X de Elon Musk vale 9,4 mil milhões de dólares. Custou 44 mil milhões…

32 Comentários

Várias empresas de investimento estão a reduzir a sua exposição à rede social X, liderada por Elon Musk. De tal forma, que o valor global da empresa está nos 9,4 mil milhões. E como se sabe custou bem mais que isso…

Ilustração da rede social X de Elon Musk


A firma de investimentos global Fidelity reduziu em 78,7% o valor da sua participação na empresa X (o antigo Twitter), gerida por Elon Musk. Assim sendo, rede social está agora avaliada em cerca de 9,4 mil milhões de dólares, bem abaixo dos 44 mil milhões pagos por Musk em outubro de 2022.

A Fidelity agora avalia a sua participação em cerca de 4,18 milhões de dólares, uma queda em relação aos 5,5 milhões registados em julho deste ano.

Desde que Musk adquiriu a plataforma, a empresa passou por várias dificuldades financeiras e operacionais. É que o polémico empresário fez um empréstimo de 13 mil milhões de dólares para financiar a compra, com a promessa de que os credores não perderiam dinheiro no acordo. No entanto, muitos credores esperam agra receber menos de 60 cêntimos por dólar em relação aos títulos e empréstimos relacionados à aquisição.

Mas a verdade é que Musk continua a expandir os seus empreendimentos tecnológicos com a criação da xAI, uma empresa de inteligência artificial, que numa ronda recente levantou 6 mil milhões de dólares para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias.

O X das polémicas de Musk

A compra do Twitter por Elon Musk gerou, desde o início, uma série de polémicas e controvérsias que abalaram a plataforma de redes sociais.

Uma das primeiras ocorreu logo após a compra, quando Musk demitiu grande parte da equipa de gestão e centenas de funcionários, o que gerou incertezas sobre a capacidade da empresa de manter as suas operações. Estas demissões em massa foram criticadas por terem afetado a moderação de conteúdo e a segurança na plataforma.

Imagem de Elos Musk a entrar no Twitter

Outra questão controversa foi a introdução do Twitter Blue, um serviço pago que permitia aos utilizadores comprar a marca de verificação azul por 8 dólares por mês. O sistema, que anteriormente era uma medida de autenticação para figuras públicas, foi amplamente criticado por facilitar a disseminação de perfis falsos e desinformação, uma vez que qualquer utilizador poderia pagar para parecer uma conta verificada.

Musk também reverteu as suspensões de várias contas, incluindo a do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, o que levantou preocupações sobre o impacto das suas decisões na propagação de discursos de ódio e desinformação.

Além disso, as políticas de moderação de conteúdo tornaram-se mais flexíveis, resultando num aumento de discursos considerados tóxicos e na saída de anunciantes, o que teve um impacto significativo nas receitas da empresa.

A reestruturação da marca para “X” em 2023 causou ainda mais controvérsia, com muitos utilizadores expressando frustração sobre as mudanças drásticas, a falta de clareza no futuro da plataforma e a incerteza sobre as novas direções da empresa sob a liderança de Musk. Para já, o valor está a cair a pique.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    A liberdade não tem preço

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 Grande Musk

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Para ele deve valer mais que 44 milhões pela importância que tem na geopolítica mundial.

    O meu carro vale para mim mais que 23.000€ mas para o stand de usados só me ofereceu por ele 14.000€ quando o avaliei.

  3. Avatar de Tafc
    Tafc

    E irá valer menos.

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    *44 milhões milhões

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    *raio de corretor mil milhões

  6. Avatar de Naodou
    Naodou

    Dinheiro não era dele…

    1. Avatar de Aves
      Aves

      A maior parte do dinheiro era dele. Não se sabe ao certo quanto, porque o Twitter/X, depois da compra, deixou de estar cotado em bolsa – e por isso não é obrigatória a divulgação da participação dos acionistas acima de uma certa percentagem (principais acionistas).

  7. Avatar de TheD
    TheD

    Esta “notícia” não faz qualquer sentido.
    Cada qual tem a sua opinião sobre o valor de algo.
    Há “analistas” qeu dizem qualquer coisa para escrever artigos… tipo aquele que diz que as ações da Tesla deviam valer 20$

    1. Avatar de Vítor M.

      É a tua opinião. Mas a verdade dis factos são os números atuais.

  8. Avatar de Aves
    Aves

    As contas são feitas assim:
    – a Fidelity investiu inicialmente US$ 19,66 milhões de dólares na compra do Twitter, através do e Blue Chip Fund
    – agora avalia essa participação em US$ 4,19 milhões, uma perda de valor de 78,7%.
    – a mesma desvalorização aplicada aos US$ 44 mil milhões, dá uma perda de valor de US$ 34,6 mil milhões e um valor atual de US$ 9,4 mil milhões.
    Musk diz que é mentira, que não foi feita nenhuma avaliação do X após a compra. Mas a Fidelity tem que fazer uma avaliação dos seus ativos de acordo com as regras contabilísticas do justo valor – por isso pode-se dizer que o Twitter/X perdeu 78,7% do valor que foi pago por ele.
    E o Twitter valia US$ 44 mil milhões quando foi comprado? Musk antes da compra se efetivar disse que não, e quis-se negar à compra. Foi obrigado a comprar pelos US$ 44 mil milhões porque já os tinha oferecido e a bolsa não deixou retirar a oferta de compra.
    E dos US$ 44 mil milhões, quanto é que foi dinheiro do próprio Musk? Não se sabe ao certo, mas não menos de metade – visto que de abril a dezembro de 2022 (a compra ficou concluída em outubro), Musk vendeu ações da Tesla no valor de US$ 22,9 mil milhões, que se atribui à compra do Twitter.

  9. Avatar de Someone
    Someone

    Diria que entre 5 a 10 anos, fecham as portas…

    1. Avatar de Jack
      Jack

      Uma boa parte do valor da compra foi coberto por um investidor russo daí o seu apoio ao miserável do trump e alinhamento com ideais da propaganda russa.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        O X teve que divulgar recentemente a lista dos atuais acionistas, perto de 100, mas não os respetivos valores.
        A ligação à Rússia surge por um acionista, 8VC Fund, que tem nos seus quadros dois filhos de oligarcas russos sancionados. Isso foi bastante falado quando a lista de acionistas foi divulgada. Mas não há dados que permitam dizer que os pais puseram dinheiro no 8VC. E também não se sabe quanto é a participação do 8VC no capital do X, nem de qualquer outro acionista, incluindo Musk.
        Musk apoia Trump e outros autoritários e já tem alinhado com a propaganda russa, mas não é por isso.

      2. Avatar de 36.71Hz
        36.71Hz

        Hás de me dizer que achas miserável no Trump. mas factos atenção, e não postas de pescada.

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Não há nada no Trump que não seja miserável, period!

        2. Avatar de Aves
          Aves

          Trump, trump, … isso não é o mesmo que trampa?

        3. Avatar de Jack
          Jack

          O que não é miserável… Estou farto de pensar e não encontrei nada de positivo.

        4. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          pois, só me deram razão xD
          Mandar postas de pescada todos mandam, justificar é que é só para os mais sábios.

          Vou-vos eluciar, durante o tempo do Trump, 0 guerras, o desemprego desceu, as casas ficaram mais baratas, a emigração ilegal desceu, e a economia cresceu. Durante o Obama/Biden foi tudo o inverso. A isto chama-se factos meus meninos. Aprendam e não façam figuras.

          @Aves não conseguiste encontrar nada para fazeres copy paste sobre este tema? É incrível quando não tens nada para fazer copy paste o nivel das tuas resposta desce a pique…

          1. Avatar de masb
            masb

            verdade meu andas mal informado

  10. Avatar de André
    André

    Para ele são trocos que ele sacrifica a bom gosto na luta pela liberdade de expressão.
    Mas ainda continuo a achar que tem potencial de valorização e está bem melhor do que quando foi comprado, simplesmente foi comprado demasiado caro face aquilo que valia.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      São trocos e teve que recorrer a empréstimos para comprar o Twitter?
      Pois sim. 😀 😀

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Raramente alguém faz investimentos utilizando dinheiro próprio. Quem o fizer não entende muito dessas áreas.
        Menor risco, e maior retorno.

  11. Avatar de PTO
    PTO

    Aquele que os desmiolados consideram um génio nos negócios, espalhou-se ao comprido na aquisição do Twitter.
    Que gigantesco FLOP! 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Isso era se a compra do Twitter tivesse razões empresariais. Não teve, foi o modo de Musk satisfazer o seu ego megalómano. E conseguiu alguns 156 milhões de seguidores. Durante 5 dias o NY Times acompanhou as suas postagens (171) no X: quase um terço das eram falsas ou enganosas.

      1. Avatar de Jack
        Jack

        E continua com as suas postagem falaciosas.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        @Alves
        Concordo plenamente. O Musk tem nitidamente fortes problemas psicológicos, começando logo pelo seu narcisismo patológico. Tudo o resto que falas (e muito mais) vem a reboque.

  12. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    “Donald Trump, o que levantou preocupações sobre o impacto das suas decisões na propagação de discursos de ódio e desinformação.” tais como exemplos?!

    Nao e so escrever ou fazer copy paste da cnn ou nbc (TDS).
    95% da desinformacao e odio so vem de um lado da esquerda!

    O socialista joseph goebbels disse: “Acusa os outros daquilo que fazes”.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Socialista, o Goebbels? Ahahahahahahahahahahah 😀 😀 😀 😀 que cromo 😀 😀 😀

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Respondo com o jargão muito usado pelos out-rights como tu: ABRE OS OLHOS!

    3. Avatar de mesmo
      mesmo

      ui onde é que deixaste a tua nave? devias ser alvo de estudo! vá sorri aqui para a câmara para o registo ok? pousa a arma, anda…pousa…mau…pousa isso… deixa estar a p o r n star a dormir vá…não forneças tecnologia ao russos, está lá quieto…o quê a tua empresa vale mais 10x que o preço real? tás a pedir crédito? sabes que isso é burlar não sabes? tira lá o chapéu de alumínio que fica mal na foto, ainda pensam que és maluco…
      Man vai-te encher de “Muskas”…