Sair da rede social Facebook deixa as pessoas mais felizes?

29 Comentários

Um estudo recente demonstrou que sair da rede social Facebook durante um mês torna os utilizadores mais felizes. Depois, ao regressarem, acabam por passar menos tempo na rede.

Será esta uma regra?

Sair da rede social Facebook deixa as pessoas mais felizes?


As redes sociais, sendo o Facebook a mais popular, tomam bastante do nosso tempo. Criam ansiedade, expectativa e viciam o nosso ciclo de dopamina. Por outras palavras, ficamos dependentes das substâncias químicas libertadas pelo nosso cérebro a troco de aprovação social, neste caso concreto.

O estudo da Universidade de Stanford começa por referir a popularidade incontornável das redes sociais. Segue-se o elenco das suas mais-valias, bem como dos seus potenciais riscos para o bem-estar humano e da sociedade como um todo.

O impacto da rede social no nosso bem-estar

A experiência contou com a participação de 2844 utilizadores da rede social Facebook que foram convidados a desativar a conta durante um período de quatro semanas. Em seguida, a sua saída foi confirmada pela entidade académica.

Os utilizadores foram então submetidos a vários controlos, respondendo a sondagens, bem como a inquéritos diretos. A principal conclusão foi a de que os utilizadores, ao voltar ao Facebook, passavam menos tempo online.

Aliás, no fim do período experimental, os utilizadores começaram a passar menos tempo não só no Facebook, bem como nas demais redes sociais. O tempo sobrante passou a ser utilizado nas mais diversas atividades offline, desde ver televisão, ler ou simplesmente passear ao ar-livre.

Devo sair já do Facebook?

Não necessariamente, há aqui vários outros fatores a ser levados em consideração. Em primeiro lugar, as conclusões do estudo baseiam-se nas respostas fornecidas pelos próprios participantes.

Por conseguinte, é provável que alguma informação tenha sido omitida ou, mais provável ainda, que as suas respostas não representem a totalidade da sua opinião ou descrição do seu estado de espírito após a experiência.

Smartphones vicio

O estudo refere apenas um intervalo de tempo de um mês. Desconhecem-se as consequências caso, por exemplo, a interrupção fosse de dois meses. Não podemos, portanto, obter a partir daqui uma verdade absoluta.

Em segundo lugar, o estudo foi elaborado durante um período especialmente conturbado. Durante os meses que antecederam a eleição presidencial norte-americana em 2016 onde reinava o clima de polarização política.

Nesse sentido, a gratificação de deixar a rede social Facebook pode ser, simplesmente, uma consequência direta da ausência de tensões, conflitos e/ou discussões de cariz político.

Que conclusões daqui podemos tirar?

Ainda assim, este estudo acaba por nos mostrar que uma pausa, ainda que temporária, pode ser benéfica. Quebrar com as rotinas e pressões diárias, seja através da rede social Facebook ou qualquer outra situação.

Em suma, para já ainda não é perfeitamente claro o impacto das redes sociais no nosso bem-estar e saúde psicológica. Contudo, há várias razões para crer que estas podem trazer alguns problemas, sendo a ansiedade o mais comum.

Já lhe ocorreu abandonar esta rede social, seja de forma temporária ou permanente?


Nós damos uma ajuda:

Dica: Como eliminar a sua conta no Facebook?

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael
    Rafael

    eu sai do facebook pq nao tinha amigos pra quem compartilhar as coisas, fui banido de varios grupos, sou feio e nada fotogenio, tenho fobia social e odeio jogos.
    acho q sair do facebook foi a melhor coisa que eu fiz

  2. Avatar de Lucas
    Lucas

    Sair do Facebook por causa dos termos e condições, política de privacidade e pelo últimos acontecimentos. Nada mais sadio.

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Eu nunca entrei nessa rede, afinal sou alternativo e não sigo a modinha. Enquanto todo mundo migrava para o Facebook com a morte do hi5 e orkut, eu ignorava.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      se fosse modinha, Facebook ja teria morrido ha muitos muitos anos atras.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        É modinha tal qual é a religião cristã, que desde milênios está aí viva e o povo a seguir sem pensar.
        Não me admira que uma moda permaneça por tanto e tanto tempo.

        1. Avatar de dajosova
          dajosova

          E o teu comentário só revela a quantidade de caca de galinha que tens nessa cabeça…. não, não é por fora!

          1. Avatar de Luis
            Luis

            A verdade doi, eu sei, mas não se preocupe, continue seguindo as tendências da moda e seja uma mara vai com as outras.
            Se te fizer feliz, é o que importa!

        2. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          @Luis
          Tens de ir ao dicionário ver o significado da palavra ‘moda’.

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Moda = Tendência
            Não preciso de dicionário pra saber disso.
            Muito menos dicionário de tugas, eca.

        3. Avatar de netdroid
          netdroid

          Como diz o ditado: O pior cego é aquele que não quer ver. Estou completamente de acordo contigo.

        4. Avatar de dajosova
          dajosova

          O teu comentário é tão vulgar, básico e ausente de conteúdo relevante que comparas religião a uma mera questão de moda social. Para piorar ainda achas que fico incomodado com a tua arrogância que faz de ti um paupérrimo representante da língua portuguesa do Brasil!
          Mistura-se e compara-se cada coisa… que visão redutora, afunilada e absurda!

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Eu não sou grande fã do facebook, mas o facebook não foi modinha.. a certa altura simplesmente era o melhor serviço para varias finalidades.

  4. Avatar de censo
    censo

    Só para quem acha que o Facebook é o paradigma da felicidade !

    1. Avatar de netdroid
      netdroid

      Felicidade?! AHAHAHAHAHAHAHAHAH A maioria dos que lá aparecem são ignorantes falhados infelizes.

  5. Avatar de Gato Maltês
    Gato Maltês

    Uma empresa não me aceitou, pois eu não tenho Facebook, nem Instagram e supostamente “toda gente” tem. Conclusão … sou uma “pessoa duvidosa que deve ter algo a esconder”. Aparentemente, o curriculo já não chega. É o novo mundo em que vivemos.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Já pensou em denunciar e empresa por preconceito?

      1. Avatar de netdroid
        netdroid

        Preconceito? Essa empresa nem devia existir sequer. É uma situação muito estúpida.

  6. Avatar de Bruh
    Bruh

    eu tenho facebook e não passo lá mais que um uma hora por semana. O pessoal hoje em dia é que não sabe aproveitar a vida que tem e precisa da aprovação dos outros… E não

  7. Avatar de Fernando Pereira
    Fernando Pereira

    Por experiência própria posso confirmar que é verdade. Ao fim do dia lá passava os meus 10 minutinhos pelo feed, de vez em quando um post ou uma partilha… até que resolvi que aquilo não acrescentava nada à minha vida. Suspendi a conta durante 2 meses e quando a ativei de novo era como se o facebook não existisse. A partir daí passo semanas sem lá ir, sem ver desgraças e a falsidade, sem correr o risco de ser mais uma mente moldada.

  8. Avatar de Napoléon Bonaparte
    Napoléon Bonaparte

    O Facebook é uma necessidade que não me assiste.
    Nem tenho conta. Porque a fechei há bastante tempo.
    Isso não me torna menos feliz.
    A minha mulher também não tem conta. Mas tem colegas e amigas que postam as fotos dos filhos, as jantaradas, as viagens… enfim, tudo. Ou quase.

  9. Avatar de pois
    pois

    Tenho Facebook e não uso muito, sigo mais as páginas de comédia pois rir é uma das melhores coisas da vida.
    Utilizo mais o Messenger para falar com os amigos ou familiares, até mesmo para combinar encontros, basta mandar mensagem para o grupo o que simplifica as coisas.

    Na minha opinião o Facebook não acaba assim tão rápido, pois está enraizado na sociedade.

  10. Avatar de Cumbalá Oxalá
    Cumbalá Oxalá

    Estive em quase todas as redes sociais para tentar conhecer mulheres, já que pessoalmente elas diziam que gostavam de mim como amigo mas não mais que isso.

    As mulheres também não me acharam interessante nas redes sociais.

    Depois de muitos anos a tentar de tudo acabei por fechar as contas.

    Continuo sem mulher e há algum tempo sem contas sociais.

    Escolhas erradas levaram-me a este ponto. Agora pretendo fazer outras escolhas para levarem-me para outro destino.

    1. Avatar de Cumbalá Oxalá
      Cumbalá Oxalá

      Agora o objectivo é ter o máximo de pessoas a encontrarafelicidade.pt para sermos muito felizes.

  11. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Eh pá escolhe “amigos” que sabes estarem todos piores que tu!!! e depois ver os retratos deles – isto sim é felicidade!!!

  12. Avatar de PGomes
    PGomes

    Já apaguei a minha conta há vários anos. Nunca me arrependi.

  13. Avatar de miguel
    miguel

    Redes sociais em pleno ano 2019 é coisa de ovelha… Muitos já abriram os olhos!

  14. Avatar de Hugo Tavares
    Hugo Tavares

    Só nao eliminio o facebook por causa da página da empresa

  15. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    O Facebook para mim só “tinha ” uma coisa bastante interessante para mim que era os grupos do Pplware. De resto…

    Ahhh e outra coisa que eu considero estúpida é o facto de que, se eu quiser deixar o meu comentário numa qualquer página do Sapo sou obrigado a usar a caca do Facebook…