Amazon deixou de cifrar os dados no seu sistema operativo

21 Comentários

A grande luta da Apple neste momento está em conseguir evitar que a justiça e o FBI a obriguem a criar formas de aceder aos dados cifrados no seu iOS. A maioria das empresas tem mostrado o seu apoio, procurando assim criar uma situação que de certeza se repetirá.

A Amazon foi uma das apoiantes da Apple, mas a verdade é que acabou por tomar acções bem diferentes. A Amazon retirou a cifra dos dados no seus sistema operativo.

Amazon Fire

Esta alteração de fundo no FireOS 5 está a ser lançada de forma muito discreta numa actualização que a empresa lançou para alguns dos seus modelos.

Nestes casos a cifra dos dados, que garantem a sua protecção foi removida e estes passam assim a estar em claro e acessíveis a todos os que necessitarem de lhes aceder.

Segundo a Amazon, que justificou agora a sua ação, esta decisão de abandonar a cifra está na pouca adesão que esta funcionalidade teve e que por isso foi removida.

A proposta da Amazon para que os seus utilizadores mantenham a cifra dos seus dados no disco dos seus equipamentos é manterem-se em versões mais antigas do FireOS, o que é desaconselhado por se manterem assim sem as actualizações de segurança que o FireOS 5 traz.

Depois de confrontada com todas as queixas e reclamações dos seus utilizadores, a Amazon decidiu que a cifra de dados irá voltar, esperando-se que esta opção volte a estar presente numa actualização a ser lançada já na primavera.

Amazon Fire

Esta decisão de Amazon é estranha e demonstra uma diferença desta empresa em relação às acções que toma. Depois de ter sido uma das apoiantes da Apple, na sua luta contra o FBI, veio alterar as suas políticas e preparou-se para ser colaborativa em situações futuras.

A batalha da Apple ainda não terminou, mas vai criar uma situação de ruptura entre as autoridades norte americanas e as gigantes tecnológicas. De futuro tudo será diferente, quer a Apple consiga evitar as novas regras que o FBI quer impôr quer o FBI consiga levar para a frente os seus intentos.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Pelo que li a Amazon já voltou atrás nesta decisão.

    1. Avatar de Artur
      Artur

      Já, disse que no próximo update a opção de encriptação vai voltar só que aqui no Pplware há um desfasamento…

      1. Avatar de Pedro Simões

        O desfasamento é tal que essa indicação está no artigo desde o início:
        “Depois de confrontada com todas as queixas e reclamações dos seus utilizadores, a Amazon decidiu que a cifra de dados irá voltar, esperando-se que esta opção volte a estar presente numa actualização a ser lançada já na primavera.”

        É por isso que recomendamos sempre que leiam os artigos até ao fim, e se possível com atenção!

      2. Avatar de Rui C.
        Rui C.

        @Artur lê a noticia do principio ao fim, ficarás surpreendido com o que vais descobrir…

  2. Avatar de MylittleLife
    MylittleLife

    Este comentário foi removido.

    1. Avatar de Davidpt
      Davidpt

      O seu comentário é inútil para esta notícia. E o iPhone não tira melhores fotos…..

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      Fazes mesmo jus ao teu nick…

      1. Avatar de Vaibuskar
    3. Avatar de galo
      galo

      Ok, continua a dizer isso com confiança que podes ser que alguém acredite 😛

      1. Avatar de Vaibuskar
        Vaibuskar

        A desculpa seguinte é dizer que foi propositado, uma foto artistica. LOL

      2. Avatar de MLopes
        MLopes

        só mesmo quem não percebe nada de fotografia pode achar essa foto demonstrativa seja do que fôr. mesmo a melhor máquina fotográfica do mundo tira péssimas fotos, tremidas, desfocadas, com grão horrível, etc. para a próxima abstenham-se de comentários se não sabem do que falam, isto também para o @MyLittleLife.

    4. Avatar de Xiaomi is my Proud
      Xiaomi is my Proud

      É rir.. e o dual core? xDDDDDDDDDDDD pagar 800-700€ por isso tá rápido tá.. não digo que não.. mas um dual core? Enquanto já existe quad core x64 🙂

      Fica la com isso, NO ONE CARES.

      1. Avatar de Vaibuskar
        Vaibuskar

        Comprei para uma vizinha um chinoca de 60 euros, quad-core, 1Gb RAM, fotografia um pouco abaixo do iPhone (quase nem se nota), mais rapido, GPS rapidissimo, slot para 2 cartoes, slot para cartao de memoria, bateria removivel de 3000Mha, 5.5″, etc, etc.
        Em quase tudo melhor, igual, ou pouco abaixo do iPhone, a diferença é que naquilo que é melhor, a lista tem items de peso:
        4 cores, slot para cartao, OTG, desbloqueado, dois SIMs, bateria de grande capacvidade e removivel, etc.
        Vale a pena repetir tudo de novo ou isto chega para abrir os olhos a quem paga mais de 700 euros por algo mais limitado, pouco melhor, e pouco pratico?
        Aos fanboys da Apple, ou seja daquilo que for:
        O que ganham vocês com a vossa didicação cega a empresas, marcas, ou produtos estupidamente inflaccionados? Que ganham vocês a defender um produto e/ou realidade que desconhecem? (baseiam-se naquilo que uns dizem aos outros). Que ganham vocês em serem invejosos e comprarem baseado no preço para poder competir com outros com a mesma mentalidade? Que ganham vocês em deixarem de usufruir do bom davida em prol de uma “mer.a” de um telemóvel que se for preciso não usam nem a 5%? Que ganham vocês ao tentarem ser mais espertos quando afinal estão só a ser mais burros?

        As poucas pessoas a que ainda se aceita a compra de equipamento deste, são os profissionais de IT na área de desenvolvimento de Software, uma vez que não é a mesma coisa testar num simulador, e ainda os jornalistas ou bloggers de tecnologia por razões obvias. Há ainda alguns que têem um motivo compreensivel: aqueles que compram porque realmente se identificam com o design, com o software, e não se importam de pagar o exagero de preço pedido. Mas convenhamos, quantos casos deste justificaveis conhecemos? Quase nenhum.
        Abram os olhos, o fanatismo é uma doença, e ninguém mais sofre com ela que o próprio doente, e quem ganha com isso são as empresas que alimentam essa mesma doença.

        1. Avatar de Artur
          Artur

          Vou-te desfazer alguns das tuas supostas vantagens: 4 cores não é igual a melhor performance que 2 cores (se fores a pesquisar os rankings feitos pela Antutu e divulgados aqui

        2. Avatar de David
          David

          Nao precisavas de perder tanto tempo com FANBOYS!

      2. Avatar de Artur
        Artur

        Isso dos cores diz tanto da performance de um processador que a Qualcomm voltou de um octa-core (810) para um quad-core (820).

  3. Avatar de Nada disso
    Nada disso

    “Segundo a Amazon, que justificou agora a sua ação, esta decisão de abandonar a cifra está na pouca adesão que esta funcionalidade teve e que por isso foi removida”

    “Depois de ter sido uma das apoiantes da Apple, na sua luta contra o FBI, veio alterar as suas políticas e preparou-se para ser colaborativa em situações futuras” – mas não era porque ninguém usava a sua encriptação nos tablets FireOS (porque prejudicava o desempenho)?

    Mas se: “Depois de confrontada com todas as queixas e reclamações dos seus utilizadores, a Amazon decidiu que a cifra de dados irá voltar, esperando-se que esta opção volte a estar presente numa actualização a ser lançada já na primavera” – mudou as suas políticas ou não? Ou vai só melhorar o FireOS para o desempenho não prejudicar o desempenho?

  4. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    Pensava que em bom português fosse ruptura e não rotura. Quando muito rutura

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      rotura = rutura = ruptura (grafia antiga)

    2. Avatar de pedro miguel
      pedro miguel

      Que comentário edificante! Adoro tópicos sobre gramática. Rutura é octa-core?