MEO, NOS e Vodafone: Quanto vai ter de pagar para aceder ao 5G?

65 Comentários

Depois de atribuídos os títulos dos direitos de utilização de frequências  da rede 5G aos operadores, é hora dos utilizadores começarem a usufruir do serviço. Como sabemos os clientes da NOS e da Vodafone podem usufruir do 5G, gratuitamente, até janeiro de 2022… mas depois, como é natural, haverá custos!

Afinal quanto vai ter de pagar por mês para usufruir da rede 5G?

MEO, NOS e Vodafone: Quanto vai pagar por mês para aceder ao 5G?


O 5G permitirá velocidades 10x mais rápidas que o 4G usando a mesma quantidade de dados. Tal como se tem dito, o 5G não será uma Internet para o utilizador final… mas também. O 5G permitir dar resposta a serviços críticos de emergência, de elevada resiliência, tais como aplicações industriais (Indústria 4.0), viaturas autónomas, cirurgias à distância ou serviços de emergência.

Em Portugal as operadoras já podem comercializar o serviço e, como referido, a NOS e a Vodafone, permitem que os seus clientes usem o 5G gratuitamente até janeiro de 2022.

MEO, NOS e Vodafone: Quanto vai pagar por mês para aceder ao 5G?

Quanto vai pagar por mês se quiser ter acesso à rede 5G?

De acordo com um levantamento da DECO, para tarifários com 1 GB de internet com 5G, estes serão os valores mínimos a pagar, seguindo os tarifários em vigor nos operadores de telecomunicações que operam em Portugal.

Vodafone

  • Tarifário XS 1 GB (para menores de 25 anos) com 5G: 11,95 euros + 5 euros = 16,95 euros;
  • Tarifários Vodafone You 1 GB 500 min. com 5G: 15,21 euros + 5 euros = 20, 21 euros.

MEO

  • Tarifário Moche com carregamentos 1 GB (para menores de 25 anos) com 5G: 11,95 euros + 5 euros = 16,95 euros;
  • Tarifário MEO Móvel Pré-pago 1 GB 500 min. com 5G: 15,21 euros + 5 euros = 20,21 euros.

NOS

  • Tarifário WTF 1 GB (para menores de 25 anos) com 5G: 11,80 euros + 5 euros = 16,80 euros;
  • NOS Like 1 GB 500 min. com 5G: 17,38 euros + 5 euros = 22,38 euros.

Em tarifários com 5 GB de internet com 5G, estes serão os valores mínimos a pagar.

Vodafone

  • Tarifário XM 5 GB (para menores de 25 anos) com 5G: 17,34 euros + 5 euros = 22,34 euros;
  • Tarifário Vodafone You 5 GB 500 min. com 5G: 21,73 euros + 5 euros = 26,73 euros.

MEO

  • Tarifário Moche com fatura 5 GB (para menores de 25 anos) com 5G: 16,80 euros + 5 euros = 21,80 euros;
  • Tarifário MEO Móvel Pré-pago 5 GB 500 min. com 5G: 21,73 euros + 5 euros = 26,73 euros.

NOS

  • Tarifário WTF 5 GB (para menores de 25 anos) com 5G: 16,80 euros + 5 euros = 21,80 euros;
  • Tarifário NOS 5 GB 500 min. com 5G: 21,73 euros + 5 euros = 26,73 euros.

Já para tarifários com 10 GB de internet com 5G, estes serão os valores mínimos a pagar.

Vodafone

  • Tarifário Yorn XL 10 GB (menores de 25 anos) com 5G: 21,68 euros;
  • Tarifário Vodafone You 10 GB 500 min. com 5G: 24,99 euros.

MEO

  • Tarifário Moche com fatura 10 GB (menores de 25 anos) com 5G: 19,90 euros + 5 euros = 24,90 euros;
  • Tarifário MEO Móvel Pós-pago 10 GB 1000 min. com 5G: 27,99 euros + 5 euros = 32,99 euros.

NOS

  • Tarifário WTF 10 GB (menores de 25 anos) com 5G: 21,80 euros;
  • Tarifário NOS Like 10 GB 500 min. com 5G: 24,99 euros.

Para aceder a esta rede, basta ter um equipamento com suporte para 5G assim como um tarifário compatível com 5G e encontrar-se numa localização com cobertura por esta rede.

O 5G já está disponível em algumas capitais de distrito, e no caso da NOS na maioria dos centros urbanos. A MEO ainda não disponibilizou o serviço.

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Nogueira
    Pedro Nogueira

    Além de caro, separar tarifários por escalão de idades é simplesmente irrisório. Mas estamos em Portugal e tudo o que estes operadores fazem é irrisório.

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Isso e haver um plano com 1GB de dados em 2021/22.. Este tipo de limites já há 10 anos atrás pouco sentido fazia, hoje em dia é irrisório mesmo.

    2. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Boas Pedro. Não é bem um erro pq é sinónimo mas irrisório usa-se mais para algo que é de muito pouco valor. Acho que queres dizer risível ou melhor, fica menos ambíguo.

  2. Avatar de HUGO SANTOS
    HUGO SANTOS

    Pagar mais para ter 5g faz o mesmo sentido que pagar mais para ter wifi 5 ou 6. Isto não aconteceu na altura do 4G, mas desta vez o governo esticou o leilão das frequências, e nestas coisas das empresas privadas depois quem paga é o consumidor.

    1. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      MENTIRA!!!
      Quando o 4G foi lançado ainda era pior: pagavas 5 a 10 euros a mais (dependendo do tráfego) e tinhas de pagar 10 euros por um cartão novo. Algumas pessoas compraram telemóveis 3 meses antes, suportavam os cartões grandes, não mudaram. As operadoras anunciaram que seriam compatíveis, sem ver o 4G a aparecer, receberem a notícia “se comprou o telemóvel na nossa loja, a troca é gratuita, se comprou noutra loja, são 10 euros mais portes de envio”.

  3. Avatar de Zed
    Zed

    Então, não? Lol!

  4. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Eu vou precisar de ir PT, alguém me pode dizer sff qual a operadora que vende serviços Pré-pagos por 15 dias de Telefone/Internet este com mínimo no pacote 5GB. Pode ser Lebara ou mesmo outra do gênero.

    1. Avatar de sabixão
      sabixão

      LYNCAMOBILE

    2. Avatar de Coisotal
      Coisotal

      A Vodafone vende uns cartões de 15GB por 15 € por 15 dias pré pagos, acho eu.

  5. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Eu tenho 40GB não vou pagar nada. Já tenho o 5G ativo no meu número e nem precisei solicitar ativação, a NOS ativou automaticamente.

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      Está gratuito para todos na NOS até ao fim de janeiro

      1. Avatar de Tiago Ferreira
        Tiago Ferreira

        Está gratuito para todos os clientes com tarifários com menos de 10GB, com tarifários pós-pagos e com mais de 10GB ficarão isentos do 5G. Consulta as condições do 5G na NOS (pelo menos) e depois comenta.

        1. Avatar de Francisco Wicked
          Francisco Wicked

          Palminhas Palminhas

      2. Avatar de Tiago Ferreira
        Tiago Ferreira

        Está no site da NOS:
        Até dia 31 de janeiro de 2022 todos vão poder experimentar gratuitamente o 5G da NOS. Se tens um tarifário com 10GB ou mais, não precisas de fazer nada, já vem com 5G incluído. Se não é o teu caso, vai à App NOS e ativa a tua experiência gratuita. A partir de 31 de janeiro para passares a ter 5G no teu tarifário terás de fazer um upgrade por +€5/mês.

  6. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    da bem para ver a concorrência entre eles

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ya é tudo igual 😀

    2. Avatar de Eu
      Eu

      É uma concorrência com preços exactamente iguais, com precisão ao cêntimo!
      É uma mera coincidência, como se sabe!
      O que anda a fazer a AdC? E a ANACOM?

      1. Avatar de Ja fostes
        Ja fostes

        Lol só mesmo em portugal.
        Eu costumo trabalhar em vários países da europa e nenhuma operadora fala em cobrar o tal special 5G…
        Enfim… Viva a republica (das bananas) mas á moda Portuguesa

  7. Avatar de Zé Cabra
    Zé Cabra

    é à descarada e sem podermos optar por um melhor… de provocar comichões …

  8. Avatar de Jonny
    Jonny

    5G?

    Existem zonas que nem 3G têm em condições. Enfim…

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eu não vou pagar nada porque simplesmente não tenho smartphone que possa usufruir do 5G. 😐

    1. Avatar de honorato
      honorato

      um estupidez ter de pagar ainda mais 5€ acima do que se paga pelo tarifário. já são caros e depois tem pouca coisa para o que se paga. 20€ devia de ter 500gb de dados moveis e sem trafego para as apps.
      se ainda fosse tarifário 5g por 5€ ok era muito bom os clientes agradeciam

  10. Avatar de Fernando
    Fernando

    Pagar mais para ter o 5G? Com as velocidades que têm apresentado, deve ser só para mostrar aos amigos que o teu telemóvel diz 5G na status bar. Chamem-lhe “4.1G”.

  11. Avatar de António
    António

    Aqui está um bom exemplo que Portugal está muito atrás dos demais países, mesmo dentro da UE. Um exemplo prático, no Luxemburgo, tenho 5G e não necessito pagar um valor adicional por ter o 5G, além de outras beneces que em Portugal não existe com os planos tarifários, mas isso são outros «500 ».

    1. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      Por isso pagas 54 euros pelo tarifário…

      1. Avatar de António
        António

        Tens várias escolhas de tarifários, que vão dos 15€ aos 80€, depende do que necessitas. Eu antes de comentar, informo-me, assim evito vir dizer porcaria

        1. Avatar de Ze
          Ze

          Tarifário. 5G é treta,. Na prática o que conta é o plafond de dados disponíveis,. Quem precisa de tanta largura de banda se vamos limitados a uns gigazinhos!? A maior parte das pessoas só vê mensagens escritas em WhatsApp e assim, ver e-mail e apps que utilizam poucos dados,. MEO TLM tem 5G, tou me nas tintas, kkkkk

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    É por isto que Portugal é um país de talentos e está na moda !

  13. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    E lá continua a treta: “O 5G permitirá velocidades 10x mais rápidas que o 4G usando a mesma quantidade de dados.”
    Não, não permitirá.
    1,7x, com sorte.

    1. Avatar de Esteves
      Esteves

      Não se preocupem que nenhum operador vai ter mais 300 ou 400Mb de velocidade, porque bandas com mais velocidade de 1G só para clientes e serviços muito especial e muito caro

  14. Avatar de Raul
    Raul

    As operadoras em Portugal só sabem roubarrrrrr!

    A Vodafone UK tem um plano de 20 libras mês com 160gb dados, chamadas e sms ilimitadas.

    https://www.vodafone.co.uk/mobile/best-sim-only-deals

    Red 160GB

    Data
    160GB

    Minutes & Texts
    Unlimited

    Monthly
    £20

    Includes
    5G ready at no extra cost

    1. Avatar de Luis Miguel
      Luis Miguel

      Eu tenho chamadas, sms, e dados ilimitados por 19,90.
      Não sei do que se queixam. Pagar 19,90 por mês para ter chamadas ,mensagens e dados moveis ilimitados não é caro.
      Mais barato,e melhor que esse plano do UK

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Como? Qual e o tarifário?

        1. Avatar de Luis Miguel
          Luis Miguel

          Vodafone Red Infinity.
          No site está a 34€, eu pago 19.90, e já vi várias vezes a este preço.

          1. Avatar de Luís
            Luís

            Esse tarifário esteve só disponível no black friday… Agora já não está disponível

          2. Avatar de Luis Miguel
            Luis Miguel

            Vi a mesma promoção duas vezes antes de aderir, é esperar que apareça outra vez.

      2. Avatar de Ricardo Antunes
        Ricardo Antunes

        Podias ter deixado aqui mais informação porque tenho a certeza que muitos vão querer saber 🙂

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Pois, já agora..

        2. Avatar de Luis Miguel
          Luis Miguel

          O que tenho é o Red infinity da vodafone, ja fui ver ao site e está a 40€.
          Eu pago metade e já vi várias vezes ao mesmo preço.
          40€ é um roubo, se apanharem a 19.90 como eu apanhei acho que não é caro.
          Principalmente malta que tem tarifários como os que vi aqui em que pagam 13€ por 4 gb, por mais 7€ têm ilimitado.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Thanks 😉

          2. Avatar de Tiago Ferreira
            Tiago Ferreira

            Sim, pagas 19.90€ mas também só navegas a 10Mbps, que grande coisa.

          3. Avatar de Luis Miguel
            Luis Miguel

            Tenho apanhado entre 15- 20Mbps a diferença para o que costumava apanhar é zero. Tentaram me vender o pacote gigabit, perguntei onde é que apanhava gigabit e começaram a gaguejar.
            No meu caso não notei diferença absolutamente nenhuma, antes conseguia a volta de 30Mbps agora tenho 15/20.

          4. Avatar de Miguel
            Miguel

            Luis Miguel 15 – 20 mbps estáveis, é mais que suficiente….
            Dá para ver stream 4K, chamadas etc.

  15. Avatar de Rob
    Rob

    País da treta!!! Vergonha!!! Os portugueses não mereciam isto!! Sinto tristeza em dizer que Portugal é refém do seu próprio sistema!!! Só esquemas… tudo complicado… sempre a ver quem engana quem… enfim… e quem paga…? o povo… So mesmo Portugal para cobrar por 5G .. com os seus esquemas confusos e viciantes!!!

  16. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Aqui nota-se bem por um lado:

    1) Que os operadores estão chateados com o leilão… onde tiveram de pagar por uma coisa que pertence à natureza e não ao estado… e que deveria ser um mero processo administrativo de atribuição de espectro rádio para o desenvolvimento da actividade, com o pagamento dos respectivos custos envolvidos assim como custos para inspecção/ controlo de qualidade.

    2) E que existe falta de concorrência:
    – pelo menos mais duas ou três empresas com a sua própria infra-estrutura… aqui só se as empresas espanholas decidirem entrar no mercado à séria é que há sequer tal hipótese de acontecer no futuro.
    – ou uma empresa 100% independente de todas as outras, a alugar o acesso à rede a empresas virtuais nacionais e estrangeiras sem infra-estrutura física em Portugal e que não sejam ligadas aos mesmos… que poderiam ser de repente 10 novas empresas. Seria difícil as empresas actuais (NOS, VODAFONE e MEO) continuarem com certas práticas, em especial se a dita nova empresa 100% independente que quisesse ser agressiva na oferta ao mercado virtual e permitisse que qualquer outra empresa pudesse apresentar propostas que cilindrassem os actuais operadores como se eles nem existissem… acabando por exemplo com os limites de tráfego.

    O problema óbvio é a disponibilidade de espectro rádio para novos participantes… pelo que talvez a única maneira realista de resolver o problema de vez é um operador físico único, talvez do estado, que tenha todo o espectro teórico e implemente toda a infra-estrutura segundo as melhores práticas e com os melhores equipamentos em todo o país para garantir cobertura redundante em 100% do país a nível exterior, e com bons equipamentos para cobertura interior… e depois a pessoa/ instituição/ empresa escolhia o seu operador virtual conforme as suas necessidades.

    1. Avatar de Joao Rodrigues
      Joao Rodrigues

      Como a natureza é de todos, quem faz lucro com recursos que são de todos tem de pagar por esse uso. O Estado somos todos nós. O Estado são as estradas que usas, as escolas que te ensinam, os hospitais que te curam…

    2. Avatar de André Sousa
      André Sousa

      Vai a Espanha e não te assustes com os tarifários de lá…
      Sim, são mais baratos mas, se vais usar em vídeos 16k, pagas 10 vezes mais do que em Portugal

  17. Avatar de Powerverde
    Powerverde

    Eu ficaria contente se tivesse boa cobertura móvel para poder falar com a minha mãe, em vez de ter que lhe ligar para o telemóvel para a avisar que voubligar para o fixo podermos conversar sem cortes.

  18. Avatar de Santos
    Santos

    Vodafone Meo e Nos, e então os novos entrantes não se fala neles ou são entantres fantasma!!!

  19. Avatar de zé touche
    zé touche

    Vai acontecer o mesmo que no 4G, eu nunca vejo videos, filmes, videoconferencia ou downloads , updates por 4G, é sempre por WIFI pra não ter de pagar mais. Em 4G só leio mensagens, e-mail, google maps e assim, é mesmo disciplina 🙂
    Pagar mais por 5G vai ser um fiasco, ninguem vai aderir ,, continuem como estavam onde o 3G, 4G custa exatamente o mesmo , pq o que conta no final é o limite do plafond, eu tenho 3GB e raramente chego a gastar…

  20. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Portugal sempre na cauda da Europa e com os serviços mais caros da Europa.

  21. Avatar de Jose
    Jose

    Os Yorn X não são só para menores de 25 anos. Aliás, no meu tarifário até diz “+ de 25 anos”. Tem é de se saber como falar com eles 😉
    O Yorn 10gb continua a ser o melhor tarifário que existe e fica a 20€ por mês não é esse valore que aí dizem. O de 10gb vai trazer 5G sem ter de pagar mais.

  22. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Pagar aqueles valores por 1GB? É de rir. Eu pago 5€ por 1GB com 4G e assim vou manter.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Qual é o teu tarifário? eu tenho moche 500mb e pago à volta de 9€ mês…

      1. Avatar de Rob
        Rob

        Boas Miguel fogo fico mesmo irritado com os planos aí em Portugal… pagas muito caro… para 500 mb… só para teres uma ideia aqui em Inglaterra 6 libras 4gb com chamadas e mensagens ilimitadas e se pesquisar bem encontra-se mais barato boa sorte… felicidades!

      2. Avatar de RM
        RM

        Eu tho MEO 7GB 3000 min 3000 SMS = 12.99 4G E está ótimo.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Já me ofereceram essa proposta por acaso, mas eu quero pagar menos, não mais…
          Compreendo que pela diferença de tarifário esse compense, mas eu prefiro conter-me nos dados e pagar menos.
          Daí ficar interessado no do David Guerreiro

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Eu pago 10 euros com 4Gb e velocidades 100mb… Serve perfeitamente.

  23. Avatar de Baptista
    Baptista

    Que me importa a 5G.guardo o meu contrato francês com 70 gigas e 30 G na Europa..por 24.99 / mês e com tudo ilimitado..sms/mms/ etc.etc…grandes ladrões em Portugal…

  24. Avatar de Pedro
    Pedro

    Claro, aqui somos ricos e pagamos tudo, vamos a outros países, os mesmos pacotes chegam a ter diferenças de 40 € ou mais e até temos net móvel ilimitadda…. Autoridade para a concorrência e ANACOM no seu melhor…

    1. Avatar de Rob
      Rob

      Pedro concordo plenamente…

  25. Avatar de José
    José

    Ahaha o que interessa é o plafond em GB que temos disponível. 4G já chega muito bem … O 5G vai ser um fiasco.

  26. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Será que a MEO (Altice: esses unhas de fome), vai dar algum tempo de teste gratuito, quando tiverem o serviço 5G activo?

  27. Avatar de Olaf
    Olaf

    Parece que na NOS já estão a dar o 5g para todos e para todos os tarifário moveis e de internet
    https://forum.nos.pt/novidades-16/oferta-5g-da-nos-28261