Threads: Nova rede social da Meta ainda não chegou e já tem questões de recolha de dados

19 Comentários

O Threads vai ser a resposta da Meta ao Twitter. Esta nova rede social deverá chegar dentro de dias, marcando uma nova era neste campo. Depois de ter sido revelada, parece que uma primeira questão surgiu. As queixas sobre a quantidade de dados recolhidos aumentam, mas há algo que muitos parecem ter esquecido. Falamos da concorrência e do que recolhem.

Threads Meta Twitter recolha dados

Há várias propostas que parecem estar a tentar ganhar o espaço que o Twitter está a deixar escapar. Cada vez mais utilizadores resolvem deixar a rede de Elon Musk e em breve parece que vão ter uma nova alternativa, criada pela Meta, o Threads.

Esta proposta tem estado no foco das notícias nos últimos dias e ontem teve mais um passo decisivo para se tornar uma realidade acessível a todos. A questão é que o Threads já começou a ser avaliado, segundo a informação que está disponível na App Store da Apple.

Foi o próprio Jack Dorsey, um dos criadores do Twitter, que veio a público revelar a longa lista de permissões e dados recolhidos pelo Threads. Do que pode ser visto, são 14 categorias que estão abrangidas e que vão alimentar os sistemas da Meta com informações dos utilizadores.

Este lote abrange áreas que parecem pouco lógicas para uma rede social e que está a despertar já questões para os utilizadores. Questionam qual a real necessidade da recolha destes dados, se que os utilizadores puderem controlar.

Ainda mais curioso é que a recolha deste volume de dados não parece ser um exclusivo do Threads. Em resposta à publicação de Jack Dorsey vários utilizadores no Twitter apontaram para o facto de que a agora rede social de Elon Musk tem as mesmas informações a serem recolhidas.

Espera-se que o Threads seja apresentado ao público no próximo dia 06 de julho, provavelmente de forma limitada e apenas nos EUA. Mais tarde a Meta irá certamente alargar a sua oferta a mais mercados e a muitos mais utilizadores, que certamente vão querer deixar o Twitter para experimentar esta novidade.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de awake
    awake

    Mais uma rede carregada de censura de informação, roubo de dados…não obrigado.

    1. Avatar de tbss
      tbss

      o problema é que quando essa instância do fediverso (mastodon/pleroma/akkoma) federar com as outras, fará com que o fediverso seja engolido por essa instância isolada

      muitas instâncias bloquearão threads assim como fizeram com outras, inclusive é o mesmo caso com o truth social ,mas pelo menos o donald trump não abriu essa instância á federação

      meus conselhos dos dias de hoje

      mastodon.social

      disroot.org

      nobigtech.es

  2. Avatar de Luis
    Luis

    depois do detox que fiz do twitter, por aqui não me meto em mais “redes sociais”…
    ainda tenho o FB (que por motivos profissionais é difícil sair), fico a aguardar que definhe…
    IG (a única que gosto)
    e Linkedin (nem sei bem o que lá estou a fazer…)

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      O LinkedIn é da Microsoft.Essa rede social serve mais para negócios,essas coisas.É tipo um site de emprego.Se quer que lhe diga acho que nunca conheci ninguém que tivesse conta nessa rede social.Mas obviamente falo por mim.

      1. Avatar de tbss
        tbss

        por acaso é dos mesmos donos do wordpress, mas nmesmo assim adovava ver uma alternativa federada a ela

    2. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      E o senhor diz que está à espera que o Facebook “definhe” ?? Essa é boa.Olhe,espere sentado,como diz o outro. 🙂

      1. Avatar de Luis
        Luis

        eu sei para que serve o linkedin, mas ainda não me serviu “para nada”, é tipo melhoral….
        o FB claro que definha, aliás, está a acontecer a olhos vistos, quando deixar de ser relevante profissionalmente, saio.

    3. Avatar de tbss
      tbss

      bem, tendo contas no fediverso já resolve o problema

      aliás, em breve o o fakebook irá aderir ao fediverso embora a maioria das instâncias tenham planos de os bloquear mesmo antes da sua chegada ao protocolo activitypub

  3. Avatar de Alberto
    Alberto

    “Cada vez mais utilizadores resolvem deixar a rede de Elon Musk”

    Até agora tenho visto o contrário e um ataque serrado dos media como vocês ao twiiter, tudo o que o homem faz tem que ser mal visto só porque sim.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Eu também acho o mesmo.Olhe,enfim… 😐

  4. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Só entra e alimenta o monstro que há de ser quem quer !

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Mais tarde a Meta irá certamente alargar a sua oferta a mais mercados e a muitos mais utilizadores, que certamente vão querer deixar o Twitter para experimentar esta novidade.” Mas que suposição é esta,Pedro Simões ?? Esta é boa. 😐

    1. Avatar de Vítor M.

      Tem acontecido, como vimos várias outras plataformas crescerem.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Certo,muito bem Vítor Martins.Mas o “certamente vão querer deixar” é uma expressão muito forte.Quase que afirma que vão mesmo deixar o Twitter.Isso para já não pode passar de uma suposição,acho eu. 😐

        1. Avatar de Vítor M.

          Como os que já foram outras plataformas. Muitos deixaram, uns voltaram, outros por lá continuam..

      2. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Até parece haver algo que move o Pedro Simões contra o Twitter.Pelos vistos… 😐

    2. Avatar de tbss
      tbss

      ela está a querer fazer o mesmo que a google fez usando o protocolo xmpp

      bem, de qualquer forma, recomendo usar mastodon.social para a maioria da malta

      eu uso nobigtech.es e disroot.org para redes sociais e pronto

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Ele os dados que tenho lá nesta aplicação foram transferidos do Instagram.Por isso tem lá tudo.E da conta do Instagram fiz o mesmo procedimento que esta.Quando abri a conta do Instagram foi-me sugerido logo de imediato na aplicação que importasse os dados da conta do Facebook e assim foi.Uma coisa é certa,eles têm os dados todos.Mal ou bem,eles têm-nos. 😐