O Facebook poderá desaparecer da Europa? Ao que parece… sim!

169 Comentários

Atualmente é quase inconcebível viver sem redes sociais, em especial sem o Facebook. Na verdade, para muitos esta plataforma já se confunde com a própria internet. Para outros, é uma montra para a sua profissão. Mas isso poderá mudar.

Segundo o braço de ferro entre a União Europeia e o Facebook, a rede social de Mark Zuckerberg poderá “desaparecer” da Europa. Vamos perceber a razão.

Facebook Europa dados tribunal rede social

O Facebook pode sair da Europa?

O resultado da decisão preliminar de um tribunal irlandês, no mês passado proíbe a transferência dos dados dos utilizadores europeus para os EUA.

Se a decisão se mantiver e o Facebook ficar proibido de transferir estes dados, a rede social argumenta que não conseguirá manter os seus serviços. Assim, e de acordo com o que foi revelado, a única opção é mesmo o fim do serviço na Europa.

Facebook Europa dados tribunal rede social

Facebook ameaça também retirar o Instagram

Segundo as declarações do Facebook, no âmbito da resposta a esta decisão, ao não poder fazer a exportação de dados, o serviço simplesmente não conseguirá funcionar. Assim, e caso se concretize essa decisão, não se limitará à rede social. Também o Instagram será afetado e terá o mesmo fim.

A decisão de impedir a exportação de dados prende-se com questões de segurança e privacidade. A Comissão de Proteção de Dados irlandesa, que coordena as restantes comissões de proteção de dados na União Europeia do RGPD, pretende assim impedir que os dados pessoais dos cidadãos europeus saiam do continente.

Facebook Europa dados tribunal rede social

Segurança e privacidade dos cidadãos da Europa

O Facebook decidiu recorrer da decisão do tribunal irlandês, que concedeu uma suspensão até que a disputa legal entre as partes fosse resolvida. Foi nesse recurso que surgiram as informações agora apresentadas. Há ainda uma queixa do Facebook sobre imparcialidade, uma vez que outras empresas não estão sobre o mesmo escrutínio.

Alega ainda que não teve conhecimento do processo antes da decisão e que terá pouco tempo para o implementar.

Este parece ser um braço de ferro que o Facebook está a começar com a Europa, ameaçando suspender vários serviços imensamente usados pelos europeus. Do outro lado está uma entidade que quer assegurar a privacidade dos cidadãos.

Privacy Shield anulado: Europa não confia na privacidade aplicada aos dados nos EUA

Comentários

169

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Então e aqueles que precisam do face por motivos profissionais e outros? Como vai ser? Eu uso para certos fins que não seja cusquice como certas pessoas, mas uso para divulgar as certas áreas de o Facebook acabar na Europa o que acho que vai ser um belo tiro no pé perdem milhares de euros, mas pronto

    1. Avatar de DB
      DB

      Mas alguem usa o Facebook para fins profissionais? Até pode pensar que sim, mas o resultado é fraco.

      1. Avatar de fim do mundo
        fim do mundo

        Isto á basicamente comentar sem estar dentro do assunto.

        Então não usam, milhares de empresas, ao contrario do que pensa o resultado é enorme e bastante lucrativo, ao estarem presentes nas redes sociais, visto que através do uso da mesma é que publicitam as suas atividades. e através disso é que as pessoas vão tomando conhecimento da sua existência e partilhando para outros.

        há uma grande envolvimento empresarial nas redes sociai há muitos anos, tem vindo a ganhar cada vez mais força, se acabarem com elas imagina o estrago que vai ser.

        Existe empresas que só funcionam inteiramente online via pagina de Facebook e outras em grupos dedicados.

        ou julgas que anda tudo em sites dedicados, anda tudo é presente onde tem mais viabilidade de serem vistos, nas redes sociais onde anda toda gente.

        1. Avatar de GM
          GM

          Eu sou gente, e não ando por lá! E agora?
          Aliás, até te posso dizer o seguinte: quando alguma empresa me diz que posso consultar a sua página de FB, digo que não, pois não tenho FB. Pergunto,sim, se não tem site institucional. Ah, sim, mas não está actualizado. Ao que eu respondo: azar para si, estivesse actualizado. Fim de conversa.

          1. Avatar de Woot!
            Woot!

            Esta também é a minha atitude. Não tem site para publicitar o produto? End.

            Facebook é tão rasco e tão pouco profissional que quem só está lá não merece a minha atenção.

          2. Avatar de Asdrúbal
            Asdrúbal

            És um iluminado, um herói…

            Faz-me lembrar aquela malta que à uns anos não usava telemóvel porque a radiação fazia mal… lol

            “quando alguma empresa me diz se pode ligar para o meu tlm, digo que não, pois não tenho tlm. Pergunto,sim, se pode ligar para o telefone fixo. Ah, sim, mas eu não estou sempre em casa. Ao que eu respondo: azar para si, ligue quanto eu estiver. Fim de conversa.”

            E o que dizer dos iluminados que não usavam mail porque não era seguro? O FAX é que é!

            “Queres enviar-me uma mensagem e não tens FAX, azar o teu. Fim de conversa”

            Tipo, gajos que vivem numa bolha onde o resto do mundo não interessa, arrogante!

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Nem todos possuem acesso á internet. Assim sendo site institucional e comercio electrónico não faz sentido. E para que serve a Netflix se muita gente nem possui smart TV?
            Aliás se há quem não saiba ler porque é que existem livros?

          4. Avatar de Luís Silva
            Luís Silva

            GM não deves ter qualquer tipo de senso e sensibilidade, azar é o teu a empresa tá-se a borrifar contigo

          5. Avatar de LR
            LR

            És o maior da tua aldeia. Parabéns!

          6. Avatar de luis nascimento
            luis nascimento

            face para trabalhar………não sabia. sempre a aprender.

          7. Avatar de Troll
            Troll

            Miúdo inadaptado….

        2. Avatar de Luís Silva
          Luís Silva

          Subscrevo as sua palavras

        3. Avatar de GM
          GM

          Parabéns tb para ti!

      2. Avatar de LR
        LR

        Engraçado, o Facebook é considerado “apenas” a melhor rede social para fins profissionais e comerciais. Mas se dizes que não é assim, vou já avisar os vários analistas que o dizem. No fundo, são uns saloios que não sabem o que dizem, esses tais analistas.

        1. Avatar de GM
          GM

          Nunca comprei nem vou comprar nada através dessa coisa. Aliás, nem sequer tenho conta. e quando tinha não perdia lá tempo. Criei conta na altura da troika porque alguém de disse que seria bom para divulgação. Pois, só me dava asco e vómitos quando acedia à página.

          1. Avatar de Cicrano
            Cicrano

            E porque estás a perder tempo a comentar sobre algo que não te interessa?
            Calado eras um poeta…

          2. Avatar de GM
            GM

            Estás preocupado pelo tempo que perco ou deixo de perder? Vai andando, para não perderes tempo, anda.

          3. Avatar de Luís Silva
            Luís Silva

            Entáo é porque não sabes o que é ter necessidade, eu uso e pra minha mulher, e pra ajudar associações. Se não fosse o face era mais difícil.
            Em vez de andares em com azia contra o face, fica as melhor calado e pensa no que é positivo o face e no qual ajuda muita gente.
            Pessoas como tu não precisamos, graças a Deus não tens conta no face.

          4. Avatar de LR
            LR

            Lá por tu não comprares, não quer dizer que outras pessoas não comprem, ou pelo menos tomem conhecimento de produtos, campanhas, etc. Portanto, no teu caso concreto, se não tens conta em redes sociais, não tens que te preocupar se o Facebook (e outras) se vão embora da Europa, certo? Vá, vai p’ra dentro, não te incomodes mais.

          5. Avatar de FAR
            FAR

            Tanta azia e isto é apenas uma hipótese bem remota.
            Há realmente demasiada gente viciada no facebook.

        2. Avatar de Filipe
          Filipe

          Sim, realmente ditos analistas em vários campos, quando vamos ver o track record acertam pouco mais que os astrólogos.

          1. Avatar de Fernando
            Fernando

            Espero bem que o Facebook volte ao tribunal e aprender que um monstro social nunca deve estar acima dos direitos humanos,nunca pode mentir ou enganar se . Espero bem que o
            Facebook vá desaparecer

      3. Avatar de rafa
        rafa

        que comentário mais burro. Este DB lol

      4. Avatar de RA
        RA

        Percebo a situação, no entanto o mercado livre tem sempre alternativas. Adeus Facebook, olá (outra rede social). Não se preocupe que assim que todos perderem o acesso, logo aparece uma nova para o substituir.

        1. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          O problema é que apesar de existir umas quantas, ninguém lhes liga nenhuma porque o FB é que é a única que presta. Eu pessoalmente também não tenho pagina no Facebook e tenho pena apenas e só por causa dos grupos a que estava associado (eu até tinha “zero” amigos nesta rede social)mas como esta rede não me deixa ter um perfil, amigos na mesma…

          Pessoalmente sou mais fã dos antigos fóruns mas o pessoa só sabe ver é FB à frente dos olhos…

          1. Avatar de Milhais
            Milhais

            Concordo contigo, mas se isto fosse para frente e se as redes sociais do Sr. Mark forem canceladas na Europa, vao surgir, espero eu, redes sociais Europeias que trataram dos dados na Europa. Todos na Europa “migrariam para essa rede social”, de resto tudo se mantém na mesma, ate possivelmente podia ser o Próprio Facebook a fazer uma segunda rede social. O impacto nos negócios pouco se iria sentir. E se precisas do mercado mundial, sempre poderias usar uma VPN e criar conta no Facebook.

      5. Avatar de Hugo
        Hugo

        É resultado para alguns, mas para outros é a maior fonte. Mas aqui no geral falta uma GRANDE noção da realidade.
        E não estou a falar de colocar likes e partilhas.

        Há empresas a faturarem milhares e milhares só pelo facebook. Então se falarmos do negocio do dropshipping.

        Por exemplo vê as campanhas activas do Continente.
        https://www.facebook.com/ads/library/?active_status=all&ad_type=all&country=PT&view_all_page_id=259211337438&sort_data%5Bdirection%5D=desc&sort_data%5Bmode%5D=relevancy_monthly_grouped

        Aqui está muito dinheiro investido em publicidade. E se continuam a investir não é porque o resultado é fraco.

        Há casos em que uma loja pode facturar 100mil euros num mes, mas investiram entre 70 a 80 mil só em publicidade no facebook.

        Outro negocio é a dos influencers. Arranjas um bom influencer, com muitos seguidores no Instagram, pagas a esse influencer para mostrar o teu produto e boom! Se o produto for bom e o influencer ter seguidores de jeito é uma mina para a empresa. Prozis diz-te alguma coisa? Tlz 90% do negocio deles deriva ou derivou deste metodo.

        Em Portugal os preços não estão tão exagerados, mas nos EUA há influencers a cobrarem entre 20 a 50mil por post ou Stories. Depende do grau de celebridade e de seguidores.

        Caiam na real e deixem de ser retrogados, o que não devem ser por completo pois estão a ler esta noticia que vos apareceu de certa forma numa rede social .. Se isto vai a frente, muitas mas muitas empresas iram a falencia em toda a Europa e com isto do COVID a ajudar então …

        1. Avatar de GM
          GM

          Influencer’s? E esses são o quê? Alguns deuses para serem seguidos cegamente?

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ignorares *

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ignorares que existem não faz com eles não sejam viáveis para o negócio. Um dia quando cresceres e te tornares um adulto e quiseres montar um negócio, vais perceber.
            Vá, agora devolve o telemóvel a mamã e vai dormir

      6. Avatar de Ivan Lagom
        Ivan Lagom

        Ignorância

    2. Avatar de Stalin
      Stalin

      Facebook para fins profissionais… E como é que fazias antes?

      1. Avatar de fim do mundo
        fim do mundo

        Antes, tinha de meter anúncios no jornal e pagar para distribuir panfletos como ainda fazem os supermercados, com as redes sociais isso deixou de ser preciso e deu origem a outros horizontes.

        Com através das redes sociais conhece-se negócios que antigamente nem sequer se conheciam porque estavam restringidos a área onde estavam localizados, hoje já estão conhecidas a nível nacional e internacional.

        1. Avatar de GM
          GM

          Os folhetos dos supermercados vejo….nos sites dos supermercados, os quais subscrevi para receber as novidades no meu e-mail.
          Quando necessito de algo, vou à procura (online). Posso nem sempre encontrar, pelo menos à primeira abordagem, ou mesmo à segunda. Mas sou eu que vou à procura, não espero que os produtos / empresas me entrem pelos olhos dentro.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Se vais procurar online aparecem-te primeiro anuncios pagos e cujos anuncios são feitos para que aparreçam nos resultados da tua pesquisa.
            Isso é apeneas uma fatia do marketing, se tivesses uma empresa saberias que todas as fatias contam. Mas isto não é sobre ti nem sobre como tu estas na vida, trata-se que isto afecta o negocio de milhões de pessoas e não de mesquinhos da internet

          2. Avatar de GM
            GM

            Hugo, como disse acima.Quando vou à procura de algo, não me fico pela 1ª coisa que me é colocado à frente dos olhos. Tal como os diversos contactos que recebo para aderir a esta ou àquela campanha de comercializador de energia. Nunca dá da maneira que o cliente quer, tem de ser como o comercializador pretende, e no momento pois a campanha é só daquela forma. Pois, lixam-se, para não ser mais directo, a conversa fica por ali. Mas passadas umas semanas voltam ao ataque. Podes ter muita razão com a maioria das pessoas, mas nem todos funcionam assim. Sabes, alguns são mais retrógrados, ou pés-assentes-na-terra. Ou kotas, se quiseres.

      2. Avatar de LR
        LR

        Amigo, muitas formas de negócio foram-se desenvolvendo com as novas tecnologias e facilidades que foram aparecendo. Segundo muitos analistas (se não mesmo todos) o Facebook é a melhor rede social para negócios. Não vejo onde está a questão.

        1. Avatar de GM
          GM

          Globalização, queres tu dizer. Vê para onde ela se dirige. Progressivamente para a auto-suficiência. Globalização, sim (produtos que não existam ou não possam ser produzidos localmente). Deslocalização, não!

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Sim, para burlas é o melhor sitio sem dúvida

          1. Avatar de Fernando
            Fernando

            É mesmo .

    3. Avatar de Woot!
      Woot!

      lol Facebook para fins profissionais…só se for lojinhas de roupa feita à mão e outras profissões dessas.
      Já ninguém usa o facebook para nada, nem para fins pessoais nem profissionais.

      1. Avatar de fim do mundo
        fim do mundo

        não saias da caverna não.

        1. Avatar de Gervásio
          Gervásio

          Tu é que estas na caverna pá. Facebook é a rede social do passado.
          Foi usado, mas agora ninguém uma excepto kotas

          1. Avatar de GM
            GM

            Depende dos kotas.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Instragram tambem é do passado? Pq tambem sai da Europa.

            Vá continua la ver as gajas que segues no instagram enquanto podes e ignora o facto de que de 3 em 3 posts tens um anuncio de empresas que não percebem nada do negocio (tu é que percebes) e que gostam de la estar e gastar dinheiro em publicidade porque ninguem usa as redes sociais.

            Impressionante a quantidade de gente sem noção …

    4. Avatar de Peace
      Peace

      Mas tu achas realmente que o Facebook vai abdicar do mercado europeu?

      1. Avatar de Zé Maria
        Zé Maria

        Não é isso k está em questão, é a Europa abdicar da rede de espionagem americana 😉 mal por mal mais vale termos a nossa! Sob tutela das nossas leis Europeias 🙂

      2. Avatar de Fogo Ardente
        Fogo Ardente

        Lembro o caso pior ainda de manipulação de opinião pública que decorreu com a Cambridge Analytica e decorre ainda com outras empresas relacionadas com propósitos que são nefastos para os interesses da União Europeia (o Brexit foi exemplo disso, a eleição de Trump foi outro mas nisso não temos tantas dores de parto). Há também a China e a Rússia que têm atacado fortemente as redes sociais para implementar as suas próprias agendas. E as pessoas nem se apercebem que estão a ser manipuladas! Um caso presente relaciona-se com o Chega, que recorre a milhares de perfis falsos para manipular informações e criar fake news interessantes ao seu crescimento. Depois vai-se a ver e eles têm todos reuniões internacionais! Procurem nas notícias recentes se acharem que isto é tudo conspiração. É clarinho como a água!

    5. Avatar de FAR
      FAR

      A “Europa” não perde nada com a saída do Facebook. Já os seus cidadãos ganharão em privacidade e respeito pelos seus dados. Idealmente, com a retirada a acontecer os europeus passarão a usar outros veículos sociais que não este, de modelo americano e, por conseguinte, seguidor por inteiro dos seus valores capitalistas pró-consumismo.

      Uma alternativa mais “humana” já faz falta há anos.

      Quanto a questões profissionais. Carissimo, o mercado tecnológico muda muito, muito rapidamente. O que hoje é valioso e desajável, amanhã pode deixar de o ser. E vice-versa. É adaptar ou ficar obsoleto. É assim desde o princípio e, pelo que se pode ver atualmente, não parece que vá abrandar.

      1. Avatar de Fogo Ardente
        Fogo Ardente

        Concordo! E já chega de sermos manipulados por interesses estrangeiros, veja-se o caso da Cambridge Analytica! O Brexit foi uma das suas criações (nunca teria ganho se não tivesse tido o auxílio deste tipo de empresas).

    6. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Rede social para motivos profissionais? -> Linkedin
      Agora se for o facebook workplace que te estejas a referir, de facto a conversa já é outra.

    7. Avatar de Victor
      Victor

      O facebook não é único. Tantos outros métodos de comunicação-

    8. Avatar de Zé Maria
      Zé Maria

      As pessoas têm que perceber que vendas online podem ser feitas recorrendo a muitas plataformas. O grande problema é, muito mais do que a aquisição de informação e meta-dados, a manipulação das opiniões dos utilizadores! Temos que o Trump só foi eleito graças a manipulação massiva de informação e, muito pior ainda, como se viu com o caso da Cambridge Analytica, o Reino Unido deixou a UE graças a estas táticas! Interesses estrangeiros provocaram situações imponderáveis na Europa. Chega desta m*rda!

    9. Avatar de Fogo Ardente
      Fogo Ardente

      Está ao contrário! Criam-se soluções “in house” para criar mais riqueza dentro da Europa. O mercado das TI está em constante mudança.
      Além disso, parava-se com a recolha absurda de meta-dados para o governo e empresas americanas, que ainda por cima permitem a manipulação de informação em massa por empresas como a Cambridge Analytica. Sem o seu auxílio nunca o Brexit tinha ganho!! Isso são ingerências grandes de países estrangeiros nos interesses europeus. Cá em Portugal temos o exemplo do Chega que criou uma rede com milhares de perfis falsos para manipular informação e permitir crescer à pala de fake news e mentirinhas, uma agora, outra amanhã… E esses partidos de extrema direita usam todos esta tática na Europa. Lá fora temos o caso da eleição de Trump.. mandem aquilo abaixo depressa!!

  2. Avatar de Gajo
    Gajo

    Ja’ vai tarde

    1. Avatar de Zé Maria
      Zé Maria

      Pois já. Causou danos tremendos na estrutura da UE. Veja-se o caso da Cambridge Analytica, onde ocorreu uma manipulação massiva de opinião pública para influenciar a saída do Reino Unido da UE. Isso foram puramente interesses estrangeiros. Já chega dessas promiscuidades perigosas!

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Fazem o que bem lhes apetece com os nossos dados e ainda fazem birra.
    Será que o Facebook vai abdicar de Biliões em publicidade?

  4. Avatar de Ze
    Ze

    Que vá em boa hora.

  5. Avatar de Nelito
    Nelito

    Que pena , já não durmo descansado a penar como é possível …….

  6. Avatar de Vicente vidigal
    Vicente vidigal

    então como é que é?

  7. Avatar de Vicente vidigal
    Vicente vidigal

    fico á espera!!

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    O que a Europa tem de fazer é obrigar o Facebook, Google, Twiter, etc., a pagar o que tem a pagar, se saírem é uma grande oportunidade para os europeus preencherem esses “buracos”! Não há outro caminho!

  9. Avatar de O Silva
    O Silva

    Ver para querer!

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Para querer o quê?

      1. Avatar de GM
        GM

        Ele queria dizer “crer”.

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Como se a Europa fosse uma nação e tivesse que seguir uma diretiva de um tribunal de um determinado país. Então se o presidente americano for o mesmo a Europa pode contar com sanções direccionadas aos países que seguirem essa directiva. Realmente a UE é uma comédia.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Por acaso leste o texto todo? Leste a parte da coordenação?

  11. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Já ontem era tarde…

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    As coisas que a Europa inventa para andar sempre a extorquir dinheiro ás empresas Norte Americanas!
    Já todos sabem como isto vai ficar. Tudo se resolve com dinheirinho…..

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Mas não é o mesmo que o trump está a fazer com o tiktok?

  13. Avatar de Claudio Pinto
    Claudio Pinto

    Eu gostava de saber quando é que os donos das redes sociais começaram a pensar que o produto deles é um bem essencial? Queres ir? vai, boa viagem, pode ser que a sociedade fique um bocadinho melhor ou no minimo que uma epmresa europeia peque nesse mercado.

  14. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Vamos voltar todos ao Hi5 e Orkut?!? MSN e MirC!?!

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Bons velhos tempos

    2. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      O Mirc era fixe para mandar a malta morrer longe para não cheirarem mal…

  15. Avatar de Filipe Medeiros
    Filipe Medeiros

    É fazer o que os EUA fizeram a tik tiok. Base de dados na UE, criar postos de trabalho e doar dinheiro.

    1. Avatar de Asdrúbal
      Asdrúbal

      Pois… claro, sim…. lol
      E já agora, a terra é plana, o homem nunca foi à lua e o Pai Natal realmente existe…

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Não sei se a terra é plana nem se o homem já pisou a lua…mas quem me dá as prendas no Natal?! No Pai Natal claro que acredito…

  16. Avatar de Paulo
    Paulo

    Tomara já.
    Seria uma boa oportunidade para a Europa começar a ter as suas próprias redes e criar a sua “sillicon valley” protegendo os dados dos seus cidadãos sem depender dos gringos. A Europa ainda continua a ser (até quando?) o local mais civilizado do mundo.

  17. Avatar de GM
    GM

    Nunca devia de ter nascido, quanto mais ter-se tornado uma empresa global com o poder que tem.

  18. Avatar de Vilna
    Vilna

    Se o Facebook não fosse um colosso até podia acreditar mas assim é fácil perceber que brevemente tudo volta a serenar com acordos e promessas.

  19. Avatar de Rato do Cáster
    Rato do Cáster

    Para a maioria de nós a internet já existia antes das redes sociais!
    E eramos todos muito felizes 🙂

    1. Avatar de Asdrúbal
      Asdrúbal

      E depois à uma coisa chamada evolução

      Antes das redes sociais eramos todos muito felizes e já depois das redes sociais muitas outras coisas novas surgiram e/ou foram evoluídas, muitos de nós continuam muito felizes

      Sabes que a cada 365 (e 6 horas) dias a terra dá uma volta completa ao sol?

      1. Avatar de GM
        GM

        Deve saber, sim. E aposto que não terá sido nas “redes sociais”, muito menos no Facebook.

      2. Avatar de Migas
        Migas

        E também HÁ uma coisa chamada saber escrever. Penso que a evolução não impede tal “coisa”!

      3. Avatar de Paulo
        Paulo

        Sabes que tudo tem um inicio e tudo tem um fim? A isso também se chama evolução!

  20. Avatar de Rui
    Rui

    “Atualmente é quase inconcebível viver sem redes sociais, em especial sem o Facebook.”
    Eu vivo sem redes sociais em especial/principalmente sem o facebook e adivinhem ainda continuo vivo e também não é por isso que esteja na idade da pedra.
    O que será inconcebível é acabarem com o facebook na Europa, de acordo com o Worldmeter são perto de 750 milhões de pessoas, claro que nem todas têm facebook, mas ainda assim é uma grande fatia de receitas. No entanto uma pequena parte do bolo do facebook.
    Não acredito que vá avante, parece mais uma chamada de atenção do que outra coisa qualquer.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      É apenas bluff, todas as empresas vão ter de cumprir com a legislação europeia e os dados não podem transitar para fora da europa, era o que mais faltava depois de todos os abusos perpetuados pelos US/UK, China e Russia, a Microsoft, Amazon, Google e outras empresas já cumprem e começaram a fazer esforços para cumprir bem antes das medidas entrarem em vigor, o facebook pensava que ia ser previlegiado, mas a verdade é que ninguém precisa de facebook, não tenho conta em nenhuma rede social e pelo que vejo na rua, restaurantes, hoteis, viagens, concertos, etc, sou mais feliz e aproveito bem melhor a minha vida.

  21. Avatar de Rui
    Rui

    “Atualmente é quase inconcebível viver sem redes sociais, em especial sem o Facebook.”
    Eu vivo sem redes sociais em especial/principalmente sem o facebook e adivinhem ainda continuo vivo e também não é por isso que esteja na idade da pedra.
    O que será inconcebível é acabarem com o facebook na Europa, de acordo com o Worldmeter são perto de 750 milhões de pessoas, claro que nem todas têm facebook, mas ainda assim é uma grande fatia de receitas. No entanto uma pequena parte do bolo do facebook.
    Não acredito que vá avante, parece mais uma chamada de atenção do que outra coisa qualquer.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Por acaso essa frase inicial deu-me vontade de rir mas fiquei a pensar no “quase” e depois lembrei-me “Eu pertenço a esse grupo”… 😀 😀 😀 😀 😀

  22. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Se o Trump pode obrigar o tiktok a ir para os Estados Unidos, também podemos obrigar o facebook a vir para cá.. que abram uma sede e que a info de cá seja restrita à sede de cá.. eazy peezy..

    Mania dos americanos quererem tudo á maneira deles..

    1. Avatar de Asdrúbal
      Asdrúbal

      O Facebook já tem sede na europa, é em Dublin na Irlanda

      E também tem data-centers por cá (dados guardados por cá), a questão não é essa, a questão é a transferência desses dados para os EUA para tratamento

  23. Avatar de Rafael
    Rafael

    Não acredito que o Facebook consiga cumprir esta ameaça, visto que são muitos utilizadores que iriam perder, o que fará com que o Facebook tenha uma quebra nos lucros! Nos dias de hoje acho que substitutos não iriam faltar…

  24. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Solução: Aceder através de uma VPN
    Pronto, este não assunto está resolvido.

  25. Avatar de Ricardo Abranches
    Ricardo Abranches

    Óptima noticia, acaba um dos maiores espalhadores de Fake News.
    É só pena ser bluf

  26. Avatar de António Silva
    António Silva

    Só acredito vendo… Mas também com a alteração que fizeram para quem usa computador, também não ajuda nada a popularidade. De qualquer forma não faltam por aí redes sociais alternativas. Voltamos ao MySpace!

  27. Avatar de jose
    jose

    Bloqueiem facebooks, tiktocks e afins que não sejam europeurs. Este tipo de programas deve ser de origem europeia e só utilizado na europa

    1. Avatar de Zé Maria
      Zé Maria

      Exato, parece haver uma guerra de controlo de informação entre Rússia, América e China. A Europa anda a ver navios… Mas também não quero andar a ser espionado por eles, mas em alternativa, que cada um tenha o seu “mercado de ação”

  28. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Há a dita ameaça!! Temos pena mas o facebook não pode transferir dados de cidadãos europeus para o pais do Trumpalhadas!! Se acabar, acabou!! O bom disto é o fim do terreno dos predadores sexuais (monstros).

  29. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Há aqui muita gente que não tem noção da importância do Facebook, claro que tem muita porcaria lá no meio. Mas sou exemplo disso e sei que é uma mais valia para empresas e particulares, quem não o acha é porque ainda não se apercebeu ou nem ainda precisou.
    Muita coisa se desenvolve e se conhece através do face. Temos de ignorar certas pessoas que são do contra, pois são pessoas devem andar com algum problema ou tem raiva de algo.
    Eu em vez de ver só o mal vejo o que há de bom. Em vez de deitar fora tudo de uma vez, deveria se reparar o que está mal e melhorar o que está bom.
    Pena tenho de quem venha para aqui dizer só o mal e não vê o quanto é importante o Facebook.

    1. Avatar de Ricardo Abranches
      Ricardo Abranches

      Tudo isso pode ser feito por outras apps e de outras formas. Seria até uma forma de inovação aparecerem outras soluções. Isso neste momento é impossível devido a canibalização que o fb faz do mercado

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Tens o Twitter para engagement e devido à restrição de caracteres corta imenso da toxicidade do qual o Facebook inerentemente sofre. O que não tens é acesso aos dados demográficos como tens via Facebook, mas a questão é que nunca deverias ter acesso a eles se a o GDPR fosse levado à letra e o Facebook fosse colocado sobre o escrutínio que merece.

    3. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Se achas mal o facebook acabar, mesmo que apenas na europa, só podes ter palas nos olhos e não ter noção de nada que se passa à tua volta.
      Empresas que se façam valer do facebook para algo mais que não divulgação do nome instuticional não merecem estar vivas, é falta de visão e má gestão. Quanto aos particulares prefiro nem comentar…
      Pena que não passe de bluff barato por parte do facebook.

  30. Avatar de luis manuel
    luis manuel

    O Facebook deveria ser banido da Europa, faz falta para nada, a Europa pode ter a sua própria rede social assim como fizeram os chinês eles vivem sem o face.

  31. Avatar de Daniel
    Daniel

    Era a melhor coisa que poderia acontecer na Europa actualmente, e já vem tarde.

  32. Avatar de Daniel
    Daniel

    “Atualmente é quase inconcebível viver sem redes sociais, em especial sem o Facebook.”

    Isso é dependência doentia… a pandemia e a toxicidade das pessoas fez-me largar o Facebook e passado o período do síndrome de abstinência sinto-me livre e destressado como não me sentia há anos.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Mas olha que tanto no FB como por exemplo aqui no blog do Pplware no que toca a comentários “tóxicos” a coisa anda elas por elas. Muda a plataforma mas o ódio e o fundamentalismo está bem presente onde quer que seja…

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Mas a diferença é que no pplware ou caixas de comentários de sites noticiosos eu só sou “contemplado” com essa toxicidade se escolher ler os comentários, já no Facebook é de imediato, é nas partilhas que me chegam de conhecidos, é no meu feed nas caixas de comentários pois mostra sempre 2 ou 3 comentários pelo menos. No Facebook “enfiam-te” pelas ventas a dentro sem teres uma única palavra a dizer.

        1. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Sim, isso é verdade então para quem participar em grupos de discussão…

          … mas depois ninguém quer mudar de rede social (porque funciona bem no “telele”…

  33. Avatar de Gondzilla
    Gondzilla

    O Facebook dificilmente irá sair da Europa, pois é um mercado demasiadamente grande. Estão a fazer o choradinho e a as ameaças para ver no que dá e ver se a Europa lhes dá importância. Mas o caminho será o que outras gigantes tecnológicas americanas tiveram de fazer para se manter pela Europa e manter pela Europa os dados dos utilizadores: abrem datacenters por cá, e assim cumprem as regras, tal como as outras o fazem( e.g.: Microsoft, Amazon, Google)

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Eles têm datacenters na europa, dos maiores datacenters do mundo, o problema é que eles gostam de transitar dados para os US para “tratamento”.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Tratamento!? Porque é que não chamas pelo nome que é ESPIONAGEM.

        1. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          O intuito real é perfilagem, conhecerem as tuas preferencias para te poderem cativar a atenção, direccionar comercialmente e até moldar a tua forma de pensar com direccionamento de posts, noticias e ads aos quais és mais susceptivel, tudo isto com a agenda de passares mais tempo na plataforma e dares mais lucro.
          Depois, devido à intromissão de determinadas agências governamentais a espionagem também será uma realidade, embora não seja essa a agenda do facebook.

          1. Avatar de K4k0
            K4k0

            O único comentário com noção do que se trata realmente este problema que enfrentamos.
            As redes Sociais, podem ter vários propósitos, como foi dito acima, profissionais, de lazer,etc….mas também podem ser deveras nefastas, como cyberbullying, pedofilia e afins. Mas o propósito real das empresas é apenas um só, monetização das suas redes sociais, através da venda de anúncios nas plataformas.
            É precisamente feito através desses “tratamentos” chamados de perfilagens, para mim isso é altamente inadmissível, porque todos nós temos o direito de manter privado as nossas informações e/ou metadados.

      2. Avatar de Gondzilla
        Gondzilla

        Exacto. E nesse caso é fácil responder aos apelos da Europa. Não movam os dados para os EUA. Se precisam de ser “tratados” tratem-nos por cá.

  34. Avatar de Diogo
    Diogo

    Eu não estou muito preocupado com tal, mesmo que o Facebook desapareça outro projeto ira aparecer no mesmo lugar. Pode ser que alguém acorde e comece a dar valor as redes sociais descentralizadas, ou projetos p2p que nem precisas de servidores podes comunicar diretamente entre dispositivos.

  35. Avatar de njag
    njag

    Facebook? Isso não é o que entretem os velhotes quando não está a dar o Goucha e a Cristina na tv?

  36. Avatar de GM
    GM

    NETFLIX: The Social Dilemma

  37. Avatar de papagaio
    papagaio

    Tanta convesa …á volta do mesmo,dados mas qual é a diferença se estão nos states ,na europa ou na china?Querem ver que os nossos queridos lideres ,secretas e afins tratam melhor os nossos dados do que os outros?Devem dar-lhes miminhos e levar a jantar fora.Quem não quer que os dados (super sensiveis,top) andem por ai tem uma solução simples,não os coloca em tudo o que é sitio,é tudo vedeta agora.

  38. Avatar de papagaio
    papagaio

    Tanta convesa …á volta do mesmo,dados mas qual é a diferença se estão nos states ,na europa ou na china?Querem ver que os nossos queridos lideres ,secretas e afins tratam melhor os nossos dados do que os outros?Devem dar-lhes miminhos e levar a jantar fora.Quem não quer que os dados (super sensiveis,top) andem por ai tem uma solução simples,não os coloca em tudo o que é sitio,é tudo vedeta agora.

  39. Avatar de Mike
    Mike

    Já vai tarde…

  40. Avatar de Ja foste
    Ja foste

    Já devia ter saído da Europa a bastante tempo existem outras soluções melhores que meter tudo no facebook

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      E quais são? Tinha curiosidade em saber…

    2. Avatar de PTO
      PTO

      A sério?
      Incrível como atiras isso da boca para fora mas não indicas nenhuma.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Eu ainda experimentei a MeWe e até a VK mas não me seduziram…

  41. Avatar de Alex
    Alex

    Se fizerem isso, comprovam que a Europa é mais evoluída que o resto 😀

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Sim, A Europa é evoluída até no que não interessa, especialmente nisso.

  42. Avatar de João Neves
    João Neves

    Vai embora? Gostava de fazer um like 🙂

  43. Avatar de Robin Hood da Silva
    Robin Hood da Silva

    atão? e como é que vou ver aqueles posts de gajas burras como pneus mas que põem fotos em biquíni? damn!

    Agora a sério, alguém ainda acredita na proteção de dados pessoais e que os “russos, chineses e amaricanos” não têm já os nossos perfis bem segmentadinhos, com base principalmente nas nossas pesquisas? Só se for de quem ainda não nasceu!

  44. Avatar de abc
    abc

    Que chatice….. E agora?? Será que vou sobreviver??

    1. Avatar de Zé Maria
      Zé Maria

      Ahah 😉

  45. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    E alternativas viáveis e mais amigas dos utilizadores, alguém conhece? Quais recomendam? Podemos ter nessas redes, grupos como os do Pplware do Facebook ? Seria mais interessante vermos alternativas em vez de andarmos a matar o juízo com redes “manhosas”…

  46. Avatar de xoninhas
    xoninhas

    Os meninos que andam aqui a dizer sucessivamente mal do facebook de certeza que estão agarrados a outras coisas. Deixem-se disso. Lá por não gostarem, outros gostam. E, já agora, alguém acredita mesmo que o facebook iria abdicar de um mercado maior que o americano ?? Ò ingénuos !

  47. Avatar de Luís S G Castro
    Luís S G Castro

    A internet não se confunde com o FB, nem acaba por este terminar. O que acaba é o tempo de antena para os milhares de ignorantes que por lá andam. E as empresas não encerram a sua actividade por não haver FB – há muito que as empresas estavam presentes na aldeia digital antes de haver FB nem este foi criado com este propósito. Tenham juízo. Leiam livros, jornais, vão ao cinema e ao teatro, saiam de casa para apanhar ar. Há vida para além da mediocridade.

    1. Avatar de Zé Portuga
      Zé Portuga

      CONCORDO plenamente.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      LOL Tanta ignorancia meu Deus

  48. Avatar de AlexX
    AlexX

    É fácil resumir esta história:
    Dia 4 Fev 2004 o pentágono decide fechar o LifeLog Project por queixas e motivos relacionados com a privacidade. Era uma união entre DARPA e DOD (departamento de defesa) (que duo!). Quem quiser saber os objectivos da rede, consultar a Wired nessa data.
    Dia 4 Fev 2004 e por uma coincidência daquelas, é registado o TheFacebook e o simpático Mark dá a cara. Em 2012 é aberto ao mundo e o resto já se sabe.

    Quem está preocupado que relaxe, no dia que o Facebook tiver que sair por motivos, outro simpático aparece do nada com boas intenções e a maioria cai lá.

    1. Avatar de Zé Maria
      Zé Maria

      O Facebook é nada mais nada menos que uma rede de espionagem norte-americana. Eles vendem os dados não só ao governo americano como a 3os para ganhar milhões com interesses pouco éticos. Enfim, mas cada um vê o que quer ver… Há tantos posts de gatinhos engraçados para ver e comentar.. fundamental para a espécie humana lol

      1. Avatar de PTO
        PTO

        “O Facebook é nada mais nada menos que uma rede de espionagem norte-americana.”

        A sério? Uau! Os gajos devem estar deliciados com o valor incalculável dos dados que têm recolhido sobre os gostos musicais, as escolhas de filmes, as fotos de férias, as conversas da treta, as discussões da bola, os arrufos de amigos e namorados, as discussões de familiares e o paleio de engate.

        Devem ter toda a “intelligence” americana a decifrar isso tudo para finalmente conseguirem dominar o mundo.

        Cromo!!

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          Tenta ser mais tranquilo, respira. Toma um prozac. O prozium ainda não saiu mas falta pouco. Podes desenvolver um abscesso ou cancro com tanta azia para com todos que pensam diferente.

          “Eles” não querem dominar o mundo até porque sabem que jamais o iriam conseguir. Quiseram dominar pessoas como tu e foram bem sucedidos. A imagem que transmites aqui é a de mais um produto criado e programado exactamente à imagem que pretendiam. E tardaram mais de 100 anos a consegui-lo. Já viste quantas gerações foram necessárias para formatar e instalar um sistema operativo ou modus operandi nos humanóides “inteligentes” à escala mundial? Ai credo!!..que só faltava a conspiração da fraude das atas e protocolos de zion! Mas são as ideias que lá constam que interessa, a fraude está apenas em quem pretenderam atribuir culpas.

          Não tens problemas com a tua privacidade porque sendo um produto acabado a tua vida interessa apenas a voyeurs e àqueles com programação idêntica. Ou seja, não interessa para nada. E dificilmente conseguirias entender os porquês de privacidade ser importante para uma imensa minoria e que os mais vigiados entre todos não fazem nem estão ligados a algo ilícito.

          Agora coloca a máscara e segue o programa que ainda vives a calma antes da tempestade.

  49. Avatar de Winston Smith
    Winston Smith

    Óptimo. Fim do monopólio, fim da ditadura americana, fim do uso abusivo dos dados das pessoas.
    Abre-se uma porta para novos players europeus respeitadores da privacidade, boost na economia europeia, mais liberdade e controlo dos dados passa para os cidadãos. Que bom.
    Era bom, não era? Mas não vai acontecer 🙂

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Não usas telemóvel pois não? Com tanta preocupação com os dados pessoais de certeza que não usas.

      Ah, e achar que se for na Europa não irá existir uso abusivo dos nossos dados é mesmo idealismo de inocentes.

  50. Avatar de Troll
    Troll

    Muitos aqui falam contra o Facebook, mas dos passam os dias a ver vídeos no YouTube, que é a mesma me/&%A….. mais valia estarem calados

    1. Avatar de Zé Maria
      Zé Maria

      Não tem nada a ver 😉

    2. Avatar de PTO
      PTO

      O teu nome realmente está de acordo com as imbecilidades que escreves.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Por acaso não disse nenhum disparate. Os serviços da google tambem podem estar afectados se estas leis da EU continuarem rigorosas e estupidas. A Google já perdeu muito dinheiro a custa destas leis e essa medida de sairem da Europa já lhes passou pela cabeça.

        Parafraseando “mais valia estarem calados”

  51. Avatar de Camilo
    Camilo

    É um favor que nos fazem!!

  52. Avatar de Zé Portuga
    Zé Portuga

    Vai acabar.
    Bravo. Já devia de ter acabado. Antes das redes sociais aparecerem, como o mundo se desenrascou?
    Todas elas deviam de acabar.
    Note-se que é de respeitar todas as ideias, uns a favor, outros contra. Todos TEMOS QUE RESPEITAR AS IDEIAS DE TODOS. OK.

  53. Avatar de Antonio goncalves
    Antonio goncalves

    Ja e tempo de a Europa CRAR OS PROPRIOS SISTEMAS TECNOLOGICOS. A RUSSIA JA TEM UMA NET PROPRIA. AGORA TIRAMRAM ME O WARD EO EXCEL. TENHO DE PAGAR ACORDEM EUROPEUS

  54. Avatar de Zé Maria
    Zé Maria

    Feixem essa rede de espionagem norte americana de uma vez por todas na Europa!! Quem quiser aceder que o faça usando VPNs ou proxys. É simples 🙂

    1. Avatar de PTO
      PTO

      “Feixem”? Uau! 5 estrelas!
      Tens aqui aulas de português gratuitas ( https://www.superprof.pt/blog/conhecer-o-idioma-sem-gastar-dinheiro/ ).

  55. Avatar de VC
    VC

    Sem Facebook as ovelhas perdem-se do rebanho e o pastor solta os cães…

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      A sério?

  56. Avatar de João
    João

    De que serve acabar com o Facebook e Instagram se vai haver mais formas de expionagem e controlo. Comecem é a controlar a internet a sério, de forma a banir sites ilícitos e empresas que faturam com ilegalidades. Europeus e Americanos é tudo a mesma coisa. Só querem acabar porque o acordo já não agrada. Como se a Europa não controlasse também os europeus. Acabem é com 80% da Internet e tudo se resolve. A internet é como o futebol, a justiça é outra, como se alguma vez houvesse justiça. Se houvesse justiça provavelmente poucos ou nenhuns líderes mantinham o cargo que têm.

  57. Avatar de João
    João

    De que serve acabar com o Facebook e Instagram se vai haver mais formas de expionagem e controlo. Comecem é a controlar a internet a sério, de forma a banir sites ilícitos e empresas que faturam com ilegalidades. Europeus e Americanos é tudo a mesma coisa. Só querem acabar porque o acordo já não agrada. Como se a Europa não controlasse também os europeus. Acabem é com 80% da Internet e tudo se resolve. A internet é como o futebol, a justiça é outra, como se alguma vez houvesse justiça. Se houvesse justiça provavelmente poucos ou nenhuns líderes mantinham o cargo que têm.

  58. Avatar de PTO
    PTO

    Tenho Facebook e Instagram mas seguramente que não me iria afetar a minha vida se os mesmos deixassem de existir,

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Só tenho Instagram e devo dizer que até hoje ainda não encontrei nada tóxico para comentar…

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Quando criares uma empresa e queiras expor os teus produtos ou serviços, vais perceber melhor a outra realidade. A realidade que está realmente em causa nesta medida

      1. Avatar de GM
        GM

        Sou profissional liberal, e não preciso de FB nenhum para expor os meus serviços. O tipo de serviço que presto, quem pretender, pode contactar, na página oficial da entidade que regula a actividade, os profissionais para realizarem aquele serviço.

  59. Avatar de Pedro Ladeira
    Pedro Ladeira

    A Decisão do Tribunal Irlandês está errada, porque o Regime Geral da Protecção de Dados não estabelece a proibição da circulação dos dados dentro da empresa, seja nacional ou multinacional, mas sim, garante que esses dados não são transmissíveis a terceiros sem a autorização dos próprios e a empresa detentora desses dados tem de ter um responsável e medidas adequadas de protecção!

  60. Avatar de benedeti
    benedeti

    Uso o facebook mas reconheço que esta plataforma é um antro de podridão e de ajuda a malfeitores da sociedade que a usam para postar fake news e disseminar ideologias contra a humanidade. SE for de vela não me vai aborrecer nada.

  61. Avatar de Ismael Guimarães
    Ismael Guimarães

    Tenho que dizer uma coisa simples, quem não tiver Facebook, azar o seu. Eu tenho e muitas coisas que lá estão não podem ser replicadas em mais lado nenhum pois não existe alternativa.

    Estou farto dessa ideia da Privacidade levada a um extremo que não faz qualquer sentido. Desde quando é que os tribunais devem mandar mais do que as próprias pessoas que aceitam as condições que forem precisas para usar o Facebook?

    Se calhar não percebem que não tem como haver um Facebook.eu? Afinal, até parece que a Internet não gerida pelos EUA. Isto já está mais do que na hora de ter um fim.

    Quem tiver problemas com a sua Privacidade, a opção é não usar os serviços online. Eu não tenho nenhum problema com a minha privacidade em relação ao Facebook; posso ter em relação a alguns cidadãos europeus/portugueses mas isso já são outros 500.

  62. Avatar de google
    google

    as redes sociais vai deixar porque é um perigo dizem os psicólogos clinicos e os psiquiatras foi aprovado do artigo 13º da união europeia afeta a parte física e psicólogica, o cérebro e o corpo acaba no dia 27 de novembro de 2020 foi aprovado da união europeia vai ser tudo apagado.