TikTok passa a ser proibido em todos os dispositivos do governo da Bélgica

13 Comentários

Somam-se as restrições à utilização da aplicação TikTok pelo mundo ocidental. Estados Unidos, Canadá, Comissão Europeia, já ordenaram a proibição do uso do TikTok em dispositivos dos governantes e funcionários. Agora, a Bélgica segue o mesmo caminho.

TikTok passa a ser proibido em todos os dispositivos do governo da Bélgica


Bélgica bane o TikTok: “os governos não podem ser ingénuos”

Todas as instituições governamentais da Bélgica passam a proibir a utilização da aplicação chinesa TikTok nos dispositivos dos funcionários.

Esta decisão surge depois da Comissão Europeia ter avançado com uma medida semelhante. No entanto, a decisão da Bélgica tem efeitos imediatos, ao passo que a Comissão deu até dia 15 de março para o fim da utilização da app.

Várias investigações de serviços de segurança mostraram que a app chinesa tem várias falhas de segurança, levantando preocupações sobre a forma como o TikTok lida com dados pessoais dos utilizadores, abrindo a porta para uma possível espionagem dos dados, por parte do próprio governo chinês. Recorde-se que, ao abrigo da lei chinesa, o TikTok é obrigado a cooperar com o governo com a partilha de qualquer informação solicitada pelas agências de inteligência.

O governo federal do país, também ordenou o fim da utilização da app do TikTok, ainda que de forma temporária. O Conselho de Segurança Nacional afirmou que proibiria ministros, membros de gabinete e funcionários públicos de usar a aplicação nos seus dispositivos de serviço.

Esta restrição terá para já 6 meses e aplica-se aos dispositivos cuja compra ou assinatura tenha sido paga pelo governo, para utilização total ou parcial dos funcionários.

O primeiro-ministro Alexander De Croo enfatizou que os governos não podem ser ingénuos.

Estamos num novo contexto geopolítico onde a influência e a espionagem entre os Estados estão a mover-se para o mundo digital. A segurança das nossas informações tem precedência.

Neste momento, o TikTok já informou que irá abrir dois centros de dados europeus na Irlanda e na Noruega para reforçar a proteção de dados dos utilizadores europeus.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Repara
    Repara

    Finalmente começam-se a preocupar com a informação massiva que é transmitida para a China.
    Devo dizer que há bastantes anos fico admirado com o número de turistas chineses que encontro, seja para que país for.
    Dizem-me que são as empresas que promovem as excursões, e não tenho razões para duvidar. Muitas empresas e muitos funcionários dá muitos turistas chineses.
    Mas dizem-me também que cada turista faz um relatório, incluindo fotografias.
    Isso dá um grande volume de informação, centralizada e tratada.
    “Ah, e tal, mas quem é que está interessada nos vídeos do TikTok, a maior parte são palhaçadas?!”. O PCC e o Governo chinês hão de estar.
    Por isso, enquanto não estiver assegurada a segurança dos dados do TikTok parece-me bem que os governos proíbam a instalação da app – nos smartphones de serviço (o que não é o mesmo que a proibição nos smartphones pessoais.)

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Na tua mente cada turista chinês é um espião, aha ah…

      1. Avatar de Repara
        Repara

        Cada um dos muitos milhares, tratando a informação de forma centralizada, parece-me provável.

    2. Avatar de Hélio Santos
      Hélio Santos

      Exato, são só os chineses quer ver? Deves ser seguindo.
      Tudo o que usas é americano… Facebook, Instagram, Mac, Windows, Google… E achas que os teus dados não soa usados pelos EUA. Lol só a China é que é má… Isto é tudo estratégia Americana para atrasar o desenvolvimento da China. Até agora eles faziam o que queriam, mas a China está a crescer e a aprender a sacar dados como eles sempre fizerem e estão com Medo de perde o lugar de 1 potência. É os cães europeus incluído tu aceitam a ração vomitada por eles como verdade universal.

    3. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Repara, tenho que lhe agradecer, de forma efusiva, por ter escrito essas palavras acima.
      Finalmente descobri porque razão a minha esposa, que é chinesa, anda sempre a tirar me fotografias quando estou em cuecas.
      Fartei me de lhe perguntar qual a razão disso e não respondia, respondeu vc por ela.
      Devo ser o tuga mais famoso no quartel general do Partido Comunista Chinês, tal a quantidade de fotos que eles devem ter de mim.

      Falta saber agora onde é que ela esconde os relatórios, deve ser no portátil, só pode.
      Mas deve estar tudo em chinês, o que é uma maçada.
      Obrigado, mais uma vez, por me ter alertado para esta situação.

      PorcoDoPunjab, o porco em cuecas

    4. Avatar de gav
  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Com os bons espiões não há problemas! Pobre classe política, mimetizam outros pobres de espírito…

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O que eu acho é que nem devia autorizar a instalação de apps de redes sociais em dispositivos do governo. Cada um que o faça no seu smartphone pessoal.

    1. Avatar de Repara
      Repara

      Na verdade, na generalidade dos casos, isso não existe. Quando um serviço entrega um smartphone a um funcionário é para o “explorar”, para estar sempre contactável. É um smartphone para tudo, não é suposto que tenha um de serviço no bolso esquerdo e um pessoal no bolso direito.

    2. Avatar de RPG
      RPG

      Concordo. Aqui o grave diria que é mesmo o facto de terem de proibir o Tiktok num equipamento de trabalho, ainda para mais de instituições governamentais, de suposta gente graúda LOL

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Deveriam temporáriamente na Europa toda desativar o TikTok, Instagram e Snapchat, para a população deixar de ser tão idiota.

  5. Avatar de cross
    cross

    Podiam também cobrir a notícia de que qualquer publicidade relativa a sites de apostas foi também proíbida na Bélgica.
    Imaginem o quanto saudável seria isso em Portugal… em que só o nome da própria liga de futebol é o nome de um site de apostas.