Questão: Fica apreensivo com a aquisição do Twitter por Elon Musk?

31 Comentários

Na manhã do dia 25 de abril, o mundo acordou com a notícia de que o dono da Tesla havia comprado a popular rede social Twitter por 44 mil milhões de dólares. E se para muitos esta foi uma boa notícia, para muitos outros esta compra causa algumas reticências.

Desta forma, na nossa questão desta semana queremos que nos diga se a aquisição do Twitter por parte do magnata Elon Musk o deixa apreensivo. Participe.


Fica apreensivo com a aquisição do Twitter por Elon Musk?

Elon Musk dispensa apresentações e é um nome que está associado a vários projetos e empresas bem conhecidas dos utilizadores, como a Tesla e a Starlink. E, esta semana, o CEO está a ser falado sobretudo depois de ter comprado a rede social Twitter por uma avultada quantia de 44 mil milhões de dólares.

No final de Março, referimos que Musk estaria a pensar desenvolver a sua própria rede social onde houvesse liberdade de expressão. Depois, no início de abril soube-se que o executivo tinha comprado 9,2% do Twitter, e iria ficar como administrador da plataforma, o que depois acabou por não acontecer.

Twitter

A meio de abril começou a surgiu a informação de que o dono da Tesla queria mesmo comprar a rede social, o que levou a empresa a ativar o “poison pill”, um tipo de tática defensiva usada pelo conselho de administração de uma empresa contra uma aquisição.

Já no dia 25 de abril, o Twitter cedeu às pressões dos acionistas e iniciou as negociações com Elon Musk, tendo depois no mesmo dia sido divulgada a notícia de que a rede social tinha já sido comprada pelo magnata por 44 mil milhões de dólares.

Por sua vez, depois desta novidade, a plataforma começou a perder uma quantidade significativa de utilizadores. E vários já se mostraram contra e reticentes em relação a esta compra, devido à questão da falta de regras e consequências nas publicações que Musk poderá querer implementar no Twitter.

Assim, na nossa questão desta semana, queremos que nos diga se fica apreensivo com a aquisição do Twitter pelas mãos de Elon Musk. Pode votar na sondagem que deixámos de seguida.


Participe na nossa questão desta semana

Fica apreensivo com a aquisição do Twitter por Elon Musk?

  • Não. (73%)
  • Sim. (27%)

Total Votos: 1.475

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Pinto
    Nuno Pinto

    Mastodon

  2. Avatar de Jorge Costa
    Jorge Costa

    O Elon Musk é um americano que cresceu e foi educado até aos 17 anos na África do Sul em pleno apartheid ou seja num ambiente maravilhoso, numa sociedade exemplar …desde que fosses branco. /s
    Agora apanhou a mania do “free speech” em que os extremos podem debitar todo o seu ódio.

    O problema que ele vai ter é que “free speech” nos EUA não tem o mesmo significado na UE.

    Já levou o recado do comissário:

    ““Be it cars or social media, any company operating in Europe needs to comply with our rules — regardless of their shareholding,” Thierry Breton, the EU’s internal market commissioner”

    Terá de cumprir com a Lei dos Serviços Digitais (DSA) a implementar na UE em 2024:

    “France’s digital minister, Cedric O, said Musk has “interesting things” that he wants to push for Twitter, “but let’s remember that #DigitalServicesAct — and therefore the obligation to fight misinformation, online hate, etc. — will apply regardless of the ideology of its owner.”

    1. Avatar de Sergio M.
      Sergio M.

      Essa lei é um aborto lool, não vou cumprir. Quando pedirem KYBC será enviado, mas será uma surpresa.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Ou seja, liberdade para ti é só quando se diz o que apoias, caso contrário é ódio. Vou deixar um exemplo. Quando o Trump era presidente, podias fazer Tweets a insultá-lo, não acontecia nada. No entanto, faz um com o presidente de agora, e tens a conta bloqueada.
      Cá em Portugal é igual. Se o Ventura chama bandido, tem a conta bloqueada. No entanto outros que desejam a morte ao homem branco, já é aceitável.

      1. Avatar de Miguel Almeida
        Miguel Almeida

        Uma pessoa dizer que o “céu cinzento é bonito”, é uma opinião contrária, outra que diz que “aqueles que não acham o céu cinzento deviam falecer” é odio. Consegue ver a diferença?

    3. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Curioso a tua analogia. Deste modo, usando o teu método, também podes dizer que todos os emigrantes muçulmanos na Europa são terroristas eventuais porque vêm de países onde a prática de terrorismo é bem aceite e até corrente, países esses identificados como autenticas maternidades de terroristas, logo , nenhum é credível, tal como Musk, porque nasceu na Africa do sul naquela época.

      É isso Jorge? A sério?

    4. Avatar de AlexS
      AlexS

      O Jorge Costa está muito seguro que vai ganhar as eleições sempre e que por isso será sempre ele a ter o lapís azul para censurar. A falta de vida e cultura civilizacional é abissal.

      Por detrás destes pensamentos de organizações como Comissão Europeia e pessoas como Jorge Costa está obviamente o fim da Liberdade e Democracia. Eles até te vão deixar votar mas será como na Republica Islâmica do Irão, os candidatos aprovados terão de ser fieis da religião.

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Ex líder do Ku Klux Klan e o Trump vão voltar…
    Fui

    1. Avatar de Donald Trump
      Donald Trump

      ainda bem

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      o Trump já disse que não ia voltar, alias a rede social social do Trump está a sair-se bem

  4. Avatar de Gervásio
    Gervásio

    a esquerdalha esta borradinha

  5. Avatar de Sergio M.
    Sergio M.

    Sim, ninguem quer um gajo que diz que o AI é perigoso mas tem uma empresa chamada Neuralink.

    «Elon Musk the guy who wants to backdoor your brain»

    Usa o nome Tesla, mas não gosta de Nikolai Tesla, adora o seu Thomas edison. No entanto dotou o nome Tesla! É para rir.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Os esquerdistas e media ficam, eu não.

  7. Avatar de GM
    GM

    Não fico nem deixo de ficar apreensivo. Não uso, nem esta nem nenhuma outra. Não considero o Whatsapp uma rede social, mas antes uma forma diferente de enviar SMS, pelo menos no uso que lhe dou.

    1. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      Grande verdade…
      Fala-se que o WhatsApp vai ter novas opções através de pagamento…
      ( deve ser bonecos novos!!! )
      Realmente eu devo ser dos poucos que comprei a App WhatsApp quando tinha o iPhone 3GS…

  8. Avatar de maria
    maria

    nem vou dormir

  9. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Não, não estou apreensivo.

  10. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Eu nem consigo dormir só de pensar nisso… Talvez um dia crie lá uma conta.

    1. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      E acerca dos comentários daqui que dizem que o pessoal de esquerda é que está preocupado, sinceramente a mim não me parece. Mais até em Portugal.
      Eu sempre me identifiquei mais com ideologias de “esquerda”, mas em vários temas sou um bocado liberal, ou seja, mais á direita, depende do tema/assunto/problema.
      Quase todos os meus amigos mais á esquerda, mais que eu, tb não têm conta no Twitter.
      O Twitter tem fama de ser uma rede social de ricos, socialites, comunicação social/paineleiros/tudologos, influencers, etc e agora tb de cenas de cariz sexual. Criam-se muitos rebanhos, toldam-se ideias. Não é para mim… não me faz diferença nenhuma se o Musk passa a ser o dono disso ou não. Dificilmente alguma coisa irá mudar na minha opinião. E acho que a maior parte do pessoal mais á esquerda pensa o mesmo.

  11. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Depois de ler os comentarios, além do artigo, que é o mais importante, constato que mesmo com toda a informação existente na web, sempre existirá pessoas ( fanaticos ou mesmo doentes ) com extrema dificuldade em reconhecer o obvio. O que muito lamento, mas aceito a diferença com naturalidade ( como deve de ser … ), por mim quer o twitter como os ou as outras redes sociais nada me dizem.
    Não me é possivel ficar indiferentenem a misoginia, ou aos ismos, ou outras ias, ou mesmo à negação de que alguns seres humanos têm sobre todos os outros… não é só chocante ou mesmo vergonhoso, mas sei que existem e bem mais perto que o teclado ( um vicio, potencialmente perigos…) e talvez por isso nunca deixe de lhes tentar mostrar das mais variadas formas que a condição Humana só ganha reconhecendo a mesma, daqual eles fazem parte e da qual eles mesmos são fruto e idênticos. Ninguem é superior a ninguém e quem se acha superior é só acéfalo.Confundir, ludibriar, enganar é bem mais antigo que eles mesmos, no entanto, existe sempre gentinha desposta a, enfim.
    O ADN Humano é só um, podemos dizer isso hoje. Seja de Africa seja do Nepal o seu ADN é Humano.
    Nunca poderei concordar com quem sempre usou o sistema e usa e depois vem com estorinhas para hipnotizar acéfalos atirando no mais fraco quando ajuda o mais forte a fugir às suas obrigações, seja como Humano, cidadão ou contribuinte, e dividir para reinar é secular.

    Tenham vergonha, sejam Humanos e todos ganharam mais do que alguma vez possam imaginar, e temos de ter a força de dizer e mostrar isso mesmo aos senhores do “poder”, eles sem nósnada são.

  12. Avatar de Checar-usuario
    Checar-usuario

    E depois com este fascista, quem vai censurar os apologistas e defensores do colonialismo, imperialismo, catolicismo,o homen CIS Branco,machismo, racismo, xenofóbicos, homofóbicos.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Mainstream de pensamento de esquerda nos exemplos citados…
      …e depois, quem é que censura o pensamento e os exageros habituais da esquerda?

  13. Avatar de t
    t

    o fediverso é o futuro,eu prefiro o pleroma,mas como é tudo federado,só dependese uma instamcia for isolada como fpi o caso do gab

  14. Avatar de José Alberto
    José Alberto

    Fico é preocupado com o monstro BlackRock, Inc mandar em quase todas as empresas do mundo, como é possível um só grupo deter tanto poder.

  15. Avatar de TecHID
    TecHID

    Esta malta que sofre do efeito Dunning–Kruger, não percebe que a internet tem de ser regulada no mesmo sentido que o analógico. “Discriminação e incitamento ao ódio e à violência” são crimes previstos no código penal português, ponto! Não é porque o disseste atrás de um teclado que não deverá sofrer as mesmas consequências.

    Infelizmente os governos não vêm prioridade nesta questão porque lhes é benéfico e até eles próprios são ignorantes no digital.

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Então para enriquecer a troca de ideias, admites que a discriminação, ódio e violência pode pertencer tanto ao espectro de esquerda como direita, incluído as extremas de ambos, ou não?

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      “Discriminação e incitamento ao ódio e à violência”

      O codigo de IRS não discrimina? Não temos vários partidos que dizem mal dos ricos?

  16. Avatar de Joao Silva
    Joao Silva

    À brava. Não passo sem o twitter. A minha vida jamais será a mesma.

  17. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    E de rir ou chorar já nem se sabe muito bem….

    Gostam de politicamente incorrectos, mas já não gostam que lhes paguem na mesma moeda …

    A roubar qualquer um fica rico.

    Roubam o trabalhador e o Estado, não mostram ter um pingo de sentido de justiça e Humanidade e ficam chateados porque alguns tem a coragem de lhes fazer frente.

    Dá vomitos até quando argumentam, intelectualmente desonestos, imaginem-nos com poder !

    Alias , tem-se visto …

    A descriminação negativa é punivel e a positiva também tem regras.

    Não tem logica alguma um unico escalão para ricos e pobres, se desconto mais é porque ganho mais …

    O equilíbrio é sempre o mais difícil e nem com a AI vejo isso melhorar, antes pelo contrario.

    Dizem dos outros e fazem o mesmo ou pior, é ver a Historia.

    Enfim.

  18. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    apreensivo é de ficar com o Gates a comprar tudo o que é terreno

    1. Avatar de secalhar
      secalhar

      Nenhum destes ricos é santinho 😉