75% dos utilizadores do Windows Phone migra para Android ou iOS

184 Comentários

A guerra dos sistemas operativos móveis nunca esteve tão acesa. Cada marca e sistema tenta cativar para si utilizadores, com propostas de novos equipamentos e de novas funcionalidades, procurando sempre inovar e ser diferente.

Um estudo recente mostrou uma realidade que poderia ser desconhecida da maioria. O nível de fidelização aos sistemas operativos é muito baixo em alguns casos e o Windows Phone tem dos mais baixos de todos.

win_phone_1

O estudo Mobility Report, da Ericsson, veio mostrar que os diferentes cenários que levam os utilizadores a manter-se ou não fieis aos sistemas onde estão integrados e que escolheram como os seus.

O exemplo mais gritante e que é de longe o mais revelador, está nos utilizadores do sistema operativo móvel da Microsoft. Quem escolheu este sistema operativo tem uma apetência natural para mudar para outro na hora de realizar uma actualização. Ao todo são 75% dos utilizadores os que se mostram dispostos a mudar para outro sistema operativo.

As escolhas para a troca são óbvias e recaem sobre o Android e sobre o iOS, com o sistema operativo da Google a ser o preferido. A diferença para o iOS é, neste caso, substancial.

Ao todo são 60% os que optam pelo Android e 15% os que escolhem o sistema operativo móvel da Apple.

Apenas 20% revelou que decidiu ficar no Windows Phone no momento de trocar de equipamento. As preferências dos restantes 5% não são especificadas no estudo.

win_phone_2

O estudo da Ericsson mostrou ainda de que forma os utilizadores dos restantes sistemas operativos móveis se comportam face à possibilidade de um upgrade.

O sistema com seguidores mais fieis, e que não pensam em trocar, é o Android. São 82% os utilizadores que decidiram manter-se neste sistema da próxima vez que comprarem um smartphone novo.

Mas do lado do iOS os números também são positivos, com 73% dos utilizadores a optarem por manter-se no sistema operativo da Apple no futuro.

Uma última conclusão que pode ser obtida deste estudo é que os utilizadores de smartphones topo de gama são mais fieis ao ecossistema escolhido face aos utilizadores que têm equipamentos de gama mais baixa, que mais facilmente ponderam a troca para outro sistema.

Para criar este estudo e as suas conclusões, a Ericsson recolheu informações de mais de 100 redes espalhadas pelo mundo, criando perfis de comportamento dos utilizadores e dos sistemas operativos usados.

Mobility Report

Comentários

184

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sómaisum
    sómaisum

    Vai contra ao que (quase) todos os utilizadores de Lumias dizem…

    1. Avatar de Mario Lino
      Mario Lino

      Eu comprei um 5s na fnac por 500euros, fica ao mm preco do lumia mas com uma qualidad bem superior e apps fantasticas que n existe, no wp

      1. Avatar de E agora
        E agora

        Tens Lumias melhores que o 5s a €150…

        1. Avatar de Ruben
          Ruben

          Subestimas muito o iPhone 5S!!!

          1. Avatar de E agora
            E agora

            Liga lá o rádio.

          2. Avatar de Mario Lino
            Mario Lino

            Ligo o radio do carro sem problemas, alguem ouve radio no tlm? Tuneinradio ou applemusic

          3. Avatar de Ruben
            Ruben

            Sim, tem Beats1

          4. Avatar de E agora
            E agora

            Em que banda da FM é que isso se encontra?
            Ainda não apanhei essa na aplicação de rádio do humilde Lumia 435…

            Tira screenshot e manda por Bluetooth, vou ligar o Bluetooth do humilde Lumia 435 para receber isso.

          5. Avatar de Andr8
            Andr8

            Que estupidez… mandar screenshots por bluetooth, para que é que eu quero isso, se o meu telemóvel tem Internet?

            Como já disseram, TuneInRadio, apanha sempre bem, não é preciso os phones do telemóvel (lol)…

            Experimenta então fazer coisas do século XXI, como ligar uma colunas por AirPlay (qualidade total por WiFi, não qualidade rasca bluetooth), experimenta fazer chamadas ou enviar SMS pelo computador ou tablet, experimenta mandar essas imagens por Snapchat, que centenas de milhões usam todos os dias, ao contrário de bluetooth, no Windows Phone…

            LOL = Rádio, nem sequer merecem consideração do Apple Music, Google Play Music, nem sequer têm YouTube!

          6. Avatar de PSN
            PSN

            Por isso é que as pessoas fogem à 7 pés do Windows Phone…

            Em vez de trazer coisas novas, como foi o TouchID, ou é agora o 3D Touch, não! Vêm com rádios FM (lá com os headphones da treta), e com partilhas por Bluetooth, quando as pessoas mandam por mensagem, ou partilham nas redes sociais, que é muito mais rápido, e mais cómodo…

            Que é que vem a seguir? Televisão a preto e branco by Microsoft?

        2. Avatar de Rui C
          Rui C

          Sim porque hoje em dia as pessoas compram smartphones para usar o radio e o bluetooth … OMFG

          Existe malta que parou no tempo e nem deu conta LOL 😀

      2. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Apps não discuto, porque de facto há meia duzia que podem fazer a difereça.. agora tirares fotos de qualidade superior a um lumia de 500€, ou saires de uma aplicação pesada para realizares uma chamada num espaço de 2 seg é impossivel..
        Outro factor é a resistencia, deixa cair um lumia e s5 sem capas e vês os resultados.. se calhar ja poupei uns 200€ pelas minhas distracções
        Mas cada um tem de comprar conforme as suas necessidades ou vontades..

        1. Avatar de Andr8
          Andr8

          “agora tirares fotos de qualidade superior a um lumia de 500€, ou saires de uma aplicação pesada para realizares uma chamada num espaço de 2 seg é impossivel”

          Estás a gozar, não estás?

          O iPhone permite fazer a chamada enquanto usas a aplicação pesada, até!

          No WP, é que não!

          1. Avatar de JOSÉ
            JOSÉ

            Como dono de um Lumia, não sabia disso. O que eu aprendo connosco! Não me posso esquecer de desligar a app pesada quando recebo ou faço uma chamadas, como também terei de deixar de enviar ficheiros pelas redes sociais ou de ver vídeos ou ouvir as músicas que tenho no telefone sem usar nunca bluetooth! Mas por DNLA via wifi que no tv como no sistema de som. E ainda vejo se quiser o YouTube, mas nas vossas palavras, não consigo fazer nada disso. Como uso o telefone como 2º comando quer da X-bix one quer da 369. Eu é que não sabia. O problema é, que irei continuar no WP, porque adoro essas limitações todas.

    2. Avatar de Aybara
      Aybara

      Vai contra tudo o que os fanboys da MS dizem.

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        sim… deve haver meia duzia de gatos pingados a torcerem-se por ai fora…

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Quer dizer que (muit)os utilizadores de Lumias mentem e não é pouco.

      1. Avatar de E agora
        E agora

        Ou pessoas que fazem estatísticas.

    4. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Não se confundam anúncios de caixa de comentário com utilizadores de Lumias…

    5. Avatar de Souza
      Souza

      Eu tive L1320 e por último L640 e já pedi um Moto X Play.
      Não quero mais WP.
      Eu não sou fanboy.

    6. Avatar de Lumia 640
      Lumia 640

      Eu por exemplo aguentei pouco no wp, 3 meses e foi muito, um sistema um pouco chato, e não estou a falar das apps pois as que ele possui chegam para mim.
      Desde o galaxy s que uso android apostei no WP e só durou mesmo os 3 meses.
      Ainda estava a espera de usar o wp 10 mobile mas como eles empataram muito e agora com estas noticias das apps do android estarem suspensas vai ser uma treta para quem esperou.

      1. Avatar de Ruben
        Ruben

        Também já tive um Lumia.

        Tentei devolver dentro dos 15 dias, não aceitaram porque “não tinha a película de protecção original”, tive de o vender a metade do preço! Grande erro!

        1. Avatar de JN
          JN

          Mentir é feio…

        2. Avatar de Asus Zenfone
          Asus Zenfone

          Mesmo o meu também o vendi porque era bloqueado a Vodafone e queria desbloqueado vendi por 100 pelo custo justo

      2. Avatar de JN
        JN

        Dá para perceber que nunca viste um um Smartphone com Windows Phone. Quando muito, deves ter ouvido alguém dizer que é “um sistema um pouco chato”…

        1. Avatar de Asus Zenfone
          Asus Zenfone

          Tens a certeza queres ver a fatura do mesmo ainda a tenho

          1. Avatar de JN
            JN

            Vê a data e hora do meu comentário, trata-se de uma resposta ao comentário do “Lumia 640” e do “Ruben”, que postaram comentários que dão para perceber que se alguma vez tiveram um Lumia, nunca o tiraram da caixa.
            Guarda lá a fatura que quando fizeste o teu comentário, o meu já cá estava há muito tempo…

    7. Avatar de Asus Zenfone 2 Laser
      Asus Zenfone 2 Laser

      Eu por exemplo aguentei pouco no wp, 3 meses e foi muito, um sistema um pouco chato, e não estou a falar das apps pois as que ele possui chegam para mim.
      Desde o galaxy s que uso android apostei no WP e só durou mesmo os 3 meses.
      Ainda estava a espera de usar o wp 10 mobile mas como eles empataram muito e agora com estas noticias das apps do android estarem suspensas vai ser uma treta para quem esperou.

    8. Avatar de Ruben
      Ruben

      pois… São sempre os mesmos a fazerem a maior parte do barulho…

      A única coisa que se lhe podem apontar, é que funcionam bem, mas isso é só o mínimo… Não fazem nada de especial…

    9. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Tenho um do trabalho mas ss+o porque sou “obrigado” a usar, mudava hoje já.

  2. Avatar de loghain
    loghain

    Eish granda facada no pessoal que comenta aqui no PPlware.
    Fora de brincadeiras, acredito que com o w10 e com a chegada de mais apps este cenário se altere.

    1. Avatar de Miguel2
      Miguel2

      Tambem és daqueles que a 2 anos vem sempre a dizer o mesmo ?

      “agora é que vai ser” 😀

      O android domina o mercado com o ios e não estou a ver tão cedo um os a ganhar terreno a estes 2.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        O domínio de mercado nao está nos objectivos da Microsoft, expresso por eles.
        Se eles passassem a dominar o mercado, era tipo a Nasa apontar um foguetao para a Lua e aterrar em Marte. O marketing do novo lumia 950 é orientado para os “lumia entusiasts”. (leia-se fanboys). A partir de agora o foco é em produtividade e menos em consumo.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Na verdade até estava nos objectivos.
          Quando foi lançado o WP7 a MS disse que com o novo paradigma face ao mobile pretendiam ter uma quota de mercado significativa no espaço de um ano, e que a curto prazo (com o Mango e depois com o 8) pretendiam já ter uma posição dominante… Ora, nem um e muito menos o outro aconteceram.

          1. Avatar de Marcelo david
            Marcelo david

            WP7 era Nokia e não MS…

        2. Avatar de Fox
          Fox

          –>> O domínio de mercado não está nos objectivos da Microsoft <<–
          Não sabia que a Microsoft fazia caridade 😛
          Quando os argumentos faltam… dizem-se barbaridades.
          (Acho que és a definição de "fanboy")

        3. Avatar de EacHTimE
          EacHTimE

          Pois que remedio… já viram que não conseguem mercado nenhum.. lá tem que ficar com o seu nicho lol

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tu depois de comeres um prato que te agradou especialmente num restaurante, se te disserem “Ah pois, mas olhe que a procura deste prato tem vindo a diminuir”, também já nao gostas do prato? e passas imediatamente a estar errado, se continuares a gostar do prato? Incrivel.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        O problema e quando faltam os condimentos para fazer o prato. E o que acontece neste momento.

    3. Avatar de Ricardo P
      Ricardo P

      chegada de mais apps que n vai existir. Snapchat nunca, google apps nunca, runtastic, myfitnesspal strava updates nunca! instagram oficial, facebook oficial nunca. lumia é para reformados pois é fluido mas so para sms e chamadas.

      1. Avatar de flavio
        flavio

        Perdes a credibilidade toda quando o próprio facebook já veio a público dizer que está a trabalhar nas apps universais do facebook e instagram. Google apps estás no ecossistema da microsoft, usa as equivalentes

        1. Avatar de Ricardo P
          Ricardo P

          o problema é que o WP vai ter..os outros ja tem ha seculos. Vais esperar que os carros voem ou compras um que funciona ja?

          1. Avatar de JOSÉ
            JOSÉ

            Caramba eu uso isso tudo e mais alguma coisa, nunca seria razão o facto de não haver uma ou duas apps, a maioria redes sociais que nada trazem de novo. Tudo o o que preciso tenho, como tenho um sistema cada vez mais integrado. Acho que chega!

      2. Avatar de CS
        CS

        a google já disse que vai fazer apps para windows phone e o facebook tb ja existe ou esta em beta

        1. Avatar de s_junior
          s_junior

          Boas CS onde posso encontrar esta informação\notícia sobre app oficiais da google?

        2. Avatar de Ruben
          Ruben

          A Google já deixou bem claro que quer que as pessoas instalem o Chrome e usem isso no Windows, inclusive as apps para Chrome!

          E depois da campanha de FUD da Microsoft, a Scroogle, claro que não vão fazer nada para WP.

          1. Avatar de 1v1 Kenobi
            1v1 Kenobi

            Informa-te. Essa campanha foi há imenso tempo. A MS e a Google tinham uma disputa em tribunal que já foi resolvida, e era esse o entrave à entrada da Google no ecossistema WP. A Google já anunciou que vai fazer as apps. Como é óbvio, do dizer ao fazer vai uma grande distância, mas se as apps não forem feitas (ou se forem mal feitas) podes atribuir isso ao jogo sujo da Google (igual ao da Apple) e não a falhas da MS. Eu, pessoalmente, não consigo apoiar uma empresa cujos valores vão contra os meus. A MS já fez muita porcaria, mas de momento é, de longe, a melhor das três.

          2. Avatar de Fox
            Fox

            Gostava de ver onde está essa noticia…
            Pois nunca vi em lado nenhum esse anuncio…

      3. Avatar de censo
        censo

        Runtastic? Ate ofereceram a versão pro. Google? Para que serve o ie? E a app facebook faz tudo o que as outras fazem

        1. Avatar de Mario Lino
          Mario Lino

          A versao de WP nem faz auto pause, nem tem metade das features..se tens um ipad e um lumia instala nos 2 e ve por ti em vez de comentarioa sem senso

          1. Avatar de censo
            censo

            Sim,sim…e a seguir enfio o iPad no bolso dos calções e vou correr com a tábua no bolso! Tem dó!

          2. Avatar de JOSÉ
            JOSÉ

            Meu caro tenho ambos, apara além de um tablet Windons, uma com Android no tv, o meu filho um tablet Android, e só sei que no meu Lumia faço exactamente as mesmas coisas que noutros sistemas, tanto que cá em casa o meu filho preferiu ter um Lumia e a minha mulher vai deixar o seu telefone Android para passar, também ela, para um lumia, visto que está cansada da gestão de memória, falta de actualizações e de estar sempre a apagar apps para poder ter ainda alguma velocidade.

      4. Avatar de Bruno Silva
        Bruno Silva

        Ricardo P. Gostava de ver o sistema ios sem gapp’s. O que a Google esta a fazer a MS so mostra que tem medo que esse S.O cresca… Abraco

      5. Avatar de Artur
        Artur

        tens facebook Instagram oficiais e como já foi dito a google vai fazer apps para Windows phone
        além disso tem havido updates… só n tão frequentes pois eles devem estar ocupados a fazer universal apps para o win10

      6. Avatar de NunoR
        NunoR

        Runtastic não tem? Deve ser especial porque eu tenho no meu lumia e já fizemos muitos km juntos.

  3. Avatar de Rui Pires
    Rui Pires

    Com pena minha estou nos 60%. Apenas por falta de algumas aplicações

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O problema é mesmo esse, a falta de aplicações. Acredito que de resto o sistema operativo esteja ok, mas a falta de apps é um factor de dissuasão.

    2. Avatar de Vítor M.

      O sistema é bom, atenção que o sistema foi criado com muito cuidado e é muito bom. O problema está mesmo na falta de aplicações, há poucas e das poucas muitas são de fraca qualidade. Mas isso não quer dizer que o sistema não seja bom.

      A Microsoft tem feito um grande esforço em captar developers para o seu sistema operativo e agora tenta criar uma plataforma mais simples de portar aplicações de outros sistemas para o Windows 10 Mobile, por forma a combater esse problemas.

      Ninguém tenha dúvidas que o único problema está mesmo na falta de apps, de resto o sistema é bom e está cada vez mais completo.

      1. Avatar de Hugo C
        Hugo C

        Por acaso o SO WP ate se aguenta, a escolha de aplicacoes é que é muito limitada, e o teclado do WP sempre que vou para o utilizar so me abetece atirar o smartphone contra a parede, sinceramente prefiro o iOS mas realmente esta a um preço que ate me doi sempre que os vejo a venda mas a qualidade paga-se, mas para utilizadores comums (tipo os meus pais) nao a nada melhor do que o SO android sempre tem aplicacoes e os jogos que todos gostam e ate é um SO intuitivo… mas iOS é iOS … e eu era anti apple/iOS e agora converti-me, tanto em laptops como em smartphones 😀

        1. Avatar de Artur
          Artur

          teclado? porque?

        2. Avatar de 1v1 Kenobi
          1v1 Kenobi

          O teclado é puro hábito. Toda a gente sabe que o teclado iOS é o maior cancro de todos os telemóveis disponíveis no mercado, está a milhas de qualquer outro, incluindo o do WP. Aliás, o teclado do WP detém o recorde mundial de teclado mais rápido para smartphone.

          1. Avatar de Flavio
            Flavio

            Em que sentido é um cancro?

      2. Avatar de censo
        censo

        A maior parte das vezes escrevo aqui via app pplware que continua a ser muito boa.

      3. Avatar de Mota
        Mota

        +1
        Vitor.

        É isso mesmo. Eu sou utilizador android e estou a pensar comprar um para testar o s.o. que até agora parece ser excelente. Quanto às apps, é bom que a MS comece a trabalhar nisso e em força, pq quando isso acontecer isto tudo muda.

      4. Avatar de Artur
        Artur

        para quando uma App pplware em condições para wp? estão a planear fazer uma universal App ou algo do género?

  4. Avatar de censo
    censo

    Não me posso queixar. O meu windows Phone faz tudo o que preciso e nunca me deixou ficar mal. Para brincar, tenho o ipad, que é só para que me serve.

    1. Avatar de rui
      rui

      Para ti e para a esmagadora maioria de utilizadores de tablets. Ou é para brincar ou para dar a brincar aos miúdos. Ou para mostrar e dizer que se tem.

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        A única maneira de ser produtivo num iPad é Remote access a um pc fixo e utilizar aquilo como se fosse um Surface. De resto sim, só serve para brincar e ir a net.

  5. Avatar de JJ
    JJ

    Uns estudos dizem que em alguns países esta aumentar a quota de mercado…
    Outros estudos, dizem que estão a cair. Afinal que estudo estará valido? Os dois, talvez…

    Mas referente a este estudo, pergunto: 75% dos utilizadores mudam, mas 75% de quantos? De 10, 100, 1000, 10000? Isso é muito vago.

    1. Avatar de Fox
      Fox

      Simples:
      75% de todos que compraram WP mudaram para telemóveis a sério.
      Tu estás nos 25% que não mudaram.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        E lá porque os outros mudam, eu tenho de mudar?

        Alem disso, eu tenho um telemóvel a sério, que permite fazer tudo o que eu quero, e não é só para enviar SMS/chamadas/emails…

        1. Avatar de Alberto
          Alberto

          ah nao? que eu saiba lumias so servem para isso , n tens apps para mais

          1. Avatar de E agora
            E agora

            tenho uma tecla para o mais… não preciso de uma app!
            LOL

          2. Avatar de Artur
            Artur

            que apps queres?

          3. Avatar de Fox
            Fox

            “que apps queres?”
            Esta:
            https://goo.gl/odRtYp
            Não precisa de ser a mesma, tem é de fazer o mesmo em telemóveis WP.

      2. Avatar de Nuno Fernandes
        Nuno Fernandes

        Dizeres que o WP não é para telemóveis sérios é ser estupido. Aqui fala em intenção de mudar e é obvio que quando procuras um novo telemóvel podes estar disponível a fazer a troca. Eu estou nesse caso, quero substituir o meu 920 por um melhor e ando a ver alternativas. Sao elas é o iphone, o meizu e o lumia 950. Logo ca esta, 66.7% da minha intenção é fora de wp. No entanto, estou mais virado para o 950… Não esqueças também que já algum tempo que não saia flagships wp e isso faz diferença.

      3. Avatar de N900
        N900

        Telemóveis a sério?!! Tenho um lumia 930 com a última build do Windows 10 mobile e também tenho um iPhone 6 de 64gb e digo que o 930 arruma o iPhone a um canto. Quanto à “falta” de apps, as que existem chegam e sobram para as minhas necessidades.

      4. Avatar de E agora
        E agora

        “75% mudam-se para telefones a sério”
        Os restantes 25% ficam nos smartphones…

      5. Avatar de Hugo
        Hugo

        e simples mas tu nao sabes ler so pode.
        diz 75% das pessoas que tinham WP e que resolveram mudar de telemovel, nao diz que sao 75% das pessoas que tem WP

    2. Avatar de JBM
      JBM

      mesmo que até nalguns países tenha aumentado quota de mercado, a análise é ao global, e no global pelos vistos as vendas voltaram a cair nos últimos tempos. Não só é essa a interpretação dos resultados apresentados pela Microsoft como é uma das conclusões da última análise da Gartner

  6. Avatar de Zé Montaneles
    Zé Montaneles

    Windows Phone é mesmo EWWW… D:
    Parece uma continuação daquele menu iniciar que eu tanto odeio

    Cheio de tralhazinhas, demasiados artefactos visuais inúteis, carregados de notificações e de tamanhos diferenciados, que disputam constantemente e simultaneamente pela minha atenção, e que me confunde devido a toda essa inconsistência visual

    1. Avatar de rui
      rui

      Mais uma pessoa que usa a desculpa de que não gosta da interface metro e por isso não gosta de windows 8/8.1/10 com aquele menu. Isso é a maior e mais esfarrapada desculpa que já ouvi desde que esses windows saíram. Além disso podes tirar de lá esses artefactos visuais todos e pôr apenas os que te interessam, sem notificação alguma nem tamanhos diferenciados. E há 1001 aplicações e maneiras de pôr o menu como no 7 para aqueles que preferem ficar na idade da pedra. Confundir-se naquele menu é o mesmo que se confundir na interface Unity do ubuntu. Uma das maiores mentiras usadas como desculpa para não se usar. Tal como a falta de aplicações servir de desculpa para não usar. O que não falta é mesmo aplicações para WP. Mas o pessoal insiste em usar as mariquices do costume que só servem para perder tempo, depois usa isso com desculpa. Tal como o estudo desta notícia.

      1. Avatar de Ralk2
        Ralk2

        também não gosto da interface metro. Usei o windows 8 para pc por 3 meses e odiei aquilo. Muito mesmo, a ponto de não querer ver nada q me lembre essa interface, mesmo o meu note vindo com o w8 de fábrica, optei por trocar. Mesmo q eu possa desativar essa interface (eu não podia fazer isso no windows 8), não vou querer.
        Na minha opinião não é um mariquice, e por causa dessa interface do w8, não vou usar o wp tão cedo.

      2. Avatar de Zé Montaneles
        Zé Montaneles

        Desculpa lá mas acho que o sistema de “tiles” típico nestes menus Windows incluindo o Windows Mobile do meu ponto de vista não é agradável nem eficiente

        É muito mais fácil e rápido em termos de reacção visual distinguir ícones pelo seus detalhes únicos e combinações de cores, do apenas pelo seu formato monocolor ou pelo seu tamanho e fundos diferenciados que só serve para adicionar confusão e ocupar mais tela, como acontece nos “tiles”

        Os ícones como têm todos o mesmo tamanho, ficam organizados em “grid” o que os torna mais fáceis de identificar e localizar

        Outra coisa que odeio e que acho completamente inútil são animações de transição (Efeitos Visuais), principalmente aquelas mais lentas e elaboradas, tenho isso tudo desactivado no Windows, o Windows Phone está carregado disto

        1. Avatar de E agora
          E agora

          “Os ícones como têm todos o mesmo tamanho, ficam organizados em “grid” o que os torna mais fáceis de identificar e localizar”

          Por isso é que no Windows Phone dá para colocar as tiles em tamanho pequeno como se de icons tratasse… Enfim.

      3. Avatar de luislelis
        luislelis

        Muito fumo. Boa ganza.

  7. Avatar de Fox
    Fox

    Windows Phone: Muito pouco, muito tarde.
    O android apesar de ter chegado depois dos iphones, tem qualidade para vingar.
    O windows chegou tarde e sem qualidade, e já não vai fazer a diferença.
    (._.) ( l: ) ( .-. ) ( :l ) (._.)

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      A única coisa que fez o Android vingar, é por serem baratos e/ou grandes

      1. Avatar de Ricardo P
        Ricardo P

        foi o preço

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Ja tive Android e cansava m sempre q queria usar o telemóvel tinha q esperar q “descongelasse”…
        Uso WP (Lumia 532DS) e não mudo tao cedo

  8. Avatar de Nuno Rodrigues
    Nuno Rodrigues

    Neste momento tenho um Lumia 640 que tenho estado a testar. Considero o SO bastante bom, mas sinceramente não se pode comparar ao iOS nem mesmo ao Android. Posso referir que existe muitas mas muitas coisas que têm de ser melhoradas e não é só no numero de App’s disponíveis. Se o W10 vai ou não mudar as coisas bom pode ser que sim mas provavelmente não.

  9. Avatar de Tiago Pereira
    Tiago Pereira

    Eu fiz exactamente o caminho contrário… IOS e Android para W10! Sim já tenho a última build no telemóvel!

  10. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Migrei de Android para Windows Phone, dantes usava só android, agora estou bem melhor.

    1. Avatar de Hugo C
      Hugo C

      Ó Alex tu com WP não tou a ver nem da para instalar o teamviewer depois como é que fazes assistências técnicas 😀 migra mas é para o iOS…
      off topic: devíamos combinar e juntar a malta para uns copos

      1. Avatar de Tiago Pereira
        Tiago Pereira

        Não dá para instalar o Teamviewer? Com o 8.1 consegues sim instalar, eu tinha-o!https://www.teamviewer.com/pt/download/mobile.aspx

        1. Avatar de Hugo C
          Hugo C

          my fault… Tiago tens razão afinal ja existe a app tambem para WP… sou eu que ainda devo estar meio a dormir

        2. Avatar de Makimba
          Makimba

          Porque não falas com conhecimento? Ate já funcionava com wp 7.

      2. Avatar de Alberto
        Alberto

        Realmente o pplware devia combinar um jantar com a malta daqui…ia ser lindo ver no jantar tudo a adorar o meu iphone e a mandarem o lumia inutil fora ou o lagdroid

  11. Avatar de Daniel
    Daniel

    Desde o WP7 que dizem que agora com o próximo é que vai ser, que o Windows Phone ganhará força. Sinceramente dúvido que o WP10 venha fazer alguma diferença. Para vingar precisa de ter alguma coisa que faça a diferença em relação ao Android e iOS, que neste momento, já levam um grande avanço.

    1. Avatar de flavio
      flavio

      Windows Hello, continuum e a interligação com o teu pc no mesmo nível de iOS/OSX

  12. Avatar de Tobias
    Tobias

    Pois eu sou dos que, após alguns anos com sistema Android, mudou para o Windows Phone. Uma vez que não tenho posses para adquirir equipamentos topo de gama, não antevejo que volte em breve ao Android…
    Apesar de gostar de ambos os sistemas (essa cena dos “fanboy” de WP, iOS, Android ou outros não é para mim!), fartei-me de usar equipamentos que encravam e ficam saturados com “meia dúzia” de aplicações instaladas. É verdade que o WP tem menos aplicações (na realidade só sinto falta do Snapseed…), mas pelo menos posso instalar e usar sem dificuldade todas as que quiser, sem ter a mínima preocupação com a saturação da memória RAM!
    Com a ascensão de muitos modelos com boas características a preços acessíveis, como se está recentemente a verificar, talvez um dia volte ao Android, mas para já mantenho-me muito satisfeito com o meu Nokia Lumia. Quem sabe o que acontecerá quando a Nokia se relançar efetivamente na produção de telemóveis Android?

    1. Avatar de Zé Montaneles
      Zé Montaneles

      Deves usar marcas e modelos Android não muito decentes, que lançam uma ROM android bem mal optimizada e com “bloatwares”, e que depois praticamente nunca mais as actualizam

      Isso é algo comum no ecosistema android, principalmente naquelas marcas dos chinongas

    2. Avatar de Zé Montaneles
      Zé Montaneles

      À 4 anos cheguei a ter 1 Huawei IDEOS X5
      Aquilo vinha com uma ROM Android 2.2 que crashava por todos os lados
      Meti-lhe uma custom ROM 2.3.9 bem trabalhada que encontrei no XDA e desde ai parecia 1 telemóvel novo, sem lags nem crashs parvos, CPU single core de 800 Mhz

      Basicamente a Huawei para este equipamento lançou 2 ROM’s uma 2.2 e outra 2.3.5, para se passar de 2.2 para 2.3.5 tinha que se flashar, e ambas as ROM’s não tinham qualquer update posterior dentro do sistema

      Desde o inicio do ano que tenho 1 Wiko Darknight que é 1 modelo que saiu em 2013
      Tem android 4.2.2, e ultimo update oficial foi de Junho deste ano, já teve uns 6 desde que saiu
      E é extremamente estável e fluido

      Eu pus-me a inventar com umas custom ROM’s do XDA para este modelo
      Mesmo as mais populares tinham 1 desempenho bastante volátil e inconsistente, fartavam-se de crashar, muito provavelmente desenvolvidas por newbs que não sabem o que estão a fazer

      Passado 1 mês estava de novo na ROM official e senti uma grande diferença em termos de fluidez e desempenho

      Por exemplo meu smartphone atinge 1 score de 14800 no antutu benchmark, que é mais ou menos equivalente a 1 Galaxy S3, enquanto esses smartphones chinongas mais rascas com o mesmo SoC (Mediatek MT6589) ficam-se pelos 11000/12000

      1. Avatar de ElDorado
        ElDorado

        Tiveste tempo para isso tudo em tão pouco tempo. Não deves ter vida pessoal de certeza…

  13. Avatar de Joao
    Joao

    Falta saber quantos foram os que passaram de iOS para WPhone e se arrependeram, como foi o meu caso. O próximo TM não será provavemente um iOS. Está na moda, tem muitas aplicações para um publico muito diverso e, de facto, não deixa de ser um bom TM. No entanto, para quem necessitar do TM como ferramenta de trabalho, boa gestão de contactos, etc, a minha opção é sem qualquer dúvida o WPhone. Para jogar existem as consolas e para trabalho mais a sério existem os portáteis. Nunca fui adepto nem de phablets nem tão pouco de tablets. Mas é só uma questão de preferência pessoal

  14. Avatar de Slzr
    Slzr

    Porque as atualizaçoes não são assim tão importantes para a maioria das pessoas…

  15. Avatar de Slzr
    Slzr

    P.S. “da próxima vês “

  16. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    O W10Mobile vai fazer a diferença, e aposto que não sou o único com a mesma opinião. A Microsoft está a fazer um excelente trabalho com o Windows 10 Mobile. O OS é brutal, simples, com um design bastante apelativo e extremamente fluído quando comparado com as anteriores versões do Windows Phone e ao contrário do Lagdroid, e não venham com tretas Android users porque isto é um facto, comparem equipamentos com características exactas e vejam os resultados.

    O único ponto negativo é a pouca quantidade de apps (que não são assim tão poucas quanto o pessoal chora), apenas noto diferenças significativas no número de jogos existentes. Mas é claro, há sempre apps que Android/iOS têm e que o W10M não tem (e vice-versa, vai sempre acontecer). Querem uma determinada app para Windows Mobile? Contactem o Developer e digam-lhe para fazer para Windows Mobile também.

    Vocês choram que não tem apps, mas alguma vez se deram ao trabalho de contactarem e pedirem aos developers para fazer a mesma app para Windows Phone? Uma pessoa pode não fazer muita diferença, mas talvez 10 já faça.

  17. Avatar de Diogo Almeida
    Diogo Almeida

    A discussão à volta do SO não faz qualquer sentido porque o consumidor comum não compra por ter ios ou WP ou Android, compra porque o ecrã, o botão, a memória, a … , do Samsung, do Lumia, do Apple, do … é gira, é branca, é grande, é pequena, tem não sei quantos mega pixeis… o SO é só uma caracteristica que eles n sabem muito bem o que faz… o que é relevante é preço, é publicidade (quanta publicidade já viram ser feita a um Lumia? E a um Samsung? Qual a relação disso com o share de mercado?)… por isso peço desculpa, mas esta discussão é infrutífera – para não chamar de idiota. 75% muda porque quer experimentar um HARDWARE diferente e não por achar Android ou Apple melhor… se o W10 estivesse em 50% dos dispositivos, o share de mercado mudava imediatamente. E a questão das Apps vinha logo de seguida… um SO que estivesse em mais máquinas seria imediatamente mais apelativo para o desenvolvimento e as Apps… metam isto na cabeça, tem muito mais a ver com publicidade e hardware que diferenças na qualidade do SO.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Isso é um facto!

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Tambem e um facto que o utilizador comum usa um telemovel que lhe permita tar em contacto com o amigo/conhecido X,Y ou Z que estao presentes na rede social U, e esse telemovel nao te permite entrar em contato com eles porque nao tens acesso a uma aplicacao da rede social.

        1. Avatar de Artur
          Artur

          que rede social?

        2. Avatar de Diogo Almeida
          Diogo Almeida

          Independentemente de estar curioso para saber que rede social não tem uma App para WP, em nada isso toca no argumento de que não é a qualidade do SO que determina shares de mercado… logo catalogar um ou outro de melhor porque tem mais Apps (que está diretamente relacionado com o share de mercado) é um argumento ilógico…

          1. Avatar de Diogo Almeida
            Diogo Almeida

            A meu ver claro…

  18. Avatar de pena33
    pena33

    Tenho um WP e se hoje tivesse que de mudar de tlm, compraria na mesma um WP.
    Algumas das críticas que vejo, nota-se claramente que são feitas por pessoas que nunca tiveram um WP.

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Ou por quem troça para que não tenha êxito com medo de perder a guerra do s.o. que usa..

  19. Avatar de Mário L.
    Mário L.

    Eu sou utilizador do SO Windows Mobile a vários anos, neste momento tenho um Lumia 925 com windows 10 preveiw. Se alguém me consegue convencer a mudar para Android ou IOS, sem utilizar a palavra “Apps”, tipo SnapChat e jogos, fico extremamente surpreendido.

    1. Avatar de Zé Montaneles
      Zé Montaneles

      O Windows Mobile era decente, até trocarem o “Mobile” por “Phone”

    2. Avatar de Hugo C
      Hugo C

      eu por acaso gosto de uma particularidade do iOS eu como tenho um iphone e um macbook pro se tiver logado nos 2 dispositivos com a mesma conta e estiver conectado a mesma rede wireless se receber uma chamada ou sms no iphone recebo a mesma chamada no macbook… pronto ja tens um motivo para migrar sem falar em apps 🙂

      1. Avatar de Mário L.
        Mário L.

        escholha outro, o windows tambem faz isso…

      2. Avatar de Gaspar
        Gaspar

        O windows ja faz isso, tenho o meu lumia 640xl com w10m e o w10 no pc, ambos na região U.S.A para ter acesso a cortana e recebo quer chamadas nao atendidas quer sms e tambem posso enviar SMS, isto com recurso à cortana, e acredito que num futuro próximo a interligação ainda seja maior

      3. Avatar de Rudua
        Rudua

        @Hugo C
        O Windows 10 Mobile tambem vai permitir fazer isso

  20. Avatar de Marco
    Marco

    Eu penso que o SO é bom muito estável e intuitivo e requer pouca RAM para “correr” sem Lag mas vai sempre pecar por falta de APP´s pois hoje em dia quem muda de Android/IOS ou vice versa tem sempre em mente alguma app que utilize muito e ao trocar ja vai a contar com isso mesmo agora no Windows o mesmo não acontece a demora acontece e entretanto os TOPOS de gama baixam e chegam mais facilmente a esses ditos telemóveis com um Sistema mais “carregado” de Apps incluindo a app que se procura acho que a Microsoft fez um bom trabalho não foi como a Samsung e o seu belo BADA mas tal e qual como aconteceu ao BADA cair no esquecimento por falta de apps para os telemóveis poderá acontecer o mesmo a este SO pois tudo tarda a chegar é o SO 10 é as ditas APP´s banais que se utiliza no dia a dia etc etc etc.

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      o so requer pouca ram? Amigo O WP é uma copia do IOS mas sem apps..O IOS é limitado mas tem apps que fazem a diferenca. Ser limitado sem apps é….frustrante? Quem n quer limitacoes nem é preciso haver esta conversa, escolhe android e pronto

  21. Avatar de JN
    JN

    Sou dos que mudou de Android para Windows Phone.
    Em Fevereiro de 2014, em boa hora, o belo Samsung caiu e foi esmagado por um carro que estava a estacionar.
    Comprei um Lumia 625, não porque tivesse especial interesse no Windows Phone, mas sim pelo preço que estava em promoção.
    A partir daí, só lamentei não ter trocado antes.
    Há um mês e meio a trás, troquei de smartphone mas não de SO.
    O Lumia 625 passou para o meu Filho que está muito longe da idade da reforma e tinha um Android de valor superior, supostamente hardware superior e desempenho muito inferior.
    E eu, que também ainda estou muito longe da idade da reforma, comprei um Lumia 640 XL numa promoção da Worten por 174,99€ e estou muito satisfeito, desconheço que haja tão bom por este dinheiro.
    Se um dia achar que o Android ou o IOS se adequam melhor às minhas necessidades do que o Windows Phone, ou se surgir um novo SO melhor, ou qualquer outra circunstância que para mim seja justificável, trocarei sem drama nenhum.
    Por enquanto a minha situação é precisamente inversa à da notícia e não me sinto nada incomodado com isso.
    E já agora, a Ericsson ainda fabrica ou tem alguma ligação a alguma marca de smartphones? Se sim que SO utilizam?
    Mera curiosidade…

  22. Avatar de Pedro Pedrosa
    Pedro Pedrosa

    Faltou apenas referir que são 75% dos 2,5-3% de utilizadores que mudam de telefone ao fim de um mês provenientes de deste SO. Da mesma forma que 33% dos 2% que mudam em mensalmente em IOS migram para Android e 25% dos 2,5% que migram de Android para IOS.

    Ou seja no fim de contas estamos a falar de percentagens altas de um universo muito reduzido (~3%) de pessoas que mudam de SO por cada mês que passa.

  23. Avatar de Paulo
    Paulo

    Estes comentários revelam o modo estar do tuga .O confronto entre os Haters Vs Fanboys .Cada um a dizer que tem o melhor brinquedo por é mais esperto que os restantes.A ignorância no seu expoente máximo.
    Epah ponham nessas mentes que cada um tem o que gosta e mais nada . Gostos não se discutem !

  24. Avatar de Bruno B.
    Bruno B.

    Já tive um androide e agora tenho um Lumia 535. Estou muito satisfeito e não faço intenções de mudar. Pelo preço que foi é muito bom mesmo… Nunca tive um Iphone porque acho o preço um absurdo por isso não posso falar.

  25. Avatar de Rui
    Rui

    Os Lumias que tive Lumia 710, Lumia 625 e actualmente Lumia 730 Dual Sim e o próximo será Lumia sem sombra de dúvida!

  26. Avatar de Rui
    Rui

    Os Lumias que tive Lumia 710, Lumia 625 e actualmente Lumia 730 Dual Sim e o próximo será Lumia sem sombra de dúvida!

    1. Avatar de Fox
      Fox

      O a seguir ao “próximo” ainda será melhor!
      Concretizando:
      O iphone7 vai ser melhor que o 6.
      O nexus 8 vai ser melhor que o 7.

      Boa lógica.

  27. Avatar de Ricky
    Ricky

    Cada um escolhe aquele ao qual se adapta melhor. No meu caso, usei o iPhone 4 durante 3 anos e estava bastante satisfeito até que as atualizações do SO e das aplicações fizeram dele uma máquina a carvão. Na hora de mudar (e o hábito faz o monge) queria um novo iPhone mas o seu preço foi demasiado proibitivo.
    Experimentei alguns com SO Android mas na realidade achei muito confuso… Optei por comprar um Lumia e devo dizer que estou imensamente satisfeito. Em relação a aplicações como as mais usadas (Facebook, Whatsapp, etc.) estas são muito boas (ao nível das aplicações do iPhone). Em relação a aplicações nacionais (como a dos bancos, Vodafone, etc.) são muito fracas mas de fácil adaptação.
    Como em todas as coisas na vida, cada um escolhe e usa o que gosta mais.

  28. Avatar de Souza
    Souza

    Se bem que 75% de usuários WP é quase nada, já que são tão poucos. rsrsrs
    Seria quase o mesmo que o Android perdesse uns 0,7% de usuários.

    Agora sério: O Windows Phone (ou Windows 10 Mobile, se preferir assim) não vai se popularizar tão cedo. Isso se conseguir uma cota significativa.
    E essas “grandes mudanças” que a MS está propondo não significa nada para a maioria dos usuários mobile.
    Já são 5 anos nesse vai e não vai.
    Fora os entusiastas, evangelistas da marca, os demais não ligam para essa coisa de super câmera, leitor de íris, Cortana, coisa do tipo.

    1. Avatar de Diogo Almeida
      Diogo Almeida

      … e por não ligarem a isso é que a questão da qualidade do SO é um pouco irrelevante… se o WP entrasse em mais hardware ou tivesse publicidade, aí veriam shares e apps a subir para WP. Em termos de qualidade preço WP é provavelmente o mais competitivo dos 3. em termos de distribuição o Android é provavelmente o mais competitivo dos 3. Em termos de Marketing o iOS é o que está provavelmente ligado à marca mais forte… moral da história, o que interessa é a publicidade e a distribuição… porque o consumidor comum está-se nas tintas se é WP ou iOS ou Android… o smartphone ter um aspeto bonito, um ecrã grande, ou uma camara com muitos mega pixeis é mais importante que o software utilizado… esta conversa é uma bola… pointless…

    2. Avatar de Last
      Last

      Se fosse um produto da Apple, já achavam que a super câmera, o leitor de Iris e a assistente pessoal eram inovações completamente mandatórias em qualquer telemóvel…
      Enfim.

  29. Avatar de António
    António

    “Ao todo são 60% os que optam pelo Android e 15% os que escolhem o sistema operativo móvel da Apple.” isto também é de frisar.

  30. Avatar de Ricardo Saraiva

    Tenho um Lumia desde o ano passado e esta semana voltei a comprar outro Lumia mais recente. Quanto às aplicações vai das necessidades de cada um, as que me fazem falta são as de testes às redes, para windows não encontro nada.

    1. Avatar de rui
      rui

      Haja dinheiro para desperdiçar… Pode oferecer-me um. Até me pode oferecer o que tinha desde o ano passado que tenho a certeza que está em perfeitas condições de funcionamento. Parece os utilizadores de iPhone. Se saísse um novo por mês, mesmo assim compravam todos os meses.

  31. Avatar de s_junior
    s_junior

    Ontem saiu o artigo sobre as conversões de app do ios para w10m.
    Hoje vi este artigo http://www.tudocelular.com/windows/noticias/n63761/microsoft-windows-10-mobile-rtm-launch.html
    Isto chega para concluir que escolhi o OS correcto.
    Uma vez W10M sempre W10M.

    1. Avatar de Fox
      Fox

      Portanto, apps de qualidade estão em IOS/Android.
      Ok, parece-me bem.

      1. Avatar de Diogo Almeida
        Diogo Almeida

        Lógica errada… quer dizer apenas que maior retorno provem de IOS/Android por terem mais base de utilizadores…. não tem nada a ver com qualidade das Apps, que diga-se serão exatamente iguais caso se queira que assim seja :-/

        1. Avatar de Fox
          Fox

          Lógica:
          “apps de qualidade estão em IOS/Android”
          “apenas que maior retorno provem de IOS/Android por terem mais base de utilizadores”
          Pergunda dos 100€:
          “Porque é que IOS/Android tem mais utilizadores?”
          > Porque estes sistemas tem mais qualidade, e as pessoas acabam por os escolher (e há mais tamanhos/preços/performances para todos os gostos).

          1. Avatar de Diogo Almeida
            Diogo Almeida

            Resposta meio errada.Tem mais users não por ter mais qualidade (parte que está errada, mas porque está disseminado em mais hardware (parte em que está certa, há em mais tamanhaos, blablabla) e os “donos” desse hardware fazem mais publicidade aos seus produtos. Não te iludas com teorias de qualidade … É tão simples como: se tens 10 aparelhos numa montra, 1 tem ioS, 1 tem WP e 8 têm Android… logo aí tens uma vantagems de 8/1 do Android para os outros… Depois o utilizador quer é saber da RAM (porque ouviu falar que isso era importante), da câmara, do botão, da capa do tlm… o SO é daquelas coisas que sabem que existe, mas que não sabem bem o que faz… portanto dizer que o Android tem mais market share por ser melhor… é errado… potencialmente é ao contrário… A Google Utilizando uma estratégia de penetração de mercado (conceito de gestão… google it), a Apple usa desnatação (idem), enquanto que a Microsoft está num misto. Destas estratégias, a que dá share é a de penetração de mercado, mas muitas vezes esta estratégia está relacionada com produtos com menor qualidade. Pelo contrário a desnatação da Apple está assente no conceito e posicionamento da marca e na qualidade dos produtos, beneficiando de ser um early bird de mercado, algo que a M$ não tem, nem foi. Por isso digo novamente, isto dos shares têm muito mais a ver com Mkt que qualidade… sorry!

  32. Avatar de Alvaro Costa
    Alvaro Costa

    Troco o meu WP por outro WP e ponto final! Ao que parece estou fora das das estatísticas e não sinto falta de qualquer aplicação. Tudo o que preciso tenho e como tal estou satisfeito com o SO do meu telemóvel.

  33. Avatar de R41M31
    R41M31

    O Windows está em fase substancial de melhoria. Neste momento os utilizadores estão frustrados porque na hora de mudar não há nada de novo. Isso só vai acontecer quando o Windows 10 Mobile estiver a 100% e a saírem equipamentos prontos para aproveitar ao máximo o SO.
    Garantidamente em equipamentos mais baixos é o mais estável e fluído de todos. Quanto a aplicações é normal as empresas não apostarem num SO que ainda não tem forma final estável definida, que acontecerá com o W10. Até lá não quiseram lançar aplicações que paravam no tempo (7/7.5/8/8.1 as aplicações não são transversais a todos)…
    Como SO, pessoalmente acho o mais eficiente de todos, as aplicações fizeram-me mudar para Android, onde conto estar 2 anitos e regressar em força porque acho que nessa altura já terá provas dadas, caso contrário mantenho-me no Android. Agora Android com especificações baixas, não dá…

  34. Avatar de Paulo
    Paulo

    Sempre fui fan dos Nokia e do sistema windows. A minha mulher usa android, diz que é melhor mas depois só mexe no meu lumia 830 :)))))) Cada vez que mexo no dela.. fico com menos neurônios… acreditem. No windows (para mim) é tudo intuitivo…nem precisei de perguntar como se faz e onde fica.
    Em relação aplicações… uso aquelas que preciso e mais não preciso. É mais do que suficiente.
    Mas gostos não se discutem 🙂

  35. Avatar de Humberto
    Humberto

    Um dos “25%” aqui!
    Desde 2013 – Lumia 520 -> 920 -> 630

    1. Avatar de ElDorado
      ElDorado

      Meu? Passaste de 920 para 630? WTF?

      1. Avatar de Humberto
        Humberto

        Teve de ser, precisava de um Dual-Sim.

        A nível de performance é muito parecido, perde é nos “extras” – camera, memória, etc…

  36. Avatar de Makimba
    Makimba

    Para que ter muitas apps na loja, a maior parte delas nem sabem para que servem nem utilizam.

  37. Avatar de Last
    Last

    Mas agora, segundo alguns dos comentadores aqui de serviço, pertencer aos 25% que se mantém leal ao Windows Phone é ser “mentiroso” ou “fanboy”??? Já não se pode ter gostos diferentes? Tá boa essa…

    Tal como disse o Mario L., convençam-me lá a trocar o meu Lumia 640 por um Android sem usar a palavra “Apps” e também já agora sem pagar um balúrdio.

    Mas custa-vos assim tanto admitir que independentemente das apps, a linha Lumia apresenta geralmente a melhor relação qualidade/preço do mercado e com o bónus de trazer um SO optimizado, fluído e intuitivo?

    Também vos custa assim tanto admitir que talvez o público alvo do Windows Phone não seja tanto o público dos Snapchats e Instagrams, mas talvez utilizadores que procuram algo mais sóbrio e focado em produtividade?

    Já disse e volto a repetir, para um SO com tão pouca quota de mercado e supostamente tão “desinteressante”, cada artigo que surge relacionado com Windows Phone consegue reunir uma quantidade apreciável de haters . À partida seria de esperar que este tipo de artigos se mantivesse sempre às moscas. Porque será que continua a incomodar tanta gente?

  38. Avatar de Danny Machado
    Danny Machado

    Faço parte desses 75,00% e gosto muito de WP , mas não vejo evolução, sorry Fanboys. :\

  39. Avatar de luis reis
    luis reis

    eu troquei , reconheço todo o potencial do windows phone, mas a qualidade das app disponíveis não acompanha o desenvolvimento feito no windows phone.

  40. Avatar de Luís
    Luís

    Tenho WP desde 2012 e também estou a pensar mudar por causa das Apps porque ando à procura de uma app de “farts” mas que sejam ajustáveis em frequência e duração. No WP não tem, mas pelo que já vi, tanto no iOS como no Android não faltam opções.
    Que frustração…

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Grande Comentário 🙂
      Viva a quantidade de apps de ‘farts’ que os outros SOs tem…

  41. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    Eu diria que os sub- 30 não querem saber dos WPs para nada, pelo contrário as pessoas com mais de 30 anos quando experimentam o WP depois não querem outra coisa e não pensam em mudar. Foram desta minha opinião estão todos os fanboys/cegos de qualquer marca.. esses não mudam e normalmente têm uma cegueira tal que são incapazes de reconhecer as falhas e as coisas boas dos outros sistemas. Quando se colocam umas palas nos burros, eles também so vêm para a frente.. normal 🙂 um bem haja a todos. Eu fico pelo WP, só tenho pena que a SONY não lance um destes com WP10Mobile.. http://www.sonymobile.com/global-en/products/phones/xperia-z5-premium/

  42. Avatar de xnelox
    xnelox

    Faço parte da percentagem dos que migraram do android para o WM

  43. Avatar de JN
    JN

    Ao ler muitos dos comentários, que já vão longos, percebe-se que a maioria dos senhor e comentaristas, que opiniam contra o SO Windows Phone, nunca tocou ou sequer viu um Smartphone com Windows Phone em funcionamento.
    Lêem-se comentários com base em preconceito com frases repetidas à exaustão sem qualquer fundamento, até há quem confunda o Windows Phone com o Windows 8.
    Deixem lá o Windows Phone, quem quer usa, quem não quer não usa e, quem usa, se achar que há melhor troca, quem gosta continua a usar.
    Agora, a necessidade que este pessoal tem em dizer mal do que não conhece, nem sequer alguma vez viu, faz-me pensar se não terá por trás um certo sentimento de inferioridade que os faz comportarem-se como aqueles miúdos que andam sempre a dizer “a minha pilinha é maior do que a tua”…

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      A idéia está correta, era escusado a ultima parte da comparação da pilinha que estraga o comentário.. Talvez um receio inconsciente de que este sistema seja melhor do que o que usam.. principalmente os que dão 800€ por um iPhone.. não estou a dizer que os Windows são melhores, mas que há esse medo subconsciente ha

      1. Avatar de Diogo Almeida
        Diogo Almeida

        Esse é o procedimento normal sempre que há uma compra cara… quando se compra uma televisão pagando bem por ela, é um procedimento inconsciente o de desvalorizar as opções que foram rejeitadas e sobrevalorizar as opções do que se escolheu de forma a justificar a compra efetuada (queira dar o nome técnico, mas de momento não me recordo do termo …).É normal, faz parte e como disse o JN é uma idiotice. P.S: A parte da pilinha não estragou o comentário, deu-lhe um je ne sais quoi 😛

  44. Avatar de Helder
    Helder

    Utilizo windows phone já a algum tempo e não quero outra coisa com todo a certeza, sou utilizador de equipamentos de média- baixa gama pois o “baguito” nao da para mais. Tive varios androids e era um desastre lentro e sempre com paragens de software, comprei um lumia 520 fiquei impressionado e agora tenho um 535 e garanto- vos isto não pára, software super fluido e intuitivo com as specs modestas do meu lumia é mesmo incrivel o funcionamento super correto do windows phone.
    Em relaçao a apps, como trabalho muito em cctv tenho falta sim de algumas aplicaçoes de resto nao sinto falta de mais apps.
    Nao sou nenhum fanboy. Os 3 SO’s sao muito bons, mas vão-me desculpar arrisco me a dizer que a maior parte dos que andam com iphones é só para dizer que têm iphone. Lido com muitos clientes com smartphones e garanto-vos que a maior parte não sabe a minima ideia o que é um IOs, android, wp… Andam com iphones e samsung pois está na “moda”.

  45. Avatar de NewJ
    NewJ

    Eu faço parte da estatística.. Mudei de WP para Android no telefone principal, mas continuo a ter um Lumia para testes.. Por falar nisso, a ultima build que saiu ontem à noite está simplesmente fantástica.. Fiz a troca porque com o W10M muito verde o telefone ficou muito mau, mas agora já só não mudo outra vez para Windows como telefone principal porque o meu equipamento Android é um topo de gama e o Lumia media-baixa.. Se tivesse um Lumia com SD810 ecrã Oled 5.5, voltava a utilizar o Windows com o telefone principal.. Se tiver algum acidente com este Android é certo que vou passar para um Lumia 950XL

  46. Avatar de pp
    pp

    o windows phone como sistema operativo é muito bom, nao tenho nada apontar uso o meu lumia a quase 10 meses e estou muito contente com o telefone em si, o problema sao mesmo as apps, para terem noção a app do meo music nao deixa sequer avançar na musica, de forma alguma

  47. Avatar de Miguel
    Miguel

    Estas estatisticas não me interessam para nada, o que sei é que estou a adorar o WP. Sempre tive e tenho android e recentemente comprei um lumia 535 á minha mulher e mais do que ela fiquei eu com a qualidade do bicho. Por menos de 100 euros é de longe do melhor que há. Super rápido, boas specs simples e directo e tem muitas apps. Fiquei tão surpreendido que comprei um 640 para mim 🙂 Nunca tive iphone, pois não sou rico nem vaidoso, também não o vejo a fazer nada que os outros não façam.

  48. Avatar de Full
    Full

    Irei fazer parte dos que migrou de IOS para WP 10, por curiosidade, depois logo se ve 🙂

  49. Avatar de Luis
    Luis

    Com o devido respeito aos utilizadores de android e apple,porque cada um compra o que lhe dá mais prazer ,actualmente para quem queira um telelé até 150 200 euros fluido e sem lag ,o wp não dá hipotese a ninguem .A apple só 500 euros para cima ,android de baixo custo ,parecem umas arrastadeiras ao fim de algum tempo(falo por experiencia propria). Quanto ás apps ,eu ainda não senti falta de nenhuma ,mas reconheço que possam faltar algumas essenciais para algumas pessoas . Se formos falar de tablets a situação é a mesma .Mas nos tablets já se vê muito mais marcas a aderir ao Wp ,porque permite ter um tablet de baixo custo e fluido ,coisa que não acontece no android.

  50. Avatar de ACMSEBR
    ACMSEBR

    Para mim que usava o Android com Launch do windows 8/10 e hoje uso um Lumia 640 XL Dual espero esta no lado dos Lumias por um bom tempo.

    O peso na balança é realmente os apps. Mais isso não tem peso na minha balança. 😀

    OBS: apps de jogos/bugigangas, tem peso e pesado para quem os usam e isso serve de ancora para não sairem do ANDROID.
    Já o IOS/OSX o respeito pela qualidade e pelo RICO que tem os Valor necessários para comprá-lo e o OS hoje já não é aquele seguro como era antigamente. Tem apps tem Jogos. E hoje em dia também esta na mira dos Hackers como o OS da M$.

    Todos os OS tem brechas, bugs, erros de programação e vão continuar assim.

  51. Avatar de Invision
    Invision

    Haha que chapada de luva branca na malta do PPLWARE que faz sempre questão em referir o windows phone…há sempre umas aves raras por este site a venerar o windows phone mesmo em notícias que nada tem a ver com o mesmo, sinceramente nunca percebi essa necessidade de afirmação…

  52. Avatar de dunno
    dunno

    Quem acompanha a evolução do que w10 mobile sabe que o app gap esta a desaparecer devido as universal apps.
    Muitos esquecem.se que quem anda aqui a comentar nao e o utilizador comum, o mesmo que quer os jogos da moda e as chamadas e nao faz uso intensivo do telemóvel nem sequer sabe o que é o sistema operativo. O único conhecimento que tem é que o iphone é a supremacia e os androids sao lentos e o wp nao tem apps (que nao tem snapchat como se fosse um dealbreaker LOL), a lenga lenga do costume. A ms começou a corrida tarde e mal vai ser difícil e recupera.la. E muitos esquecem.se que cada um compra consoante as necessidades tal como tudo na vida.

  53. Avatar de Rui
    Rui

    Pedro Simões: “Da próxima VÊS” ? 🙂

  54. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu tenho o lumia 830 depois de 5 anos de Android e não volto para Android.o android ganha em termos de apps,sem dúvida, mas a performance do wp e mt superior ao de qualquer Android.

  55. Avatar de Lumia 625
    Lumia 625

    Já tive android e lumia. Não sou de gastar muito dinheiro em telemóveis, é algo que realmente não me interessa muito. Comecei com android e gostei bastante, aliás, gosto bastante. Dá para alterar e personalizar mil e uma coisa, trocar de rom, trocar de kernel, por aí.
    Mas, mas… Nos smartphones de baixa-média gama, prefiro o windows phone. Ok não tem montes de aplicações, pf que me interessa, tem as que preciso. Prefiro ter um telemóvel rápido e fluído com um preço baixo ou um telemóvel lento e cheio de apps que não uso? Rápido e fluído. Isso de guerra dos smartphones é muito subjectivo. Cada um gosta do que gosta e dá o seu uso conforme as suas necessidades.

  56. Avatar de hugo
    hugo

    epah querem falar de apps vamos falar de apps?
    quantos apps voces que usam android tem instaladas?
    eu no meu modesto lumia 930 neste momento tenho 137 apps instaladas (acabei de as contar uma a uma) por vossa causa que dizem que nao ha apps para WP.
    Eu posso dizer assim tenho 137 apps(apps e jogos) instaladas e ocupa cerca de 15 gb(sim tenho jogos com mais de 1gb por sinal).
    No entanto tenho um telemovel que me responde rapido sem falhas nem quebras sem freezes apesar de ser uma versao de teste ultima build insider.
    Quantos de voces android podem dizer que tem 50 apps instaladas sem o telemovel começar a arrastar-se?
    e que ja experimentei com colegas meus com galaxys S5, oneplus one galaxy S6, sony etc etc etc.´
    para que serve ter apps se depois nao as podem instalar?

    1. Avatar de AFPB
      AFPB

      O problema n é quantidade de apps mas sim qualidade.. Provavelmente a inexistência de umas 5 ou 10 apps essenciais no windows phone (se tanto) fazem com que o pessoal prefira o Android..

    2. Avatar de xnelox
      xnelox

      A app do facebook esta fraquinha e não tem gestão de paginas, a app do endomondo está aquém da mesma que existe nos outros Os’s, se queres abrir um site cuja porta seja diferente da 80 tipo http://www.xpto.pt:81 não dá… Mas curto o meu WM

      1. Avatar de ACMSEBR
        ACMSEBR

        Eu estou a trabalhar justamente desta forma no Internet Explorer do WM.
        Ex:http://192.168.254.254:8080, http://meu.no-ip.biz:9989 e DVR -> http://meu.no-ip.biz:37777.

    3. Avatar de xnelox
      xnelox

      Esqueço de… Se pretenderem aplicar um ip à placa de rede wireless… Não dá…

  57. Avatar de JVC
    JVC

    Não se zanguem, há mercado para todos. Tudo depende das necessidades de cada um.

  58. Avatar de Ninja
    Ninja

    75 % tanto podem ser 3 como 100.000.000 tudo depende do tamanho da amostra.
    Não sei porque razão continuam a “discutir” WP com os droids ou os seguidores do Blow Jobs. Se eles dizem que os sistemas deles são os melhores então é porque são.

    Quer queiram quer não queiram a Microsoft é responsável por permitir que pessoas por todo o mundo possam usar um sistema digital sem nada saberem sobre ele desde os anos 70.
    Muitos apple fans nem sabem nem para que serve o terminal num Mac.

    Outra coisa que sei é que os robots da google seguem uma conduta gregária na hora de comprar de um equipamento digital já os da maçã pensam que pertencem a uma elite de users com equipamentos exclusivos no planeta terra

    O que eu vejo é a Microsoft fornecer ferramentas para que futuros eng informáticos possam desenvolver a sua profissão mas ao contrário não.
    Vejo sim uma apple alicerçada no software que tem “roubado” ao longo dos anos e uma google que preencheu um vazio criado pela queda do symbian.
    Pelo menos a MS ocupa o lugar que ocupa por merito proprio contra tudo e contra tudos