Farto das redes sociais? Adira à greve incitada pelo cofundador da Wikipédia!

16 Comentários

Larry Sanger, um dos cofundadores da Wikipédia lançou um apelo geral para que se faça uma greve às redes sociais com o intuito de promover a sua descentralização. Entre os próximos dias 4 a 5 de julho o boicote que visa expressar o seu descontentamento perante o Facebook, WhatsApp, Instagram, entre outras.

Esta farto da “vida online”? Então junte-se a este causa e conheça os seus fundamentos!

redes sociais Wikipédia Facebook WhatsApp Instagram


Larry Sanger luta pela descentralização das redes sociais. Para que seja devolvido aos utilizadores o controlo da sua privacidade, bem como dos seus dados. Ao mesmo tempo, pede melhorias na experiência de utilização destas plataformas online. É um apelo ao boicote destas entidades nos próximos dias 4 a 5 de julho.

Farto das redes sociais? Junte-se à greve incitada nos dias 4 a 5 de julho!

Ao propósito, salientamos que neste momento a esfera de Mark Zuckerberg é o grupo dominante. Com o Facebook, WhatsApp, Instagram e o Messenger, o seu domínio é pleno. No entanto, no seu manifesto, Larry Sanger, um dos homens-fortes da Wikipédia, não cita nomes, referindo-se apenas às “grandes empresas”.

Com a finalidade de alertar a massa social para o desrespeito pela nossa privacidade, o apelo foi feito. Assim, um dos rostos da Wikipédia, espera que se faça ouvir um enorme grito e pedido de mudança. Contudo, para se juntar a esta iniciativa importa conhecer os seus motivos exatos, bem como o protocolo de greve.

 

 

Larry Sanger quer um sistema descentralizado de redes sociais que garanta o seguinte:

  • Os utilizadores têm controlo sobre os seus dados, bem como as suas mensagens, emails e blogs.
  • As plataformas são contentores e armazéns infindáveis de informações.
  • As redes sociais devem competir entre si para obter acesso a um conjunto de informações comuns. Aí, a concorrência estimularia a melhoria das suas plataformas como um todo.
  • Cada plataforma é regida por protocolos e padrões universais

O exemplo paradigmático: o grupo Facebook, Instagram e WhatsApp

São as redes sociais mais populares no mundo (sem esquecer o Messenger), e pertencem a uma só entidade. O grupo empresarial liderado por Mark Zuckerberg que num passado recente nos alertou para a incúria no tratamento dos nossos dados. Aliás, não fosse o Facebook e, muito provavelmente, não existira este apelo.

Fazendo frente a este oligopólio das plataformas e redes sociais, Larry Sanger diz-nos o que fazer. Assim, caso queira aderir à greve nos próximos dias 4 e 5 de julho, o silêncio será a palavra de ordem. Mais concretamente, durante esse período de 48 horas deverá tão somente publicar esta “Declaração de Independência Digital“.

Assim sendo, teríamos um protesto, com o intuito de alertar os responsáveis para o atual status quo. Já de acordo com a BBC, Larry Sanger garante que isto “vai fazer muito barulho“. Este mesmo apelo circulou no Twiter, Reddit, bem como várias outras redes sociais.

 

 

Agora, resta saber se apesar do crescente interesse no tema, a greve terá algum impacto nos grandes grupos do setor. Já para a fonte supracitada, a medida teria um impacto marginal, mesmo se grande parte dos utilizadores diários boicotassem o Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, entre outras redes.

Quer aderir à greve? Eis o que deve fazer:

Em primeiro lugar, guarde a hashtag #SocialMediaStrike para utilizar nos próximos dias 4 e 5 de julho. Aí, pode abster-se completamente de fazer qualquer publicação. Alternativamente, pode partilhar a declaração de independência digital, disponível através desta ligação.

Alternativamente pode também publicar o seu manifesto, indo ao encontro dos ideais supracitados. De igual modo, o cofundador da Wikipédia pede aos programadores que preparem e utilizem bots para publicação e divulgação da greve em todas as frentes e plataformas possíveis.

Vai aderir à greve incitada por Larry Sanger?

 

Redes sociais: em Portugal, dedicamos-lhes mais de duas horas por dia!

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Quem está farto das redes sociais já não as usa. Quem usa não vai aguentar 2 dias seguidos sem lá ir.
    Não me cheira que vá ter grande impacto mas espero que esteja errado.

  2. Avatar de Daniel
    Daniel

    Bem, indirectamente, acabo por o fazer… Não tenho perfil em nenhuma, com excepção do LinkedIn, mas nem isso uso… A última vez que a usei terá sido há uns 5 anos, talvez…

  3. Avatar de zzz
    zzz

    Ah e tal, vamos fazer greve às redes sociais… mas vamos usar as hastags nas redes sociais para publicitar a anunciar a greve. boa!

    1. Avatar de nuno a
      nuno a

      não é preciso ser nenhum génio para perceber que se deve utilizar o #SocialMediaStrike hoje e amanha, ignorando completamente as redes sociais dia 4 e 5 quinta e sexta feira respectivamente.

  4. Avatar de Baaahhhhh!!!
    Baaahhhhh!!!

    Redes sociais tive e mandei-as à fava quando vi para que servem.
    São para gente frustrada e deprimida que nada mais tem para fazer com a vida.
    Para se sentirem bem consigo próprias, partilham toda a porcaria que fazem á espera de aprovação, alguns só falta postar quando vão ao wc.
    Deviam era ir procurar um psicólogo ou um padre.

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Eu já aderi há…6 anos! 🙂

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    Então vamos fazer greve. Mas vamos às redes sociais nos dias da greve publicar as hashtags ou o link que este doente refere. Ok.

    Acho que já está mais do que na altura de a internet deixar de dar atenção a quem é capaz de tudo para a ter.

  7. Avatar de LA
    LA

    A melhor rede social que existe, é estar com os amigos e com a familia. O resto, a longo prazo, acaba por tornar as pessoas, anti-sociais…

  8. Avatar de Casuístico
    Casuístico

    Seria ótimo se desse certo o referido evento, mas não dará. Quem é viciado em redes sociais não se importa com o que fazem com as suas informações preservadas nos servidores/sites das referidas redes sociais. Felizmente estou livre delas faz muito tempo. Saudações.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Quem está farto de redes sociais, não tem vida. Sou da opinião que a vida deve ser vivida offline. O prazer que dá jogar à bola com os filhos, amigos e irmãos na praia é qualquer coisa de fantástico, não é preciso publicar tudo nas redes sociais… Cada vez acho mais que o pessoal se alimenta de likes e não de comida

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Exactamente… E muitas vezes, só quando perdemos alguém, é que nos damos conta do tempo que se perde com artificialismos…
      Estas gerações mais novas bem imaginam o quão divertido era brincar na rua, jogar à bola, esfolar os joelhos e continuar a brincadeira… E isso é pena…

  10. Avatar de Um leitor tuga
    Um leitor tuga

    Curiosamente, esta greve foi convocada por um fulano que desaconselha o uso da Wikipédia, projeto que ele próprio fundou há quase 20 anos… Boa!
    https://www.dn.pt/mundo/interior/quase-20-anos-depois-fundador-da-wikipedia-aconselha-que-nao-usem-plataforma-10982154.html

  11. Avatar de Vasco
    Vasco

    Pessoalmente eu respeito as opções e a forma de pensar individual, e é por isso que não alinho em greves de rebanho, que não servem para nada. Os protocolos de base deixam rastro em todo o lado e daí para cima é impensável falar-se em privacidade, pois esse conceito não radica na própria natureza do tipo de redes que utilizamos diariamente: sociais e outras. Precisamente por prezar o indivíduo em vez do rebanho, também me parece que não existem almoços grátis, e que todos – desde programadores a accionistas das empresas -, têm de almoçar, pagando. Produtos e funcionalidades gratuitas não existem em tecnologia e são todos pagos, sem ou com donativos dos utilizadores (caso da Wikipedia) ou através do tempo despendido em acções pro bono – aka caridade de participação em projectos não remunerados. Novamente: liberdade individual no seu expoente máximo. Apelas a uma greve desta natureza não faz sentido absolutamente algum e não modificará nada. O interesse, o lucro, faz parte da natureza das coisas e querendo ou não, tudo acabamos por ter de pagar.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      A única diferença é que nas redes sociais pagamos não em moeda mas com a informação que geramos a cada segundo que passa. A informação é que é a genuína moeda virtual.

  12. Avatar de grifo74
    grifo74

    já estou de greve à dois anos e vou continuar

  13. Avatar de João
    João

    hummmm…

    Diaspora* ????