7 curiosidades do Android que talvez desconheça

65 Comentários

O Android é o sistema operativo mobile mais popular do mercado, estando instalado em milhões de equipamentos.

Completados 10 anos de Android já pouco há a conhecer sobre o sistema operativo da Google. Mas será que conhecia estas 7 curiosidades?

android_drive_mode_1

Recentemente, o Android completou 10 anos de existência e crescimento. Tendo iniciado de forma tímida, viveu tempos de altos e baixos até chegar ao topo do mercado de smartphones.

No entanto, existem diversos dados que grande parte das pessoas desconhece. Conheça 7 curiosidades sobre este sistema operativo.

Qual a razão do nome “Android”?

Embora existam muitas histórias sobre a origem do nome “Androide”, a mais aceitável conta que é baseado no jogo Guantlet the third encounter, onde a personagem principal é um robot.

Andy Rubin, pai do Android, era um grande fã de robótica, tendo construído nos seus tempos livres um braço robótico que servia café sempre que o seu criador lhe enviava uma mensagem de texto.

android

Como se chama o Robot?

Embora a sua imagem seja bastante conhecida, a verdade é que poucos sabem como se chama o robot. Em tempos, no interior da Google, era conhecido por Bugdroid, derivado aos vários bugs que detinha nas aplicações, mas também já foi chamado de Andy e Mike.

No entanto, oficialmente, não existe um nome definido, sendo apenas possível encontrar referências aos nomes “Android” e “Robot Verde do Android”.

android logo evolução

Foi criado para máquinas fotográficas

Embora tenha ficado conhecido no mundo dos smartphones, a verdade é que esse não era o verdadeiro propósito deste sistema operativo.

Nos seus primórdios, foi pensado para equipar máquinas fotográficas digitais, como forma de transferir as fotografias para a nuvem e as armazenar, mas, com o forte crescimento dos telefones inteligentes, rapidamente Andy Rubin decidiu mudar o rumo da sua startup Android para estes equipamentos.

android camara digital samsung

O iPhone obrigou a uma revolução no Android

Estávamos em 2007 e os engenheiros da Google trabalhavam durante meses para aperfeiçoar o Android, pensado para um equipamento do estilo do Blackberry, que seria apresentado no final do ano para revolucionar o mercado dos telemóveis.

No entanto, com a apresentação do iPhone por Steve Jobs, conta a história que Chris DeSalvo disse a mítica frase “We’re going to have to start over” (Temos de começar tudo de novo), que levou a uma revolução interna no Android.

android prototipo qwerty

Desde essa data a Google moldou o sistema aos ecrãs touchscreen e tem aperfeiçoado o seu sistema para estar ao nível da concorrência.

Um “Easter Egg” em cada versão Android

Os já conhecidos “Easter Egg” nem sempre existiram, tendo sido adicionados no Android 2.3.

Criado por Jack Larson, o primeiro ovo foi um quadro onde surge o robot do Android rodeado de zombies e de um homem biscoito zombie. Esta animação surgiu no nome interno dado a esta versão do sistema, o Zombie Gingerbread.

A partir desta versão, foram várias as animações e mini-jogos adicionados ao Android.

Android-Easter-Egg

Porque é que as versões têm sempre nomes de doces?

Desde a versão 1.5 que o Android tem recebido nomes de doces seguindo uma ordem cronológica na primeira letra.

No entanto, não existe uma explicação oficial sobre o porquê disto acontecer. Segundo as várias hipóteses, poderá ser porque Andy Rubin gostava muito de doces ou porque a Google achava que “os telemóveis fazem a vida mais doce”. Existe também outra teoria de que a Google não quer revelar o verdadeiro significado, apoiando-se nas palavras de um porta-voz da empresa americana que referiu em 2011 que era algo interno e que preferia não comentar.

android oreo

É o maior sistema operativo no mercado dos smartphones

O Android é o sistema operativo mobile que centra em si maior quota de mercado. Segundo os números oficiais, este sistema detém 88% do mercado, estando ativo em mais de mil milhões de dispositivos.

Tendo agora o iOS como maior concorrente, após o desaparecimento do Windows 10 Mobile, mantém uma vantagem bastante representativa.

android grafico

Após dez anos de muitas novidades, o Android continua a evoluir, estando a atingir uma maturidade cada vez mais interessante. Resta agora ao sistema operativo da Google otimizar o processo de atualização e reduzir a fragmentação deste popular sistema.

5 Apps para instalar no seu smartphone Android

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grandprix
    Grandprix

    Venha daí a versão 9 já estou há espera no meu Xiaomi A2 Lite. Android é simplesmente fantástico.

  2. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    A concorrência entre sistemas é salutar e deve ser estimulada. Dito isto, o IOS é um bom concorrente.

  3. Avatar de unknown
    unknown

    Infelizmente o lag e a falta de updates todos conhecen no android e quem pode compra iphone

    1. Avatar de JCFB
    2. Avatar de Eu
      Eu

      Lag? Depende do smartphone.
      Falta de updates? Compra um smartphone com android puro (android one ou pixel por exemplo) e tens updates.

      1. Avatar de mik
        mik

        mesmo assim só tem 2 anos de updates de versões android.

        1. Avatar de rui
          rui

          tens 3 a nível de patchs de segurança. mais de 2 com novas funcionalidades dificilmente dá com o hardware antigo. acontece o mesmo com o ios capado para versões anteriores.

          1. Avatar de J. Romão
            J. Romão

            Os patchs de segurança são só 2 anos e muitas marcas nem isso estão a fazer.

          2. Avatar de Xiba
            Xiba

            E depois de 3 anos?

        2. Avatar de JM
          JM

          Ha androids que sao actualizados por bem mais tempo do que os 2 anos, mas mesmo que sejam apenas pelos 2 anos vou entao fazer um calculo:

          iphone ~1000€ => ~5anos de updates

          pocophone F1 (2018)
          + pocophone F1 2 (2020)
          + pocophone F1 3 (2022) = ~ 1000€ ~6 anos de updates

        3. Avatar de JHGouveia
          JHGouveia

          recebo packs de segurança até hoje em meu Moto X1

    3. Avatar de Maike
      Maike

      Lag? falta de updates? lol sê feliz com o iphode.

      1. Avatar de unknown
        unknown

        So dor de cotovelo tipica de quem não tem educacao nem capacidade para ter um.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          La por teres um iphone deves pensar que es melhor que alguem. Os teus comentarios é de alguem que nao percebe um boi do que esta a falar. Aposto que o meu android custou mais que o teu iphone reciclado em 5 mao.

        2. Avatar de Carlos1
          Carlos1

          Que lag é que estás a falar , vè lá este vídeo que compara o Pocophone de € 330,00 com o Iphone de € 1500,00 e depois se tiveres coragem escreve aí qualquer coisa , sei lá que não sabias , ou que tens andado distraído e iludido com os nomes todos tech da Apple com os CPUs Bionic , é um nome fixe não é , já agora coloco outro vídeo que explica a verdadeira razão dos resultados em single core obtidos pelos Iphones .

          Vídeo acerca da comparação de velocidade :

          https://www.youtube.com/watch?v=omto9Q-eS_Q&list=FLPvvLPI9JQsvNqck8quAXnQ&index=3&t=379s

          Vídeo sobre a explicação da razão dos testes de benchamark não serem representativos da experiência de utilização :

          https://www.youtube.com/watch?v=W68nuVxOXaE&list=FLPvvLPI9JQsvNqck8quAXnQ&index=7&t=19s

          Tenham um bom dia

        3. Avatar de Eu
          Eu

          Falar educação quando insinuas que a outra pessoa não tem capacidades para ter um iPhone 😀
          Dor de cotovelo? Cada um é livre de escolher o que mais gosta. E tu, do que gostas? Tirando a maça, ja comes-te fruta hoje? Cresce amigo 🙂

          1. Avatar de censo
            censo

            Lá vem este outra vez com o meu nickname.

          2. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            Convém não esquecer aqueles que escolhem android (especialmente nos topos de gama) para não serem conotados com os 10% que têm iphone…

        4. Avatar de Mr.T
          Mr.T

          O teu primeiro comentario diz muito sobre a prioridade que tens em manter-te informado ou atualizado. Se fores assim para tudo o resto na vida, não te auguro um futuro muito risonho. Já este ultimo comentário diz muito sobre o tipo de pessoa que provavelmente és e a forma como as avalias os outros…

        5. Avatar de darkvoid
          darkvoid

          Por favor censo deixa de ser pedante…
          Já sabemos que tens e adoras iphones mas isso não torna ninguém superior, nem é algo que todos queiram ter.
          Eu por exemplo tenho possibilidades para comprar a pronto , centenas de iphone se me apetece-se, no entanto preferi comprar um Android. E não me arrependo (e sim já tive um iphone e sim convivo com pessoas que têm iphones)

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            !!!SPAM!!!
            (Moderadores varram este lixo por favor)

          2. Avatar de darkvoid
            darkvoid

            Amigo censo (pouco comum), nem escrever sabes, queres escrever néscio, mas nem o acento colocas.
            Se a mim, me falta classe, a ti falta-te educação e cultura, nem escrever sabes.
            Isto para quem é um culto dos iphones!

          3. Avatar de censo
            censo

            Este “censo” que por aqui anda não é o genuíno. Pedia à moderação para verificar isso.

        6. Avatar de Martins
          Martins

          No meu Note 8 tenho o último update de segurança por via oficial e nunca tive lag. Só utilizarei outro Iphone no dia em que superarem as limitações face ao que os concorrentes oferecem (Neste caso para mim a linha Note da Samsung é a que mais se adequa).
          Falar em dor de cotovelo quando existem equipamentos com sistema Android com preços semelhantes, é só parvo.

      2. Avatar de Xiba
        Xiba

        iPhode fica lento com o tempo mas atualiza por 5 anos.
        Me diz um Android que tenha atualizado por 5 anos pela empresa que o criou.
        Nem vem falar de custom roms pois falo de atualizaçoes oficiais.

        1. Avatar de the oneee
          the oneee

          xiaomi mi 3 😉

        2. Avatar de JM
          JM

          Ha android que sao actualizados por bem mais tempo do que os 2 anos, mas mesmo que sejam apenas pelos 2 anos vou entao fazer um calculo:

          iphone ~1000€ => ~5anos de updates

          pocophone F1 (2018)
          + pocophone F1 2 (2020)
          + pocophone F1 3 (2022) = ~ 1000€ ~6 anos de updates

    4. Avatar de Joao
      Joao

      Aqui podem-te ajudar: +351 21 791 7000

      1. Avatar de Rrrrrr
        Rrrrrr

        É o numero da Glassdrive? XD

      2. Avatar de XXT
        XXT

        Ahahahahah muito bom!

    5. Avatar de Dinamico
      Dinamico

      Engraçado que as pessoas que dizem lag e falta de updates comparam telemóveis android de 150 euros com iphones de 1000, já usei os dois( e até windows phone já usei) e posso dizer que escolhi android e não me arrependo

    6. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      lag… sim o Android há 5+ atrás tinha lag…
      Hoje em dia mesmo a gama média já nem sabe o que é isso do “lag”!

    7. Avatar de Hugo
      Hugo

      Bem, estás naquele patamar do “completamente inútil”, ao que me limitarei a repsonder “SPAM” aos teus comentários.

    8. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Dado o grande numero de erros ortográficos que o corrector do iPhone iria corrigir, é mais que óbvio que também não podes compras um (ou pelo menos não possuis um)

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        !!!SPAM!!!
        (Moderadores varram este lixo por favor)

        Já agora, as frases terminam com ponto final. Sempre a aprender.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Mas é perfeitamente normal ter erros, o meu comentário não foi escrito com um iPhone (Assim como os teus)

      3. Avatar de censo
        censo

        Atenção à moderação, este censo não é quem diz ser.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Eu sei.
          É concerteza alguém muito feliz e resolvido na vida que encontrou aqui o que de melhor pode fazer com o seu tempo disponível.
          Aconselhava-te a usar imagem como avatar ou a simplesmente não ligares a isso.

      4. Avatar de Carlos1
        Carlos1

        Boa tarde ,

        Vejam este vídeo , quem pensa que por ter uma maçã atrás do seu equipamento tem sempre a melhor qualidade , então devem ver este vídeo, existem iguais ou semelhantes imensos , mas escolhi este por ser de um youtuber que é reconhecido por não fazer favores a ninguém :

        https://www.youtube.com/watch?v=rpeFbaf6XkM

        Pois é , em Portugal este Iphone vai custar quanto acima dos 800, 00 shame on you Apple , continuem cegamente a acreditar em todas as mentiras que a Apple nas suas keynotes debita, estes eventos já viram melhores dias em todos os aspectos, sempre se disseram mentiras , mas agora são completamente vergonhosas .

        https://www.youtube.com/watch?v=rpeFbaf6XkM

        Cumprimentos

    9. Avatar de Mário
      Mário

      Eu tenho um Note 8 e a minha esposa um S8, melhor que um iPhone!

  4. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    voces deixam-se levar por comentarios sem nexo nenhum com uma pinta…
    se lhe responderem so lhe dá mais forca.

    1. Avatar de censo
      censo

      Pplware, isto é inadequado. Este “censo” não é quem diz ser. Este conteúdo é ofensivo. Eu nunca faria tal coisa, o Pplware sabe disso. Vejam o mail deste energumeno. Tenham paciência.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não te preocupes com isso. Continua a usar o teu nome descansado.
        O que importa aqui é o conteúdo dos comentários e não “as pessoas”.

  5. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    So o que lamento é ter um smartphone com 4GB de ram em que 1 e muito são ocupados pelo OS… Podiam tornar o sistema bem mais leve. Como não sei… Mas o Iphone nisso é fantástico, porque com menos RAM tem o mesmo ou melhor desempenho que o Android.

    1. Avatar de Celso
      Celso

      Sabes que ter muito ou pouco ram não significa nada… O android usa um software chamado zram. Faz compressão na ram. Sei o que digo pois já usei esse software num P4 com linux e 510MB ram e faz uma enorme diferença. Se quiseres pesquisa mais sobre isso.

      “Quando usado para swap, o zram (como zswap também) permite ao Linux fazer uso mais eficiente da RAM, já que o sistema operacional pode conter mais páginas de memória no swap compactado do que se a mesma quantidade de RAM tivesse sido usada como memória de aplicativo ou cache de disco. Isso é particularmente eficaz em máquinas que não possuem muita memória.[3][4] Em 2012, o Ubuntu considerou brevemente habilitar o zram por padrão em computadores com pequenas quantidades de RAM instalada.”

  6. Avatar de Filipe Ezequiel
    Filipe Ezequiel

    Sempre pensei de ser por a malta que programou o androide era louco pelo jogo “Space Invaders” hahahaha, mas pronto ok…

  7. Avatar de mik
    mik

    tantos anos que o android fez ainda não resolveu a porcaria da fragmentação. aparelhos com bom hardware que podia ter mais que 2 anos de atualizações e nem isso a google quer saber. por isso muita gente muda para ios e para o ecossistema da apple. mas muitos no ano 2018 ainda com treta de comentários que o iphone é só para status que o iphone é caro etc. mas no mundo android também a smartphones caros etc e ninguém reclama.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Mais um que nao sabe o que diz. O android é sistema aberto logo é normal a fragmentacao, ao contrario da apple que es obrigado a comprar da apple se quiseres usar IOS noutra matca…bem….nao podes. A fragmentacao que falas foi a que levou o android a ter 88% do mercado, visto que ha aparelhos para todos os bolsos, funcoes e mercado alvo.

      1. Avatar de mik
        mik

        quando tiveres um ios, vais olhar para o android diferente que costumavas olhar

        1. Avatar de joao
          joao

          alias fui dos primeiros a ter iphone em portugal (iPhone 3G), e continuo a usar IOS em tablets que nao tem concorrencia. agora em smartphones ja foi ultrapassado há muito. tu é que devias comprar um android, usar durante uns meses e tenta voltar a um IOS…se conseguires, parabens…eu nao consegui.

        2. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Tenho 2 Ipad 3, 1 Ipad 2, 1 Ipad mini1 e um Ipad mini 4, todos com 3/4G, tenho varios Ipods, e continuo a preferir para telefone um Honor 9, como tablet, acho que sim, é melhor o ios, mas para telefone…

        3. Avatar de Hugo
          Hugo

          mik TODA a gente conhece o IOS.
          Eu não quero um iphone assim como não quero um Ferrari percebes?
          Para 97% dos utilizadores não é uma necessidade nem prioridade. Apenas isso.
          É bom? É, mas não quero, obrigado!

          1. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            De facto os utilizadores android (principalmente os premium) não querem ser associados ao tipo de utilizador típico dos iphone.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Sinceramente não sei Pérolas.
            Eu usaria um iphone sem problemas, a questão é que não preciso de um. Só por isso.
            Preciso de um computador gaming.
            Preciso de um qualquer carro…
            … de um qualquer smartphone (com desempenho razoável claro)…
            …e por aí em diante. Não percebo esta malta quem vem vender Iphones e Androids como se toda a gente tivesse as mesmas necessidades e prioridades. Eu não sei nada acerca dos utilizadores de cada marca, mas estes de que falo em particular são ignorantes a um nível que nem se apercebem.

        4. Avatar de PeFerreira98
          PeFerreira98

          Depende do tipo de pessoa que for. Se tiver conhecimentos suficientes para trocar de ROM e equipamento suportado pela comunidade, só fica com saudades unicamente da qualidade e desempenho das apps no iOS. Porque de SO em si, android está muito bom comparado a uns anos atrás.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Até minha mãe sabe instalar uma custom rom no Android.

    2. Avatar de joao
      joao

      fragmentacao e actualizacoes sao 2 topicos diferentes.
      fragmentacao sao implementacoes diferentes do android com UX diferente ou seja experiencias diferentes.
      actualizacoes tem a ver directamente com a liberdade que cada fabricante tem em garantir updates aos seus aparelhos. a google nao manda nas marcas nem no android que cada um altera e implementa visto que é open source. o que a google fez foi implementar um sistema para que seja mais facil fazer updates aos fabricantes quando é lancado uma nova versao do android. mesmo assim cabe a esses fabricantes decidirem se o fazem ou nao e quanto tempo depois de ser lancado o novo android. cabe-te te a ti decidir qual fabricante queres. se das valor as actualizacoes, existem varias marcas que sao boas nesse ponto, pixeis, xiaomis, nokia, aparelhos com google one, one plus, sao exemplos de algumas. Na Apple embora tenhas updates durante muito tempo nao é certo que cada update o aparelho fique mais fluido e melhor…exemplo do IOS 11 que foi uma desgraça. Já no android cada versao que sai os aparelhos tendem a ficar mais rapidos, fluidos e eficientes. um aparelho tambem sem updates nao quer dizer que seja uma carcaça e que de repente deixa de funcionar. conheco muita gente com androids 4.2 ainda a funcionar e felizes da vida e outros com IOS ainda com versao 10, que nao fazem updates pq tao bem com o que tem ou esperam algumas semanas ou meses para os primeiros bugs serem corrigidos e so depois instalam.

  8. Avatar de censo
    censo

    Pplware, apelo uma vez mais a cuidarem do vosso fórum, pois estão aqui a surgir outros indivíduos que se apropriam da identidade alheia e, em nome e a coberto destes, dizem barbaridades e ofendem. Tenham mão nisto.

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Ouve lá, troca de nickname e está o assunto resolvido. 😉

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Isso acontece comigo a todo momento, quantos Daniel’s postam cá diariamente, deixa de frescura, você comprou seu nome via copyright? Tem os registros? Tem marca? Fala sério se preocupar.

    3. Avatar de Balmer
      Balmer

      Acho que tendo em conta as genuínas barbaridades que largas por cá geralmente, é complicado dizer quem é quem.

  9. Avatar de Xiba
    Xiba

    Que nome irá ter o Android Q? Quais suas apostas?

    1. Avatar de JHGouveia