Lembra-se do Snake? Voltou para ser jogado em qualquer telefone

21 Comentários

Há jogos que são clássicos e que representam uma geração ou um movimento temporal bem definido. Por norma são imunes ao passar do tempo e têm sempre presença garantida, revelando-se verdadeiros clássicos.

Quem teve um telefone Nokia, anterior à chegada dos smartphones, teve o prazer de jogar, provavelmente horas a fio, a um dos mais icónicos e clássicos jogos de telefone, o Snake! Pois o Snake voltou e está disponível para quase todos os smartphones.

snake_1

Qualquer utilizador de smartphone terá em algum momento da sua vida ter tido contacto com o Snake. Este clássico tem sido um dos exemplos de maior sucesso dos jogos criados para telefones.

Com uma simplicidade elementar, o Snake prova que com um pouco de criatividade se consegue criar um jogo que prende horas a fio os utilizadores.

Se foi um marco no tempo áureo dos telefones Nokia, estava a tardar em passar para os smartphones e para as novas plataformas onde pode existir e evoluir.

Pois os seus criadores resolveram dar o passo natural e criaram agora a versão do século XXI do Snake, destinada ao Android, iOS e ao Windows Phone.

Claro que a mecânica do Snake foi mantida inalterada e o seu conceito base, que faz parte do seu sucesso e do seu encanto, está presente sem qualquer modificação.

O utilizador continua a ter de guiar a cobra para que recolha as peças que vão surgindo no ecrã, com a cobra a crescer a cada peça que é comida.

anterior próxima

Mas os criadores do Snake resolveram trazer o jogo para as mecânicas mais recentes e que se têm mostrado bastante bem aceites. O Snake tem agora elementos extra, que valem ao utilizador um conjunto de “prémios” adicionais.

É também possível recuperar a o jogo sempre que se perde, tendo isso um custo em peças recolhidas. Os 10 novos níveis, com mudanças visuais e de mecânica presente dão uma vida diferente ao Snake.

Claro que o Snake faz uso das novas tecnologias e pode ser jogado contra outros utilizadores, podendo depois partilhar os resultados nas diferentes redes sociais.

Fruto do aproveitamento de muitos dos que estes novos sistemas e das suas lojas oferecem, o Snake tem também disponível para compra alguns elementos que vão ajudar no jogo.

Se tiveram a sorte usar um telefone Nokia, muito antes do tempo dos ecrãs a cores e de milhares de funcionalidades, então o Snake é de certeza um velho conhecido vosso.

Recordem-no e vejam como os seus criadores o fizeram evoluir e crescer, para uma nova realidade de equipamentos, com mais capacidade de processamento e com ecrãs muito mais capazes.

Mas se por ventura ainda não tinham tido o prazer de se cruzarem com o Snake, então é a altura certa para o conhecerem e entenderem porque tantos falam dele de forma tão firme.

Foram horas e horas de jogo, sempre com um objectivo em mente: fazer crescer e controlar a cobra que se movia no ecrã dos Nokia!

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Era fixe era o snake original do nokia 3310.

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      O jogo que vinha no 3310 era o Snake II, não era o original. A versão original do Snake estreou com o 6110.

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Parece que tens razão. Pelos vistos o 6110 é anterior. Eu conheci o 3110 e depois o 5110.

          1. Avatar de João Machado
            João Machado

            A versão original do snake estreou-se no MS-DOS.
            https://www.youtube.com/watch?v=UmeKHtei0qo

          2. Avatar de Asdrubal
            Asdrubal

            O Nibbles!!! 😀

            Um código em Basic, que corria na aplicação QBasic em DOS. Espectáculo, joguei muito esse jogo. 😉

            Havia no MS-DOS 5, mas penso que no MS-DOS 6 já não vinha. Tinha que se copiar os ficheiros.

          3. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Sim João, eu sou desse tempo e cheguei a jogar e creio que a ver o codigo fonte (mas não tenho a certeza). Eu entrei para informática no liceu em 1990. Mas Estavamos a falar da estreia em telemoveis.

  2. Avatar de W10 Incoming
    W10 Incoming

    Quando andava na escola não tinha um Nokia Xpto da moda e os meus amigos não me deixavam jogar Snake porque ‘viciava a bateria’.
    Escusado será dizer que fiquei traumatizado para o resto da vida 🙂

    1. Avatar de Artur
      Artur

      Comigo aconteceu o mesmo.

      Quando tinha 9 anos, o meu pai comprou-me Siemens em vez de Nokia… ainda tenho por aí o talão.

      Mas fiquei eu com um pisa-papéis, porque na altura eu queria o Nokia para jogar Snake, não para telefonar.

      Ingénuo como eu era, pensava que o Siemens também tinha o Snake.

      Só pude jogar às vezes em telemóveis de outras pessoas. Este e o Space Impact, adorava.

  3. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Quase que cheguei ao fim (cobra a ocupar o ecrã todo) 😀

  4. Avatar de luis rocha
    luis rocha

    Já disponível para Microsoft’s Lumias, com Windows Phone!….

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      que desespero de quem n tem apps, iphone tem todas e antes dos outros

      1. Avatar de Celso
        Celso

        Ahah que mentira absurda, e fala quem tem um lumia 930 e um ipad air 2.

      2. Avatar de Etnic_bOy
        Etnic_bOy

        Eu acho que este cromo está a trollar, ele fala mal de tudo o que não seja Apple, acho que o objetivo dele é fingir-se de fanboy para criar mais ódio nas outras pessoas pelos utilizadores Apple.
        Não quero acreditar que esta criatura está a ser sincera.

    2. Avatar de fneves
      fneves

      De quem é a produtora? A pplware podia ter metido aqui o link… Ou o jogo ainda não existe?

      1. Avatar de Pedro Simões

        Ora carrega lá no link onde diz Homepage… Vais ver que te leva para o sítio que queres!

        1. Avatar de José Teixeira
          José Teixeira

          No site aparece mas na app para Android não aparece nenhum link.

  5. Avatar de Alexandre C.
    Alexandre C.

    Para quem quiser reviver o Snake original:
    http://www.snake97.com/home.html

  6. Avatar de João Terra
    João Terra

    muito me divertia a jogar esse jogo. Era viciado

  7. Avatar de AlGuidar
    AlGuidar

    Epá, que boa memoria. o meu 3210 e o snake.

  8. Avatar de André
    André

    Bons tempos… no Spectrum existia um jogo chamado Zona Zero que partia do princípio do Snake. A nossa mota é que criava a barreira em vez de ser a cobra. O objetivo era encurralar o adversário… antes dele nos encurralar a nós. Isto ao mesmo tempo que surgia um filme… chamado Tron.