5G? São “poucos” os portugueses a usar a rede

56 Comentários

A rede 5G é uma realidade em Portugal há algum tempo. É verdade que ainda existem algumas zonas brancas, mas está em marcha a cobertura do país desta nova tecnologia de comunicação. Atualmente não são assim tantos os portugueses que usam rede 5G. Conheçam os números.

5G? Afinal ainda não há muitos portugueses a usar a rede


5G: média mensal de 6 GB por utilizador

O uso da rede de quinta geração é “grátis” em todas as operadoras. Segundo revela a ANACOM, no final do 4.º trimestre de 2023, estima-se que 17,1% dos utilizadores de serviços móveis e 22,1% dos acessos à Internet móvel utilizaram a rede móvel 5G.

Registaram-se 2,32 milhões de acesso móveis à Internet 5G, representando uma taxa de penetração de 22,1 em 100 habitantes, de acordo com a informação disponível.

Durante o 4.º trimestre de 2023, o tráfego total nas redes de quinta geração atingiu 38 mil TB, correspondendo a uma média mensal de 6 GB por utilizador de Internet móvel 5G. Estima-se que o tráfego cursado em redes 5G representou cerca de 12,0% do total de tráfego de dados móveis.

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João+Tavares
    João+Tavares

    Porque será? Fazes um speedtest que demora 30 segundos e mama logo 300 e tal megas.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Não estás a ver bem o filme – um speedtest sempre foi um sorvedouro de dados, fosse no 5G, no 4G ou no 3G. São volumes muito grandes de dados que são enviados e recebidos durante o teste. Nada tem a ver com o consumo normal de dados.
      Em smartphones, não se usa a rede 5G – ou porque o smartphone não “apanha” a rede 5G ou porque no local não existe rede 5G (Há também quem, tenha um smartphone 5G e desliga o 5G, não percebi porquê).

      1. Avatar de Quando não da para mais....
        Quando não da para mais….

        olha, olha já faltava, os outros nunca sabem nada…..

      2. Avatar de Quando não da para mais....
        Quando não da para mais….

        e nunca “vêem bem o filme”

      3. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Eu explico. O 5g NSA obriga o telemovel a estar ligado a 2 celulas ao mesmo tempo. 4g e 5g ao mesmo tempo. As chamadas continuam a entrar por VoLTE.
        Logo gasta muito mais bateria em relacao ao 4g sozinho.
        Daí muitos desligarem. Eu por exemplo.

      4. Avatar de Ifm
        Ifm

        Aves eu tenho um 5G e passa muito tempo desligado, muitas vezes porque não compensa o gasta de bateria a utilização que lhe estou a dar.

        Para o Outlook, Teams e pouco mais, não noto diferença nenhuma no 4G para o 5G, e opto pelo 4G que sei sempre que nunca fico com pouca bateria.

        Aliás, até que em modo poupanças de energia, o 5g é desactivado, e 15% nesse modo o telemóvel dura horas.

      5. Avatar de Anung
        Anung

        A sério Aves, já tiveste a tua graça…
        Mas pára lá um bocadinho para a malta não enjoar.

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Usares 2G ou 5G linearmente é a mesma coisa no que a dados diz respeito dahhhhh

      Se uma imagem tiver 4mb, independente da tecnologia que uses continuará a ter 4mb com 5G ou 20G.

      A diferença é puramente na velocidade em que carregas uma e outra.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Sei lá… Se te enganares e deres down num filme que não gostas, qd deres pelo erro e abortares já foram uns gigas. Se estivesses em 4G apenas terias perdido uns megas!

  2. Avatar de Unknown
    Unknown

    Criar um subsidio para as Portugueses aderiram em larga escala ao 5G.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Criar um subsídio para o PNS trocar o Maseratti por um Rolls Royce!

  3. Avatar de Antuntes
    Antuntes

    Uma tecnologia com forte potencial de adopçao, ja se muito aquelas operaçoes com robos de precisao a partir de uma ambulancia. Também se ve muitas pessoas a caminhar na rua a fazer seeding dos filmes que descarregaram por torrent. Também se ve a sanita do café ligada ao semaforo da esquina para poderem “comunicar” um com o outro.
    Tudo muito útil, valeu a pena o dinheiro gasto seguramente.
    Que venha o 9G

  4. Avatar de nuno a
    nuno a

    Tarifarios 5G com velocidades de 10mb a preços mais caros que 4g com velocidades de 300mb não é de admirar

  5. Avatar de JJ
    JJ

    claro que são poucos a usar a rede, nem toda a gente é pescador

  6. Avatar de Celso
    Celso

    Nem todos podem trocar de equipamento uma vez por ano, muito menos pagar valores “caros” relativamente ao salário mínimo.
    Com o fecho do 3G muitos serão os que, obrigados a comprar outro, irão para o mais barato e não para o 5G

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      78% dos portugueses recebem salario minimo?

      1. Avatar de Manolo Bilha
        Manolo Bilha

        não, mas 64% recebeu menos de 1000€ em 2023….

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Trabalhassem mais, quem quer ganhar mais ou muda de empregador ou área ou arranja um segundo emprego

          1. Avatar de Abastardo
            Abastardo

            Há Zé, sempre em altas, tu já sabemos que não fazes ponta, passas aqui a vida, agora aqueles que trabalham nem com 2 empregos se safam pois só a carga fiscal leva o extra todo… e tu vens com conversas dessas…

            A tua realidade é outra a da fantasia…

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Claramente nunca tiveste 2 empregos, no segundo emprego ficas isento de SS e só descontas sobre o salário individual de cada emprego, eles não somam.
            Falo com conhecimento de causa, mesmo ganhando bem acima da média é comum aceitar projectos para fazer extra cash, a minha realidade é de alguém que não tem medo de trabalho, já tive meses em que não dormi nem passei tempo com a família mas consegui embolsar 20k a trabalhar na tuga para fora, só para depois gastar os mesmos 20k em duas semanas de férias com a família em Zanzibar, se quero algo vou atrás, não tenho medo de trabalhar e não tenho medo de gastar o aquilo pelo que trabalhei, adoro trabalhar e não sou refém nem do trabalho nem do dinheiro que ele me proporciona, limito-me a viver que é algo que a maioria das pessoas não faz

  7. Avatar de F+M
    F+M

    Na minha zona, para usar um 4,5G que me vai consumir mais dados e gastar mais bateria, prefiro ficar com o 4G. Chega e sobra.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Explica pff como e porque usares 5G consome mais dados?

      Tens um Fiat Punto e um Porsche. Fazes uma viagem Porto-Lisboa, pelo teu raciocínio o Porsche faz mais km é isso?

      1. Avatar de F+M
        F+M

        Admito que possa estar errado no que diz ao consumo de tráfego, mas sempre fiquei com a ideia de que o 5G consumia mais dados do que o 4G. Agora de facto onde noto diferença é no consumo da bateria, e aí para mim, o 4G é suficiente

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Na bateria poderás ter razão, apesar de não ter a certeza nem dados que confirmem ou neguem a tua afirmação.

          No entanto é obvio que nos dados não consomes mais, se tens um vídeo de 1gb ele vai continuar a ter 1gb independente da tecnologia.

    2. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Gasta mais dados ? Como é possivel se fazes exatamente o mesmo, só que mais rápido .

  8. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Comecem por colocar dados ilimitados no 5G… tal como aconteceu há mutios anos atrás com a internet fixa! É ridículo apresentarem 5G com limites de 5Gb mensais…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      aqui é ilimitado e com velocidade de navegação de 1 gbps.. está ao alcance de todos

      1. Avatar de Quando não da para mais....
        Quando não da para mais….

        Também és cá um artista

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Artista nonGPT

          1. Avatar de Quando não da para mais....
            Quando não da para mais….

            (y)

          2. Avatar de Quando não da para mais....
            Quando não da para mais….

            d:

          3. Avatar de Quando não da para mais....
            Quando não da para mais….

            😀

      2. Avatar de Celso
        Celso

        Podias era partilhar qual o teu tarifário e quanto pagas por mês

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Pago zero, a empresa paga.
          Mas a oferta é mais que muita, todas as operadoras têm planos ilimitados por 20/30 euros

          1. Avatar de Celso
            Celso

            (bater de palmas sarcástico)

          2. Avatar de Fábio
            Fábio

            Deves ter alguma tabela de preços especial para ti.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Tenho Fábio, chama-se jeito

      3. Avatar de Pensador
        Pensador

        O ze não me digas que a nos investiu tanto nesta rede 5G e agora ninguem a usa…

  9. Avatar de Lsale
    Lsale

    Depende muito da zona para zona, onde moro em Ermesinde nem 4G apanha rede sequer, tenho de escolher para 3G para ter rede e receber chamadas!

    1. Avatar de VitorPT
      VitorPT

      Ainda tens 3G na tua zona?

      1. Avatar de Anung
        Anung

        A MEO já desligou o 3G.

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    LOL se os plafons de trafego são apertados, quem é que vai andar à vontade?

  11. Avatar de Pode isso?
    Pode isso?

    Criar um subsídio? Isso ? Imprimir dinheiro aumentando a inflação para o pessoal usar 5g. Até parece que vocês moram aqui no Brasil.

  12. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    5G aqui com o mesmo tarifário. A rapidez é que faz a diferença.

  13. Avatar de rui
    rui

    5G = Grande flop.

    1. Avatar de TiagoR
      TiagoR

      Diria de outra forma 5GTuga !

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      O 5G apenas interessa para situações muito específicas, as quais muitas delas o wifi de casa ligado por fibra óptica resolve essas necessidades.
      Por ser tão necessário é que gastaram milhões e por isso já planeiam o 6G.
      Ora desde quando é que empresas privadas gastam tantos milhões sem garantias de retorno. Só aguentam porque recebem apoios avultados por outros interesses

  14. Avatar de Anung
    Anung

    Fora de centros urbanos o 5g é literalmente um 5g fake. Não passa do 4g com uma label de 5g.

  15. Avatar de Clara silva
    Clara silva

    A cobertura está uma “BOSTA”. Refiro-me à 5G móvel (para captar com telemóvel), não me refiro à 5G com routers em casa.
    A cobertura praticamente é apenas Porto e Lisboa, o resto do país “não é Portugal” ao que parece.
    Na minha cidade, em Sines, não há ainda 5G com sinal forte e constante. Só há pequenos “picos” de rede 5G no centro da cidade, esporadicamente.
    Talvez em 2030 tenhamos redfe 5G.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Em Lisboa tenho 5G praticamente no distrito todo há mais de 1 ano. Sines é só um porto, não tem densidade populacional para justificar o investimento

  16. Avatar de JCarlos
    JCarlos

    No Smartphone do meu irmão a 1º coisa que fez foi logo desligar o 5G o 4G serve perfeitamente.

  17. Avatar de Joaquim Pedroso
    Joaquim Pedroso

    Pouca utilização? Simples,o que é anunciado como oferta á diversos meses,é uma MENTIRA!!! só agora em 1/2/24 consegui aceder gratuitamente ao 5G,tenho Vodafone dados ilimitados com limite a 13 megas!!! A falta de verdade não é só na classe política.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Já ando com 5G há dois anos em Lisboa

  18. Avatar de M.Sant
    M.Sant

    Grande mentira tenho um cartao NOS com 5G moro na av paris rm lisboa e se quero utilixar a.net fraca tenho de passar para 4G.

  19. Avatar de Paulo
    Paulo

    Na minha aldeia no interior do país nem rede tenho para fazer uma simples chamada de telemóvel…Nem sinal de rede 3G tenho… Palhaçada !!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A rede 3G acabou na MEO e deverá estar a acabar nos outros.
      Hoje estive um período sem conseguir fazer e receber chamadas. Não sei se estará relacionado mas o facto é q nc tinha acontecido.