4 dicas para quem está a começar a usar o Android Auto no seu automóvel

51 Comentários

A Google está presente em muitas áreas e cada vez mais dedicada a dar aos utilizadores o que precisam. Isso pode ser visto no Android Auto, a versão do sistema operativo para ser usado nos automóveis.

Ainda não estando disponível em portugal, já muitos usam esta versão nos seus carros, que cada vez mais a suportam. Hoje vamos conhecer 4 dicas que devem ser usadas por quem está a começar a usar o Android Auto.

Android Auto dica Android Google automóvel

O Android Auto está lentamente a entrar no nosso dia a dia, chegando a cada vez mais carros e tendo disponíveis cada vez mais serviços. É uma mudança que será feita de forma gradual e que todos vão abraçar.

Podendo ser usado ligado ao sistema de entretenimento de um carro ou simplesmente no smartphone, dá muitas novas funcionalidades a estes sistemas. Vamos conhecer 3 dicas que devem devem ser já aplicadas por quem se está agora a aventurar no Android Auto.

#1 – Ativar o modo de programador no Android Auto

A primeira destas dicas é a ativação do modo de programador do Android Auto. Tal como na versão Android, este modo dá acesso a algumas opções extra que não estão disponíveis para a maioria dos utilizadores.

Para ativarem este modo só precisam de abrir a opção Acerca de, no menu do Android Auto. Depois, só necessitam de carregar 10 vezes no topo, onde diz Acerca do Android Auto, até que surja a mensagem a indicar que ativaram o modo de programador, que devem aceitar.

#2 – Controlar o modo dia/noite no Android Auto

A primeira opção que devem mudar, ou adaptar, está relacionada com o modo dia/noite. É este que altera a interface do Android Auto para as cores diurnas ou noturnas. Por omissão, este modo será controlado pelo automóvel, mas podem querer mudar para o do telefone, que pode ser mais preciso.

Aproveitem o modo de programador e vejam também as definições de vídeo, ativando os modos de de saída de vídeo de 720p e 1080p.

#3 – Decida quando o Android Auto é lançado

Também nas Definições podem ser encontradas opções que podem e devem ser alteradas. A primeira é a definição de quando o Android Auto deve ser lançado, que está na opção Início automático. Por norma este acorda sempre que deteta uma ligação bluetooth de um carro.

Podem simplesmente desativar este arranque automático ou definir que dispositivo o fará acordar. Podem também definir que o Android auto apenas será ativado quando o smartphone estiver fora do bolso do utilizador.

#4 – Defina as respostas automáticas do Android Auto

Por fim, e para evitar estar sempre a interagir com o Android Auto tanto no sistema do carro como no smartphone, é importante definir a resposta automática. Esta será usada como a resposta padrão e pode ser alterada para a que desejam.

Nas Definições acedam a Resposta automática e alterem para a mensagem que querem enviar aos vossos contactos quando estes vos contactarem durante a utilização do Android Auto.

Mesmo não estando disponível em Portugal, quem quiser testar o Android Auto pode fazê-lo instalando a versão disponibilizada no Apk Mirror. Se tiverem um carro com suporte para este sistema, então a integração será total. Caso contrário podem usar simplesmente pelo smartphone.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Uso muitas vezes o android auto no meu carro. Na minha opinião deveria haver um driver que os fabricantes deveriam obedecer para terem habilitado o Android Auto. A partir do Android Auto não é possível controlar o tuner.
    Ao longo deste último ano continuo a ver muitos bugs azelhas. Muitas vezes o rádio não comuta para o Android Auto (e ran fica a negro) e somos obrigados a ligar/desligado cabo USB. A barra dos menus por vezes desaparece.

    1. Avatar de Hugo Freitas
      Hugo Freitas

      Recentemente tenho usado no Corsa (o mais recente) e Crossland X e funciona bem. Na versão anterior do infotainment do corsa as vezes engasgava ou crashava, mas não sei até que ponto a culpa era do infotainment do carro ou da app. Ao que chamo nova geração de infotainment do corsa é a que tem de volta o botão rotativo do volume (na parte debaixo ao meio do ecrã). A anterior era touch com seta para cima e para baixo.

      1. Avatar de Sérgio J
        Sérgio J

        E alteraste a versão do firmware do Corsa?Provavelmente tens o mesmo que eu. Eu tenho a última versão do Corsa GT opc

        1. Avatar de Hugo Freitas
          Hugo Freitas

          Eram carros alugados. Não alterei versão nenhuma do sw do carro (obviamente :P) e também não sei qual era.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      A mim começou a acontecer o mesmo e foi até ao ponto em que era quase impossível de ter o android auto a funcionar.
      Ou seja antes ligava o telemóvel ao cabo USB e esperava que o carro detectasse e iniciasse automaticamente o android auto até que ele deixou de iniciar automaticamente o android auto.
      Após umas quantas pragas à marca, testar cabos, outros telemóveis descobri que se ligar o android auto ANTES de ligar o cabo USB ao carro, e depois de o android auto estar a funcionar no telemóvel ligar o cabo e esperar que o carro detecte o telemóvel, nunca mais falhou.

      Espero ter ajudado

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Parece coincidência, ainda ontem estava a procura de um Mirror Link minimamente razoável para testar esta funcionalidade no carro 🙂 . O link para a aplicação é que não esta a funkar..
    Obg
    Cumps

    1. Avatar de Pedro Simões

      Testa novamente o link. Obrigado

      1. Avatar de Rodrigo Chaubert Alves
        Rodrigo Chaubert Alves

        Muito obrigado. Vou testar ainda hoje e depois dou feedback

      2. Avatar de José
        José

        Quando carrego 10 vezes no topo, não abre o modo programador. Pode depender da versão do android ou é necessário ter root acess?

  3. Avatar de Filipee
    Filipee

    Para usar os comandos de voz todos que permitem responder a mensagens do whatsapp ou messenger ou mewmo interagir com o spotify o truque é na Aplicacao Google no Android definir a lingua de comandos de voz e pesquisa para Portugues do Brasil. Isto ate permite ativar o Ok Google no Android Auto, mantendo o telemovel rm PT PT e o google assistant ou search a mesma como se tinha.

    1. Avatar de joao almeida
      joao almeida

      ola , eu nao me aparece nenhuma destas aplicaçoes no meu android auto, sera que me falta fazer alguma coisa? só tenho o maps e o spotify…

    2. Avatar de Luis T.
      Luis T.

      Bom dia. Sabe me dizer se este sistema permite usar o android auto no VW T-Roc sem ter a licença do app-connect? Obrigado

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Obrigado. 🙂 Vou testar

  5. Avatar de Cesar
    Cesar

    Boas,

    Será que alguém me pode ajudar. Consigo instalar a app normalmente mas quando abro a app aparece a mensagem. Google services doesn+t seem to be working at the moment.
    Ja tentei algumas ajudas do google e nada.

    Tenho um galaxy s9.

    Thanks,
    César

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Tenho um s9+ e acontece-me exactamente o mesmo. Encontraste solução?

  6. Avatar de Jhonathan
    Jhonathan

    Sou da moda antiga, paro no cafe e pergunto onde e tal lugar….

  7. Avatar de João Magalhães
    João Magalhães

    Aluguei um carro com o mirror lync e é uma desilusão, quero usar o Google Maps e o mesmo desliga-se assim que o veículo começa a sua marcha, não sei se estou a fazer algo errado ou se é mesmo falha do sistema, nada que não se resolva com um suporte para o telemóvel mas o ecrã da viatura é bastante maior e carrega a bateria ao mesmo tempo.

    1. Avatar de Hugo Freitas
      Hugo Freitas

      Pelo menos na Opel, mirrorlink e Android Auto são coisas separadas. Mirrorlink funciona como um simples cast como fazemos para o Chromecast ou SmartTV , ou seja visualizamos o ecrã do telemóvel no ecrã do carro. Android auto é diferente, é abrir mesmo a app android auto vocacionada para a condução, na qual é possível usar app de GPS, ligar, enviar sms, ouvir música, etc.

  8. Avatar de Miguel Lemos
    Miguel Lemos

    Pois a mim tambem nao me deixar abrir a aplicaçao por causa dos serviços google play alguem pode ajudar?

  9. Avatar de Filipe V
    Filipe V

    É muito prático quando associado a um veiculo que suporta Android Auto, poder facilmente aceder a todos os locais guardados no Google Maps ou no Waze, aceder a apps como o Spotify ou Podcast Republic é uma mais valia.

    Para os mais aventureiros com root no seu equipamento podem instalar uma app que permite visualizar youtube (apenas com o veiculo parado)

    Atualmente integra muito bem com o sistema da VW e SEAT. (os únicos que tive oportunidade de testar)

    1. Avatar de miguel
      miguel

      boas qual a aap de android auto tens

      1. Avatar de Miguel Lemos
        Miguel Lemos

        A do apkmirror que está o link no artigo

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A mim tb da a mesma mensagem e não deixa entrar

  11. Avatar de Nuno Esteves
    Nuno Esteves

    Boa tarde,

    Adquiri recentemente um Volkswagen T-Roc e sei que suporta o Android auto. Mas já andei a tentar e não consigo fazer com que o sistema do Android auto passe para o ecrã do carro. Há alguma coisa que não devo estar a fazer bem.
    Alguém que possa ajudar??

    1. Avatar de Hugo Freitas
      Hugo Freitas

      Ainda recentemente andei num pólo de última geração e funcionou sem problemas, por isso acredito que seja mesmo algo que te esteja a falhar.
      1. Tens a aplicação Android Auto instalada certo?
      2. Ligaste o tm por cabo USB ao carro?
      3. Confirmaste o emparelhamento no telemóvel e/carro?
      Eu tenho o Bluetooth do tm sempre ligado (não sei se influencia alguma coisa relativamente ao Android auto).

      1. Avatar de Filipe V
        Filipe V

        Bluetooth não influencia o Android Auto a não nos futuros sistemas que já não vão precisar de cabo usb ligado diretamente ao veículo.

    2. Avatar de Filipe V
      Filipe V

      O processo é bastante simples, no menu “full Link” surge uma notificação quando se liga o cabo usb ao veículo, escolhemos a opção “android auto” e no smartphone a app Android Auto inicia pela primeira vez. Após aceitar e concordar com todas notificações da app chegamos ao menu principal do Android Auto.

      Smartphone necessita android 6.0 ou superior e o cabo usb utilizado convém ser de boa qualidade ou até mesmo o original.

    3. Avatar de Luis T.
      Luis T.

      Boa noite. Ja conseguiu por a funcionar o Android auto no carro? Também tenho um T-Roc e nao consigo.
      Obrigado

      1. Avatar de Filipe V
        Filipe V

        Boa noite,

        os passos que segui foram

        – descarregar e instalar a app (ultima actualização)
        https://www.apkmirror.com/apk/google-inc/android-auto/android-auto-4-0-5904-release/

        – abrir a app “Android Auto” e aceitar as permissões necessárias para a app funcionar.

        – ligar o cabo original do smartphone (ou cabo de qualidade equivalente) á porta USB da viatura

        – ir ao menu ” APP” na consola do T-Roc e clicar em “Android Auto” e “ok” quando surge o pedido de transferência de dados para o veiculo.

        – voltar ao app Android Auto para concluir a configuração.

  12. Avatar de João Almeida
    João Almeida

    Ola , não consigo aceder ao WhatsApp e ao Messenger através do android auto. Alguém ajuda?

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa noite a todos , tenho um carro recente com Android Auto , mas nao consigo conectar com o telemóvel (GPS ) como o consigo fazer ? Já fiz o download do LINK e meti numa pen , e inseri no carro ao mesmo tempo que o telemóvel e nada . Alguém me ajuda ? Obrigados.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Agora o Android Auto não abre no meu Samsung S7 Edge diz ” ocorreu um erro , serviços do google play parece nao estar a funcionar neste momento ” . Ajuda sff.

  14. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já descobri quando instalamos a aplicacao e da erro do google play

    entrem e instalem

    https://www.apkmirror.com/apk/google-inc/google-play-services/google-play-services-14-7-97-release/

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Obrigado Ricardo já consegui. Cumprimentos. Vasco

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    Existe alguma alternativa que funciona no mirrorlink? Visto que esta app ainda nao esta disponivel em portugal.

  16. Avatar de Vasco Valido
    Vasco Valido

    Boa tarde.
    Tenho o mesmo erro que em alguns comentários.
    Instalei o último apk de 10 de janeiro e da me sempre erro quando tento abrir o Android auto.
    A mensagem de erro é “serviços de Google play não parece estar a funcionar neste momento”.
    Tendo em conta isto devo instalar de outra forma?
    Ou há algo que deva fazer a APP dos serviços Google play?
    Obrigado

    1. Avatar de angelo
      angelo

      boa tarde, segundo o vendedor onde comprei meu carro ele disse( ontem dia 14 ) que se deve instalar o ANDROID AUTO pelo APTOIDE pois pelo google paly onde eu havia instalado antes nao funciona…eu ainda vou testar……quem sabe funciona

  17. Avatar de rol
    rol

    boa tarde,
    Como consigo controlar o nível de som? Por defeito a voz do guia está muito baixo, e se o aumento o som do radio fica altíssima. Algum modo de alterar separadamente?

  18. Avatar de rita
    rita

    vou ver se faço isso, estou farta de ter problemas com o android auto, nunca funcionou bem !

  19. Avatar de Samuel Proença
    Samuel Proença

    Quando é que isto fica disponível para Portugal pelo Google Play?

  20. Avatar de Filipe
    Filipe

    Olá a todos, alguém me consegue ajudar.
    Tenho um citroen C3 e vem com o android auto e o sistema da apple carplay. Liguei um iphone, escolhi o Carplay e ficou logo o telemóvel ligado ao carro (display) – sem espinhas. Porém, testei com dois telefones android Samsung note 8 e Pocophone F1 e nenhum funciona. aparece uma mensagem a tentar abrir uma app android Auto (que nao instalei) e depois aparece “erro 16”. já testei vários cabos diferentes, nao consigo ligar nenhum dos telefones ao android auto. Alguém sabe o motivo ? E já agora, nao instalei qq app no telemóvel mas deve haver algo no sistema operativo android pois quando ligo o cabo o telemóvel dá um sinal do android auto !

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Se vc estiver usando a função de apps duplicados no smartphone esse erro acontece por algum motivo. TB tenho um poco f1 e precisei entrar no menu de dual apps e clicar na opção de apagar todos os dual apps. Vc acha essa opção no ícone da engrenagem dentro do menu dual apps. Ele diz que vai excluir tudo e reiniciar o smartphone. Quando ele religar o AA vai reconhecer seu telefone normalmente. Espero ter ajudado.

  21. Avatar de Diogo Colaço Diogo Colaço
    Diogo Colaço Diogo Colaço

    No meu caso a playstore diz q no meu país nao ha..

    1. Avatar de Samuel Proença
      Samuel Proença

      Tal como a mim…

      1. Avatar de Diogo Colaço
        Diogo Colaço

        fiz dload a partir do link no artigo e ja funciona. Mto boa a app. o waze funciona muito bem.

  22. Avatar de Daniel Cardoso
    Daniel Cardoso

    No meu a app funciona minimamente bem, só que não aparece a barra de status na parte superior, com as horas e estado do telemóvel. Como faço?
    Fiz o download na apkmirror.

  23. Avatar de Renato Alves
    Renato Alves

    Boa tarde,

    Tenho um Honda Jazz, sabem se é possível efetuar o mirrow link.

    Se foi possível como posso contornar esta situação?

  24. Avatar de Pedro
    Pedro

    Alguem sabe como ligar o tlm sem que esteja constantemente em carga

  25. Avatar de Nelson
    Nelson

    Fiz download do apk atravez do aptoide, mas não abre a app pelo erro da app google play, como se contorna isso.

  26. Avatar de Nuno Dias
    Nuno Dias

    Quando ligo o cabo USB só parece:
    1 transferir imagens;
    2 tranferir ficheiros
    3 apenas carregar
    Se vou à aplicação e carrego 10 vezes no topo, não abre o modo programador.
    Uso cabo original
    Obrigado

  27. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Tenho o android 10 o android auto já está no sistema, O meu carro é compativel com o android auto. Acontece que quando desligo o carro e quro ligar o androd auto ele pede uma confirmacao do movel, para resolver este problema tenho que reiniciar smarphone e voltar a ligar o androd auto, pergunto será que sempre que preciso do androd auto tenho que reiniciar o smarphone?.