União Europeia acusa X de violar regras com “selo azul” e Elon Musk fala de acordos secretos

38 Comentários

A União Europeia informou o X e Elon Musk da sua conclusão de que esta rede social viola o Regulamento Serviços Digitais (RSD) em domínios relacionados com padrões obscuros, transparência publicitária e acesso aos dados por parte dos investigadores. Com esta decisão, arrisca-se a uma multa que pode ir até 6% do volume de negócios anual total global.

X Elon Musk União Europeia regras

União Europeia acusa X de violar regras

Esta decisão veio de uma investigação aprofundada que incluiu, nomeadamente, a análise de documentos internos da empresa e entrevistas com peritos. Houve ainda a cooperação com os coordenadores nacionais dos serviços digitais. No final, a União Europeia emitiu conclusões preliminares de incumprimento.

Os reguladores visaram as “contas verificadas“ com a “marca do selo azul“, dizendo que constituem “padrões obscuros” que não estão em linha com as melhores práticas da indústria. Como qualquer um pode candidatar-se a esse estatuto, isso afeta negativamente a capacidade dos utilizadores de tomar decisões livres e informadas sobre a autenticidade das contas e o conteúdo com o qual interagem.

Elon Musk reage e fala de acordos secretos

As acusações, que incluem também o bloqueio do acesso aos dados dos investigadores e deficiências na sua base de dados de anúncios. O X tem agora a possibilidade de exercer os seus direitos de defesa examinando os documentos constantes do processo de investigação da Comissão. Pode depois responder por escrito às conclusões preliminares da Comissão.

Estas acusações geraram de imediato uma resposta agressiva e acusatória por parte de Elon Musk. Comentou que “a Comissão Europeia ofereceu a X um acordo secreto ilegal: se censurássemos discretamente o discurso sem o dizer a ninguém, não nos multariam”. Não revelou como sabe que as outras plataformas aceitaram este suposto acordo.

Respostas mostra que podem acabar em tribunal

Logo a seguir, Elon Musk foi mais longe e publicou outra resposta onde indica que pretende levar a União Europeia a tribunal. Revelou que estão “ansiosos por uma batalha muito pública no tribunal, para que o povo da Europa saiba a verdade”.

Numa resposta imediata, o Comissário Europeu Thierry Breton negou qualquer “acordo secreto”. Afirmou que foi, na verdade, a equipa de Elon Musk que pediu à Comissão que explicasse o processo de resolução e esclarecesse as preocupações da União Europeia. Terminou com um cordial “vemo-nos (em tribunal ou não)”. Resta saber quaisvão ser os próximos passos.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fjik
    Fjik

    Os reguladores europeus preocupados com as decisões livres do utilizador, isto só pode ser uma anedota, censura é o que é.

    1. Avatar de Rit
      Rit

      Ainda vou ver aqui alguns palermas a dizer que a censura é uma conquista social.

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        +1 infelizmente tens toda a razao!

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Precisamente, a União Europeia cada vez mais anti Liberdade.

  2. Avatar de saul
    saul

    A malta ainda não percebeu que vive num regime fascista disfarçado de “liberdades” e “valores europeus” na “Nova Ordem Mundial Liberal Baseada em Regras”
    Existe um motivo pelo qual a UE e os EUA tanto querem a terceira guerra mundial a qualquer custo… Já começaram a perceber que o resto do Mundo já não são as tais colónias que controlavam e que subjugavam á força das armas.

    1. Avatar de Tó

      Mais tabaco nisso, amiguito

      1. Avatar de saul
        saul

        Deixa o LSD que o meio neurónio que ainda te resta já não dá para mais….

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Larga os cogumelos, pá!

      1. Avatar de saul
        saul

        Larga o MDT e acorda…

  3. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    A resposta dele foi ” agressiva” do ponto de vista de quem?

  4. Avatar de Afj
    Afj

    Isto sim é pouca coisa, a comissão europeia a ser acusada de organização mafiosa e que actua contra o interesse e nas costas dos cidadãos europeus, agora já ninguém vai poder dizer que nunca se apercebeu nada de estranho.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Mas há gente que nunca se terá questionado pela qual a só existe uma narrativa Ocidental na comunicação social e a proibição de outros média… Agora a denuncia do Elon Musk vem desmascarar as redes sociais que alinharam na censura para manter a narrativa oficial da UE…

  5. Avatar de SilvaEs
    SilvaEs

    Só teorias da conspiração nesta caixa de comentários. E Elon deveria estar preocupado com a carrada de discursos de ódio que tem na plataforma..

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      “Ainda vou ver aqui alguns palermas a dizer que a censura é uma conquista social.”
      Parabens comuna, o comentario do RIT acertou em cheio e aqui temos um!

      1. Avatar de SilvaEs
        SilvaEs

        A liberdade traz responsabilidade. E se não percebes isso, então tens um problema. É que liberdade de expressão não é carta branca para dizer o que te dá na telha.
        E a tua noção de comuna é de rir!

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          “É que liberdade de expressão não é carta branca para dizer o que te dá na telha.”

          É precisamente para isso.
          Aposto que não queres proibir os livros do Karl Marx. Ou já queres?

          A esquerda sempre teve Liberdade de dizer “Morte aos Ricos” é só ires a uma manifestação. Isso já não é “Discurso de ódio”?
          Até temos 2 partidos pró genocídio de classes sociais no Parlamento.

          1. Avatar de SilvaEs
            SilvaEs

            E não é necessário apostar que nada percebeste do que escrevi.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Comuna? LOL
        Olha que até eu, que não sou nem nunca fui comuna, consigo perceber que não fazes a mais pequena ideia do que é ser-se comuna.

        E sim, a UE tem razão, o Twitter não cumpre as leis de liberdade de expressão, a qual, caso não saibas, tem limites e bem definidos, não permite que se diga (ou escreva) tudo que nos apetece.

  6. Avatar de Aves
    Aves

    Convém ler o comunicado da Comissão Europeia até ao fim:
    “Em 18 de dezembro de 2023, a Comissão abriu um processo formal para avaliar se o X pode ter violado a Lei de Serviços Digitais em:
    – áreas ligadas à disseminação de conteúdo ilegal e à eficácia das medidas tomadas para combater a manipulação de informações, para as quais a investigação continua,
    – bem como padrões escuros, transparência publicitária e acesso a dados para pesquisadores, que são objeto das conclusões preliminares adotadas hoje [12 de julho].”
    Faltam ainda as conclusões sobre a disseminação de conteúdo ilegal no X e as medidas tomadas para combater a manipulação de informações. As conclusões agora anunciadas são amendoins.
    https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_24_3761

    1. Avatar de SilvaEs
      SilvaEs

      Muitos comentários por aqui baseados no “diz-se”. Infelizmente muitos pensam que a liberdade de expressão é carta branca para insultar.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Insultar jamais, é errado. Mas também muito errado tentar condicionar as opiniões das pessoas debaixo de um manto qualquer de virtual signaling . Cada dia que passa, o mundo ocidental fica mais polarizado. De um lado os que pensam estarem sempre certos e que acham normal condicionar a expressão das pessoas, pensamento parvo e ignorante e que não tem noção da História , e pelo outro lado a revolta e o crescer de algum radicalismo que pode culminar e mais ignorância. Talvez Musk tenha absoluta razão em apontar baterias a pessoas não eleitas mas que nos representam, por outro alguém que acha que não é preciso gastar mais dinheiro em recrutamento para a moderação de publicações. Certo é que no anterior twiter foi provado que havia interferência política e que foi pedido mandar calar pessoas. Não se esqueçam dos twiter files.

      2. Avatar de AlexS
        AlexS

        É precisamente liberdade para insultar.
        O SilvaEs quer proibir os portugueses de insultar o arbitro, o primeiro ministro ou a a presidente da comissão europeia?
        É melhor começar a preparar os campos de concentração.

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Traduzi “dark patterns” por padrões escuros (no post aparece padrões obscuros). O melhor é não traduzir. Para se perceber:
      – Os sites das empresas geralmente usam “design persuasivo” para levar as pessoas a concluir a compra e continuar a comprar. Por exemplo, a Amazon facilita a compra com um clic e acrescenta “os clientes que adquiriram este artigo também compraram (estes)”.
      Então, se a generalidade dos sites das empresas usam design persuasivo (truques psicológicos para melhorar a experiência do utilizador) quando é que salta para “dark patterns”?
      – “Quando os padrões de design levam os utilizadores a tomar decisões que violam suas intenções ou melhores interesses. Simplificando, os “dark patterns” são interfaces cuidadosamente criadas que enganam as pessoas para que tomem decisões ou realizem ações que de outra forma não fariam. Os “dark patterns” podem variar de omissões subtis a mentiras diretas, mas o que todos eles têm em comum é que eles minam as intenções dos utilizadores e lhes custam tempo ou dinheiro que nunca quiseram gastar. “Dark patterns” exploram a psicologia humana com o único propósito de incentivar as pessoas a agir contra seus melhores interesses. Isso é antiético e pode ser ilegal.”

  7. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Deveria ser publicado o nome das empresas que aceitaram submeterem-se ao processo de censura e silenciamento da informação que união europeia (ue) pretende impor.

    Daqui para a frente será interessante ver como é que a união europeia vai justificar as acusações que faz neste caso concreto.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Basta passar pelo Facebook e Instagram, não seguir a narrativa e falar sobre sionismo, crimes de guerra, TPI, Ucrânia e logo terás uma advertência ou um silenciamento…

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Já a censura dos teus jornalistas ao que diz a quem tem uma estratégia toda baseada de crimes de guerra da própria população não conta para ti.

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Dois países sofreram invasão, exterminação entre outras desumanidades. A Ucrânia defende-se como pode e com ajudas financeiras externas constantes, Israel defende -se e agora está a gerar a ameaça, que não vai ser de uma vez por todas porque o Hamas além de ter uma bela máquina de propaganda , está a usar as juventudes ocidentais sob um pontos de vista errado. E os jovens são os jovens a ser jovens, como eu fui. Lições importantes: quando se tem um vizinho que tenha o Putin como líder todo o dinheiro gasto em desenvolvimento militar e armamento será sempre pouco; quem tem vizinhos como Israel tem se calhar é melhor fechar tudo á volta de uma vez por todas sem buracos . Continua a haver muita ignorância sobre a história do médio oriente, especialmente aquele retangulazinho ali mais pequeno do que Portugal

          1. Avatar de saul
            saul

            Meta mais tabaco nisso e larga o álcool.

          2. Avatar de Elia
            Elia

            Você é real?

          3. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Obrigado amigo, mas não dou 6 euros por um maço de tabaco nem muito menos 2 euros por uma média. Abraço Saul

      2. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Se os Portugueses querem uma rede social sem censura e de elevada qualidade, que permite inclusive comunicação por mensagens e vídeos, e uma quantidade imensa de recursos, é simples, adiram ao Telegram:

        – Porque o Telegram é a plataforma de mensagens mais segura em 2024

        https://www.jm-madeira.pt/mundo/porque-o-telegram-e-a-plataforma-de-mensagens-mais-segura-em-2024-FG16324625

  8. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Enganou a por o user na resposta mas a mensagem passou. Não concordo consigo, mas estamos a entrar num dilema em que se levanta a questão: quem regula o regulador

  9. Avatar de Tó

    Musgo a inventar de novo, depois de ter tornado o Twitter num esgoto a céu aberto

  10. Avatar de Manuel
    Manuel

    O que a Comissão europeia quer é CENSURA da população…

  11. Avatar de TdSR
    TdSR

    Mas o charlatão Musk respeita alguma regra?

  12. Avatar de AlexS
    AlexS

    Quando os politicos da UE e não só começarem a criticar os órgãos de comunicação social que dizem e escrevem que x e y é grátis quando é pago pelos impostos em claro exemplo de fake news que os politicos gostam começarei a considerá-los errados mas honestos.
    Agora são errados e desonestos.