Twitter apaga publicações de canais de propaganda russos

17 Comentários

A Ucrânia foi invadida há duas semanas e as imagens e notícias que dão conta do terror que por lá se vive não param de nos chegar. Aparentemente, aquelas que chegam da e à Rússia não serão exatamente as mesmas. Por isso, o Twitter decidiu apagar as publicações dos canais de propaganda russos relativamente ao Shelling of Maternity Hospital.

O bombardeamento da maternidade aconteceu no dia 9 de março.

Grávida russa fotografada após o ataque ao Shelling of Maternity Hospital

Depois do ataque ao Shelling of Maternity Hospital, os meios de comunicação estatais da Rússia e as embaixadas do país espalhadas pelo mundo utilizaram o Twitter e o Instagram para comentar uma mulher ucraniana grávida que foi fotografada a abandonar a maternidade, depois de ter sido ferida num ataque promovido pelas forças militares russas.

Segundo a embaixada russa em Londres, a maternidade não estava operacional e, na verdade, abrigava soldados neonazis do Batalhão Azov, uma organização paramilitar ucraniana. Por sua vez, a Ucrânia nega a suposta encenação e afirma que o ataque foi um ato de genocídio.

De acordo com um segundo tweet feito pela embaixada da Rússia, a vítima que se encontrava grávida foi encenada por uma criadora de conteúdos de beleza. Estas insinuações russas motivaram uma perseguição à mulher.

Agora, ambos os tweets feitos pela embaixada russa em Londres foram eliminados pelo Twitter, sob a justificação de divulgarem informações erradas. Além disso, o canal estatal russo RT, que partilhou tweets idênticos, foi banido da plataforma durante 12 horas.

De acordo com o Gizmodo, alguns utilizadores do Twitter publicaram vídeos, afirmando que a maternidade que foi bombardeada pela Rússia abrigava tropas que estavam a operar a partir dele, utilizando-o como base. Contudo, a organização Bellingcat geolocalizou esses vídeos a cerca de nove quilómetros do hospital.

Até agora, desde o início da invasão, pelo menos 2,5 milhões de refugiados fugiram da Ucrânia, de acordo com as Nações Unidas. Ainda assim, a posição oficial do governo russo mantém-se: a Rússia não invadiu a Ucrânia. Nesse sentido, tem vindo a disseminar desinformação relativamente aos acontecimentos, bem como a negar os atos a que todo o mundo está a assistir.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    E a propaganda Ocidental não é apagada porque razão? Não convém expor as mentiras e montagens???

    1. Avatar de Ogoid
      Ogoid

      A diferença é que no Ocidente tens a propaganda ocidental mas também tens a verdadeira.
      Na Russia tal como na China, só tens a propaganda. O resto não existe ou tem dificuldade em passar.

      Aqui, podes criticar que não serás punido com multa e prisão. Na Russia e na China, serás.

      É a grande diferença! que faz toda a diferença.

      1. Avatar de Memória
        Memória

        A grande diferença é que nós somos bons, e eles são maus porcos e feios

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Ui, podes repetir? Parece que andas te a dormir nestes dias, é só ver os políticos mais para a direita que são varridos dia sim dia não, então nos EUA é um fartar.. e é que não é posts apagados mas sim as contas

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      “Morreram 498 soldados russos e perdemos 10 tanques, 3 veículos base e 1 unidade de artilharia.” Twit do Lavrov.
      Ora só no Pravda já vai em 8336 obituários sobre russos “mortos a defender a pátria”, sendo que o governo russo paga 12000 rublos e dá uma medalha, a cada família dos caídos.
      Mas, só sabe disto quem possa comprar o jornal, em papel, pois na versão web, o obituário não existe. Para tudo o que é lá acessível, a Rússia já matou 6 milhões de ucranianos e perdeu 498 soldados.

  2. Avatar de Free Ukraine
    Free Ukraine

    A Russia tem um departamento só para propagar noticias falsas, para que todos percebam a RUSSIA INVADIU UM PAIS INDEPENDENTE, o que os impede de invadir Portugal??? Acordem comunistas a russia não é Comunista, a Russia é governada por um ditador… Eu Li Carl Marx e a sua idealogia faz muito sentido, aquilo que a Russia é agora está no oposto da idealogia Comunista. ACORDEM!!!!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Karl Marx escreveu em plena revolução industrial e sobre as más condições de trabalho dos operários à altura!
      Pormenor importante……… Karl Marx era Alemão e falava das condições de vida dos operários que trabalhavam na indústria……. mas na Alemanha!!!!
      O Comunismo foi implementado na …… Rússia, que nem indústria tinha!!!!

      Entretanto a Alemanha nunca morreu de amores pelo comunismo e a qualidade de vida deles sempre foi muito acima dos países que aplicam o comunismo!!!!

      O mais irónico, é que a Alemanha que criou o comunismo, nunca o praticou, mas houve outras cobaias que o aplicaram e que faliram para todos sabermos que o comunismo só leva à pobreza! (União Soviética)

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Free Ukraine, A Rússia invadiu um país independente… E não foi assim em todas as guerras? Ou é só com esta?
      Ou está a dizer-me que o Iraque, Afeganistão e podia escrever mais uma data deles, não eram independentes quando foram invadidos?

      Mas que argumento mais ridículo…
      Toda a gente está contra a guerra, esta ou outra qualquer, mas dizer que que um país independente foi invadido…bem, sempre foi assim, a não ser que seja guerra civil, em que se passa tudo dentro da fronteira, mas isso é outro assunto.

      Eu já desconfiava que andavam a meter alguma coisa na água mas depois da maioria deste governo, fiquei com a certeza e agora ainda tenho mais…

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Atenção PorcoDoPunjab. porque finalmente temos aqui dois especialistas da teoria marxista do Carl Marx que nos vão explicar tudo, baseados no materialismo histórico e na filosofia do materialismo dialéctico. e como de facto (e apenas como exemplo) as leis do pensamento (sobretudo o deles) correspondem às leis da realidade

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          As leis do Marxismo são muito simples.
          Nós temos sempre razão.
          Se a realidade diz o contrário, é ela a mentirosa, não nós, porque não se adaptou ao que nós queremos.
          Resumindo, nós dizemos que amanhã vai chover, mas se fizer Sol a culpa é da realidade que se enganou…

        2. Avatar de Memória
          Memória

          . . . E não só,
          Apaga-se publicações dos canais de propaganda russos que dizem que está a chover

          . . . E o círculo fica completo. Genial!

  3. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Pplware para quando um post sobre o Squad303.

  4. Avatar de Roger
    Roger

    E eu não acredito na propaganda do ocidente. Que existe celulas nazi na ucrania que se querem apoderar de armas nucleares não é nenhuma novidade.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Roger, eu já aqui disse algumas vezes, os Russos não são flor que se cheire mas os Ucranianos não são melhores.
      Escusam de andar a pintar uns de anjos e outros de demónios que sabe mais o PorcoDoPunjab a dormir, e durmo muito, que a maior parte do pessoal acordado, quase sempre modo zoombie.

  5. Avatar de Gervásio
    Gervásio

    censura existe em portugal escrevam algo contra o sistema esquerdopta que nos governa na hora o comentario desaparece como magia

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Por isso o PSD recebeu 5 milhões de euros, de empresas e oligarcas russos, um deles até foi ao congresso apoiar o Rui Rio.
      Outro era apoiante do IL e doou 723000 euros ao partido…

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Você anda muito bem informado …

        Nunca pensei que o meu partido fosse tão corrupto. Ainda bem que nos informou.
        Mas agora tenho de ir à procura de outro.

        Você tem por acaso outra(s) sugestão/sugestões ?