Adeus privacidade! Facebook pediu password do e-mail a novos utilizadores

32 Comentários

As mudanças no Facebook são, segundo o seu criador, no sentido de aumentar a segurança e a privacidade. Este parece ser o caminho certo, mas aparentemente não é o que está a ser seguido pela maior rede social.

Relatos chegados agora a público dão conta de uma nova medida que esteve a ser aplicada. O Facebook esteve a pedir a password do e-mail dos novos utilizadores que criaram conta nesta rede.

Facebook password e-mail privacidade utilizadores

Não parece ser uma medida lógica e nem tão pouco uma prática segura, mas o Facebook voltou a comprometer os utilizadores. Durante algum tempo, quem se registava viu-se na obrigação de fornecer um dos dados mais privados que se pode ter.

O Facebook estava a pedir a password do e-mail

Os relatos são claros e dão conta de que o Facebook estava a pedir o acesso à conta de e-mail dos novos utilizadores, sem que fosse dada qualquer explicação. A única informação presente indicava que este dado era necessário para confirmar o endereço de e-mail indicado.

Aparentemente, e do que pouco ser confirmado, este era uma situação que acontecia apenas em alguns endereços de e-mail. Contas de serviço como o Gmail, Outlook.com ou outros mais conhecidos não estavam a ser abrangidos por este pedido.

https://twitter.com/originalesushi/status/1112496649891430401

A rede social já tratou da privacidade dos utilizadores

Depois de confrontado com esta questão, o Facebook veio a público reconhecê-la e indicar que não estava já ativa. A empresa esclareceu também que estes pedidos estavam limitados a um grupo restrito de utilizadores, em serviços de email que não têm suporte para OAuth.

Este protocolo permite a validação de endereços de e-mail sem o acesso à conta. Assim, era necessários estes dados. O Facebook também garantiu sobretudo que estes dados não eram armazenados e nem acedidos por qualquer funcionário da empresa.

Depois de todos os problemas de privacidade que o Facebook já teve, este é mais um que não abona a favor da rede. São demasiados problemas consecutivos e todos de elevado grande insegurança. Mark Zuckerberg já veio redefinir as políticas da empresa, mas aparentemente tarda a aplicá-las.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jon
    jon

    Mas não há sempre quem goste de sadomasoquismo? Pelos vistos ainda são muitos.

  2. Avatar de Elkido
    Elkido

    As passwords de qualquer coisa só nos diz respeito….se ele pediu as passwords a novos utilizadores do Facebook arriscs-se a outra monumental multa da Comunidade Europeia… como o Google… mas com o que ganham com publicidades e de facultar os nossos dados a terceiros dá para pagar as multas e ainda ficarem a ganhar

    1. Avatar de blablabla
      blablabla

      A multa não é só um estalo na mão, como são as coimas aplicadas de outras empresas. A do RGPD é baseada numa percentagem do PIB da empresa, que será um valor significativamente mais elevado.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        O RGPD nao se aplica caso seja o proprio os dados/password só de aplica se depois a empresa partilhar os mesmos dados sem autorizacao.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      “se ele pediu as passwords a novos utilizadores do Facebook arriscs-se a outra monumental multa da Comunidade Europeia”
      Eu também posso ir na rua e pedir as passwords e dados bancários das pessoas. Isso dá multa da Comunidade Europeia?

      Deviam era criar leis contra a estupidez, e a pessoa que dá os dados é que devia ser multada.

      1. Avatar de Raposao
        Raposao

        Não, um zé ninguém pedir senhas aleatoriamente nas ruas não dá nada. O que dá é quando uma empresa solicita para prestar um serviço.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Desde que o utilizador tenha concentido, nao tem qualquer tipo de problema nem sao multados por coisa nenhuma.

          Tanta gente a falar daquilo que nao sabe.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Portanto se alguem pedir e conseguir os dados pessoais ou bancarios está tudo bem, se for uma empresa é que há problemas.

          Bem se é assim vou comecar a enviar emails e telefonar a pessoal a pedir essas informacoes. Desde que nao esteja registado como empresa nao há problema.

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Estavas a falar em relação à Comunidade Europeia!!
            Em relação à Comunidade Europeia pouco lhes interessa que um individuo esteja a pedir os dados pessoais de alguém, isso é caso para eventualmente a policia!

            Agora quando se trata de algo em grande escala ai sim justifica a atenção desse organismo!

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    Quem quer privacidade usa MeWe

    1. Avatar de Jajao
      Jajao

      Quem quer privacidade, não usa redes sociais.

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Isso não faz qualquer sentido.
        Por essa lógica quem quer privacidade não usa computador não usa telemóvel não sai de casa!!
        É possível usar redes sociais e manter parte da sua privacidade.

        1. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          Hehe isso mesmo!
          Nem 8 nem 80

        2. Avatar de Alfie
          Alfie

          E qual é a parte da minha privacidade que é mantida? A de cima ou a de baixo?

          1. Avatar de Lucas
            Lucas

            Quanto menos saberem sobre você melhor.

      2. Avatar de Lucas
        Lucas

        Se fosse assim, as pessoas não usariam redes descentralizadas e baseadas no anonimato. Vide a DP.

    2. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Já usei mas para “viver” numa rede deserta não faz muito o meu estilo…

      Pontos de interesse são escassos e os contactos que tenhas ou venhas a ter não te ligam nenhuma…

      A minha rede social são as pessoas reais. Abraço…

  4. Avatar de Lucas
    Lucas

    Para os que acham que prezar pela privacidade é inútil, sugiro leitura:
    https://www.privacytools.io/

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Tem boas alternativas, apesar de não concordar com a escolha do Firefox. A Mozilla tem como principal financiador a Google à muitos anos, e todos sabemos que a Google consegue ser pior que o Facebook no que toca à recolha de dados. E nisto do dinheiro, manda quem o lá mete, o resto é RP.

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Firefox é uma das únicas alternativas de browsers que é open source e não usa o motor blink, nem é baseado no projeto Chromium.
        Isso já demonstra muito a seu favor.
        Pra quem quer privacidade a nível master: Waterfox, Basilisk e Tor.
        Abraços.

  5. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    E, o pior nem é a questão da “privacidade”…

    (Alguém que expõe a sua vida pessoal e a sua rede de amigos a pessoas estranhas/desconhecidas está preocupado com a mesma?)

    O Facebook é, provavelmente, a rede social mais controlada que existe, no que toca à informação que é nela permitido circular.

    Se soubessem vocês da quantidade (e do conteúdo) de informação explosiva que esta rede anda a censurar…

  6. Avatar de Casuístico
    Casuístico

    FB e privacidade são antagônicos.

  7. Avatar de Grabriel Allon
    Grabriel Allon

    Este gajo é rídiculo!

  8. Avatar de Pois
    Pois

    Adeus privacidade? Como assim? Mas existe privacidade na net? Quem é que escreveu isto??? Parem de usar o Facebook e menos choro!

  9. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Parece piada de 1 de abril!
    Alguma vez eu iria fornecer a minha password de e-mail a alguém?!

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      tens de ser mais esperto que eles, até davas a pass a troco de milhões e depois mudavas a mesma LOLOLOLOL!!

  10. Avatar de MACnista
    MACnista

    .. e pronto o Facebook pede e nós damos, um dia o Facebook diz/pede para matar a família e nós… há cada totó!!!

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      eu estou de bem com o Facebook porque ele nem sequer existe na minha vida!!!

  11. Avatar de Zé das Couves
    Zé das Couves

    Pediu a password do email, o Facebook? Desde que peça só aos malucos da Terra Plana, acho bem; Há que identificar os doentes e tratá-los!

  12. Avatar de anónimo
    anónimo

    facebook for ban de te conheçer.

  13. Avatar de Fulano
    Fulano

    Este post é completamente sensacionalista e para não falar que parece mais uma “noticia” do Correio da Manhã. Ao que parece, a partida do 1º de Abril (eu também tenho email gmx.de) apanhou meia duzia de paranoicos, e aqui ainda se discute sem pesquisar…

  14. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Acho que existe muita gente que devia ler o artigo novamente e ver a imagem… e pensarem um pouco…talvez era melhor antes de escreverem certos comentários…