Fim da privacidade? Facebook testa reconhecimento facial para autenticar contas

14 Comentários

Tal como qualquer outra gigante tecnológica, também o Facebook explora tudo o que consegue no campo das novidades. Foca-se no que consegue dar ao utilizador, mas também naquilo que consegue receber em troca.

Ainda em testes e sem ser conhecido, está uma possível novidade para os utilizadores. O Facebook prepara-se para usar reconhecimento facial para autenticar as contas dos seus utilizadores. Será apenas uma medida de segurança ou a privacidade será posta em causa?

Facebook reconhecimento facial contas privacidade

Será o fim da privacidade dos utilizadores?

As questões de segurança têm inegavelmente assolado o Facebook em todas as vertentes. Em causa estão sempre os dados dos utilizadores e a forma como estes são explorados, quer pela rede social quer pelos seus parceiros.

No meio de toda esta confusão e processos, o Facebook prepara-se para em breve recolher um dado importante dos utilizadores. A empresa tem em testes o reconhecimento facial dos seus utilizadores nas suas apps móveis.

Facebook reconhecimento facial contas privacidade

Reconhecimento facial nas apps móveis

Do que pode ser visto nas imagens obtidas, o utilizador deverá gravar um vídeo para o seu reconhecimento facial. Este deverá rodar a cabeça para permitir a sua identificação e para confirmar que é uma pessoa real.

O Facebook garante que o vídeo não será visto por ninguém. O mesmo será eliminado 30 dias após a identidade das contas dos utilizadores ter sido confirmada. Há aqui claras preocupações de privacidade, mas este é sempre um tema dúbio na maior rede social da Internet.

Novos problemas para o Facebook?

Não se sabe ao quando esta novidade será apresentada e se será apenas para este fim. O código e outros elementos estão já presentes na app, devendo estar em testes internos na empresa. Mais tarde deverá ser aberto a todos os utilizadores.

Depois de todos os problemas acontecidos no passado, esta pode ser mais uma fonte de problemas. A face do utilizador já existe nas suas fotos, mas fica agora gravada de todos os ângulos e com qualidade para ser usada noutros processos. Só o tempo dirá se é ou não o fim da privacidade no Facebook.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Título estúpido…

    Ora a privacidade já se foi ao usar o Facebook e a pôr lá fotos nossas, qual a diferença por o login ser feito por foto?

    1. Avatar de Artemus
      Artemus

      Eu vejo pelo menos duas diferenças.
      1- Há quem tenha Facebook para colocar, por exemplo, fotos profissionais dos trabalhos que realiza e não aparece em nenhuma.
      2- Há quem coloque fotos de grupo e o Facebook não saberá, entre tantas pessoas, quem é o dono da página.
      Com login com foto, as dúvidas são tiradas. O dono da página é aquele fulano e ponto final.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Mas é opcional…
        Fazes assim se bem entenderes.

        1. Avatar de joao
          joao

          sim é opcional, mas quem o faz, é como dar a chave de casa ao facebook, neste caso a cara. para fazer o login por reconhecimento facial é preciso ter o 3D da cara. muito mais que uma simples foto tirada sozinho, em grupo ou de uma montanha…cada um sabe de si…mas quem te avisa…

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Estas muito enganado, ora se I Facebook já sugere os nomes de quem está na foto, se ainda a poucos dias se falou no sistema biométrico dos aeroportos, se o Android e o iOS o fazem, qual a dúvida?

          2. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            Dar a chave da casa é assim que te ligas na net, tudo o resto é “peanuts” como diz o Jasus. Apesar de usar o facebook praticamente só para fotos de landscapes, não tenho problema nenhum em fazer o login por reconhecimento facial, não sou nenhum James Bond e acredito que se quiserem invadir a minha privacidade, facilmente o fazem. Por exemplo, o GPS do meu telemóvel está sempre ligado, a net também.

  2. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    É bem piorado isso,se até aqui as fraudes passam pelo roubo de password,pasa a existir roubo do “Reconhecimento facial” no meu caso á já alguns anos que encerrei a conta do Facebook,no Google+ aconteceu algo semelhante,e a própria Google encerrou o g+

    1. Avatar de paulo.j
      paulo.j

      +1
      “Reconhecimento facial” – #AstaLaVistaBaby!

  3. Avatar de NM
    NM

    A meu ver o maior problema é o cruzamento de dados, por exemplo numa foto de grupo em que o facebook reconhece e identifica automaticamente todas as pessoas, sem que elas o autorizem e depois ainda partilhar essa informação com entidades externas.
    Um patrão vai descobrir se o empregado estava mesmo doente ou foi ver a bola, uma mulher faz download de uma app para localizar o marido num restaurante com a amante onde um dos empregados tira uma foto de aniversário noutro grupo, etc etc…
    Fim da privacidade tal e qual a conhecemos!

    1. Avatar de joao
      joao

      ja percebemos que o teu problema é as fotos que a amante tira 😉
      sempre podes nao ter conta no facebook, como eu, que nunca tive nem nunca senti falta de o ter.

  4. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Evolução das “coisas” quando não existia internet,as pessoas já eram burladas,muitas vezes porque facilitavam,hoje com a internet,acontece o mesmo é importante ter a certeza a quem damos os nossos dados e não facilitar

  5. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
    Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

    Não me afecta. O meu Facebook não tem fotos pessoais nem sequer o nome e morada e restante info é correcta.
    Será que estou em perigo também?

    1. Avatar de joao
      joao

      tu nao mas pelos vistos os outros estao….

  6. Avatar de Fulano
    Fulano

    Vejo isto apenas e só como mais um método para fazer login.
    Não me parece que possam obrigar os utilizadores a usar este método de autenticação.
    Aliás, basta arranjar a cabeça de um manequim e fazer um vídeo com isso.