Altice e NOS também vão desligar a rede 3G! Conheça as datas

19 Comentários

A Vodafone foi a primeira a fazer saber que irá desligar a sua rede 3G. Seguiu-se a NOS e a Altice que também já vieram anunciar as datas para tal processo. Se é cliente Altice/MEO ou NOS fica a saber quando deixará de ter acesso à rede 3G.

Altice e NOS também vão desligar a rede 3G! Conheça as datas


3G: Altice será a primeira empresa a desligar a rede

O 3G (Terceira Geração) é uma tecnologia de comunicação móvel que sucedeu o 2G (Segunda Geração) e trouxe melhorias significativas em termos de velocidade de dados e capacidade de transmissão de informações. Foi lançado no início dos anos 2000 e foi um marco na evolução das redes móveis. As velocidades de download do 3G variavam de cerca de 384 Kbps a 2 Mbps. A tecnologia também introduziu novos recursos, como chamadas de vídeo, videoconferência e streaming de áudio e vídeo de melhor qualidade.

A Altice será a primeira operadora a desligar a rede 3G. Segundo informação no seu site…

Reforçamos o nosso compromisso de disponibilidade, qualidade e proximidade com o acesso às tecnologias mais evoluídas em todo o território nacional, através das redes 4G e 5G, com maior cobertura, velocidade e capacidade.
​Deste modo, para levar até si o melhor serviço e as soluções mais inovadoras, vamos descontinuar progressivamente a tecnologia 3G, nos serviços de voz e internet móvel, entre ​04-09-2023 e 31-01-2024.​​

 

Altice e NOS também vão desligar a rede 3G! Conheça as datas

A Altice refere ainda que “com a mudança da tecnologia 3G para 4G, os clientes podem experienciar velocidades de download até 5x vezes superiores, e mais ainda com a mudança para o 5G​ (até 72x superiores).” O mapa seguinte mostra o plano de desligamento do 3G a nível nacional.

 

A NOS revelou que vai iniciar o processo de desligamento da rede 3G a partir de meados do próximo ano. Em breve será publicada uma comunicação com toda a informação.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DS
    DS

    Pois mas a Altice já desligou o 3G em alguns locais nomeadamente zonas do distrito de Beja.

    1. Avatar de 1005xxxx
      1005xxxx

      A Altice, em algumas zonas nunca chegou a ligar o 3G. Nem o GSM sequer.

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    e quem não tem telefone 4G apenas se liga ao 2G?

    1. Avatar de AJ
      AJ

      O 2G vai continuar disponível

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sim, não se pode suportar tecnologias ultrapassadas para sempre

      1. Avatar de ruitb
        ruitb

        Ultrapassadas, não tem mesmo noção , o 2G nunca vai poder ser desligado, é o meio de alcance mais longo em comparação com os atuais 4G e 5G, e caso não saiba é usado em meios de emergência entre outros que apenas necessitam de o sistema base comunicações SMS e voz…

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          O que não faltam são exemplos de redes 2G que foram ou estão para ser desligadas por todo o mundo.

          E o 2G não tem mais alcance. Isso foi uma falsa ideia que surgiu durante a existência do 3G, visto a maioria das redes 3G apenas estarem disponíveis nos 2100MHz e as redes 2G usarem maioritariamente a faixa dos 900MHz.
          O mesmo não acontece com 4G/5G, com a maioria das redes a transmitirem nas faixas dos 700MHz/800Mhz. Oferecendo um alcance semelhante ou superior às antigas redes 2G.

          Operadoras como a Verizon e AT&T já desligaram as suas redes 2G e 3G. Entre várias razões estão a libertação de espectro para a restantes tecnologias, menos espaço gasto para equipamento, e redução significativa de custos energéticos e manutenção.

          Por isso o que disseste não passa de uma invenção da tua própria mente e que não reflete a realidade. Basta pesquisares um pouco para verificares isso.

          1. Avatar de AM
            AM

            Pessoalmente tenho o meu telemóvel que é 5G em 2G porque no meu local de trabalho é a que funciona melhor no que toca a chamadas e estou no centro da cidade do Porto, portanto o que me diz?

  3. Avatar de Oh
    Oh

    E aparelhos tipo gps que usem só 3G como vai ser?
    Não estou dentro do assunto mas não é arriscado ser já?

    1. Avatar de ruitb
      ruitb

      Esses aparelhos como é evidente, ficarão obsoletos, vão ter de ser atualizados para tecnologias mais recentes como 4G\5G…

      Arriscado, nem por isso, o mais usado é 2G para sms\voz o básico, para dados o 4G ou atual 5G o 3G há muito que já deu o que tinha a dar…

  4. Avatar de trumpetas
    trumpetas

    “não há cartel”
    é tudo coincidências que é tudo igual nas operadoras. até o desligamento de serviços é igual

    é só coincidências.

    preços iguais
    planos iguais
    promoções iguais
    descontinuados iguais
    marcas “brancas” iguais (moche, yorn, wtf)
    velocidades iguais
    condições iguais
    qualidades iguais (varia de região e tal mas a base tá lá)
    filhas da “putice” iguais
    (…) iguais

    É TUDO SÓ COINCIDÊNCIA.

    1. Avatar de pdsermqq
      pdsermqq

      Apenas 3 famílias mandam na economia portuguesa. As escolhas que se vê no supermercado e afins é tudo um tapa olhos. Vem tudo do mesmo sítio e o €€€ vai para os mesmo bolsos.

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eu estou a ver a imagem do mapa no artigo e estou atónito !! Então os serviços que deviam ser mais depressa desligados quer no Porto,Lisboa e demais grandes cidades,e são-no mais depressa em cidades e distritos do Norte e Centro interior ?? Mas que é isto ?? Que estupidez é esta ?? 😐

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Começas nas zonas com menos população, da mesma forma que para testares um novo fármaco, começas por um número pequeno de participantes.

      Caso surjam problemas, podes parar o processo e evitar afetar um grande número de utilizadores em simultâneo.

      Estamos a falar de uns meros meses de diferença.

  6. Avatar de mikado
    mikado

    A MEO leva a multa e vem o ministério publico pedir para que a multa seja menor, ou seja, as operadoras têm o estado a suporta-las. Depois vêm dizer que não há corrupção.

  7. Avatar de Windows
    Windows

    Só rir, não percebem nada de telecomunicações nem como funcionam, vem para aqui dar uma de entendidos com base no que lêem na internet, claro que só dizem bacuradas…

    Gostei da parte da falsa ideia do alcance do 2G… LOL

    Fazias melhor figura se nem tivesses comentado…

    1. Avatar de AM
      AM

      Também não disseste nada de novo, mais valia estares calado.

      1. Avatar de ruitb
        ruitb

        Ele disse muita coisa, que é só tecnicos de bancada aqui a comentar sem saber do falam, agora quem é que perdeu uma boa oportunidade de estar calado, vá enfia a carapuça…

  8. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    Nem todas as zonas recebem 4G em condições e vão desligar o 3G??? Net móvel no caraças… basta subirem algumas das serras deste país e ver que as populações lá mal recebem 4G e fibra óptica.