Adeus SMS! RCS chegou aos clientes da NOS, Nowo e MEO

62 Comentários

Já ouviu falar em RCS? Ainda envia e recebe SMS? Com a quantidade de apps e serviços para conversação é natural que cada vez menos se recorra ao envio de uma simples SMS, pois apenas permite o envio de texto. Mas dá jeito em algumas situações.

Recentemente o RCS (Rich Comunication Services) chegou aos clientes da NOS, Nowo e MEO.

Adeus SMS! RCS chegou aos clientes NOS, Nowo e MEO


Ao contrário das SMS, que apenas permitem o envio de texto, as mensagens enviadas através de RCS podem incluir imagens, chat, sons e vídeos. Apesar de serem tecnologias diferentes, tanto os smartphones com RCS nativos como as apps que também suportam este serviço, conseguem detetar as capacidades do destinatário. 

Assim, quando quiser enviar uma imagem através deste serviço, a aplicação decide automaticamente se deve enviar por RCS ou por SMS/MMS. Garante-se desta forma que todas as mensagens são recebidas, independentemente do destinatário ter ou não RCS nativos ou app compatível.

Este serviço já estava disponível para clientes Vodafone, mas chegou agora aos clientes da NOS, Nowo e MEO. Segundo informações que o Pplware obteve, a Google fez o deploy em todos os operadores no início de maio. O suporte para este serviço tem chegado de forma aleatório aos clientes. De referir que esta é uma aposta da Google e não das operadoras.

Principais funcionalidades do RCS

  • Saber quando uma mensagem foi lida pelo destinatário
  • Pode enviar imagens sem ser via MMS
  • Pode enviar vídeos
  • Pode criar grupos
  • Utilização da rede Wi-Fi
  • Possibilidade de criar grupos de conversação
  • Saber quando o destinatário está a escrever a mensagem

Para ativar basta, no Android, ir a Definições, Funcionalidades de chat e verificar se já se encontra ativo.

 

Se tiver um pacote de SMS grátis, estas mensagens continuarão a ser grátis. Se a mensagem for enviada através de RCS (chat, imagem, vídeo, som), será cobrada como dados, sendo grátis através de Wi-Fi ou descontada do pacote de dados do seu tarifário se for utilizada a rede 3G ou 4G.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Mendes
    Paulo Mendes

    Descobriram a pólvora, queres ver???

    1. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      +1
      Tecnologia com mais de 20 anos
      Chat/Dados over IP

  2. Avatar de Paulo Mendes
    Paulo Mendes

    Era bom que melhorassem a rede. Isso sim. Principalmente a NOS.

  3. Avatar de Joel Chaves
    Joel Chaves

    no A50 na MEO não tem essa foncionalidade

    1. Avatar de Tânia Gomes
      Tânia Gomes

      Nem na Nos

      1. Avatar de RC
        RC

        Tem, é preciso usar a aplicação de mensagens da google, como diz no artigo, isto é projeto da google não das operadoras.

        1. Avatar de Tânia Gomes
          Tânia Gomes

          Ah ok entao ainda temos de ter outra app?

    2. Avatar de Ant
      Ant

      Acabei de ativar no A50, mas depois não percebi como enviar… diz sempre MMS quando adiciono uma imagem 🙁

  4. Avatar de Joao Matos
    Joao Matos

    Na MEO já funcionava há uns dias.

    1. Avatar de whatever
      whatever

      Na Vodafone, já funciona há um ano.

      1. Avatar de Paulo Mendes
        Paulo Mendes

        Na Vodafone, é nativo do sistema deles, ou é por app?

        1. Avatar de Luís Henrique Silva
          Luís Henrique Silva

          também me questiono aqui, que tenho redmi note 5

  5. Avatar de Boneco dos bots
    Boneco dos bots

    Não vou ativar, não vou ativar!!!
    Dá para ler as msg de outros! Testado!

  6. Avatar de Filipe Araújo
    Filipe Araújo

    No meu note 10+ não aparece esta opção. Alguém sabe porquê?

    1. Avatar de Albertino Silva
      Albertino Silva

      Ligações –» Mais definições de ligação –» Chamadas e Mensagens Avançadas –» ativar Ligado

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Na apple a anos!!

    1. Avatar de Paulo Mendes
    2. Avatar de Celso R
      Celso R

      Sim, mas o iMessage é proprietário da Apple e apenas funciona entre iPhones. A ideia do RCS é ser universal, um substituto do SMS.

      Claro que da ideia à prática vai uma grande distância e, a curto prazo, basicamente vamos ter iMessage entre iPhones e RCS entre Androids…

  8. Avatar de Mina
    Mina

    Se o destinatário não tiver ativado não vale de nada.
    Se não tiver instalado a APP mensagens da GOOGLE, tb não há nada para ninguém.

  9. Avatar de Mina
    Mina

    Se o destinatário não tiver ativado não vale de nada.
    Se não tiver instalado a APP mensagens da GOOGLE, tb não há nada para ninguém.

  10. Avatar de dfdf@ffd.lk
    dfdf@ffd.lk

    Ninguém falou do mais important: Quanto é que se paga?

    1. Avatar de Zé Duarte
      Zé Duarte

      Está no texto. É descontado do pacote de dados. Se não tiveres pacotes de dados depende do operador e pode ser bem caro.

      Ainda bem que o meu smartphone não tem nada disso.

  11. Avatar de informado
    informado

    quando fôr grátis uso

    1. Avatar de Say Wha.....????
      Say Wha…..????

      Se for via wifi é grátis.
      Agora estás informado 😉

  12. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Não preciso nada disso.

  13. Avatar de João
    João

    Então é quem usa iPhone e MEO? Como ativar no iOS?

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Portanto uma espécie de iMessage é isso?

    1. Avatar de Celso R
      Celso R

      +/-

      A ideia do RCS é ser universal, da mesma forma que o SMS é agora, o problema é que as operadoras a nível mundial andavam a arrastar-se então a Google decidiu implementar isto diretamente na app de mensagens deles.

      Neste momento também estão a trabalhar com a Samsung para implementar isto na app nativa dos Galaxy.

      Mas para ser mesmo universal vai ser necessário a Apple também dar suporte nos iPhone, ou as operadoras suportarem o serviço nativamente.

      Ou seja, ainda é capaz de demorar uns anos até o SMS acabar de vez…

      1. Avatar de amsenra
        amsenra

        Os Samsung Galaxy que utilizam a rede da Vodafone já funciona a app nativa. Já utilizo RCS pela app nativa da Samsung há mais de 6 meses.

        1. Avatar de Celso R
          Celso R

          Sim, porque a Vodafone, salvo o erro, já suporta RCS de forna nativa em vários países, mas se utilizares uma operadora que não suporte (o que em Portugal são basicamente todas as outras) tem que se utilizar a solução da Google…

  15. Avatar de Fiu
    Fiu

    Já tenho isto desde os anos 80. Quero ver quem é que vai dizer agora que tinha isto desde o tempo de Napoleão.

  16. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    Eu vou continuar a preferir sms.
    Não vejo vantagens nisso. Para o meu uso diário

  17. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Na MEO quando os SMS passam de um certo número de caratéres, cobram-me €0,52+iva por mensagem, chupam dinheiro de todas as formas.

    1. Avatar de Celso R
      Celso R

      Se for uma mensagem por RCS conta tudo como dados.

    2. Avatar de Tóni das Couves
      Tóni das Couves

      Porque tens o telemóvel configurado para mudar para MMS quando a SMS é grande e o teu tarifário não tem MMS incluídas. Desactiva isso e poupas esses 52 cents + IVA.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Muda de rede

    4. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      +1!! Que se lixe esta treta que só serve para enganar parolos!!! Eles vêm com a ideia de lançar uma novidade, mas apenas com o intuito de ganhar dinheiro fácil!! Então se desconta no tráfego de dados, porque nós roubam 0,52€ + IVA??! Sim podemos protestar depois, mas a linha de apoio ao cliente também se paga!!! Ora bolas!!! …somos como patinhos!!!

  18. Avatar de andregoms
    andregoms

    Novidade!?
    Está funcionalidade, já existia nos lumia e permitia o envio de imagens/videos/etc, tinha ctivo no meu, da minha esposa e meus páis (tb Lumias) e já era uma boa funcionalidade para trocar fotos sem complicar

  19. Avatar de R
    R

    Prevejo um problema:
    Quando não consegue entregar uma mensagem, envia automaticamente por SMS/MMS (configuração por defeito; alterei para “perguntar antes”). Uma grande parte dos tarifários, mesmo os de contrato cobra as MMS.
    Se não estiver a pensar mal, atenção a isto.

    1. Avatar de Jose Lapao
      Jose Lapao

      Ia dizer o mesmo, os operadores são uns chulos e o RCS apesar de ser uma boa ideia, não vai funcionar com muita pena minha, pois dados hoje em dia muita gente tem, mas MMS muito pouca gente tem, ou seja se não conseguir entregar via RCS entrega via MMS, mas se desativar essa opção não entrega, ou seja deixa de servir. Para mim devia de deixar de existir o SMS e todos os RCS deveria ser contabilizados como hoje são as SMS independente do volume de dados enviados. Enquanto isso os Messenger, WhatsApp, telegrams seram as opções a usar. Embora já use entre os meus familiares pois já configurei os equipamentos deles a exceção do meu pai que ainda usa um Nokia C1 e não quer outro

    2. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      Infelizmente estás a pensar bem. Já eu, enviei primeiro e pensei depois!! Resultado…0,52 € + IVA!!! Chulos!!

  20. Avatar de Marco Passarinho
    Marco Passarinho

    Visionários!!! Que grande evolução para a humanidade? Que noticia estrondosa! Só tenho pena de não ter sido eu a ter esta ideia vanguardista. Texto e imagem numa mensagem!!! UUUAAAUUUUU

  21. Avatar de Ana
    Ana

    No s10+ não tenho nada disso. Ja vi nas definições e nada.

  22. Avatar de Sergio
    Sergio

    Se for convertido a MMS, as operadoras aproveitam-se, porque estas são cobradas e bem.. mesmo sendo dados.
    Uma operadora que tenho na Bélgica, acabou com MMS. Ou é SMS, ou deverá ser uma aplicação dados como é habitual hoje em dia

  23. Avatar de Diogo
    Diogo

    Vem 10 anos atrasado!

  24. Avatar de Diogo
    Diogo

    E o VoLTE, porque o PPlware não publica que só a vodafone tem e a MEO e NOS ainda andam na decada passada.

    O VoLTE a maioria das operadoras pelo mundo já têm, até de países de terceiro mundo e estas duas operadoras nada…

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      é uma vergonha a vodafone já tem deve fazer 5 anos?

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      se o volte fosse serviço pago já tinha sido lançado na MEO e NOS que correram a lançar o eSim por exemplo…

      aqui está o lançamento do volte da vodafone, 5 anos de avanço na area de IT é como séculos noutras areas

  25. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    Em tempos de Messenger, WhatsApp e telegram não virá tarde demais?

  26. Avatar de Inês
    Inês

    E quem não quiser é obrigado a usar? Não queria ter esta funcionalidade, nem mesmo que a aplicação tivesse a funcionalidade de chamadas de vídeo, já desativei mas ainda assim continua lá! Se alguém souber agradecia (no caso tenho NOS)

  27. Avatar de João
    João

    isto nao é dos anos 90 ?

  28. Avatar de Vivas
    Vivas

    E oltrajan-te a reassam dos opera dores estoricos que fimgem nada conhesser das progreços tequenolójicos de atual

  29. Avatar de Mosar Coelho
    Mosar Coelho

    Já inventaram o WhatsApp sabiam….

  30. Avatar de Paulo L
    Paulo L

    Mas ainda alguém além dos mais velhos usa sms ou mms? Facebook, WhatsApp, ou outros identicos metem isso a um canto. O RCS ja tem 13 anos que eu saiba, e so agora aparece quando o mercado não tem necessidade disso. WhatsApp é mais Universal k kalker sistema novo de mensagens..

  31. Avatar de Nick
    Nick

    Ou seja, anunciam a alternativa ao sms q nao precisa de pacote dados com outra que precisa.

  32. Avatar de Duarte Gomes
    Duarte Gomes

    Que grande descobrimento! É que nós já não tínhamos l iMessages da Apple nem nada… nem é emitação… vergonha, sempre a copiar uns pelos outros ‍♂️

  33. Avatar de Luis
    Luis

    Como não tem cão vai mesmo de gato e bora lá fdr os plafons de dados aos clientes
    Valha me Deus em 2020 ainda se paga por um serviço que e fornecido pela natureza .

  34. Avatar de PTO
    PTO

    Entre Messenger e Whatsapp já nem me lembro que existem SMS’s. A bem dizer nem me lembro da ultima vez que usei SMS’s.

  35. Avatar de Fak
    Fak

    O problema é que as vezes o destino não tem a net ligada…
    À 2 dias mandei uma mensagem a um amigo meu e ele só a recebeu 6h depois, que foi quando ligou a net.

    E depois não há um toggle, pelo menos não encontrei, sempre que quero mandar um SMS tenho de desligar a net ou a função rcs nas definições.