5 fantásticos teclados alternativos para Android

93 Comentários

Por norma, os utilizadores gostam de ter o seu smartphone de acordo com os seus gostos. Mudam os temas, mudam os tons, adicionam/removem atalhos, adicionam widgets, etc. O Android, para além de ser uma  plataforma muito versátil , permite aos utilizadores um nível de personalização bastante elevado através das mais variadas aplicações.

Hoje deixamos um conjunto de sugestões para quem pretender mudar de teclado.

teclado_Android_00

Muito se tem falado nos métodos de interacção (input de dados) entre o utilizador e os gadgets, e o certo é que nos últimos tempos têm aparecidos muitos projectos interessante para tentar ultrapassar esta barreira. Vamos conhecer alguns teclados que podem usar no vosso Android.

iPhone Keyboard – O teclado do iPhone no Android

O iPhone Keyboard Emulator permite-nos ter o teclado do iPhone/iPad no Android. Este teclado oferece a escrita inteligente e simples do teclado nativo da Apple e podemos inclusive configurar as seguintes opções:

  • Vibrar ao premir as teclas
  • Som ao premir as teclas
  • Mostrar sugestões
  • Conclusão automática
  • Integração com contactos
  • Letras maiúsculas automáticas

iphone_01

Saiba mais: iPhone Keyboard – O teclado do iPhone no Android

The 8pen – O teclado reinventado para smartphones

O objectivo do projecto The 8pen é escrever num dispositivo pequeno de uma forma rápida e natural. A aplicação The 8pen permite ter no nosso smartphone um teclado totalmente reinventado, fazendo esquecer o teclado convencional e ao qual estamos muito habituados.

8pen_00

Saiba mais: The 8pen – O teclado reinventado para smartphones

SlideIT Keyboard – É tão fácil escrever no Smartphone

Para quem costuma escrever com rapidez no spmartphone, o SlideIT Keyboard é uma aplicação ideal pois para além de promover que se escreva mais facilmente, e de uma forma divertida, também tem a vantagem de disponibilizar 31 idiomas, inclusivé o português, o que possibilita que quando comecemos a digitar uma palavra, esta já esteja no dicionário, e assim não seja necessário que se escreva a palavra toda.

SlideIT

Saiba mais: SlideIT Keyboard – É tão fácil escrever no Smartphone!

Swiftkey 4 – Provavelmente o melhor teclado para Android

O SwiftKey é um teclado revolucionário, que recorre à inteligência artificial, e é considerado um dos melhores teclados para Android. Este teclado foi um dos best-selling em 2012, tendo sido a aplicação paga mais descarregada.

swiftkey_03

Saiba mais: Swiftkey 4 – Provavelmente o melhor teclado para Android

Swype – O teclado fantástico para Android

Criado por Randy Marsden e Cliff Kushler (co-criador do T9) o Swype é um projecto que implementa uma nova forma de escrever em qualquer gadget com um ecrã táctil, como é cada vez mais comum em telemóveis, tablets, etc. Com o Swype é possível escrever de forma rápida e fácil deslizando apenas os dedos.

swype_01

Saiba mais: Swype 3.0 beta – O teclado fantástico para Android

Estas são algumas das sugestões para quem pretende mudar de teclado no Android. Todos estes projectos têm as suas próprias características, que podem ir ao encontro daquilo que procuramos num teclado.

Conhecem outros teclados para Android?

Comentários

93

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    +1 swiftkey

    1. Avatar de Olly
      Olly

      +2 Swiftkey
      Já não me vejo a escrever sem ele… até sinto falta dele quando estou em frente ao PC e tudo!

  2. Avatar de Blizard

    Basta um… Swiftkey!

  3. Avatar de dwz
    dwz

    swiftkey sempre.

  4. Avatar de Gabriel Tavares
    Gabriel Tavares

    Uso o Thumb keyboard e não me vejo a mudar para outro tão cedo, qual a vossa opinião sobre este?

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.beansoft.keyboardplus

  5. Avatar de rui
    rui

    touchpal e é gratuito

    1. Avatar de roliveira

      x2! É o que uso e não está muito longe da qualidade do Swiftkey. Além disso, é extremamente rápido!

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Obrigado pela dica. Está instalado e a bombar. Já estava um bocado farto do stock, só me atrasava.

    3. Avatar de pokjhbv
      pokjhbv

      x3, uso sempre

    4. Avatar de Diogo
      Diogo

      O problema dele é que consome muita energia…

  6. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Eu uso o TouchPal e funciona muito bem

    1. Avatar de João
      João

      epá alguem a falar no touchpal. milagre lol

    2. Avatar de roliveira

      O Touchpal infelizmente não tem a publicidade que merece! Por isso já que estão a fazer aqui uma corrente => +4 😉

    3. Avatar de Pedro Pereira
      Pedro Pereira

      +5 Uso quase desde que tenho o telemóvel e é fantástico.

    4. Avatar de CK
      CK

      Uso TouchPalX
      +6

      1. Avatar de pokjhbv
  7. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Swiftkey. Às vezes nem eu sei o que estou escrever a app raramente se engana.

  8. Avatar de Bruno Costa
    Bruno Costa

    Swiftkey é o melhor que encontrei até hoje e já experimentei muitos…

  9. Avatar de João
    João

    Mais uma vez um artigo sobre teclados alternativos para Android. Já são tantos os que vi pela net e nunca vi falarem do TouchPal. É o que eu uso e gosto bastante e acho que está ao nível de alguns que falaram.

    Também tem a possiblidade de configurar múltiplas linguas, múltiplos layouts diferentes. A feature de prediction é muito boa também e também tem o modo swype para quem gosta.

    1. Avatar de Skilo
      Skilo

      Gosto tanto que já uso a versão paga. 5* de teclado.

  10. Avatar de Fil
    Fil

    Andava à procura de um que ocupe menos espaço de ecrã.
    O teclado do android do nexus 7 quando está na horizontal ocupa meio ecrã o que torna muito chato escrever ou responder a mails com ele.
    Já experimentei o swype e o swiftkey mas ocupam o mesmo espaço.
    Será que há algum que permite configurar o tamanho das teclas?

    1. Avatar de quirocha
      quirocha

      O touchpall 😛

    2. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      O Swiftkey, pelo menos, permite ocupar menos espaço. Fica a ocupar menos de 1/3 do ecrã.

  11. Avatar de Diogo
    Diogo

    Swiftkey é muito bom!!

  12. Avatar de João Canudo

    E HTC_IME?

    Ao estilo dos nosso antigos nokias.. 😉
    Ninguem usa?

    Pena ainda nao dar para o Android 4.0+

    1. Avatar de fabio
      fabio

      Cheguei a usar na altura do gingerbread, depois deixou de ser compatível com as versões mais recentes. A partir daí sempre a usar o swiftkey

    2. Avatar de Perks
      Perks

      Sem duvida, para mim é topo

      Tenho o Swiftkey comprado, mas continuo a preferir o HTC IME, para o fazer esquecer neste momento uso o smart keyboard pro

    3. Avatar de Rui Oliveira
      Rui Oliveira

      Eu uso. É o melhor teclado na minha opinião. Logo eu que tenho dedos grande e smatphone pequeno da um jeito enorme porque tem o modo T9 – teclado numerico de telefone – e da para aumentar as teclas.

      Funciona no ICS, mas nao em JB. Alguem sabe de algum teclado do genero a funcionar em JB?

        1. Avatar de Marco Nunes
          Marco Nunes

          Gracias!! GOD bless you! isto de ter polegar grande num wildfire não me dá geito lol

        2. Avatar de Rui Oliveira
          Rui Oliveira

          sim, agora tambem já uso SKP…

  13. Avatar de Hugo
    Hugo

    swiftkey 🙂

  14. Avatar de Francisco Castro
    Francisco Castro

    Smart Keyboard Pro! 🙂

    1. Avatar de Diogo Rocha
      Diogo Rocha

      É o melhor teclado este!

    2. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      O melhor investimento atá à data em apps!
      Recomendo principalmente para quem não dispensa o T9.

    3. Avatar de Bruno Barros
      Bruno Barros

      Sem duvida o melhor, já o tenho à anos!!

  15. Avatar de Joel Paiva
    Joel Paiva

    Swiftkey – Para mim o melhor teclado.

  16. Avatar de fLaSh
    fLaSh

    Perfiro o teclado nativo do S2 LTE
    É bem mais rápido.. (zero lag)

  17. Avatar de Pedro Pinto

    Vou testar esse Touchpal 🙂 Não o conhecia

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Já testaste? 😀

    2. Avatar de Ru1Sous4
      Ru1Sous4

      Já testei no iPhone ;D

    3. Avatar de Hugo Cura

      Claro que conheces! Vinha por omissão no tmn a1 😉

      1. Avatar de roliveira

        Lembro-me perfeitamente de o testar no A1 😉

        https://pplware.sitedev.pt/gadgets/analise-tmn-a1-o-android-da-tmn/

        Mas posso dizer que desde lá, evolui bastante e na minha opinião actualmente rivaliza muito bem com o Swiftkey. Já tive o último e desde que mudei para o Touchpal não notei diferenças.

      2. Avatar de Carlucci
        Carlucci

        Tb uso o TouchPalX e não quero outro, e é free.

  18. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Nativo Padfone 2 FTW!!

  19. Avatar de MS
    MS

    Já experimentei o 8pen na primeira vez que falaram aqui dele, a início é confuso mas habituei-me mais depressa do que estava a espera e em menos de uma semana já conseguia escrever sem quase olhar para o ecrã o que é bom para quando se vai a conduzir. Infelizmente ainda tinha que puxar muito pela cabeça para me lembrar da combinação e acabei por deixar de o utilizar. De momento uso o swype por preguiça de mudar, mas acredito que existam melhores.

  20. Avatar de fornost
    fornost

    testei o Swiftkey agora, por menos de 1h, achei interessante e até bom, mas prefiro o swype. Meu galaxy Y tem pouca memória interna, e não dá pra manter essa instalação sem perder bastante espaço de armazenamento.
    não achei também tão essencial assim (poderia desinstalar outras pra manter o Swiftkey) … mas acho que o swype é muito bom e não tenho problema com o uso dele (até tenho, mas são os mesmos problemas que o Swiftkey apresentou).

    ainda tem o fato de que o Swiftkey é pago, é um fator que pesa a seu desfavor também. Pagar pra ter uma aplicação “pesada” (para meu dispositivo) e que faz a mesma coisa que a outra (com algumas “perfumarias” a mais – opções de personalização) ao menos , no meu caso, não faz sentido.
    MAS se eu tivesse outro smatphone eu acho que usaria sim.

  21. Avatar de jorge
    jorge

    Swiftkey … e já testei duzias… não há melhor… a ultima versão, a 4 está excelente!!

  22. Avatar de AndréC
    AndréC

    Esta foi a minha história: Nativo do Smarphone -> Swipe -> Swiftkey free -> Swipe -> Swiftkey free (não fui capaz de não voltar, embora a funcionalidade de deslizar o dedo me fosse capaz de fascinar, mas as previsões do Swiftkey eram brutais demais para não as utilizar, mesmo apenas por 30 dias!) -> Swiftkey flow beta -> Swiftkey 4 (Tinha MESMO que o comprar! [aproveitei uma pro no natal e paguei 2 euros por ele! xD])

    Mudar de teclado? A menos que venha um teclado capaz de me ler a mente e escrever só de pensar naquilo que quero teclar… 😐 (O swiftkey é capaz de ler a mente, mas ainda não escreve sozinho sem eu mandar! xD)

    Comentário talvez parcial demais, mas é a minha opinião. 2 euros mais bem gastos para quem passa a vida com o telemóvel a escrever sms’s, msg’s no facebook, enviar mail’s, etc, era impossível!

  23. Avatar de Invision
    Invision

    Touchpal é bastante bom mas acabo sempre por voltar ao swiftkey!

  24. Avatar de Eduardo Rui Martins da Cruz Peixoto de Almeida
    Eduardo Rui Martins da Cruz Peixoto de Almeida

    Até agora usei o Swype e funcionou muito bem. Tentei o swiftkey mas acho que está muito longe do swype. Vou dar uma oportunidade ao TouchPal 🙂

  25. Avatar de K
    K

    Idealmente, uso o swype. Infelizmente, apresenta alguns bugs com a rom que estou a usar no S3 e não o posso usar, por isso estou com o swiftkey por necessidade. Nunca gostei muito dele porque o seu forte é a previsão. Detesto o estilo de escrever do tipo previsão porque tem a mania de alterar as palavras que eu escrevi para as que ele acha correcto. Por vezes sai cada barbaridade…

    No entanto adoro o tipo de escrita swype. Nisso o swype dá 10-0 ao swiftkey, venha quem vier. O swype é muito mais flexível no trace (não tens que passar exactamente por cima da letra) enquanto ainda acerta na palavra que eu queria escrever. O swiftkey exige um trace muito mais certo o que faz com que falhe mais nas palavras. O de origem da samsung também é bastante bom nisto, melhor que o sk, até, mas não o posso usar nesta rom.

    O “teclado do iphone” que é aqui apresentado, é bastante mau. Quando eu o experimentei aqui a uns tempos nem língua portuguesa tinha e o tempo de resposta não está à altura do original. Acho-o bastante fraco em comparação.

    Faltou na review o teclado de origem do android, que o google tem vindo a introduzir boas melhorias e até deve ser dos mais comuns (para além dos nexus já vi muito telefone a traze-lo).

    Também há outro, o HTC_IME mod, que é uma mod dos teclados da HTC (acho eu). Usei imenso tempo antes de o trocar pelo swype no meu SGS. Embora já exista à uns anos e exija instalar algumas versões diferentes até atinar com a certa que funciona no teu telemóvel, quase toda a gente que conheço que veio dum telemóvel “normal” (embora também tenha formato qwerty) opta por este teclado e é gratuito. A minha namorada não recusa terminantemente qualquer outro. Fica o link:
    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1844512

    1. Avatar de fornost
      fornost

      excelentes ponderações! voltei a usar por 2 dias o swift e concordo com tudo que você disse. Prefiro o swype!

  26. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    “iPhone Keyboard – O teclado do iPhone no Android”

    Devia morrer quem usasse esse teclado. Das piores coisas que o iPhone tem em comparação ao Android é o teclado, quem iria usar 1 teclado de iPhone num Android que pode ter 1001 teclados, só se fosse para gozar com os que tem iOS xD

  27. Avatar de Diogo Florêncio
    Diogo Florêncio

    Testei o TouchPal e gostei bastante.

  28. Avatar de Telmo Viana
    Telmo Viana

    eu uso o teclado xperia que já vinha por defeito no meu xperia go e tem todas as funcionalidades de que necessito inclusive o deslizar do dedo bastante preciso 😀

  29. Avatar de pedro
    pedro

    uso o Swype, mas vou testar esse touchpal..

  30. Avatar de JC
    JC

    Já experimentei vários e acho que o melhor é o SwiftKey.

  31. Avatar de rumicla
    rumicla

    Uso o Smart Keyboard e gosto. Não o acho pesado!

    1. Avatar de Paulo Sequeira
      Paulo Sequeira

      Smart Keyboard Pro. Nunca me deixou mal.

  32. Avatar de JB013
    JB013

    Infelizmente tenho de usar o teclado padrão (3×4),apesar de ter os dedos finos não consigo utilizar nenhum qwerty que tenha visto para Android,já o da Apple uso com facilidade.

  33. Avatar de Paulo Castro
    Paulo Castro

    Até num artigo de Android metem um app que imita a ***** do teclado do iPhone!!!

    Swiftkey é claramente o melhor

  34. Avatar de Duarte Ormonde
    Duarte Ormonde

    E o que acham do Adaptxt?

  35. Avatar de Gabriel Silvério
    Gabriel Silvério

    Sempre usei o Tuchpal, mas depois que descobri o Swipe, não o troco mais.
    “SWIPE – O MELHOR.”

    1. Avatar de pokjhbv
      pokjhbv

      simplesmenteeeee: SE MATA!, swipe eh um lixo

  36. Avatar de Rui
    Rui

    Neste momento estou utilizar o Touchpal, só tenho a dizer bem. Já experimentei o Swiftkey, prefiro o que estou a utilizar.

    Por isso recomento Touchpal

  37. Avatar de Michal Kubacki

    Try ETAOI keyboard for Android. The full version supports Portuguese!

  38. Avatar de Léo Rabello
    Léo Rabello

    O teclado original do Xperia já é melhor que qualquer aplicativo desses aí.

  39. Avatar de sSs
    sSs

    Kii keyboard… Mudei do swype para este

  40. Avatar de Joel
    Joel

    Usava o Swype, mas começou a dar a mensagem de expirado e troquei para o Kii keyboard.
    O Kii keyboard é gratuito e permite acionar a função do swype de escrever por arrastamento. Tem vários dicionários e funciona bastante bem.

  41. Avatar de Carlucci
    Carlucci

    TouchPal the best!

  42. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Swiftkey que o comprei numa promoção onde apareceu a 0.10€. Sim a esse preço!
    Fantástico mesmo. O melhor teclado para android!

  43. Avatar de Thiago
    Thiago

    Swiftkey, comprei e não me arrependo

  44. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Swiftkey. Ja o uso a uns tempos, e quase que ja nem olho para o teclado do telemovel. Ja quase que escreve sozinho 😀

    Quem tiver duvidas se vale o dinheiro que pedem, deixem-se disso. Não bebam café durante 2 ou 3 dias e têm dinheiro para um teclado que muda totalmente a forma de escrever

  45. Avatar de Ana Pereira
    Ana Pereira

    Algum insere os numerais ordinais?

  46. Avatar de Carlucci
    Carlucci

    TouchPal X
    5 estrelas e free!

  47. Avatar de Caroline
    Caroline

    Por que o swiftkey não funciona no s3 mini?

  48. Avatar de Suellen
    Suellen

    Alguém pode me alguém pode me indicar um aplicativo que deixa a letra do teclado maior? eu já pesquisei bastante não achei nenhum com essa função?? desde já obrigada!!

  49. Avatar de Susana
    Susana

    Alguém me pode indicar um teclado para baixar no Google Play que não seja o Qwerty? Quero o antigo!! 🙁
    Antes tinha o TouchPal mas depois de actualização agora não dá.
    Please help me, detesto o qwerty!
    Obrigado

  50. Avatar de kuikes
    kuikes

    Já usei o Swiftkey durante bastante tempo e agora estou a usar o Fleksy.
    Um pouco diferente mas até que me está a agradar.

  51. Avatar de Leandro Nunes
    Leandro Nunes

    Uso o GoKeyboard 2015, e estou muito satisfeito, e rapido e bastante leve, ocupa apenas 12mb