Tutorial: como mudar o nome de utilizador e link no Facebook

33 Comentários

Há já algum tempo atrás que foi introduzido no Facebook a possibilidade de utilizarmos o nome de utilizador como meio de facilitar os links para perfis e páginas tornando o acesso à rede social mais simples e, acima de tudo, mais curto. Antigamente só existiam como links do Facebook um vasto conjunto de números o que tornava a divulgação bem difícil. No entanto, com o advento da substituição dos números por nomes, havia uma regra: só se podia mudar uma vez, por isso tínhamos de escolher muito bem, para não cometer gaffes. Contudo, parece que afinal podemos alterar uma segunda vez e esta sim, será vez final. Aprenda a mudar o nome de utilizador, incluindo o link, no seu Facebook.




Começamos por entrar no Facebook e fazer o respectivo Login. Na opção de Página Inicial devemos ir a DEFINIÇÕES DE CONTA como na imagem abaixo:

A seguir vemos um conjunto de informação, a que nos interessa é o NOME DE UTILIZADOR. Nessa opção devemos clicar em EDITAR que se encontra do lado direito como se vê na imagem abaixo:

Agora temos acesso ao campo onde podemos escrever aquilo que bem entendermos, que ficará como o nosso link final quando quisermos identificar o nosso perfil/página. Não esqueçam que no final devem indicar obrigatoriamente a palavra passe da conta em questão do Facebook. Quando terminado basta clicar em GUARDAR ALTERAÇÕES.

NOTA MUITO IMPORTANTE: após efectuar esta alteração não se pode voltar a alterar, tendo em conta que esta mudança quebra o vínculo com o antigo nome de utilizador e NÃO SERÁ redireccionado para o novo, isto é, caso tenham dado o link antigo devem actualiza-lo.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Já conhecia mas há muitas pessoas e até empresas com presença no facebook que ainda não sabem, daí que considero muito útil este artigo.

  2. Avatar de Joao Bastos
    Joao Bastos

    recebo este erro

    Ocorreu um erro ao definir o teu nome de utilizador: Unknown -13 (see fbalias/constants/constants.php)

    1. Avatar de Mário Sousa

      Joao, e quantas vezes já alteraste o nome de utilizador? Já experimentaste com outro explorador de internet a ver se dá o mesmo erro?

      1. Avatar de Joao Bastos
        Joao Bastos

        Nunca mudei ainda esta com aqueles números todos loucos. Já experimentei em vários PC’s pensei que fosse problema do meu e nada.

        1. Avatar de Nuno A.
          Nuno A.

          Muda de browser

  3. Avatar de Joao
    Joao

    O pplware tanto tem noticias/artigos sobre informática mais técnicos que não tem interesse para um utilizador normal, como tutoriais para crianças de 5 anos. Sinceramente não percebo.

    1. Avatar de Mário Sousa

      Joao, na minha opinião há que chegar a todos os utilizadores de todos os níveis do conhecimento informático. Por conheceres este procedimento não significa que o vizinho do lado o conheça ou saiba como lá chegar, por muito básico que pareça!

      1. Avatar de S3
        S3

        Não concordo.

        Penso que 90% dos vossos leitores são entusiastas ou mesmo ligados de alguma maneira à área da informática, obviamente que são utilizadores que sabem da existência, ou mesmo não sabendo chegariam a saber facilmente, este tipo de funcionalidades básicas de utilização.

        Obviamente que nem todos sabem, inclusive eu não sabia, mas nada que 2 minutos na página das opções não se fizesse.

        1. Avatar de Caiano Silvestre
          Caiano Silvestre

          Pensa…
          Baseia-se em que dados?

          1. Avatar de S3
            S3

            Sou leitor do Pplware à anos e se calhar passou-me alguma coisa ao lado. Será que o peopleware é um site de informação infantil? Talvez…

          2. Avatar de S3
            S3

            … segundo o seu comentário, porque para mim não o é!

          3. Avatar de Ana Narciso

            @S3

            O que referes é um paradoxo. Se um leitor entusiasta procura aquilo que precisa, para encontrar o que pretende é preciso que alguém como o Mário se tenha dado ao trabalho de escrever.

            Se achas que o Pplware é um sítio demasiado infantil, então sabes bem o que fazer. O Pplware tem como objectivo ajudar desde as audiências mais inexperientes (as que tu chamas de infantis) até ao utilizador médio-avançado.

            Deixo-te uma dica infantil:

            “Sou leitor do Pplware à anos”
            É há, de haver.

          4. Avatar de S3
            S3

            @Ana Narciso

            Se não leste o segundo comentário tens desconto, caso contrário arrecado o teu sarcasmo de lado.

            São as criticas construtivas que vos fizeram chegar ao que são hoje e não o contrário.

            É claro que o trabalho do Mário tem que ser louvado, é dedicação, nem todas as informações podem agradar a todos. Esta calhou-me a mim.

            Não é por isso que vou adicionar o pplware à black list, mas também já entendi que aqui ou se fala bem ou é tudo corrido à pedrada.

            Desculpa lá o meu erro ortográfico, devem existir muitos mais, sou tipo relvas. 10 a pt por baixo da mesa. Não é crime 😉

          5. Avatar de Mário Sousa

            S3, às vezes basta a forma como expomos a nossa indignação ou desagrado perante um determinado assunto, ainda para mais quando se trata de algo escrito que pode assumir o tom que lhe quisermos dar…

    2. Avatar de Caiano Silvestre
      Caiano Silvestre

      É simples!

      Como isto não é só para génios, seleccione.

      Eu não leio tudo. Pela razão inversa. A minha genialidade deixa um bocado a desejar…

    3. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Conforme disse acima, há muitas pessoas (adultas) e até empresas com presença no Facebook que não têm personalizado o seu endereço.
      Daí que não concordo que isto seja um tutorial para crianças de 5 anos. Mas ainda que fosse, isto é um site de tecnologia mas num espírito generalista. Não tenho os dados, mas, pelo que conheço aqui vêm pessoas com os mais diversificados níveis de conhecimento informático.
      E depois há sempre a opção de escolher quais os artigos que eu quero ler, e há alguns que eu nem leio. Mas há pessoas que lêem.

  4. Avatar de Jose
    Jose

    Isso existe a anos.

    1. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      De facto existe há anos, mas era bem mais complicado de lá chegarmos 🙂

    2. Avatar de José Luís
      José Luís

      Esta possibilidade, existe DESDE que existe Facebook…

      Tanto que existiu algumas coisas “interessantes” no passado, como por exemplo utilizadores com o urlnick “Adidas” ficarem de um dia-para-o-outro sem esse nick 🙂 porque terá sido?

  5. Avatar de SPIN
    SPIN

    Pessoal do pplware, continuem o bom trabalho. Bem hajam.
    Isto nunca se pode agradar a Gregos e a Troianos.

  6. Avatar de José Leite
    José Leite

    Muito bom artigo.Off topic:hoje descarreguei um novo browser da Comodo(denominado Comodo IceDragon 13.0.3.0),que é baseado no Firefox e é excelente.Se puderem dizer qualquer coisa sobre ele,digam,pois gostava de saber as vossas opiniões.Eis o link do MajorGeeks onde o baixei:http://majorgeeks.com/Comodo_IceDragon_d7841.html

    1. Avatar de JFMoreira
      JFMoreira

      Eu ia jurar que era baseado no Chrome… Terão mudado?

  7. Avatar de Campachi

    Existe algo assim para o twitter?

  8. Avatar de Luna Wolf

    Já tentei, por acaso isso dava-me muito jeito mas nunca consegui mudar pela segunda vez… que chatice, não sei o que se passa com o meu. 🙁
    https://dl.dropbox.com/u/12979928/facebook.PNG
    Estão a ver? Nada! E nunca cheguei a mudar pela segunda. Há alguma outra forma?

    1. Avatar de Cristiano Alves
      Cristiano Alves

      Exactamente como a mim, nao deixa alterar, apenas diz que o meu nome de utilizador é aquele…
      Ou seja deve ser mais um bug, ou uma das funcionalidade que so alguns têm (ainda ha gente sem timeline -.-)
      Tambem queria alterar porque o nome que tenho la ja nao faz sentido, e nao consigo!

    2. Avatar de Raquel Silva

      A mim acontece o mesmo 🙁

  9. Avatar de gonca
    gonca

    Ja em 2008 ou 2009 quando foi possivel modificar eu fiz essa alteracao para o meu nome prorio.

    Cumps,

  10. Avatar de nsantos
    nsantos

    Ninguém é tão grande que não possa aprender, e ninguém é tão pequeno que não possa ensinar 😉

  11. Avatar de Nuno Rodrigues
    Nuno Rodrigues

    n consigo mudar o nome 🙁

  12. Avatar de marco
    marco

    fui modificar o nome no meu link, mais ele não abriu a opção para mudança, o que será que aconteceu?

  13. Avatar de Miguel Pinto
    Miguel Pinto

    Aconteceu-me o mesmo que o Marco. Até agora só mudei o meu nome (o que aparece como titulo no top da página) uma unica vez, mas agora pretendo também mudar o nome de utilizador. Acontece que ao abrir definições de conta e ao tentar editar, não me está a mostrar espaço nenhum para eu proceder à mudança.

    Porque será?

  14. Avatar de Grazilu
    Grazilu

    Oei. Por favor, me dê uma luz! Eu mudei há mt tempo meu nome de usuário (o liink) quando criei a conta e foi sem pensar direito, ficou horrivel. Eu mudei SÓ UMA VEZ e sempre q tento mudar d novo nao dá! Diz que pode-se mudar apenas uma vez na historia do perfil!! Um amigo me falou q tinha como mudar mais uma vez e SÓ MAIS UMA, desde entao venho tentando e nao consigo. Como faço??? Abaços.

    1. Avatar de José Luís Teixeira
      José Luís Teixeira

      NOTA MUITO IMPORTANTE: após efectuar esta alteração não se pode voltar a alterar.