Vítimas de burlas de criptomoedas perderam mais de mil milhões de dólares desde 2021

16 Comentários

O tema das criptomoedas ainda gera muita discussão, não sendo de todo consensual, mas provavelmente também nunca será. Se por um lado existem aqueles que são apologistas e até investem no negócio das moedas digitais, por outro lado muitos são também os mais céticos que vêm com muita desconfiança e até descrédito esta tecnologia.

Um recente relatório da entidade norte-americana Federal Trade Commission, revelou agora que as vítimas de burlas com criptomoedas perderam mais de mil milhões de dólares desde o ano passado.



Mais de mil milhões perdidos em burlas de criptomoedas

De acordo com um relatório divulgado nesta sexta-feira (3) pela Federal Trade Commission (FTC), mais de 46.000 pessoas relataram situações em que, no total, perderam mais de mil milhões de dólares em golpes e fraudes com criptomoedas desde o início de 2021.

Segundo avançou a agência Reuters, a entidade norte-americana adianta que quase metade das pessoas que disseram ter perdido moedas digitais em fraudes afirmaram que tudo começou a partir de uma publicidade, publicação ou mensagem nas redes sociais. Nesse ano, o valor das criptomoedas estava em alta, sendo que no mês de novembro o Bitcoin valia 69.000 dólares.

Bitcoin

Os relatórios recentes indicam que a combinação de redes sociais e criptomoedas é perfeita para a ocorrência de fraudes. Além disso, a FTC acrescenta que cerca de 575 milhões de dólares de todas as perdas em fraudes com moedas digitais foram no âmbito de “falsas oportunidades de investimento“.

Leia também: Nova Iorque aprova lei que limita a mineração da criptomoeda Bitcoin

Quase 4 em cada 10 dólares perdidos de burlas nas redes sociais foram a perda de criptomoedas, muito mais do que qualquer outro método de pagamento. Por sua vez, as principais plataformas onde as fraudes aconteceram foram o Instagram, Facebook, WhatsApp e Telegram, segundo o relatório.

Só uma das vítimas perdeu 2.600 dólares, e as moedas mais usadas para pagar aos criminosos foram Bitcoin, Ethereum e Tether.

Leia também:

Praticamente todas as criptomoedas vão cair para zero, diz criador da Dogecoin

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Ai esta a diferença entre que minera e tem conhecimento e o resto das pessoas…

    1. Avatar de :-) geek ???
      🙂 geek ???

      pois é…

  2. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Perderam 1000 milhões… depois de ganharem 70000 milhões. Nada de grave.
    Basta olhar para a Binance, que prevê ter 870000 milhões de lucros já em 2022 e ultrapassar a Apple em 2023, quase duplicando os lucros, podendo vir a ser a primeira empresa mundial a ultrapassar os 10 triliões de dólares e a ter 100000 milhões de clientes.

    1. Avatar de :-) geek ???
      🙂 geek ???

      “… prevê …” tal como eu também prevejo ganhar na lotaria cada vez que compro uma cautela 🙂

  3. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Por muito que venham para aqui com teorias às criptomoedas são um activo de risco….

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Tudo o é… até os casinos 🙂

    2. Avatar de Eu
      Eu

      A bolsa, Os ativos bancários, ações,
      Mas há alguma coisa que não o seja? Até o dinheiro que tens no bolso é de risco… Vê lá a crise… Vê a Argentina, Brasil, Venezuela, Zimbabue, e muitos outros.
      Olha, vai dizer o mesmo aos que perderam nos últimos anos nos vários bancos portugueses e do resto do mundo.
      Por muito que venhas aqui a dizer o contrário, o mundo fiduciário só está bem para quem tem o cu amarrado nessas instituições e sente o chão a fugir-lhes do controlo.

    3. Avatar de paulo
      paulo

      ate o euro o é hj em dia

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    Há vias oficiais para se fazer as coisas como deve ser, agora se as pessoas vao atras de negocios da china sem saber o que estão a fazer, tanto se sujeitam a ser burladas por MBway ou em cryptos.

    O abc fidedigno das cryptos está aí todo gratuitamente só custa tempo e paciência

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Oficiais, como exchanges que são hackadas ou DeFi que sofre exploits ou scams de phishing para roubar conteúdo das wallets?

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Ou como o sistema swift, ou como o millennium bcp que ainda ha pouco tempo perdeu 15 Milhoes de euros do nosso dinheiro num ataque.. tens N casos no sistema tradicional.

        Sabes qual é a diferença? seguros de elevado custo para os bancos que repõe o dinheiro e dão um bom sigilo.

        Quando digo oficiais, e podia ter detalhado melhor, não me refiro a wallets fraquinhas DEFIs malucas, lunas e afins.

        Lê o livro do Antonio Vilaça Pacheco, tens lá o ABC todo e um bom debate sobre a segurança dos dois sistemas.
        E a verdade é que a ideia não é afastar os dois, mas sim aproxima-los cada vez mais.

        Mas avisa-me se conseguires mandar um hack na Eternl, para eu tirar o que tenho a tempo 🙂

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Seguros esses que de certeza não saem da carteira do banco mas sim do bolso dos clientes.
          Se eu posso ter a minha própria segurança pessoal no meu próprio banco pessoal como o Bitcoin, porque razão irei escolher pagar taxas bancárias para ter lá dinheiro?
          Não faz qualquer sentido pagar para eles terem lá o meu dinheiro quando se financiam com ele para os seus negócios.

  5. Avatar de Profeta
    Profeta

    As cryptos sao uma coisa boa, sabem a chocolate, mas de vez em quando acontecem estas coisas que torna o chocolate amargo.

  6. Avatar de Eu
    Eu

    “De vez em quando” aparecerem os chamados Lesados do BES. E o sabor é pior que amargo.