Alerta utilizadores do iPhone/iPad: 14 apps que devem remover já

31 Comentários

É verdade que quando se fala em malware para dispositivos móveis a plataforma móvel da Google é normalmente a “vítima”. O ano de 2018 mostrou que os utilizadores Android devem estar muito atentos ao que instalam, inclusive dentro da própria Google Play.

O ano de 2019 começa com um alerta para os utilizadores do iPhone/iPad, pois, há um conjunto de apps/jogos que linkam para o malware Golduck.


O malware Golduck é bem conhecido do mundo Android e agora chegou ao iOS. De acordo com uma investigação, ao todo são 14 apps (todos jogos retro) que comunicam com um servidor C&C (Command and Control) que tem associado o malware Golduck.

De acordo com as informações, os 14 jogos retro para iPhone/iPad já foram retirados da App Store, mas é importante que os remova dos seus dispositivos (se os tiver instalados).

Lista de jogos associados ao malware Golduck

De referir que o malware Golduck foi descoberto há cerca de um ano pela Appthority. Segundo dados revelados, no segmento Android estes jogos retro foram instalados mais de 10 milhões de vezes, deixando os dispositivos dos utilizadores vulneráveis a vários níveis. De referir que, através de um esquema deste tipo, os atacantes têm a possibilidade de executar remotamente comandos e aceder a informações do dispositivo móvel.

Para iOS ainda não há informação de qualquer tipo de ação maliciosa, pois, apenas estavam a ser apresentados ícones e links com publicidade. No entanto, a empresa de segurança reforça que deve desinstalar já este tipo de jogos para manter o seu smartphone livre deste tipo de esquemas. Estes jogos já foram instalados mais de 1 milhão de vezes em dispositivos com iOS.

Via TechCrunch

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Ai eu tenho iPhone pq é mais seguro que os outros… looooool

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      TechCrunch verified their claims, running the apps on a clean iPhone through a proxy, allowing us to see where the data goes. Based on what we saw, the app tells the malicious Golduck server what app, version, device type, and the IP address of the device — including how many ads were displayed on the phone.

      Isto comparado com a versao deste mallwaer em adrdoid é brincadeira 🙂

      Em todos os casos nenhuma store é completamente segura.

      Abc

    2. Avatar de ff
      ff

      Para vires fazer esse tipo de comentários mais valia estares calado.
      Iphone é mais seguro que os outros sim, mas não é impenetrável nem infalível a bugs e falhas como todos os outros… Não há sistemas perfeitos.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Vamos decompor a tua frase:
        “Iphone é mais seguro que os outros sim, (…)”
        Depois terminas com:
        ” mas não é impenetrável nem infalível a bugs e falhas como todos os outros… Não há sistemas perfeitos.”

        Em que ficamos?

        1. Avatar de Como assim?
          Como assim?

          Onde vez incoerência no comentário acima?
          “Iphone é mais seguro que os outros sim, (…)”
          +
          ” mas não é impenetrável nem infalível a bugs e falhas como todos os outros… Não há sistemas perfeitos.” – Não se contradiz, apenas se complementa.

          Apesar de o Sistema ser mais seguro não implica por si só que é imbativel, a prova disso é que ao longo do tempo vai recebendo updates de segurança e do próprio iOS que o vão tornando melhor. O mesmo acontec, no Android.

    3. Avatar de jajao
      jajao

      A questão è mesmo pensarem que estão imunes, seja ios ou Android. A seguranca comeca sempre primeiro pelo utilizador!!! Santa paciência com os fanáticos…

    4. Avatar de Hugo
      Hugo

      E é. É factual e quem não concordar está literalmente errado.
      E não, não uso produtos Apple.

    5. Avatar de Thiago Silva
      Thiago Silva

      “no segmento Android estes jogos retro foram instalados mais de 10 milhões de vezes, deixando os dispositivos dos utilizadores vulneráveis a vários níveis. De referir que, através de um esquema deste tipo, os atacantes têm a possibilidade de executar remotamente comandos e aceder a informações do dispositivo móvel.

      Para iOS ainda não há informação de qualquer tipo de ação maliciosa, pois, apenas estavam a ser apresentados ícones e links com publicidade. ”

      Sabe ler não?

    6. Avatar de security
      security

      Percebes tanto de segurança com eu de culinária.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Por acaso adoro a tua receita à Zé do Pipo.

    7. Avatar de Alex
      Alex

      Na verdade ambos são perigosos, só que a Play Store é mais por culpa da mentalidade opensource e de que tudo tem que ser de graça.
      Além do Google deixar qualquer m*rda entra na loja.
      Na Apple Store a maioria dos apps são pagos, e é bem difícil de entrar, tem todo um crivo de segurança, mas ainda assim de vez em quando escapa.
      Se fossemos levar em conta os problemas de privacidade, então ambos estariam seriamente comprometidos.

      1. Avatar de jajao
        jajao

        Amigo, estas a confundir filosofias. De graça nao significa que tenha que ser open source e open source nao significa ser de graça. Alem disso, vai contra o que dizes, porque precisamente por ser open source, podes ver o código. Tira a pala dos olhos!

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Pra maioria dos usuários linux, tudo tem que ser grátis a força. A mentalidade deles é assim, meio comuna.

      2. Avatar de gandanoia
        gandanoia

        Alex, ai ai o jovem sabe pouco disto.
        Nao existe opensource pago?
        SIm? Não? Quem sabe?

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Claro que existe, mais é bem raro e maioria prefere os que é grátis.

    8. Avatar de antonio
      antonio

      Convém ler o post:

      – No Android os jogos deixaram: “os dispositivos dos utilizadores vulneráveis a vários níveis. De referir que, através de um esquema deste tipo, os atacantes têm a possibilidade de executar remotamente comandos e aceder a informações do dispositivo móvel”.

      – No iOS: “não há informação de qualquer tipo de ação maliciosa, pois, apenas estavam a ser apresentados ícones e links com publicidade.”

      Há uma certa diferença, não 😉

  2. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Mais um apple fan boy que nao consegue ver mais nenhuma fruta à frente a nao ser uma maçã roída.

  3. Avatar de FugaparaVigo
    FugaparaVigo

    Calma que isto faz parte do plano de recuperação da empresa… copiar o Android na totalidade

  4. Avatar de d
    d

    Depois vem gente falar pra eu usar iPhone porque é um sistema perfeito…
    Eu só rio.

  5. Avatar de stevie wonder
    stevie wonder

    ainda bem que nao tenho nenhuma dessas apps so uso android

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Então estás safo LOL

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Se conseguices ver como o android e prigoso modavas para ios

      1. Avatar de Ricardo Silva
        Ricardo Silva

        Joao.. se conseguisses escrever sem erros ja nao.era mau… quanto mais dar bitaites sobre segurança informatica… enfim !!!

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        És a cara de 90% dos portugueses que têm produtos da apple: tem a “quarta classe à noite”, possivelmente até está fora de Portugal (em condições de vida iguais ou piores que as que tinha por cá, mas não admite, e no verão vem a portugal no seu mercedes topo de gama/ou super-carro alugado, a ostentar o smartphone e roupa contra-feita, e com o símbolo da federação portuguesa de futebol colado numa qualquer parte traseira do veículo) e tem a mania de que são os aparelhos mais seguros de sempre.

        Isso, aliado à reposta de quem criticou os erros de escrita mas também errou.

      3. Avatar de Alex
        Alex

        Só é perigoso para quem é leigo e sai clicando em tudo.

    3. Avatar de Pedro Reis
      Pedro Reis

      Android e mais inseguro que windows, ios e o melhor do mercado mas so para quem pode

      1. Avatar de Ricardo Silva
        Ricardo Silva

        Ahaha e tu podes claro… qq portugues sobre-endividado anda a passear o seu iPhone pelas ruas com orgulho… sao todos uns tristes…

        1. Avatar de ff
          ff

          triste é o teu comentário… Não há telemóveis android ao mesmo preço que Iphones por acaso? S9, P20. Só sabes falar mal da apple? como já disse não é um sistema perfeito mas que não é tão vulneravel quanto o android é um facto

  6. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Os melhores antivirus e anti malware e etc… São os utilizadores o resto é conversa.

  7. Avatar de sakura
    sakura

    Começo a desconfiar da apple por uma noticia do ano passado que diz que a apple não partilha as assinaturas dos virus.
    Pq?
    detecta muitos “virus” e não quer que se saiba como as vendas do iphone?
    na realidade a MS, GNU/LINUX, trabalha com montes de instituições e governos e publica regularmente relatórios de informação de virus falhas do windows edge etc…. onde estão os da apple?
    o BSD sempre se portou bem com a apple reportando bug e falhas, pq a apple não faz o mesmo?
    Começo a pensar que a segurança dos S.O. da apple está delegada a 3ºs eles que fazem o trabalho …………….