Signal bloqueado pela Venezuela e pela Rússia

14 Comentários

Por ser uma alternativa em termos de mensagens encriptadas, o Signal foi bloqueado tanto pela Venezuela como pela Rússia, recentemente.



Apesar de não ter, ainda, a dimensão do WhatsApp, por exemplo, o Signal já é uma escolha para alguns utilizadores, pelas suas características de segurança. De facto, a aplicação é uma escolha popular para quem procura mensagens encriptadas, utilizada especialmente por pessoas que tentam evitar a censura governamental.

Recentemente, contudo, a app foi bloqueada na Venezuela e na Rússia.

Conforme avançado pelo MSNBC, no primeiro, o bloqueio surge, após os resultados contestados das eleições presidenciais do mês passado, que levaram a protestos e detenções, enquanto Nicolás Maduro nega fraude e assume o poder.

Na noite de quinta-feira, o serviço de monitorização da Internet NetBlocks informou que o Signal havia ficado “inacessível em vários fornecedores de Internet” no país.

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela

Por sua vez, segundo o Interfax, o Signal foi bloqueado na Rússia, porque violou a legislação do país, de acordo com o regulador das comunicações Roskomnadzor. Conforme avançado pela Reuters, as pessoas não podem registar uma nova conta Signal sem utilizar uma VPN e, segundo o NetBlocks, o país “restringiu os backends da aplicação de mensagens Signal na maioria dos fornecedores de Internet”, a partir da tarde de sexta-feira.

Estamos cientes de relatos de que o acesso ao Signal foi bloqueado em alguns países.

Disse o Signal, que recomenda utilizar a funcionalidade de contorno de censura, por via da qual a app “permanece utilizável”, na Rússia, segundo o NetBlocks.

Vladimir Putin com iPhone

Além do Signal, também o X foi bloqueado, na Venezuela, o Instagram, na Turquia, e o YouTube, na Rússia.

Ao The Verge, Ciaran Ward, porta-voz da plataforma de vídeo, explicou que “estamos cientes de relatos de algumas pessoas que não conseguem aceder ao YouTube na Rússia, [mas] isso não é resultado de quaisquer problemas técnicos da nossa parte ou de medidas tomadas por nós”.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Veritas
    Veritas

    Nada de novo, “benefícios” do socialismo/comunismo.

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    VPN a salvar o dia mais uma vez e para aqueles países que bloqueiam as VPNs mais conhecidas e mesmo com metodos
    DPI podem sempre usar VPN em VPS com ofuscação em TCP 443(SSL) que funciona bem até na China.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não vejo qual o mal. Os EUA estão a fazer tudo por tudo para acabar com o TikTok porque segundo eles põe em causa a segurança nacional. Porque raio a Rússia e a Venezuela não pode fazer o mesmo? Eu não consigo compreender porque as pessoas acham que os EUA podem invadir, espiar, provocar golpes de estado, matar, etc e continuam mesmo assim a ser os bons da fita, já os outros países são sempre os mauzões. A Geórgia aprovou a Lei dos Agentes Estrangeiros e o Ocidente só berrava que era tudo culpa da Rússia, mas os EUA e a Europa têm Leis semelhantes e está tudo bem. Que raio de mundo este.

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Recentemente fiz um apelo aqui no «PPLWARE» para o escolherem o «Signal app» para comunicar, mas desde já informo que retiro aquilo que disse, este aplicativo é uma fraude.

    Fui dos primeiros a escrever aqui que o «Signal app» foi criado pela Agência Central de Inteligência («CIA»), o que é verdade:

    – How CIA Created Signal Messenger App

    https://greatgameindia.com/how-cia-created-signal-messenger-app/

    – Signal facing collapse after CIA cuts funding

    https://english.almayadeen.net/articles/analysis/signal-facing-collapse-after-cia-cuts-funding

    – Huawei engineer exposed SIGNAL has CIA backdoor — Please do not use SIGNAL has been subverted

    https://github.com/signalapp/Signal-Android/issues/8974

    – Telegram CEO calls out rival Signal, claiming it has ties to US government

    https://www.theregister.com/2024/05/14/telegram_ceo_calls_out_rival/

    Mas ainda tinha esperança neste aplicativo devido ao facto de ter sido recomendado por Edward Snowden, no entanto, o que está por detrás do «Signal app» é um esquema de espionagem, e as recentes notícias sobre falhas de segurança neste aplicativo provam isso mesmo, pior, as pessoas que representam esse projecto quando foram alertadas reagiram com desprezo, arrogância, e respostas evasivas.

    Dois dos elementos que fazem parte do «Signal app», Katherine Maher e Meredith Whittaker, a primeira faz parte do Conselho das Relações Exteriores («Council on Foreign Relations») e integrou o programa Jovens Líderes Globais («Young Global Leaders») do Fórum Económico Mundial («WEF»), é uma conhecida agente de mudança de regimes (as chamadas «revoluções coloridas» dos EUA); a segunda trabalhou na empresa «Google» conhecida pela sua espionagem e violação da privacidade dos usuários, quando confrontada com as falhas de segurança no «Sginal app» reagiu com vitimização e de forma evasiva.

    Mas existe uma alternativa, mudem para o «Telegram» e vejam a diferença, é um aplicativo de troca de mensagens que garante a privacidade dos usuários e com elevados padrões de segurança.

    É um aplicativo superior a todos os outros e em todos os aspectos, que chuta para canto o «WhatsApp», e onde é possível seguir vários canais informativos com conteúdo de qualidade.

    1. Avatar de Caramel
      Caramel

      Babaquice. Eu ate fiz uma doacao achando que estava privado, acreditando na empresa achando que era opensource. Telegram é código fechado, nao é open source, entao nao confio nem adianta insistir. Entao a rede matrix instalada nos servers tem backdoor? Ou no client? Talvez um outro client/programa que usa rede matrix resolva, como o Element X, Schildichat. Na dúvida irei procurar outro

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        O «Signal app» dizer que é de código-aberto é simplesmente para fazer as pessoas acreditar que o aplicativo é “seguro” e “privado” quando na verdade não o é.

        O «Telegram» utiliza o seu próprio protocolo – o «MTProto» – em código-fechado e tem uma razão de ser, se não fosse assim os concorrentes e os serviços de informação de outros Países teriam acesso ao mesmo, com o código-fechado é impossível saber como é que Pavel Durov e Nikolai Durov desenvolveram um potente aplicativo com um forte sistema de segurança e encriptação superior.

        Acontece o mesmo com os telemóveis da «Huawei» que segundo os técnicos são mais difíceis de invadir para ter acesso aos dados e sistema; os EUA e a união europeia se não estou em erro andavam a pedir à empresa que lhes fornecesse os códigos.

        Recomendo que assista à entrevista realizada por Tucker Carlson a Pavel durov.

        1. Avatar de wefiygwed867tg
          wefiygwed867tg

          muita desinformação e disparante… mas é que é em todos os comentários. Isto só pode ser um bot

          1. Avatar de Figueiredo
            Figueiredo

            Você está a mentir, e pior, não tem argumentos.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      O Tucker Carlson estava a ser espiado pelo Signal. Segundo o Tucker, ele deixou de usar o Signal depois de ser avisado por um amigo do FBI.
      Quem não vai instalar o iOS 18 vou ser eu. Já sou espiado que chegue.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      No Telegram privacidade? Essa é para rir só pode. Na internet não tens privacidade PONTO, sejam as apps dos EUA, Europa, Rússia, China ou o raio a sete!

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Você nem sequer consegue redigir um comentário onde fundamente aquilo que aponta, não se trata de discutir se o aplicativo deste ou daquele é melhor por ser do País que se opõe ao outro, ou vice-versa, trata-se de analisar o sistema dos aplicativos e o que está por de trás dos mesmos, as pessoas que os representam e a origem do financiamento.

  5. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Agora so falta bloquear o linux, mas nem meia duzia usa isso logo não ia valer de mto