Reddit não quer saber do histórico dos utilizadores e remove anos de mensagens

11 Comentários

Depois de muitas decisões controversas, de um duro braço de ferro entre a rede social e os seus moderadores, agora, muitos utilizadores do Reddit foram apanhados de surpresa com a remoção do seu histórico de conversas e mensagens.

Ilustração da tensão entre o Reddit e os seus utilizadores após remoção de milhões de mensagens


Que se passa com o Reddit?

Os protestos contra o apagão do Reddit não valeram de muito. A empresa não reverteu o curso das suas alterações à API, o que resultou no encerramento de muitas aplicações populares de terceiros. Contudo, com essa tomada de posição, parece terem conseguido dominar a conversa em torno da plataforma durante semanas.

Este ano a rede social já foi atacada por hackers, em fevereiro, e isso deixou marcas profundas. Em junho passado, os criminosos fizeram saber que tinham roubado mais de 80 GB dados do serviço e que para devolverem essa informação exigiram um resgate de 4,5 milhões de dólares e ainda a mudança de preços da API.

A rede social não vergou e tomou outras medidas mais duras. As equipas de moderadores que mudaram as classificações das suas comunidades para “Not Safe For Work” (NSFW).

Para quem não está familiarizado com o termo, NSFW refere-se a conteúdo que pode ser inapropriado para menores de idade e que pode incluir nudez, violência ou linguagem explícita.

Como tal a empresa removeu os moderadores e a outros parece ter aplicado algumas medidas extra. Nesse sentido, ao longo das últimas semanas, muitos Redditors relataram o desaparecimento dos seus registos de conversas privadas e mensagens partilhadas entre outros utilizadores do Reddit ao longo dos anos. Há outros utilizadores a reportar que as mensagens e as conversas nas suas contas pessoais anteriores a 2023 já não estão acessíveis.

Imagem conversa apagada no Reddit
Esta publicação a queixar-se do ocorrido foi também apagada. Já não se encontra disponível.

Contactada, a rede confirmou que as mensagens e o histórico de conversas já não estão disponíveis, se tiverem sido feitas antes de 1 de janeiro de 2023. Um porta-voz do Reddit encaminhou uma mensagem de atualização das condições de utilização do Reddit enviada a 22 de junho. Nela a empresa partilhava a informação de que tais mensagens seriam removidas.

Na nossa procura contínua de capacitar as comunidades, estamos a fazer a transição para uma nova infraestrutura de conversa. Num esforço para ter uma transição suave e rápida para esta nova infraestrutura, migraremos as mensagens de chat enviadas de 1 de janeiro de 2023 em diante. Esta mudança entrará em vigor a partir de 30 de junho.

Diz a informação partilhada no changelog.

 

Rede faz “ouvidos de mercador”

Parece que muitos Redditors não receberam o aviso, que aparece após dois outros anúncios de novos recursos. Isto é, essa mensagem aparece pelo menos dez parágrafos abaixo na publicação na nota de atualizações. O aviso também não diz explicitamente que as mensagens anteriores a 2023 serão removidas.

Além disso, alguns Redditors partilharam que as suas mensagens e convertas desapareceram das suas contas dias antes da data de 30 de junho.

Most of my chats have disappeared
by u/Shadowflame25 in help

Em resposta ao feedback de um dos posts, um administrador do Reddit explicou que o Reddit estava “a migrar os chats antigos para as novas plataformas e, infelizmente, apenas os dados de 2023 são replicados”.

A rede está uma expiral de confrontos com os seus utilizadores. Desde o início do ano, com despedimentos pelo meio, esta plataforma tem sido notícia pelos piores motivos.

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    O Reddit está cada vez mais no fundo.

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Lemmy.pt cadê você

  2. Avatar de PN
    PN

    Está tudo bem???

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      No lemmy está se tudo bem

  3. Avatar de Gervásio
    Gervásio

    o Reddit esta a transformar e um antro de esquerdoides

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Ainda bem que eu já migrei para o lemmy

  4. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    O Reddit tinha demasiados bots (para aí 5% dos do FB, Twitter e Instagram). Além de que existiam milhares de apps a vender serviços que usavam demasiado tráfego, além de possibilitar o roubo de informações.
    Foi por isso que passaram a cobrar pela utilização da API e que alguns dos milionários, por venderem serviços pagos para usar o Reddit, reclamaram. Pior foi ver algumas comunidades a apoiar essa medida, quando os próprios moderadores apoiam jogos que passaram para serviços por subscrição, por lhes oferecem borlas. Dois pesos e duas medidas. No caso dos jogos são os bons, oferecem borlas, no caso da rede social, é a má, pois não os deixa ganhar dinheiro a vender serviços.
    O aviso de que iriam remover os chat e private, foi feito a 2 de Março. Quem quisesse guardar, tinha a opção para fazer o download do HTML com toda a informação.

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Mas a notifia da ruina do reddit era mais picante

      Nem quero saber do reddit

      Por mim morreu porque abandonou o sei propósito

      Viva ao lemmy e ao fediverso

      1. Avatar de Lemming
        Lemming

        Outra vez?

  5. Avatar de Lemming
    Lemming

    Estás chato com isso do Lemmy,

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Sim, reddit desde que mudou seus ideais já começou a perder usuários mais ativos