A China já tentou (e falhou) criar o seu próprio OS, será que outras marcas irão conseguir?

60 Comentários

A Huawei pretende contornar o bloqueio da Google ao seu sistema operativo Android ao criar o seu próprio sistema operativo para smartphones. Aliás, de acordo com os últimos relatos o seu OS pode ser apresentado e distribuído já no final de 2019, mas poderá a Huawei ter sucesso onde a China já falhou?

Quão realista é um novo sistema para smartphones, bem como para computadores?

Huawei Android Google China smartphones


No entanto, desenvolver de raíz um novo sistema operativo, sobretudo se também for destinado aos computadores, não é uma tarefa fácil. Aliás, a Samsung já tentou, ou até mesmo a Microsoft com o seu esforço falhado no mercado dos smartphones. Poderá agora a Huawei ter sucesso onde outras falharam?

A China, a Huawei, a Google e o seu Android

Recordamos que já várias fabricantes e grandes tecnológicas sediadas na China tentaram desenvolver o seu próprio sistema operativo. Contudo, todas viriam a falhar, com os produtos das respetivas empreitadas a cair no esquecimento. A propósito, podemos recordar algumas das “tentativas” mais famosas.

Em primeiro lugar, a tentativa da China em substituir o Windows da Microsoft. Chamava-se Red Flag Linux e foi criado em 1999. Era um sistema de fonte aberta, baseado no Linux, desenvolvido pela academia chinesa das ciências, mas chegou ao fim em 2014, aparentemente por falta de interesse e investimento.

 

Huawei Android Google China smartphones

 

Pronunciando-se sobre a alternativa chinesa ao Windows, um dos engenheiros estatais afirmou o seguinte:

Utilizar o sistema era como andar de bicicleta numa das maiores artérias de Pequim. Era politicamente correto, por vezes bem divertido, mas extremamente extenuante – e sempre solitário.

Recordamos ainda outras tentativas, menos famosas, como o Kylin OS, criado pelo exército chinês. Ou até mesmo o Start OS. Contudo, nem mesmo o bloqueio temporário do Windows 8 da Microsoft em computadores utilizados pela administração do estado chinês viria a estimular o crescimento destes sistemas alternativos.

A China já tentou fazer frente à Microsoft, e “perdeu”

Não foi certamente por falta de tentativas e alternativas. Aliás, o caso mais recente remonta ao período compreendido entre 2014 e 2016. Durante esse período, a Microsoft foi investigada por supostas violações das imposições legais antimonopólio. No entanto, as alternativas ao Windows viriam a cair no esquecimento.

 

Huawei Android Google China smartphones

 

Olhando agora para os smartphones, e mais concretamente para a Huawei, o cenário é idêntico. A China já teve alternativas ao Android e ao iOS como, por exemplo, o OPhone, apresentado em 2009. Na prática, era uma versão modificada do sistema operativo Android da norte-americana Google. Viria a desaparecer em 2010.

Entretanto, a China voltou a apresentar algo similar em 2014, o seu China Operating System (COS). Esta aposta recebeu forte divulgação mediática e obteve algum sucesso dentro de fronteiras. Ainda assim, não pode ser apelidado de sucesso estrondoso, sendo uma total incógnita fora da China.

As alternativas prévias ao Android da Google

Entre os vários fracassos concebidos pela China, há uma lição a ser retirada. A “culpa” não é do país, ou da Huawei, ou de qualquer outra entidade. Vivemos numa sociedade global em que o idioma já não é barreira e unida pela nossa dependência e confiança nos computadores e dispositivos móveis.

 

Huawei Android Google China smartphones

 

Antes da Huawei já a Nokia tentou singrar com o seu Symbian, também ele uma alternativa ao Android, então nos seus primeiros passos. Ou, mais recentemente, a Samsung com o seu Tizen, remetido agora para os relógios inteligentes. Nenhum destes precedentes viria a impôr-se perante o sistema bicéfalo em vigência.

Existe o Android e existe o iOS. Agora, a Huawei quer dar-nos o HongMeng OS, ou Huawei OS, mas independentemente do nome, a história não jogará a seu favor. Internamente apelidado de “Project Z“, o sistema colheu inspiração na mitologia chinesa na escolha do seu nome.

A Huawei sabe construir smartphones, mas um novo OS?

Tal como a fabricante se poderá aperceber em breve, um novo sistema operativo não é propriamente o mesmo que um lote de novos smartphones. De acordo com o analista Charlie Dai da agência Forrester, “não são apenas as complexidades tecnológicas”.

O ecossistema de um sistema operativo para smartphones requer a participação de diferentes parceiros. Desde a produção do hardware, até às aplicações e respetivos programadores. E claro, não nos esqueçamos das comunidades dedicadas ao software e à programação.

A propósito, a Huawei tem vindo a colher as opiniões de vários programadores com o intuito de angariar mão de obra para a sua nova plataforma. O reflexo das lições do passado, desde a Nokia à Microsoft com os seus projetos falhados no mercado mobile.

Bryan Ma, analista da IDC, acaba por atribuir o sucesso, ou falhanço de um novo sistema operativo, aos programadores. De acordo com o seu testemunho, um sistema de nada vale se não tiver aplicações. E um ecossistema depende, portanto, da vontade de quem as cria.

Se os serviços e aplicações da Google não chegarem ao sistema operativo da Huawei, o seu sucesso esgota-se dentro das fronteiras da China. O destino da gigante chinesa repousa agora, em grande parte, nas mãos dos programadores e no seu “apetite” pelo mercado asiático.

Plano B da Huawei ao Android e serviços Google pode chegar ainda em 2019

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    A Huawei apenas pega no Android e personaliza, qual a dificuldade. Agora fazer um SO de base? Lol isso queria eu ver…

    A China pode fazer, e algum dia farão, assim poder estar sempre “a telefonar para casa”…

    1. Avatar de fc
      fc

      A Huawei não precisa de fazer um SO de base, pode usar o Android. Terá que arranjar é uma solução para as aplicações da google, entre as quais a google play. Criar um ecossistema que seja aceite pelos utilizadores é muito mais complexo do que fazer um SO.

    2. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Não esquecer o YouTube, é da google tambem

      1. Avatar de Rui Machado
        Rui Machado

        E o youtube não abre numa qualquer pagina de um browser?

        Parece que sim e por isso não é problema….

  2. Avatar de Sergio SL
    Sergio SL

    Qual seja, nada houve antes da Google, nada haverá depois dela. A Google tornou-se parte de todos os cromossomos e sem ela não há vida. Aos olhos dos bloguistas, não há esperança. E que nos resta ajoelhar e curvar-se perante um novo Deus. Tenho pena de muitos.

    1. Avatar de Pedro S
      Pedro S

      Ahahahaha, mt bom….

    2. Avatar de unhuzpt
      unhuzpt

      Infelizmente tens razao. Numa sociedade da era da informacao onde a esmagadora maioria das pessoas sao analfabetos tecnologicos, a google tem um peso esmagador.
      A unica esperanca é que a mentalidade global sobre a proteccao de dados e a privacidade mude o suficiente…

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        De facto só os “analfabetos tecnológicos” (nos quais presumo que não te incluas) é que recorrem à Google, os experts tecnológicos (como tu?) têm a privacidade e os seus dados protegidos … 😀

      2. Avatar de nothing to!
        nothing to!

        Ah pois, vamos trocar a google por uma empresa chinesa que será certamente melhor LOL

    3. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Aguardamos o teu SO para nos livrar do demónio da Google.

    4. Avatar de Jeremias Zacarias
      Jeremias Zacarias

      E nao nada que dura para sempre, um dia a google teram seu fim, novos impérios aparecerão e governarão o mundo de tecnologia. O orgulho antecede a derrota.

  3. Avatar de Pascoal Pinheiro Cabrita
    Pascoal Pinheiro Cabrita

    O linux deepin é uma boa alternativa ao sistema para pcs e para smartphone também podem utilizar o android com a loja de aplicações aptoide que é melhor que o google play.

    1. Avatar de fc
      fc

      “com a loja de aplicações aptoide que é melhor que o google play.” melhor no mesmo sentido que o Beta Max era melhor que o VHS? não interessa ser melhor, interessa é ser a mais usada, ou ser pelo menos usada em escala suficiente para ser relevante.

  4. Avatar de Joselito
    Joselito

    O Open-Source mais uma vez estragando o mundo…

    1. Avatar de zedoido
      zedoido

      É disto que falas: “Windows Zero-Day Drops on Twitter, Developer Promises 4 More”

  5. Avatar de Alberto Jesus
    Alberto Jesus

    Conforme já foi dito, a Huawei não necessita de fazer um SO de raiz porque poderá continuar a utilizar ou personalizar o Android (o código deste é disponibilizado pelo Google sob licença de código aberto).
    Para além disso, a Aptoide (startup portuguesa) já admitiu que está a negociar uma parceria com a Huawei depois de a Google ter anunciado a suspensão dos negócios com a gigante chinesa. Desta forma, a Aptoide pode ser uma alternativa à Google Play Store.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tanto a Huawei como qualquer outra marca pode continuar a usar o Android e pelo que parece a unica coisa que deixa de poder usar são os serviços da Google.
    Tendo em conta que os Huawei usam uma versão do Android altamente personalizada penso que o maior dos problemas será mesmo a impossibilidade de usar Google Play, mas nada impede que criem uma loja paralela e permitam que os programadores la coloquem as aplicações.

    1. Avatar de J T
      J T

      O ban afecta todas aa empresas americanas, I que significa na prática que não vais ter nem Facebook, Netflix, Snapchat, Insta, etc. Mesmo que instales o apk o serviço não vai funcionar. Esse é o grande problema conforme referido na ARS, tudo o resto é ultrapassavel. E na China como não existem serviços estrangeiros (pois é verdade, antes dos states banirem a Huawei já a China tinha banido há muito tudo o que fosse de fora), não vai afectar as vendas da Huawei, já fora da China vai ser um grande problema, só pessoas com Windows phone vão ponderar adquirir um Huawei porque já estão habituadas a não ter apps de jeito.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    A Huawei deverá estar interessada em saber como funciona a Aptoide mas não se esqueçam que eles (Huawei ) fazem quase tudo o que vendem, com muito poucos fonecedores externos.

  8. Avatar de greego
    greego

    Esta guerra vem demonstrar a fragilidade e a dependência do mundo global à tecnologia dos yankes… A Europa tem de criar os seus próprios softwares e deixar de estar dependente de um qualquer louco tal como o trumpas. Imaginem um bloqueio da Microsoft e da Apple aos seus softwares! Seria o caos, penso eu!…

    1. Avatar de Joaquim Ferreira
      Joaquim Ferreira

      Caro amigo se fosse só isso… Ainda não percebi porque a Europa não tem GPS próprio. Consegue ser estúpido. É ainda mais assustador terem sistemas iguais e linhas que podem ser desligadas a qualquer momento até redes enfim…

      1. Avatar de fc
        fc

        Mas a comunidade europeia tem um sistema equivalente ao gps, galileu de seu nome. Já está a funcionar mas apenas em 2020 terá toda a rede de satélites. Para além de maior precisão que o gps ainda tem a vantagem de não ser um sistema militar.

  9. Avatar de Daniel Paiva
    Daniel Paiva

    E em relação aos telemóveis antigos como o Huawei P30, vai continuar com o Android? Vai continuar com a playstore? Vai continuar a receber atualizações de sistema? Ou vai receber esse Huawei OS? São coisas práticas que gostava de saber.

  10. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    E vai correr esse OS onde ? ( Arquitetura)

    Abc

  11. Avatar de 11setembro
    11setembro

    Qualquer dia, voltarei a revistar os USA.
    Pensem nisso.

  12. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Primeiro erro que o pessoal comete: achar que a Google é um deus.
    Segundo erro que o pessoal comete: subestimar a Huwaei e os chineses em geral.

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      *Huawei

    2. Avatar de Mario
      Mario

      As pessoas são tão débeis mentais que acham que retirar o Google da jogada faz não existir mais internet.

  13. Avatar de Ze
    Ze

    viva A Google, una e criadora do único sistema operativo móvel do mundo capaz de estar vivo, matando tudo o resto à nascença! Viva o monopólio tecnológico! Viva essa coisa proprietária mascarada de open source para os geekzinhos ficarem todos felizes e colocarem a Google num pedestal. Obrigado Google, dar-te-ei todas as informações que quiseres sobre mim para me manipulares como quiseres! Viva!

  14. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Quando a huawei souber tudo sobre a apteoide vai fazer o que fez com o tuga que diz ter inventado a camara 360º, logo copiam tudo e la vai a apteoide dos tugas a vida.

  15. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Para copiarem e fabricarem sem licenças vocês sabem como sao os chintoques, é a força deles.

  16. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Quero um Huawei com Symbian

  17. Avatar de Rui Machado
    Rui Machado

    Cruzes que confusão, convinha estudar um pouco antes de escrever um artigo destes.

    Vejamos já ouviu falar de MIUI? Pelos vistos a Miui usa e abusa do android á varios anos conseguindo ter uma versão propria que não só é muito agradavel á vista como funciona bem como é fluida.

    Quando depois diz que a Nokia já tentou e falhou com o symbian, cruzes que asneira enorme.
    Pesquise e certamente perceberá que o Symbian foi um sistema operativo muito a frente do seu tempo, era multitarefa activa numa altura em que nem o windows conseguia isso e funcionava em equipamentos com especificacoes de calculadora, O Symbian era propriedade da PSION, talvez se lembre do nome, senao pesquise.
    Dica o symbian é de 1998 gostava de saber como poderia concorrer com o android quando o mesmo foi apresentado em 2007!
    Posteriormente e ja com a quase morte da PSION a NOKIA comprou o symbian e usou em inumeros aparelhos um dos primeiros bem sucedidos o saudoso nokia N95.
    Infelizmente para a Nokia o Symbian foi desenvolvido para usar teclas, não para o touch e quando o android surgiu desenvolvido de raiz para telefones e com touch a resposta da Nokia foi pouca ou nenhuma, tentou adaptar o symbian e como era esperado não se consegue fazer de um Empilhador um formula 1.

    Quanto ás adaptacoes de sistemas operativos concorrenciais do windows que falharam, tem razão por muitos serem muito mais complicados de usar, por não existirem programas compataveis (a maior parte do parque empresarial passa pelo windows seja office seja programas dedicados), seja inclusive pelo enorme lobby que a Microsoft faz junto de escolas e universidades onde quase obrigam os alunos a usar windows para ao chegar ao mercado de trabalho ser a unica coisa que sabem usar.

    Mas nos ultimos anos o Linux tem mudado muito, tem ficado mais user friendly, e tem cada vez mais empresas a desenvolver software que funcionam em windows mas tambem em Linux.
    O Linux tem a enorme vantagem de ser mais seguro e muito menos intrusivo nao vigiando os utilizadores, talvez por isso não agrade ainda a certas pessoas poderosas.
    Mas neste momento é uma alternativa muito viavel.

    Os chineses precisam menos dos americanos do que o inverso. Espero que a Europa não se deixe adormecer ou quando acordar vai ser como os americanos TARDE.

    Cai mais fácilmente a Apple do que a Huawei. Trump sabe disso, limita-se a atacar em força para depois recuar e reclamar vitoria enquanto recua.

    A agressividade dele não resultou com a Russia, não resultou com a Coreia do Norte, não está a resultar com a Venezuela, com Cuba e muito menos com a China.

    Ainda se ele alegasse que a producao em certos Países recorria a mão de obra explorada teria alguma razao mas como ele so recorre a estas guerras para facturar esquece até os argumentos logicos.

    Lembrem-se ainda que a Google so pode impedir o maps o youtube e o gmail, isso pouco ou nada significa para quem usa um telefone.
    Youtube abre em qualquer pagina de um browser o mesmo acontecendo com o gmail e com o maps, com a agravante que nao faltam mapas como tomtom igosygic e outros alem de aplicacoes de email bem melhores que o gmail.

    Deixem-se de noticias alarmistas.

    Não vejo porque razão a Huawei não possa fazer o mesmo.
    Explique lá o que os impede.

    1. Avatar de Rui Bacelar

      Importa não confundir sistema operativo com interface. A MIUI é uma interface, não um sistema operativa. É uma “máscara” para o Android, nada mais.
      O mérito que cada um dos sistemas operativo citados nunca esteve em causa. Apenas afirmei que foram criados e acabaram por cair, não no esquecimento mas no desuso. Importa não esquecer isso.
      Em ponto algum avaliei o conteúdo ou premissa dos sistema listadas. Apenas a sua breve história.

      Não são notícias alarmistas, são factos. A Microsoft tentou criar uma terceira alternativa e creio que não seja preciso alongar-me em explicações…
      Estamos num mercado bicéfalo e seria preciso um milagre para este status quo se alterar.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        A Microsoft desistiu mais depressa da Windows Phone que os programadores e os utilizadore. Invocar a história dos sistemas operativos para “adivinhar” a queda da Huawei é errado, a prova está no iPhone, utilizando iOS, que tem por base MacOsX. O utilizador não quer saber qual é o sistema operativo. Quer que seja bonito, rápido, eficaz e com a maior parte das aplicações. Tendo uma base AOSP, descansa que a Google não tem interesse em manter esta estupidez do Trump muito tempo. Ela própria encarrega-se de dar a volta para manter os proveitos comerciais. Pessoalmente acredito que isto poderá acabar rápido, e o pior para a Google é que muitas marcas orientais vão por as barbas de molho e começar a pensar em alternativas para não ficarem agarradas ao Android. Poderemos ver daqui as uns anos, várias fabricantes com as suas próprias versões AOSP.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Muito bom comentário, mais informado do que o artigo. Acrescentava só que o Linux está na base do actual MacOS e do IOS.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Não é bem assim. O MacOSX é uma versão alterada do FreeBSD, ou seja um primo afastado do Linux, porque tem uma base Unix. Excelente SO btw. O Rui Bacelar trocou algumas coisas aqui, o caso do Symbian, que é bastante mais antigo que o Android e teve bastante sucesso, antes de aparecer os Smartphones Touchscreen. A arquitectura do Symbian revelou-se obsoleta. O uso do Meegoo foi muito pequena, mas continua a aposta no Sailfish. Há muitas alternativas viáveis. Até porque há versões de roms que não tem os serviços Google e são adicionados depois. É como digo, há muita maneira de matar mosquitos…

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Claro que a Miui e um interface, mas o Android não é da Google, nem a Google pode impedir ninguém de usar o sistema.
        Apenas 3 aplicações numa loja de milhões são da Google.

        Logo é alarmista decretar o fim da Huawei porque a Google os vai impedir de usar 3 aplicações.

        Acho que todos sabemos que essas aplicações não são assim tão importantes e que caso queiram os utilizadores podem instalar a posteriormente essas aplicações.
        Já hoje se faz e muito.

        O artigo errou e muito quando se referiu ao Symbian.
        Convém pesquisar antes de escrever sobre algo que não conhecemos bem.
        Errou também ao ser alarmista pois a Google não pode impedir ninguém de usar o android.
        Mas dou-lhe uma dica existem vários sistemas operativos que falharam nos telefones, pesquise meego um sistema que não se conseguiu estabelecer mas ainda hoje existe e com vários forks.
        A Huawei pode até aproveitar isso é despejando uns milhões em cima fazer um sistema operativo concorrente ao android e que até corre aplicações android.

  18. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Se der muito trabalho aos autores das aplicações para derivados do AOSP modificarem os requisitos, que as suas aplicações eventualmente possam ter (não são todas que têm) do “Google Play Services”, ou der muito trabalho à Huawei fazer como faz o ReactOS, em relação ao Windows, e criar software substituto…

    Que faça a Huawei o mesmo que fez o governo russo – e pegue antes no Sailfish OS.

    É muito mais agradável de se utilizar, do que o Android, e também mais completo (pois, acaba por ser uma distribuição de Linux).

  19. Avatar de Telmo
    Telmo

    Existe alguma plataforma que seja parecida com o youtube mas que seja só de Portugal?

    1. Avatar de Rui Bacelar
    2. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      O “videos.sapo.pt” diz-se “compatível com todos os dispositivos e sistemas operativos” – e corre bem, num navegador de Internet, usando o meu smartphone de apenas 4 núcleos.

      As aplicações específicas para o YouTube e afins, pouco mais são do que um (básico) navegador de Internet limitado a um único sítio. Não há real necessidade de usar aplicações específicas para os sítios de partilha de vídeos – e, se não instalarmos as mesmas, é da maneira que temos menos uma aplicação com que nos preocupar.

  20. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    A America e a Europa nunca viram o perigo da china que nunca respeitou nem respeita ninguém, bloquei-em todos os produtos fabricados na china, força Trump todos deveriam seguir o teu exemplo, os chinos cantavam bem mais baixo, até essa porcaria da huawei ir piar mais fino, digam so o que a china inventou.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Comentário infeliz.
      Vejamos sem a produção da China ficavas sem a tua televisão o teu telefone e retrocedias 20 anos na tecnologia.

      Se foi um erro deixar a China tomar conta da produção? Isso foi mas os burros foram os nossos dirigentes que pelo lucro fácil e imediato deixaram entrar os produtos Chineses cá com taxas muito baixas.
      Mesmo quem produzia cá passou a mandar produzir na China pois mao de obra explorada e sem regulacao ambiental de saude ou proteccao dos idosos faz com que a produção seja bem mais barata.
      Agora admiram-se todos e querem enfrentar a China numa guerra comercial aberta onde apenas a China pode ganhar.

      A China controla neste momento a maior parte do dinheiro e da producao industrial, achas que o trump os assusta? Basta eles despejarem as obrigacoes de divida americana no mercado que uma crise sem precedentes aparece, claro que a reaccao dos americanos seria uma guerra.
      desconfio que desta vez nem os Paises neutros se safavam.

      Trump devia primeiro tornar-se independente seja em tecnologia seja em industria seja em economia e so depois atacar. Assim mostrou o infeliz estratega que é. Trump foi grande com as calças do pai, com as dele está muito encolhido

  21. Avatar de Toninho
    Toninho

    Tanta coisa se diz sem saber o que se diz.
    Os meus Huawei’s tem uma coisa chamada AppGallery que não é nada mais nada menos que uma loja de apps open source… como é o Aptoide.
    Muitas destas apps estão na Play Store.
    Toda a gente quer ter a sua app na AppGallery da Huawei pois tem milhões de utilizadores…

    Um Android baseado no AOSP é com certeza (se isto continuar) o que a Huawei vai fazer.
    Quem deve estar cheio de medo é a Apple já que se China disser que a Foxconn não pode produzir mais nada para a Apple, vai ser giro.

    E sobre o artigo dizer que o Synbian apareceu para combater o Android é mau em termos de informação, como refere o Rui Machado.
    Eu tive o primeiro Nokia touch (5800 Express Music) e era qualquer coisa de fantástico mesmo sendo uma empilhadora em cima do F1….

  22. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    A Apple nao faz falencia so pelo facto de a Foxconn deixar de fabricar para a Apple, sao muitas as empresas que gostariam de fabricar para a Apple, e creio que a Foxconn é baseada em Taiwan.

    1. Avatar de Toninho
      Toninho

      Tás enganado…nunca deves ter visto a traseira de um iPhone ou iPad, que diz “designed in California, Assembled in China”.
      E achas que se muda a produção assim do pé para a mão… a Apple está há muito tempo a tentar ter fábricas na India e népia.

  23. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    A Foxconn é uma empresa de Taiwan com fabricas na china e em outros locais.

  24. Avatar de Carlos
    Carlos

    Todos só falam do Android e ios. Esquecem que existe outro sistema operativo europeu chamado de sailfish do jolla. O qual está a ser desenvolvido através de licença pelos russos para não ficarem refém do sistema da Google. Também existe uma versão desenvolvida para o Sony xperia X e xa1. Se a Huawei falar com a jolla e começar a usar o sailfish nos seus telemóveis podiam desenvolver mais rapidamente o sistema e quem sabe fazer concorrência séria ao Android.

  25. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Continuo sem saber qual o processador que eles vão utilizar para todos os comentários anteriores ….

    Abc

    1. Avatar de Miguel
      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        è ARM na mesma.

        Abc

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Mas a relação comercial é com uma empresa chinesa, é o que está em conta.

  26. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Agora só falta ao estados unidos banir as marcas americanas que fabricam na china xD

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      É…. Creio que isto será só uma forma de atrasar a Huawei… Estas medidas proteccionistas são muito perigosas para ambos os lados. Parece ser mais um bluff que vai causar prejuízo avultados à Huawei. Quando chegarmos a Agosto, veremos, mas parece-me que será levantado o “embargo”.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Claro que ninguem tem interesse neste embargo, é como a invasão da Coreia do Norte só serviu para assustar TODOS recuou Trump e gritou vitoria. Aqui vai fazer o mesmo.

        No fim da governacao de Trump iremos verificar que destrui as boas ligacoes com os paises aliados e piorou as relacoes com os paises menos aliados.
        Ficam os Estados Unidos piores e o resto do mundo retrocedeu 20 anos na diplomacia e relacoes comerciais.
        Entretanto os pequenos ganhos para a economia americana obtidos por estes confrontos dissipam-se em curto espaco de tempo. Será o principio do fim do império Americano?
        Nenhuma nação fica para sempre no topo do mundo, nós Portugueses sabemos bem isso, já fomos donos de meio mundo e hoje somos um pequeno País sem influencia internacional de relevo.

        1. Avatar de Miguel Alves
          Miguel Alves

          Há-de acabar quando perceberem que não tem dinheiro para pagar a dívida publica.

        2. Avatar de Wishmaster
          Wishmaster

          Exacto… Mas é precisamente por isso que o Trump está a tomar estas medidas, porque os EUA estão a perder a hegemonia global. E os dois inimigos continuam a ser a China e Rússia.
          Só que enquanto eles andam entretidos com esses dois, há outros que começam a espreitar…Índia, por exemplo.
          O domínio dos EUA tem os dias contados.

  27. Avatar de Rui Maia
    Rui Maia

    Já existe um projecto do gênero dêem uma vista de olhos no “eelo” parece ser interessante