

  3. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    Muito boa noticia, gostei de ler 🙂

  4. Avatar de End of times
    End of times

    As actualizações de software da samsung são simplesmente anedóticas… tenho um galaxy note 2 lte bloqueado à tmn e ainda corro a versão 4.1.2, a versão inicial do jelly bean… quando existe já actualizações para a 4.2…é uma vergonha que a samsung continue a não prestar o devido apoio aos seus clientes… tenho também um ipod 4ª geração com 3 anos e corre a versão mais actualizada do ios 6.3. sem qualquer problema…

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Boas, eu tenho um Samsung galaxy tab 8.9 4g bloqueado também à tmn com android 3.2, sei que já é possível atualizar para versão 4 mas eu não percebo patavina.

    2. Avatar de Artur Mendes
      Artur Mendes

      Amigo o problema não é a SAMSUNG, culpa antes a TMN pelos atrasos!
      E já agora deixo a dica!
      Faz como eu:
      Usa uma rom custom!
      Eu ando a correr a 4.2 desde o dia em que ela foi saiu!
      e o mesmo vai acontecer com a 5

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        ainda não entendi uma coisa.

        Se eu for à TMN para desbloquear o meu Samsung galaxy tab 8.9 4g, mesmo pagando um extra para tal, depois já dá para atualizar o sistema operativo ou este desbloquear significa apenas poder utilizar o cartão SIM noutras operadoras móveis?

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          @ Ricardo Santos, desbloqueando o aparelho apenas dará para utilizares o cartão SIM das outras operadoras.

          A actualização do SO tem unica e exclusivamente, neste caso concreto, com a operadora que veio bloqueado.

          Podes é depois de desbloqueres o aparelho, fazeres root ao mesmo, instalares uma custom rom e depois ficares com o mesmo actualizado para a ultima versão.

          No Xda-developers.com tens informações para fazer root, instalares custom roms, entre outro tipo de informações.

      2. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Sempre tive esta duvida relativamente à linha galaxy. Esta linha sempre se destacou obviamente pelo hardware em si, mas acima de tudo por causa das mil e uma funcionalidades de software que traz. Ao colocarem uma rom crua do cyanogenmod não vão perder todas as funcionalidades?
        Há 2 anos o cyanogenmod deixou de poder utilizar a skin do sense por causa de chatices com a HTC. Claro que sempre existiram Roms cozinhadas com o sense e usavas-as, mas isso é pirataria.
        Sei que o novo sense é menos introsivo, mas o problema deve se manter.
        Como é que é relativamente aos galaxy. Se perco as funcionalidades de software porque haveria de ir para um galaxy?

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Eu sei que há a nuance de que o fundador do cyanogenmod foi para a samsung e entretanto saiu.
          A minha duvida põe-se em dois aspectos. Rom original perde-se funcionalidades, rom cozinhada não sei como é em termos legais.

          Não tenho galaxy, nem android. É mais uma curiosidade conceptual

          1. Avatar de k
            k

            Eia que grande confusão que aqui vai. Vou tentar esclarecer um pouco sobre algumas dúvidas ou comentários que vi aqui.

            Root/custom rom/desbloqueio do sim (simunlock) são coisas distintas.

            Root é simplesmente o acto de ter acesso total ao telemóvel. É geralmente necessário para alteração da rom de origem que vem com o telmovel.

            Custom rom é uma rom feita para um aparelho diferente da original. Pode ser baseada na original ou completamente independente. Geralmente as baseadas nas originais são pouco mais que uma limpeza à tralha desenecessaria que vem com o telemovel, um tweak ou outro e provavelmente um tema para ter um aspecto diferente. As originais são geralmente completamente compiladas a partir das fontes do google (aosp) e adaptadas para o telemovel em questão, como a cyanogen. A experiencia pode variar imenso de telemovel para telemovel, por exemplo, num a cyano pode correr perfeita e noutro pode crashar, gastar mais bateria, etc.

            Simunlock é o desbloqueio ao cartão sim, ou seja, poder usar cartões de telemóvel de qualquer rede no telemovel. Não tem nada a ver com root/jailbreak ou custom roms. Embora em certos casos particulares seja possivel, com permissões root, desbloquear o telemóvel e também já vi casos onde instalando certas roms desbloqueavam o telemovel, mas isto não é regra. Geralmente é preciso mesmo um código de desbloqueio único para cada telemóvel e não é facilmente conseguido (quase sempre só com a operadora ou terceiros), independentemente de haver root ou não.

            No caso do galaxy s3 e da cyanogen é complicado. As roms de origem da samsung são as que tem mais funcionalidades, mais que a cyanogen. Também funcionam melhor porque a samsung prometeu e não cumpriu com a disponibilização ao público das fontes sobre o processador do S3 (exynos). Como consequência, em teoria as roms aosp (como a cyano) funcionam ligeiramente pior e podem gastar um pouco mais de bateria.
            Por outro lado as samsung é péssima a desenvolver software e entupiu o telemovel com tralha e um multitask péssimo derivado de uma péssima gestão de memória. Aqui as roms aosp são brilhantes, a gestão de memória é muito melhor e não têm a tralha toda da samsung que 90% das pessoas não usam de qualquer maneira. Também é geralmente mais rápida e ainda retém muitas funções algumas até bem mais úteis que as da samsung.

            Ou seja, em suma, ao escolher uma rom aosp para o S3, é trocar funções provavelmente inúteis (gestures, p ex) por usabilidade em tarefas muito mais comuns (multitask, fluidez de sistema a abrir contactos, mensagens, browsing, etc). Só para deixar uma ideia, uma rom samsung ocupa perto de 1Gb, uma aosp é algo entre 100 a 200Mb.

            A legalidade é a parte fácil. Há uma lei europeia que permite reter a garantia independentemente da rom que está no telemovel. Por norma, desde que a rom não contenha software pago sem autorização do autor ou proprietário de outros sistemas, pode ser usado sem restrição. Por exemplo, roms que violem esta regra não são permitidas e são removidas do XDA Developers (dos maiores foruns de desenvolvimento para telemoveis actualmente). Tudo o resto geralmente cai sobre as licenças open do google e a sua utilização é legal.

          2. Avatar de Socas Regressado do Além
            Socas Regressado do Além

            De facto, Steve “Cyanogen” Kondik, deixou a Samsung!
            Daniel “Codeworkx” Hillenbrand também deixou de desenvolver CM para a aparelhos Samsung.
            E é opinião geral no XDA que a falta de suporte da Samsung já cansa e que possivelmente o S4 nem terá direito a CM.
            Além de que a comunidade está a ficar cada vez menor, com bastantes utilizadores a mudarem para Nexus e outras marcas que prestam melhor suporte!

      3. Avatar de M. Pires
        M. Pires

        @ Artur Mendes. Não é bem assim meu caro… O meu S2 é desbloqueado de origem e se não o tivesse roteado com as várias versões da CyanogenMod desde o ICS até ao JB 4.2.2, ainda hoje andava pela 4.1.x… Basta ir à página da marca no Facebook e ler as dezenas de reclamações de utilizadores com smarts desbloqueados e sem qualquer notícia de actualizações…

        1. Avatar de Artur Mendes
          Artur Mendes

          @M. Pires , creio que não percebeu o meu comentário. Em lado nenhum disse que em desbloqueados não havia esse problema. No caso do post original foi falado em um aparelho da TMN e por isso é que disse para não se culpar a Samsung pelos atrasos da TMN.

          Por exemplo já por várias vezes que a Samsung “já tinha lançado um update” para a versão X e a TMN só o lançou muitos meses depois. Tive esse problema no S1 e o mesmo aconteceu no S3.

          Mas concordo plenamente consigo relativamente às custom roms! Bloqueado ou não para mim é obrigatório colocar logo uma 🙂

          No caso do S2 e S3 RootBox

    3. Avatar de Rodrigo Quiterio
      Rodrigo Quiterio

      Eu tenho um ipod de 4G com o ios6 e crasha por todos os lados, e esta lento como tudo…

  5. Avatar de Artur Mendes
    Artur Mendes

    Assim que a Rootbox lançar a versão vou compilar a build para o meu S3! (esperar pela TMN está fora de questão)

  6. Avatar de JP (djlinux)

    Interessante.

    Mas já agora, o que é de se esperar deste Game Center? Jogos da Google? Um loja só de jogos? Um Android a pensar mais em jogos?

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Possivelmente, ou então uma plataforma tipo PSN.

    2. Avatar de navega
      navega

      penso que possa ser um desenvolvimento do google maze.

  7. Avatar de Pedro

    Nem de propósito, estava a ver o post do Android Police (já desiludido com a noticia) e encontro este post muito mais animador 😉

    Sendo assim não é de esperar o update no evento do próximo mês e apenas em Junho, ou será lançado já no evento algum update?

    E já agora obrigado pela novidade Helder 😉

    Cumps,

    Pedro

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      No evento vai ser apresentado o Android 5.0 e lançado logo no mês a seguir.

      1. Avatar de golias17
        golias17

        Gosto dessa tua fonte. Estou em espera há tanto tempo desse evento, mal posso esperar pelo dia.

  8. Avatar de Tiago Pereira
    Tiago Pereira

    Só espero é que a Google não me desiluda ao deixar o Galaxy Nexus de parte nesta actualização. Mas só esperando para ver como vai ser

    1. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Devido a requisitos de hardware acho que não vai receber o que tenho muita pena pois gostava de o receber no meu galaxy nexus tb! 🙁

  9. Avatar de Rafael
  10. Avatar de labroste
    labroste

    Notícia estranha. Em toda a Internet se diz que vai sair a 4.3…

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Por isso é que o Pplware é diferente! 😀

    2. Avatar de Hélder Ferreira

      É verdade, tal como eu referi, mas essa versão 4.3 é uma versão de camuflagem, a versão verdadeira é a 5.0.

  11. Avatar de Sheldon
    Sheldon

    Uma pena o bom Galaxy SII não receber o novo Android. Por isso troquei-o pelo iPhone 5.

    De qualquer forma, gosto de ambos e de ambos OS.

  12. Avatar de Vitor
    Vitor

    Aqui vai uma sugestão para o Android 5.0: “Diabetes”.

  13. Avatar de Charles Siqueira
    Charles Siqueira

    Aff.. Que seja.
    Meu LG Nexus 4 vai ser o primeiro a atualizar mesmo.
    Pra mim tanto faz….
    Abraço.