10 truques e dicas para o BlackBerry Z10

89 Comentários

Embora não seja uma plataforma muito famosa e usada entre nós, a marca canadiana tem feito um excelente serviço e apresentou há algum tempo uma máquina muito interessante, o BlackBerry Z10. Temos esta máquina em análise e em breve vamos deixar as nossas considerações. Até lá e porque temos alguma solicitações, vamos deixar um conjunto de 10 interessante truques e dicas para esta máquina.

O Z10 foi o primeiro dispositivo equipado com o Sistema Operativo BB10. Este  não é o primeiro smartphone da empresa (que já foi conhecida como RIM), pois o Storm foi o primeiro a abandonar as teclas físicas. No entanto o BlackBerry Z10 será certamente o smartphone touch com mais qualidade apresentado pela BlackBerry.


Este é um smartphone muito parecido com o iPhone, tanto nas suas curvas como no aspecto em geral. O ecrã de 4.2″ permite uma usabilidade fantástica, e as mecânicas do novo sistema operativo dão o toque de qualidade ao equipamento.

Mas, e porque vimos de outras plataformas, é importante conhecer algumas funcionalidades deste novo sistema operativo. Para isso escolhemos algumas muito úteis.

1. Fazer a captura do ecrã
Clicar nas teclas de volume em simultâneo

Esta é uma função muito importante para nós, pela necessidade de mostrar, com imagens, como se movimenta dentro do sistema operativo. Então para fazer um screenshot no BlackBerry Z10 simplesmente carregue nas teclas de volume, as duas em simultâneo e a captura do ecrã será feita e as imagens depositadas na pasta de Fotografias. Fácil verdade?

2. Faça uma foto mesmo com o ecrã bloqueado
Deixe o dedo na câmara até o BB10 iniciar a app

Usar a máquina fotográfica dos smartphones é uma acção que interessa ser rápida e prática. Estar a desbloquear o smartphone, clicar no ícone e apontar para disparar… pode-se perder o momento e quando apontarmos, o mais certo é já lá não estar o que queremos fotografar. Então as plataformas estão a disponibilizar, logo a partir do ecrã bloqueado, a opção para abrir a câmara de forma muito rápida.

No BB10 e mais concretamente no BlackBerry Z10 é possível fazer fotografia com o ecrã bloqueado. Para isso basta, no ícone da câmara,  que pode ver no canto inferior direito, deixar o dedo por alguns segundos e verá a aplicação da câmara a iniciar. A partir daqui pode disparar à vontade.

3. Teclar rápido
Altere a forma de apresentar as sugestões tanto na vertical como na horizontal

Os smartphones BlackBerry são famosos pelos seus teclados que permitem uma escrita rápida. O Z10 não tem teclas físicas mas não deixa de ser rápido na inserção de texto. É uma forma diferente de digitar, o teclado no ecrã está repleto de recursos interessantes e podemos adaptar essas funcionalidades, até mesmo uma que pode ajudar, como é a função Apresentar previsões.

Quando estamos a escrever o teclado mostra uma série de sugestões, então podemos usar essas sugestões que, para as inserirmos, basta clicar na tecla de espaço. É mais rápido usar estas ferramentas. Mas podemos aumentar estas ajudas, até ao nível da correcção. Se alterarem ao vosso modo, podem ganhar mais velocidade a escrever, como por exemplo, colocar as sugestões por cima do teclado ou sugestões letra a letra, etc… Pode alterar em Definições> Idioma e entrada> Previsão e correcção.

Mas já que está dentro desta área, na opção Idiomas de entrada, escolha outro tipo de teclado se não quiser o qwerty que vem predefinido.

4. Ligue-se ao mundo
Insira a sua conta de Mail para sincronizar mails e contactos

O BlackBerry Hub, tal como foi apresentado no final do ano passado juntamente com o BB10, faz exatamente o que diz na “embalagem” – é o centro da experiência do Z10, e será onde o utilizador gastará a maior parte do seu tempo.

Para tal deve adicionar um endereço de e-mail, que permite sincroniza com calendários e contactos, mas também é possível vincular as contas de redes sociais como Twitter, Facebook e LinkedIn. Para adicionar mais contas, toque nas ‘…’ ícone no canto inferior direito do ecrã e, em seguida, seleccione Definições > Contas de correio electrónico.

Este é o centro nevralgico do sistema operativo, por aqui passará tudo o que é notificação.

5. Transforme o smartphone num relógio
A interface do ecrã transforma-se num bonito relógio

Deslize o dedo de cima do ecrã para baixo para activar o relógio. Esta função traz incluída a opção alarme que pode activar a partir deste ecrã. Esta acção desliga toda e qualquer notificação. Assim se pretender não ser incomodado… basta apenas que faça um swipe down no ecrã do BlackBerry Z10 e está tudo na paz.

6. Active o Controlo de voz
O Controlo de Voz tem uma acção muito interessante. Active-o no botão Mute

A Apple lançou o Siri para iOS e a Google lançou o Google Now para Android, mas o Z10 não ficou atrás e tem o seu próprio Controlo de voz. Para o activar esta função, que não tem suporte para o português ainda, mas que em inglês entende muito bem os comandos e podemos usar já em muitas acções, clique 2 segundos no botão Mute, que se encontra no meio dos botões de volume.

7. Transforme o Smartphone num disco de armazenamento USB
Active o armazenamento USB ou o armazenamento via WiFi

Os utilizadores de dispositivos Android sabem como útil ter um smartphone que funciona como um meio de armazenar e transferir ficheiros. O Z10 oferece a mesma função, mas o utilizador precisa de se certificar que activou essa função antes de ligar o smartphone ao PC.

Para isso vá a Definições > Armazenamento e acesso e active a opção que pretender. Aqui até pode activar o acesso ao espaço de armazenamento via WiFi, é uma função muito interessante, pois escusa de ter o smartphone ligado por cabo, basta estar na mesma rede WiFi do computador e ter os as credenciais inseridas.

8. Encontre o BlackBerry Z10 se o perdeu
Active o BlackBerry Protect logo que comece a usar o Z10

Uma das funções mais usadas, no que toca a segurança, é o Encontrar o meu iPhone, no mundo Apple. Se perdermos o smartphone este pode ser localizado. A BlackBerry tem um sistema parecido, chama-se BlackBerry Protect.

Para o activar à a Definições > BlackBerry Protect e depois, já dentro da ferramenta, active a localização do dispositivo.

Aqui, neste serviço online, pode tentar localizar o seu Z10

Na página http://protect.blackberry.com pode localizar o dispositivo, pode emitir um sinal sonoro, pode bloquear o smartphone ou limpar tudo o que este lá tem, caso entenda que será impossível a sua recuperação.

9. Coloque os seus dados de contacto no ecrã de bloqueio
Coloque um contacto para poderem falar consigo

Vamos imaginar que neste mundo há muita gente séria, que felizmente há (pode é ter o azar de lhe tocar alguém que não é sério e, ao encontrar o seu BlackBerry Z10 perdido… meto-se ao “esquerdo” e não entrega o que não lhe pertence), e que tem a sorte desse alguém o encontrar o seu smartphone BlackBerry e… quer devolver, como o pode contactar?

Se tem uma palavra passe de acesso ao sistema do Z10, então o ideal é ter no ecrã de bloqueio os seus dados de contacto. Para isso vá a Definições > Visualização e aí dentro, navegue até à opção “Mensagem apresentada em ecrã bloqueado”. Coloque o que entender nessas duas linhas.

Agora veja que no ecrã bloqueado, já aparece a mensagem. Está safo que for uma boa pessoa a encontrar o seu BlackBerry.

10. Active o Adobe Flash no browser
O Flash vem desligado por predefinição. Active-o

Na verdade o Flash está a desaparecer da web. Claro que não será da noite para o dia e ainda há muito e bom conteúdo em Adobe Flash. Os browsers dos dispositivos mobile ou não suportam ou então têm esta opção desligada, como é o caso do browser do Z10. Se lhe faz diferença e precisa disto, então active o flash.

Para isso abra o browser, clique nos três pontos que estão no canto inferior direito e Definições > Apresentação e ações.

Agora, dentro desse quadro, active a opção Adobe Flash. E a partir de agora as animações em flash já podem ser vistas no browser do Z10.

Em resumo…

E está terminada este primeiro artigo de algumas dicas, sobre o mais recente sistema operativo da empresa canadiana e no Z10, um smartphone muito interessante e que vai certamente deixar os utilizadores satisfeitos com a experiência de utilização. Estas dicas ajudarão a um primeiro contacto com o sistema, pois passam pelos principais locais onde se exige conhecimento.

Comentários

89

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario Goncalves
    Mario Goncalves

    Boa maquina! Tenho um igual e estou muito contente com ele. Uma otima alternativa ou custo elevado do Iphone!

    Recomendo!

    1. Avatar de CA3iR0
      CA3iR0

      Que custo elevado? O Z10 custa exactamente o mesmo que o iPhone5!
      Compreendo que quem compre um Z10 em vez de um iPhone procure exclusividade e factor novidade, mas a questão do preço não tem qualquer cabimento pois custam o mesmo.

      1. Avatar de Pedro S.
        Pedro S.

        Num site de confiança, 500€ http://www.expansys.pt/blackberry-z10-black-16gb-246878/
        Sao menos 240€ que na fnac, por exemplo.

        1. Avatar de CA3iR0
          CA3iR0

          Certo. Mas em lojas físicas portuguesas não se encontra por um preço muito afastado do do iPhone5. Quem compra um Z10 não o faz certamente por ser ligeiramente mais barato que o iPhone5, porque quem tem 599€ para dar por um Z10, tem 650 para dar por um iPhone5 (preços das operadoras). Os principais compradores do Z10 são tecnofanáticos que querem ter algo diferente do iOS e do Android. Querem exclusividade.

          1. Avatar de Mario Goncalves
            Mario Goncalves

            Pois esqueci me que em Portugal tudo e um roubo. Moro no reino unido e comprei o meu z10 por 300 libras alguns dias após o seu lançamentos. Daí eu mencionar a questão do preço . Mas este novo OS BB10 também corre aplicações Android, tal como o PlayBook também da BlackBerry,tornando este sistema operativo exclusivo como disseste e bem.

          2. Avatar de Carlos Eduardo
            Carlos Eduardo

            Esse comentário é o mais ignorante que já ouvi. Quem paga 650 num iPhone é quem busca popularidade, tem dinheiro para gastar mas não sabe utilizar. “Mê de o telefone mais caro que você tiver”. Eu já tive ambos telefones, e digo com propriedade que o z10 é muito mais funcional que o iPhone em todos os aspectos, só não é tão famoso.

      2. Avatar de Ivan Vaz
        Ivan Vaz

        Prezado, comprei por R$ 999,00 Casas Bahia em 12x sem juros. Também estava pelo mesmo preço no Extra e na Leader está por R$ 1.200,00 e como uso a muitos anos esta marca, o iPhone, não chega nem no chulé.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Preço?
      Paguei 545 euros na TMN pelo meu.
      O Z10 é uma boa maquina mas limitada. Com o lançamento do iOS 7 vai ficar a anos de luz do iPhone. Faltam Apps de qualidade e o sistema não é tão solido como no iPhone, basta correrem o Skype no iPhone e no Z10 para perceberem bem. Não têm instagram, Google maps e por ai fora …
      A BB está condenada, o seu novo presidente é um louco e vai conduzir a BB à banca rota.
      Hoje não comprava o Z10, vem com alguns “bugs”, têm problemas, o meu faz “ShutDown” duas a três vezes por dia e a assistência em Portugal é uma m**da.
      Assim que sair o iPhone 5S, troco na hora.

      1. Avatar de 0
        Anónimo

        E já trocas tarde. Não querias, não compravas.

      2. Avatar de Carlos Eduardo
        Carlos Eduardo

        Você sabia que pode instalar os apps do Android no seu z10, certo? Por que seu comentário me parece muito mal informado. Inclusive, o hardware de ambos é bem parecido. É a mesma coisa que largar uma ferrari em mão de pedreiro, semana que vem estará reclamando do iPhone 5S também.

      3. Avatar de lemi
        lemi

        concordo plenamente. acabei comprando o z10 e ele deixa muito a desajar.

        1. Avatar de ednevii
          ednevii

          Existe BlackBerry z10 replica?

      4. Avatar de alisson
        alisson

        digno de piada, voce é, meu caro… quem disse que nao tem estes apps citados acima hahahajaha ignorante, eu tenho 2 instagrans diferentes no z10, tem skype, tem facebook e NAO tem google maps pelo fato de a BlackBerry prezar pelos seus proprios apps por isso ele vem com o bbmaps q nunca me deixou na mao como o google maps ja fez.. fora outros apps… e pra tua informaçao, o z10 assik como outros aparelhos da marca equipada com o BBOS10, pode fazer crack e baixar o ‘snap’ (aplicativo q tem apps e jogos de android). a plataforma roda sim jogos e apps de android, mas roda aqueles q nao precisam de login no google para usalos. Seu bastardo.

  2. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    Mais um relógio…

    1. Avatar de 0
      Anónimo

      Com comentário destes, vê-se ao longe a tua inteligência.

  3. Avatar de Andre
    Andre

    So tenho a dizer que o bb z10 é uma tentativa de copiar o iPhone, nem perto chegaram, conheco as 2 produtos, a bb esqueceu-se que tem clientes muito fixos que adoram as suas teclas e quanto copiar um iPhone nao foi boa ideia, além que os bb são sempre os top de gama mais atrasados a nível de funções e opções e tendo um preço alto, so burro mesmo compra z10 quando custa o mesmo que iPhone, e o z10 é tao bom que foi a assinatura para a falência da bb. E quem conhece a bb sabe a grande empresa que foi, olhamos agora para ela e da pena porque estao a cair pique depois de terem tido dos melhores telemoveis que todos queriam ter e a iPhone ajudou tambem a essa caída

  4. Avatar de ricardo pereira
    ricardo pereira

    Boas,
    Estou a ponderar trocar o meu Sii pelo Z10, muito por forças de ter ouvido falar que a blackberry disponibiliza um cliente de email totalmente gratuito em roaming!
    É verdade, se sim como se configura?
    Obrigado

  5. Avatar de lebumba
    lebumba

    Boas
    Comprei um Z10 e é um equipamento excelente. Conheço o Iphone e não fica atrás em nada a não ser no preço. É diferente? É! Agora defender o Iphone só porque sim… É tipo as pessoas que tem mercedes e BMW. Podem ter montes de problemas mas são os maiores. Não tenho um Iphone 5 porque não quero, ou melhor, porque não vale o preço que pedem por ele e que alguns fazem questão de ostentar.

    1. Avatar de Carlos Eduardo
      Carlos Eduardo

      Lindo comentário, é exatamente a minha situação, e já tive um iPhone 5. Não sou mais alienado e quero funcionalidade pelo preço alto que pago.

      1. Avatar de Lebumba
        Lebumba

        Carlos,
        nunca tentei utilizar apps android no Z10. É facil? Funcionam bem? algum procedimento especial para compatibilidade? Gostaria de instalar um sistema de navegação em condições tipo tomtom ou sygic no z10. Nenhum deles tem plataforma para o BB. Abraço

        1. Avatar de alisson
          alisson

          amigo posso recomendar voce a olhar no youtube, procure assim: como instalar o snap no BlackBerry z10. espero ter lhe ajudado.

          1. Avatar de lebumba
            lebumba

            Questão resolvida. Obrigado

  6. Avatar de Samir R R
    Samir R R

    Alguem sabe como desativar o dispositivo da tampa da bateria que o faz desligar sozinho quando larga ele em cima de algo?

  7. Avatar de RVA
    RVA

    Sou utilizador de BB desde 2005. Já tive experiencias em quase todos os modelos BB, tendo ficado sempre com feedback positivo, até Maio 2013, altura que enveredei pelo Z10. Modelo que “foge um pouco, por não dizer muito” da filosofia tradicional. Desde que efectuei a ultima actualização, versão 10.2.1.2102, o equipamento tornou-se um verdadeiro pesadelo. A autonomia não chegava a 2 horas, quando inicialmente conseguia 36. HUB a misturar chamadas com mail’s, entre toda uma panoplia de bugs. O equipamento atingiu temperaturas elevadíssimas, tornando impraticável sua utilização. Foi entregue no local da compra, com carta de reclamação. Na espera de ver solucionada esta situação, tive de voltar para meu “velho” Torch. Considero fortemente a possibilidade de abandonar definitivamente os equipamentos BB, para a concorrência…

    1. Avatar de alisson
      alisson

      cara, teu BlackBerry esquenta tanto qnt o meu e digo a voce… o 4g faz isso, se desligar e ligar novamente o radio da rde, ele fica friozinho na hr e a bateria… cara… bateria nao dura mesmo.

  8. Avatar de Manuel Simoes
    Manuel Simoes

    Amigos gostava que me ajudassem, o meu BB Z 10 é um espetaculo em todas as funcionalidades que tem, mas encontro um problema a não ser que seja algo que eu não entenda, quando a rede está fraca el perdea e depois para voltar a recuperar é um grande problema, na maior das ipoteses tenho que o desliga e reeniciar, digam-me se isto é norma, se tem aguma funçãoa que eu não estou a uttilizar, pois estou a pensar fortemente en envia-lo para a garantiaa, mas se souberem de como atualizaar algo para que isto não aconteça agradeço a vossa ajuda.

    Manuel Simões

    1. Avatar de Lebumba
      Lebumba

      Olá Manuel

      Penso que não é normal, ao meu não acontece isso, embora seja muito lento no início ou reinicio, demora mesmo muito, de resto sempre a bombar

      1. Avatar de Manuel Simoes
        Manuel Simoes

        Boa noite amigos troco o meu telefone Z 10 por um Q 10 que estiver interressado diga algo

        Manuel Simões

        masimoes@sapo.pt

    2. Avatar de alisson
      alisson

      ola amigo… voce ja tentou por dois aparelhos com a mesma operadora aonde o sinal do seu z10 fica fraco? se ele ficar fraco e o outro aparelho ficar forte, leve a sua assistencia pois é problemA na sua rede. agora se ele ficar fraco nos dois aparelhos, ai é a regiao que é problematica.

  9. Avatar de sandra santos
    sandra santos

    Boa noite
    Acabo de adquirir z10
    Reparo que por exemplo ao tentar partilhar um post do Facebook, no canto superior direito onde surge uma opção, creio que diz concluir,as últimas letras saem esbatidas. É normal ou será defeito?

    1. Avatar de alisson
      alisson

      deve ser bug, ja aconteceu isso…

  10. Avatar de Egidio Mavie
    Egidio Mavie

    Bom Dia Meus Caros amigos,

    acabei de comprar um Z10, estou com imensas dificuldades.
    A loja onde comprei recomendou que eu usa-se o telefone até que termina se a carga e depois carrega-se por 8 horas desligado, feito isso na tentativa de ligar ele nao reage, o único sinal que ele da quando esta na carga de uma forma intercalada a luz vermelha e a escrita Balackbary no ecrã,

    Peço uma dica,será que estou a ligar mal? Estou a usar um procedimento errado?

  11. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    Boas, Já tive um pouco de tudo, blackberry desde o inicio até ao storm, depois passei para android, tive iphone até ao ios 6 (confesso que não gostei), mas isso não se discute, voltei a ter android e agora tenho um BB Z10, comprei usado por em preço que considero excelente e estou super satisfeito, posso instalar apps Android (funcionam praticamente todos)e tenho o melhor telemovel do mercado para trabalhar, como tal estou muito satisfeito.

    1. Avatar de Lebumba
      Lebumba

      Olá Pedro

      Já experimentou instalar o sistema de navegação tomtom ou sygic para a versão android? Já agora quais os passos que tenho que fazer para instalar app android?

      Obrigado

  12. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    Boas Lebumba,

    tem que instalar um aplicativo que se chama snap..
    basta fazer uma pesquisa tipo how to install snap on bb z10 no youtube e há vários tutoriais..

    Quanto ao sistema de navegação não faço ideia porque não uso no telemóvel, uso mesmo um gps no carro..

    qualquer duvida basta dizer..

    1. Avatar de Lebumba
      Lebumba

      Olá Pedro. Já consegui instalar o Snap:)Ainda agora falta experimentar o sistema de navegação. Obrigado

      1. Avatar de Josh
        Josh

        Olá Lebumba, também instalei o snap no meu BB Z10, mas GPS de modo offline, só encontrei o Navigate route 66, muito bom, mas custou penso que 14 €, não estou nada arrependido.

  13. Avatar de barbara
    barbara

    Comprei por 194 euros na fnac.pt kkkkkkk

    1. Avatar de Lebumba
      Lebumba

      Boa compra Bárbara 🙂

  14. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    Lebumba não tem que agradecer…..desde que eu saiba….

    Barbara, comprou muito bem!!!

  15. Avatar de carla
    carla

    o meu celular blackberry z10 bloqueou apos varias tentativas de desbloqueio do crã, agora pede email e senha só q esqueci. o que devo fazer? me ajudem por favor.

  16. Avatar de Juliano Videira

    Estou com meu Z10 e iper satisfeito, não tenho critica sobre o mesmo, paguei quase o valor de um iphone 5s, pagaria o dobro o melhor aparelho que já tive sem comentário, vale a pena …..

    1. Avatar de ednevio
      ednevio

      Juliano existe bb z10 replica?

  17. Avatar de anelmo zimba
    anelmo zimba

    tenho um z10 activei um novo softwer maix o telfne no abre

  18. Avatar de Rita
    Rita

    Comprei o meu Z10 pelo Ebay – 189€, novo. Bons negócios só fora de portugal. O telemovel é muito bom. Já experimentei quase todos os que existem. Este é o meu de eleição

  19. Avatar de Polaco
    Polaco

    Alguém aí sabe se é possível colocar como atalho a opção SERVIÇO DE DADOS na parte de cima ali nas configurações rápidas??
    Assim como tem no Android, a opção Dados Móveis, um atalho para ativar e desativar a 3G…

  20. Avatar de Lebumba
    Lebumba

    O atalho já lá está. É só ir ao icon de “rede móvel” nas configurações rápidas, clicar onde diz “rede móvel” e aparece logo a opção serviço de dados (facílimo)

    1. Avatar de Helton
      Helton

      Olá, Lebumba, então eu queria deixar já a opção de serviço de dados sem precisar entrar em rede móvel é possível?

      1. Avatar de lebumba
        lebumba

        Boa tarde Helton.
        Tem três opções. 1 na alça de configuração vai a Wi-Fi e seleciona a sua rede doméstica, ou seja aquela que acede por definição em casa. Neste caso sempre que entre na sua zona de cobertura ele faz automaticamente a ligação à rede. O mesmo acontece se tiver gravadas outras redes wi-fi. Neste caso não paga nenhuma transmissão de dados. Contras: Só acede à net quando entrar na zona de cobertura. 2 opção (a que uso). Na alça de configuração vai ao icon de rede móvel e vai abrir a janela para selecionar a opção de “serviços móveis”. Neste caso ativando esta opção vai estar sempre ligado à net. Quando entrar numa zona de cobertura wirelesse pré gravada(por exemplo casa) vai aceder à net automaticamente via wireless e não via dados móveis se tiver o wi-fi ligado. Assim e apesar de estar com dados móveis sempre que entrar em redes wireless vai ficar ligado via wireless e não via dados móveis. 3 opção. Quando pretender aceder à net via ligação de dados móveis é só ir à alça de configuração, rede móvel e depois activar serviço de dados. Espero ter ajudado. Fernando

  21. Avatar de Ancelmo
    Ancelmo

    iPhone é ostentar Z10 é utilizar, com meu cartão de 64giga fora os 16giga interno consigo armazenar meus trabalhos estudos, músicas, vídeos, contatos sem restrição, com um emulador rodo o windows 7 sem problemas e visualizo alguns arquivos e programas impossíveis de rodar no iPhone, se eu esquecer o celular em casa, como já aconteceu, posso acessar meus arquivos dados de qualquer computador. Os app que não encontra no app world são app infantis mas pode encontrar na versão android. Apesar de ter o Z10 e iPhone, não troco o z10 a não ser que lancem um sistema melhor.

  22. Avatar de Claudio Ramos
    Claudio Ramos

    Olá a todos.
    Já tive vários BB e neste momento tenho o 9380. Mas muito sinceramente está mesmo a precisar de ser trocado. Como faço questão de continuar com a BB porque a nivel de internet / tarifários e gastos não tem nada a ver ou o facto de ter internet num Samsung ou num Iphone.
    Então após várias pesquisas na net estou interessado num BB Z10, mas infelizmente nas lojas em Portugal já não existem BB à venda, na Internet ainda encontro alguns em 2ª mão a 160€ (na Fnac) mas tenho receio de avançar. Novos também já encontrei a 235€ . Queria a vossa opinião sobre o equipamento, se me sabem indicar sites para comprar um de preferência novo, mas se for em 2ª mão desde que seja de confiança.
    Fico a aguardar as vossas opiniões e sugestões
    Obrigado

  23. Avatar de Niomar
    Niomar

    O aparelho é ótimo!
    Ainda sobre dicas, alguem sabe onde configura a cor do led para as notificações??
    O meu só pisca o vermelho, porem todos as cores funcionam, eu testei pelo BBVE, mas não achei como alterar nas configurações e nem um aplicativo que configure isto…

  24. Avatar de André Martinez
    André Martinez

    Toda vez que tiro um print screen ele fica salvo na parte de trabalho do celular e não consigo compartilhar a não ser por e-mail. Como faço para salvar nas pastas pessoais?

  25. Avatar de Carlos
    Carlos

    Uso a BB desde o 8310, passei para o 9000 e depois para o 9700 e depois para o 9900 k comprei pelo OLX e avariou, entretanto comprei um Lumia 720(gostei muito), mas assim k tive oportunidade comprei novamente pelo OLX um Z10(ainda tenho). Em alternativa comprava um Lumia, mas prefiro de longe o BB!!!!
    Dei o meu 9700 a minha irmã, e ela agora está também completamente rendida as funcionalidades(mail e face, etc).
    Ando a ver se lhe ofereço um Z10 ou um Q5/10 neste natal! Vamos ver se o pai natal no OLX é amigo. 🙂

  26. Avatar de Henrique Pedroto
    Henrique Pedroto

    Eu estou tendo problemas, fiquei sem carga agora já não arranca. O z10 deixou-me mal

  27. Avatar de Lucas
    Lucas

    o meu blackberry z10 derepente desligou se e ate agora nao da nenhum sinal. e nao carega.

  28. Avatar de Lucas
    Lucas

    alguem me ajuda, como ligar meu z10 ou tem solucao p. reparar? na realidade a maquina e interessante. e indispensavel.
    qualquer ajuda sera bem vindo

  29. Avatar de sheila
    sheila

    Ola.tenho z10,mais não tem galeria de fotos,o que faço?

    1. Avatar de alisson'
      alisson’

      geralmente tem… fica ao lado do music player

    2. Avatar de ednevio
      ednevio

      O meu z10 faz o mesmo, qual foi a solução?

  30. Avatar de alisson'
    alisson’

    cara meu sistema de aproximação e o sistema de luminosidade (acende a tela com mais brilho conforme a claridade) nao quer pegar, ate ontem tava funcionando, alguem sabe me dar uma dica? black berry z10 versao ainda na 10.2, aproveitando a oportunidade, a att 10.3 sai qnd aqui no BR ?

  31. Avatar de lebumba
    lebumba

    Boas. Aconteceu algum crash no meu Z10 que não consigo resolver. Desliguei-o e agora liga, mas não arranca. Fica nos 100 do carregamento mas não passa dai. Já tirei a bateria fora, cartão sim, acabar a bateria mas o comportamento é sempre o mesmo: liga mas não arranca para o menu principal. Alguém já lhe aconteceu o mesmo? alguma sugestão antes de o levar para a garantia?

  32. Avatar de dario
    dario

    O meu BlackBerry Z10 sempre que é reiniciado perde toda informação.

  33. Avatar de Pechisso, Nelson
    Pechisso, Nelson

    Tenho o BlackBerry Z10 desde 2013 e estou satisfeito com ele

    1. Avatar de ednevio
      ednevio

      O meu z10 não traz galeria de fotos? Qual é a solução

  34. Avatar de Emmanuel
    Emmanuel

    Meu Z10 parou de tirar SOM após uma actualização do software 10.2, para o mais recente 10.3…
    Peço ajuda, o que devo fazer ???

  35. Avatar de Silva Amelia Silva
    Silva Amelia Silva

    eu tenho um z10 mas nao esta a aceitar a ligar ele processa e nunca da a opcao de por o pin

  36. Avatar de lebumba
    lebumba

    Tenho o meu bb de volta!! Após duas idas ao mecânico ai está ele ao seu melhor nível como sempre !!!

  37. Avatar de carlos
    carlos

    Com a nova versão do sistema operativo do z10 sacado na net, ficou mais rápido k nunca, cada vez gosto mais do z10!!

  38. Avatar de maicon
    maicon

    BA só sei que sempre gostei do Windows Phone e sempre usei os top mas depois que fui pro BlackBerry Z10 cara só sei que não saio mais amei o aparelho. e lógico que tem algumas coisas a desejar.mas me diz qual o aparelho que não tem alguma coisinha a desejar? Agora Pra quem gosta de mandar muitas mensagem,ba não tem pra bater o bb10 as outras marca vão ter que se puxar muito. Amo esse teclado inteligente. Agora é sempre BlackBerry na veia qualidades nota 1000.

    1. Avatar de alisson
      alisson

      simplesmente… perfeito, comentario nota 1000.. viva a marca!!!

  39. Avatar de Miller
    Miller

    Holla pessoal, atualizei o meu blackberry z10 e ate agora n liga… somente esta com a tela escrita Blackberry

    1. Avatar de sousa
      sousa

      bom dia pessoal o meu blackberry z10 liga, pede imail e o pine mais não aseita assessar oqui eu fasso.

  40. Avatar de Alvaro
    Alvaro

    olá pessoal!! alguem pode me ajudar ? como faço pra encontrar o meu MAC do wifi do meu blackberry z10 eu nao encontrei.. 🙁

    1. Avatar de alisson
      alisson

      mano, vc esta falando do MAC da Apple? se for isto, vc deve entrar no site da BlackBerry e baixar o BlackBerry blend para MAC (Apple), caso nao seja isto, voce pode marcar dentro das opiçoes em wifi, clica em esquecer rede, depois adiciona ela novamente. caso queira debater isto mais afundo, pode chamar no bbm [pin 2abfe297] ou no whatsapp 51 81239597

  41. Avatar de mateus
    mateus

    Tenho uma dúvida o meu blackberry esta com problemas não está a fazer foto quando abres a câmara vem que não é possível. Iniciar.ajudem por favor

  42. Avatar de Thiago
    Thiago

    Alguém me ajuda!!comprei um z10 e ele trava direto e desliga sozinho o que faço?

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Se trava, instalem uma nova versão do so. No crackberry existe vários leaks.

      1. Avatar de thiago
        thiago

        Ja esta atualizado

  43. Avatar de kelvin
    kelvin

    Bom dia
    Alguem me ajude quando entro no Instagram no meu celular e tento por play num video o video lê mais o ecra fica branco mas escuta se so nao vês sera algum poblema com celular?

  44. Avatar de mustafa
    mustafa

    boa tard gente,desculp comprei um bb z10 mas tem ID uk faco pra desblokeiar? Help me

  45. Avatar de ednevio
    ednevio

    Tenho BlackBerry z10 mais não traz galeria. De foto o que faço? Ednevio50@gmail.com

  46. Avatar de Adroaldo Silva
    Adroaldo Silva

    por favor , o X do meu teclado do black berry Z 10 que corrigi e as letras do mesmo lado estão trancados, como procedo para corrigir isso? resetei o celular para ver e ele voltava a ficar normal, mas nao deu certo!
    se alguém soube fico agradecido.
    obrigado.

  47. Avatar de luiz
    luiz

    como faco para atualizar meu bbz10 no brazil?
    ou teria um outro jeito de baixar aplicativos nele simpls,pq nao consigo baixar um monte

  48. Avatar de Adroaldo Silva
    Adroaldo Silva

    Comprei meu Z10 em uma promoção relâmpago da compra fácil, paguei R$ 800,00 só tinha branco, isso a 2 anos atrás!
    Uso a marca ah 6 anos, pra mim é a melhor!

  49. Avatar de Sahad
    Sahad

    O BBz10 e tdo no mundo dos smartphones. pra mim ele e melhor!

  50. Avatar de anacleto
    anacleto

    o meu z10 nao aceita tachar ok eu fasso ja formatei mas o probelema permanece

  51. Avatar de anderson
    anderson

    Bom dia,parceiros.
    Tenho um z10 uso normalmente mas só que na hora q ligo os dados moveis e wifi,para concluir a configuração dele ele bloqueia?

  52. Avatar de edmar
    edmar

    meu Blackberry z10 não liga, só pisca uma luz vermelha o que faço?