Adeus Motorola… perdeu-se um ícone

46 Comentários

A CES 2016 tem sido rica em novidades em várias áreas. Infelizmente sabe-se agora que nem todas são positivas e vão ter repercussões no futuro.

Soube-se há poucas horas que a chinesa Lenovo vai “matar” uma das mais icónicas marcas norte americanas de tecnologia, a Motorola.

motorola_1

A notícia do fim da Motorola foi anunciada pelo COO da empresa que revelou que os planos inicialmente traçados aquando da sua compra pela Lenovo foram repensados e alterados.

Se inicialmente estas duas marcas iriam coexistir de forma paralela e em mercados distintos, há agora a vontade de introduzir apenas o nome Lenovo em todos os produtos.

 

Lenovo Sim… Motorola já não

A Motorola não vai para já desaparecer, mantendo-se alguns dos seus logotipos e nomes, como a linha Moto. O que se alterará sim é o nome da marca presente nos produtos, que passa a ser Lenovo.

Mas haverá uma alteração gradual, com início efectivo. A linha Moto será usada para os equipamentos de gama mais elevada e o nome Vibe, oriundo da Lenovo, será para os equipamentos de gama mais baixa.

motorola_3

 

O declínio de um gigante da indústria

Desde que a Google comprou a Motorola em 2012 que a empresa perdeu a sua autonomia e a sua imagem de marca. Foram tempos áureos mas que depressa desapareceram.

A venda da Motorola à Lenovo em 2014 por 2,91 mil milhões de dólares, prometia um renascimento da marca, com a aparente liberdade que lhe era dada.

Os novos produtos que surgiram, como toda a série de smartphones Moto e o smartwatch Moto 360, mostraram ainda o fôlego que a marca tinha em inovar e apresentar produtos únicos.

motorola_2

 

O peso da Motorola

O desaparecimento da Motorola é uma perda muito elevada para a indústria e para toda a história da telefonia. Foi esta marca que inventou o telemóvel e que trouxe para este mercado muitos modelos e ideias que ainda hoje são marcos.

Hoje é o principio do fim de um ícone!

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    É uma perda grande,assim como foi com a Ericsson no segmento dos telemóveis.Tenho pena pois tive telemóveis bons e fiáveis tanto de uma como de outra marca há já um bom tempo.Mas é assim,os tempos são outros…

  2. Avatar de xpto
    xpto

    A Motorola foi muito mais que telemóveis: fabricou o Lunar Rover para a NASA e muitos modelos de rádios de CB (Banda do Cidadão), para além de micro-processadores e componentes electrónicos… uma grande perda para os Estados Unidos e para o mundo… China no seu melhor.. até um dia…

    1. Avatar de Crow-
      Crow-

      A Motorola não acabou!
      O que foi vendido à Lenovo foi a Motorola Mobility, empresa essa que já era da Google e não do grupo Mororola. O que a Lenovo vai fazer é simplesmente deixar de vender smartphones com marca Motorola e usar só a marca Moto.

      A Motorola continua bem no ativo como Motorola Solutions.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Não é bem assim…. A Motorola Solutions não está tão viva assim…. Praticamente só já está presente na parte de prestação de serviços. Pois a parte de Wireless Broadband vendeu à Cambium Networks, á alguns anos, A parte de Scanners foi vendida à cerca de 2 anos à ZEBRA. E pouco mais resta para além da prestação de serviços, Public & Safety.

    2. Avatar de ok
      ok

      isso agora é a freescale q trata, ou melhor, nxp
      meu rico 68000!

  3. Avatar de ruiuda
    ruiuda

    A única coisa que eu não entendo é o porquê de a ter comprado à Google. Será uma grande perda infelizmente.

    1. Avatar de nmf
      nmf

      tens as patentes e mais uma serie de outras coisas da motorola que ficam para a lenovo

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    LOL… Não se conseguem destacar então substituem o nome para ver se alguem começa a ter mais reconhecimento da Lenovo no mercado dos smartphones… enfim

  5. Avatar de RickPinto
    RickPinto

    Era preferível o inverso.
    Manterem a Motorola e matarem a lenovo.
    Principalmente agora que a Motorola está a dar cartas…
    Perderam o juízo.

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      +1
      Concordo. A Motorola ja tem um nome bem cimentado e a Lenovo ainda luta por uma posicao no mercado, no meu entender estao a correr um risco desnecessario e podem estar a dar um tiro no pe.

      1. Avatar de Crow-
        Crow-

        -1
        A Motorola Mobile tem apenas peso no EUA e isto deve-se mais ao facto de ser o seu país de origem.
        A divisão mobile da Motorola estava praticamente morta quando a Google pegou nela e para a Google a vender tão rapidamente deve ter os seus bons motivos.

        A Lenovo que dizes lutar por uma posição de mercado tem mais de 5% da quota de mercado, tendo apenas acima dela Samsung, Apple, Huawei. Ou seja, tem inclusive mais quota de mercado que a LG, Nokia\Microsoft, HTC, etc.

        1. Avatar de Delta
          Delta

          A Google só comprou a Motorola por causa das patentes, é por isso que a vendeu tão rapidamente (já sem as patentes incluídas).

    2. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Eu partilho da mesma opinião. Acho que a lenovo está a dar um tiro no pé. A Motorola é conhecida pela sua qualidade já a Lenovo em expecifico é sinonimo de problemas de segurança e afins.

      Vamos ver o futuro. Motorola é sempre melhor.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        A Lenovo é a marca com mais qualidade por exemplo a nivel de portateis…quem se lembra dos ibm…pois é..

  6. Avatar de Danny
    Danny

    Era uma grande marca nos meus tempos o V3 era lindo, ainda tive alguns motorolas ate os tijolos da altura

  7. Avatar de josemar silva dos santos
    josemar silva dos santos

    Agora é só XING-LING pois os chineses não respeitam nada, nem fazem nada bom! quem tiver juizo não compra!

    1. Avatar de Jo
      Jo

      Provavelmente tens um telemóvel chinês, apenas não o sabes pois mesmo as “grandes marcas” produzem os seus lá.

  8. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Vende-se mais depressa um smartphone Motorola que Lenovo, mas eles lá sabem. A lenovo é uma marca de conotação chinesa (e o é Lol) e a Motorola um gigante. Assim perdem a vantagem que teriam …

    1. Avatar de Carlos Gomes
      Carlos Gomes

      Pois, mas só na China a Lenovo vende mais do que a Motorola no resto do mundo.

      1. Avatar de Wendy
        Wendy

        E na China são muitos milhões… só cerca de 20% da população mundial…

      2. Avatar de Zé

        A Lenovo vende na China, na Índia e no Brasil. Só estes três países juntos têm mais população do que a Europa toda junta.

    2. Avatar de Js
      Js

      Concordo a 100%!

  9. Avatar de glitchmaker
    glitchmaker

    Caso para dizer…Goodbye Moto

  10. Avatar de Zukurito
    Zukurito

    Ma aposta. Estou rodeado de pessoal que gosta de telemóveis e alguns tem as tais marcas chinesas que conseguem comprar “la fora”. Ja vi de tudo e apenas um Lenovo. Mais valia eles matarem Lenovo nos smartphones porque são apenas nicho de mercado do que matarem Motorola que são uma das referencias. Enfim isto vai ser um suicídio mas eles mandam…

  11. Avatar de Zé

    Então agora é que não me desfaço mesmo do meu velhinho Startak, com o seu cartão da Telecel. Daqui a uns séculos, os meus sucessores ainda abrem um museu com relíquias de marcas “mortas”. Lol

  12. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Não se pode dizer adeus à Motorola, ela vai continuar a existir, por isso não se pode dizer que é um adeus. A Motorola Mobility (que foi a que a Motorla Mobility (a tal que pertence à Lenovo) desaparece a Motorola Solutions mantém-se como empresa de telecomunicações.

  13. Avatar de Rafael
    Rafael

    RIP Motorola e obrigado por tudo o que nos deste…
    Quem não se lembra destes (Motorola StarTAC): http://www.mobilephonehistory.co.uk/motorola/startac_open.jpg
    Ou um destes (Motorola v3688): http://www.optitrend.com/VariousItems/MotorolaV3688HandPhone2.jpg
    (e o que eu sonhei em ter um destes ultimos… 🙂 )
    Outras pérolas de “antigamente”: http://www.webdesignerdepot.com/2009/05/the-evolution-of-cell-phone-design-between-1983-2009/

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Apenas passaram por mim 3 motorolas e por pouco tempo, pois avariaram muito facilmente.
      O V980 um dos primeiros tlms a usar a videochamada e para mim um dos melhores criados pela Marca: http://www.gsmarena.com/motorola_v975-pictures-856.php
      O razor Vxx: https://i.ytimg.com/vi/aFrATDKcN0k/maxresdefault.jpg
      E o Motorola Q: http://phonesdata.com/files/models/Motorola-Q-9h-607.jpg

      É uma pena que tenha que ser assim

  14. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Ja vai tarde

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      É como o teu nickname—»”Jesus Jones”.Esses também foram esporádicos. 😀 😀

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    É uma pena… e logo agora que eu ia voltar à Motorola… paciência. 🙂

  16. Avatar de José de Barros
    José de Barros

    Convém esclarecer que estamos a falar da Motorola Mobility, divisão de equipamentos móveis e domésticos.
    A Motorola Solutions, sucessora da Motorola Inc., continua no activo, comercializando produtos e soluções profissionais e governamentais na América.

  17. Avatar de Luís
    Luís

    É uma pena um marca com tanto sucesso a Motorola desaparecer assim

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se se tivesse mantido com o Windows Mobile ainda aqui estava…

    1. Avatar de TMJ
  19. Avatar de Nuno
    Nuno

    Comprei um Moto X Style de 2015 e estou bastante satisfeito com tudo, updates de software, bateria, qualidade de construção, bem bom 😛

  20. Avatar de José Portugal
    José Portugal

    A justiça tarda mas acaba sempre por chegar! Adeus a uma marca que desconhece o que é o respeito dos contratos; uma marca que nunca falha, são os clientes é que não usam bem os equipamentos… enfim, finalmente morrerá mais uma marca que era só fogo de vistas

    1. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      tens menos de 15 anos, certo? ou desconheces completamente a marca?

  21. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Sempre abominei os telemoveis da Motorola. Sim, usei a apalavra certa. Sempre os achei um asco. Software horrivel. Isto no tempo dos feature Phone.

  22. Avatar de RF
    RF

    Que estupidez do ponto de vista de Marketing relacional!! Sério vão matar uma marca como a Motorola com décadas de história de prestigio em detrimento de uma marca com nome/reputação rasca!? Bem.. lá se vai a minha compra planeada do Moto 360 2nd Gen para o mês que vem!

  23. Avatar de kk
    kk

    Lenovo não me inspira confiança nenhuma. Até à data nunca tive vontade de comprar nada feito por eles. A imagem deles piorou recentemente com a história do spyware de origem nos portáteis deles. De facto também nunca me apeteceu comprar nada da motorola até recentemente que pelos vistos tinham bons telemóveis na relação qualidade/preço.
    Dito isto, comprava mais rápido algo da motorola que da lenovo. Nunca se diz nunca, mas não me estou a ver mudar de opinião.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Eu tive vários produtos da Lenovo e até hoje mantenho um. Mas é uma marca que não volto a comprar num futuro próximo. A assistência, baterias e ecrãs são muito fracos, e apesar do preço e construção geral serem muito razoáveis, para mim não compensa.

      A Lenovo é das marcas cuja assistência é uma anedota, se tens dúvidas tens fóruns em que as soluções são dadas por pessoas comuns e não da lenovo, e fora do período de garantia…boa sorte.

      Acho que é preferível procurar algo da Asus (ou até mesmo da Acer) e marcas similares a viajar pela lenovo.

  24. Avatar de Johnyb
    Johnyb

    Ainda bem que tenho 3 icones! Obrigado!

  25. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    Sempre pensei que a Blackberry fosse primeiro…

  26. Avatar de Daniel
    Daniel

    A motorola esta para os telemóveis assim como a Acer estar para os PCs. Não se perde nada :p