40% dos smartphones vendidos são de fabricantes chineses

41 Comentários

Nos últimos meses muito se tem debatido sobre o fraquejar da Samsung e a opinião é unânime “A culpa é da concorrência chinesa! (e também da própria Samsung)”.

A confirmar tal situação, foi agora publicado um estudo pela TrendForce que dá conta que 40% dos smartphones vendidos em todo o mundo são de fabricantes chineses. Um valor simplesmente impressionante que, sendo as projecções, poderá passar para os 50% daqui a dois anos.

Xiaomi-Mi4-vs-OnePlus-One-11


450 milhões de smartphones vendidos até ao final de 2014 é este o número que os fabricantes chineses esperam alcançar já neste final de 2014 (um crescimento de 38,6% face a 2013).

A Lenovo, Huawei, Xiaomi e OnePlus lideram o mercado de vendas, de acordo com a TrendForce, e espera-se que em 2016  metade dos smartphones vendidos em todo o mundo sejam de fabricantes chineses.

china

Só para 2015, a Huawei, Lenovo e Xiaomi esperam vender, em conjunto, cerca de 300 milhões de smartphones.

O estudo mostra também que 30% das vendas da Huawei e ZTE foram fora da Chiae. Com o objectivo de fugir à saturação do mercado local, as empresas chinesas irão apostar na Índia e América Latina, onde a penetração de smartphones é baixa.

Via TrendForce

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de larterpt
    larterpt

    Deixem mas é de chorar e vendam telemóveis a preços mais acessíveis! As empresas xinesas tem mostrado que por serem “chinesas” não pecam na qualidade…

    1. Avatar de JJ

      A uns 5 anos atrás, falei com um chinês sobre se os telemóveis chineses eram bons ou não. Ele disse que desde que o equipamento não fosse uma replica, os equipamentos eram de qualidade e estariam quase ao mesmo nível de outras marcas ocidentais. Referiu que todos os chineses sabem disso e por isso não compram replicas, mas compram os de marca própria, porque são mais baratos e tão bons como os outros.

    2. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      E quem ‘e que esta a chorar? so vejo a chorarem aqui um pessoa e es tu! Este ‘e um estudo como muitos outros, para vermos que fabricantes vendem smartphones com android! Se queres telemoveis mais baratos ‘e por cause de concorrencia que vais ter e nao me digas que nao tens! Com tanta concorrencia e tantos smarts entre 100-200 euros e muito bons, se bem que ha menos de 100! Se fores pesquisar e parar de chorar secalhar encontras algo ao teu gusto!

  2. Avatar de Rui Couto
    Rui Couto

    Estamos a sair da era da globalização, para entrar na era da chinalização. (Banca, seguradoras, automóveis, smartphones, eletricidade, etc, etc………?

    1. Avatar de Rui Couto
      Rui Couto

      O ? deveria ser um )

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sim, porque a era do portugualização é muito boa, empresas bem geridas como a PT, o BES, tudo a ir ao fundo nas mãos de portugueses, e CEOs xpto. Ao menos os chineses pegam nas coisas e sabem gerir. Vai lá ao Hospital da Luz e vais ver que não há chinesices lá, embora pertença aos chineses.

  3. Avatar de irlm
    irlm

    é tudo feito no mesmo sitio, made in RDC

    1. Avatar de caveira
      caveira

      não é RDC, porque não é “D”emocrata mas sim RPC, porque é “P”opular.

  4. Avatar de jafOSteS
    jafOSteS

    40%? não será 90% ?

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      Fabricados na China até devem ser uns 99%, mas eles estão a referir-se a ser “marca chinesa”

      1. Avatar de JJ

        Realmente no local onde diz “fabricantes” devia estar “marcas”. Isto porque praticamente todos sabem que são as fabricas chineses que produzem a maioria dos produtos tecnológicos.

      2. Avatar de jafOSteS
        jafOSteS

        Sim eu entendi Flavio, mas em relação ao titulo e ao segundo parágrafo, os “fabricantes”, deve andar perto das tais percentagens 90%-99%

        Portanto se é quase tudo feito lá, não me admira que cada vez apareça mais marcas “independentes” chinocas a vender o seu pão 😆

        1. Avatar de João Correia
          João Correia

          A lenovo penso não ser chinesa, logo será de fabricantes chineses… faltam aí os BQs que são poucos comparados a esses, mas o iPhone também é “assembled in china”

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            A Lenovo é chinesíssima, é de Shenzen. A BQ é espanhola, embora os equipamentos sejam chineses.

  5. Avatar de MM
    MM

    O que mais me preocupa nisto tudo é o crescimento comercial e negocial da China.
    A China não é propriamente um modelo de concorrência leal e aos poucos estão a dominar o mundo em áreas chave.
    Não é uma teoria da conspiração, mas a verdade é que ser dominado por um país que rebaixa o povo e com uma diferença abismal entre classes (o nível de probreza continua a ser enorme), que tem um nível de crescimento falso (tem crescimento do PIB ano após ano à conta de obras fantasma ou que não passam de fachadas e sem utilidade).

    1. Avatar de Vítor M.

      Podem apontar: 3 anos e a china manda nos principais mercados da tecnologia e energia.

      1. Avatar de Afonso
        Afonso

        Tamém o Ocindente parece que anda a “promover” o mais que pode a China! Não era precisa para nada nem contava até há uns 20 anos, agora vendem-nos a ideia que, não podemos viver sem ela. Estranho.

      2. Avatar de MM
        MM

        E financeiros, p.ex., um dos potenciais compradores do Novo Banco é chinês…
        Aos poucos e poucos eles vão conseguindo lugares de decisão em todas as economias ocidentais…
        E sim, esse prazo de 3 anos não é nada descabido. Basta ver a velocidade com que a China se espalhou pelo mundo nos últimos 5 anos.

      3. Avatar de zombie
        zombie

        E os especialistas, já dizem que militarmente, tb já estiveram mais longe, e que ate 2025-30 lá poderão chegar. Nos materiais nobres, dos quais depende a tecnologia de ponta, já esmagam, completa e assustadoramente.

    2. Avatar de Afonso
      Afonso

      Mais um! Não esquecer que a China, aparece quase vinda do nada porque as empresas Ocidentais deslocaram tecnologia para a China, por forma a pagar menos pela produção e continuar a cobrar o mesmo! É isto sem contar com a munumental espionagem que os chineses fazem! A maior vergonha foi construir um avião em tudo igual ao F35! Até um simples país como Portugal já foi espiado por eles no sentido de tirarem vantagens negociais!

      1. Avatar de ADELINO
        ADELINO

        Eles não copiaram o F35 mas Sim o Mig35,mas entretanto os Russos cancelaram as vendas do Avião á China,e Comercialmente andam de costa voltadas por causa disso.

      2. Avatar de zombie
        zombie

        Meu caro, a esse nível, fazem TDs os poderosos, com o tio sam a cabeça, simplesmente pq tem a melhor tecnologia p isso! Que mania de só ver PA um lado…

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Se fosse só a China que rebaixa o Povo… Não é preciso ires muito longe, aqui em Portugal fazem o mesmo, e não estamos na China. Os ricos estão cada vez mais ricos, e os pobres são cada vez mais, e mais pobres. Afinal até temos muita coisa em comum com a China. E na China até tem uma justiça melhor que a nossa, matam alguém é executado. Cá fica-se a rir e fica com termo de identidade e residência.

  6. Avatar de BlogPC

    É bom a Samsung, acho que é a líder em vendas de smartphones no Brasil, colocar “colocar as barbas de molho”.

  7. Avatar de Pedro Fonseca
    Pedro Fonseca

    Pequena correcção inicio do último paragrafo: “Huawei e ZTE foram fora da Chiae.”
    Não será China?

  8. Avatar de Rute
    Rute

    eu n compro nada madeinchina, so o iphone mas esse tem qualidade que androids n tem

    1. Avatar de od41r
      od41r

      em q galaxia vive???

    2. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      A apple paga-te para dizer parvoíces ?

      1. Avatar de luislelis
        luislelis

        Acho q o diz mesmo de graca. lol

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Onde achas que ele é feito?
      Se não compras nada, não uses telemóvel, não uses computador nem quase nada que tenha componentes eletrónicos. Ah, e paga 10x mais

    4. Avatar de carlos
      carlos

      Não sabia que android era uma marca de telemoveis…

    5. Avatar de luislelis
      luislelis

      Qual e a marca da tua tv? Marca do teu radio? Marcado teu secador de cabelo? Marca do teu relogio? Marca das tuas luzes de natal? …….. etc etc etc.

  9. Avatar de Rute
    Rute

    ninguém fala do novo lumia 1030 com 50 megapixels?

  10. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Podemos agradecer à China pelo facto de conseguirmos ter equipamentos de boa qualidade a preços acessíveis, com marcas como Xiaomi ou OnePlus. Há um grande estigma do chinês, e olhar o chinês de lado. Vão comprar coisas feitas na China nos supermercados e depois dizem que não compram nada nos chineses…

    1. Avatar de Jijij
      Jijij

      Agradecer a china explorarem trabalhadores como escravos para teres as coisas mais baratas? Quando portugal for dominado pela china e andares a trabalhar por 200 euros mes quero ver se ficas satisfeito pelos outros agradecerem a portugal..

  11. Avatar de Bruno Azevedo
    Bruno Azevedo

    “Só para 2015, a Huawei, Lenovo e Xiaomi esperam vender, em conjunto, cerca de 300 mil smartphones”

    Só a OnePlus ja vendeu mais de 500 mil smartphones em 6 meses e não tem a capacidade de produção Huawei, Lenovo e Xiaomi, nem nada que se pareça.

    Corrijam isso sff.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É milhões. Já corrigimos, obrigado.

  12. Avatar de admilton

    preciso desesperadamente de um convite para poder comprar o oneplus one

    1. Avatar de Spooky
      Spooky

      Vê no site deles que a venda hoje está sem convite.
      Só tens de efectuar um registo e procederes a compra.

    2. Avatar de N5
      N5

      se fores ao site da one plus podes comprar sem convite…

  13. Avatar de Carlos Gabriel Lopes
    Carlos Gabriel Lopes

    Eu cá já vou no segundo Xiaomi… e pela qualidade dos produtos, nem penso em deixar a marca…