App STAYAWAY COVID chegou ao fim! Criadores avisam que agora é hora de a desinstalar

32 Comentários

A app STAYAWAY COVID foi uma das formas que o Governo português encontrou para conseguir controlar a propagação do COVID-19. De forma simples e anónima, os utilizadores poderiam saber se estiveram junto de pessoas infetadas.

Assente nos smartphones dos portugueses, teve um resultado geral que muitos consideram ter ficado bem longe do esperado. Essa app e os seus servidores vão agora ser desligados e o serviço prestado irá ser terminado. Os criadores da app STAYAWAY COVID recomendam que a mesma seja removida dos telefones.

StayAway Covid COVID-19 app

App STAYAWAY COVID chegou ao fim!

Criada pelo INESC TEC, a app STAYAWAY COVID foi lançada em setembro de 2020, ainda antes de surgirem as vacinas contra COVID-19. Apesar de muitos terem aderido à sua utilização, o seu sucesso foi relativo, tanto que passados quatro meses, apenas tinham sido gerados cerca de 12 mil códigos, num universo de mais 500 mil infeções registadas na altura.

Do que pode agora ser lido no site da app STAYAWAY COVID, e apesar de ainda não ter sido declarado o fim da pandemia de COVID-19, a positiva evolução do padrão epidemiológico da doença em Portugal justifica a interrupção da operação do sistema STAYAWAY COVID.

Isto dita assim o fim desta app, que poderia ter ajudado muito mais. É o seu fim, sendo terminado todo o serviço prestado. Curiosamente, o certificado do servidor onde a informação deste serviço está expirado desde o passado domingo, mostrando que também este elemento deverá estar já abandonado.

Deve desinstalar esta app do smartphone

Dado que este momento final chegou, os criadores da app revelam no seu site que a aplicação e os seus servidores de suporte deixarão de estar disponíveis. Desta forma, é sugerido aos utilizadores que desinstalem a app STAYAWAY COVID.

Com um custo estimado de perto de 400 mil euros, muitos consideraram que este era um valor demasiado elevado para o serviço que ia prestar. Estimava-se que iria haver 6,5 milhões de pessoas que poderiam instalar esta aplicação e usá-la, mas este valor ficou bem longe desta meta, nos 2,5 milhões de downloads.

Chega assim ao fim uma das apps que mais polémica gerou durante a pandemia de COVID-19. Com muitos grupos a recusarem a sua instalação, o governo ponderou torná-la obrigatória e aplicar multas até 500 euros para quem não tivesse esta app presente.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Jobz for the boyz

    1. Avatar de R
      R

      Foi o que pareceu desde o início.
      Um flop

  2. Avatar de Food Eat
    Food Eat

    Meio milhão de euros….

    1. Avatar de Joao Silva
      Joao Silva

      Dividindo esse meio milhão pela população portuguesa (10 086 424 habitantes), tinha mais impacto que essa “APP” xD

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Dava cerca de 5 cêntimos a cada um.

        1. Avatar de Joao Silva
          Joao Silva

          Quase 50€ por pessoa não são cêntimos, pelo menos para mim…
          O Costa não vai dar 125€ a cada cidadão? são 75€ a mais…. fazendo as contas esses 125 mais 50 =175€… Era uma bela ajuda!

          1. Avatar de Joao Silva
            Joao Silva

            E mesmo que fossem só cêntimos continuaria a ter mais impacto do que essa APP xD

          2. Avatar de eu22222
            eu22222

            Fizeste as contas 500 milhões, são 400 (vá, 500) mil. Dá 4 cêntimos a cada um.

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Algo completamente inútil, mas que cumpriu o seu propósito – ENCHER OS BOLSOS dos amigalhaços da “lá família” à boa maneira portuguesa 🙁

    1. Avatar de Z-life
      Z-life

      Seus neganicionistas.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Não sou negacionista…mas apartir do momento em que il capo Costa diz que devia de instalar a app pensei logo que é já!…nope
        Aliás para que serviria uma app, quando os transportes andavam/andam atolados de malta que pode estar infetada…tretas!

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Claro que foi inutil era uma ferramenta que para funcionar muita gente precisava de usar mas como o tuga é burro nunca usou por isso sim foi uma ferramenta inutil é como os transportes publicos podemos criar 1000 km de caminhos de ferro se ninguem usar vai ser inutil

      1. Avatar de Pedro Alves
        Pedro Alves

        O problema foi quando começaram a querer ser obrigatório, e multas de 500€ para quem não usar, felizmente não foi aprovado. Primeiro, não estamos na china para ser controlado. e as pessoas têm que ser éticas e responsáveis e não ser tratadas como crianças, governo de esquerda dá nisto!
        “criar 1000 km de caminhos de ferro se ninguém usar vai ser inútil”, verdade se for como os que as nossas governantes fazem, depois de viajar fica mais caro ir de carro ou mesmo ir de avião! Um exemplo directo é para CP, as vezes sai mais barato apanhar avião e fazer Lisboa-Porto ou vice versa, do que apanhar o comboio, e por vezes se forem já 2 pessoas dentro de um carro já compensa ir de carro! se baixarem de preço as pessoas andam mais de comboio!

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Nunca chegou a ser obrigatorio e por isso foi o que se viu ninguem instalou eu tambem nao sou a favor de que fosse obrigatorio mas é o que da vontade porque assim tiveram o trabalho e o dinheiro de a fazer e ninguem usou mas depois perguntam porque é que somos o pais mais atrasado da europa.
          O comboio e o avião têm negocios diferentes é normal que em algumas ocasiões saia mais barata ir de avião mas por exemplo ainda este verão fui para o algarve por 10€ só as portagens são 20€ agora claro que se levarmos o carro cheio ja começa a compensar é normal. Os passes hj em dia são 40 euros dificilmente hoje em dia alguem num mes gasta menos de 40 em combustivel.

          1. Avatar de ElectrorelvaS
            ElectrorelvaS

            Para os meus percursos habituais os 40€ em “gasosa” duraria 1 semana e meia…

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            pois exatamente 40€ para semana e meia, o passe sao 40€ mensalmente

        2. Avatar de someone
          someone

          Governo de esquerda? Onde? xD é com cada um…

      2. Avatar de Saldanha
        Saldanha

        Exatamente isso!

      3. Avatar de Realista
        Realista

        A minha liberdade está à frente dos teus interesses.
        Para além disso não usei a app porque foi mal desenhada desde o inicio… sempre foi uma app só estúpida.

  4. Avatar de Profeta
    Profeta

    E mesmo um caso tipico sim

  5. Avatar de someone
    someone

    Eu que nem cheguei a instalar essa bodega xD
    As apps vindas do governo, estão muito aquém na qualidade de entrega…

  6. Avatar de Z-life
    Z-life

    Desinstalar? Mas para fazer isso não é necessário instalar primeiro?

    1. Avatar de Blurp
      Blurp

      Não, a instalação foi feita por contágio com casos positivos

    2. Avatar de Paulop Baptista
  7. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    O valor do investimento nesta tralha, foi superior a 700mil €!

    Nunca instalei a mesma!

    LOL

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Para a dívida que Portugal tem quer do Estado quer dos privados isso são cêntimos…..Ps! Ps!

  8. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Eu não vou desinstalar no meu tlm mando eu!

  9. Avatar de DS
    DS

    A ideia era boa, o problema é que não eram partilhados os códigos para inserir na app.
    Depois há o típico tuga que tem as apps todas de redes sociais a seguirem-no no telemóvel mas não quis instalar esta porque depois podiam saber quantas vezes ia ao WC, não fosse isso causar algum imposto.
    Não instalaram só por teimosia, que não lhes serve de nada.

    O problema foram as pessoas que tinham acesso aos códigos e não explicavam que isso devia ser inserido na app.
    Enfim.

  10. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Como é bom torrar o dinheiro dos outros

  11. Avatar de Paulop Baptista
    Paulop Baptista

    FLOP Tuga!!! Típico. Nunca instalei porque percebi logo que não teria qualquer rigor. Aguardo por uma avaliação ao custo benefício dessa aplicação. Vou esperar deitado.

  12. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Eu ainda pensei em instalar mas quando soube que tinha de ter sempre o Bluetooth ligado… rejeitei de imediato essa possibilidade.
    Bluetooth e NFC são as primeiras coisas que desligo em qualquer novo telefone.