Número de telefone usado para segurança no Facebook está a receber publicidade

20 Comentários

O escândalo da Cambridge Analytica veio alertar os utilizadores para as questões de privacidade e, principalmente, mostrar aos utilizadores do Facebook que nem sempre os seus dados estão acessíveis e são simples de obter por terceiros.

Há, no entanto, um novo problema que o Facebook tem de lidar. De acordo com o que foi descoberto, o Facebook estará a usar os números de telefone dos utilizadores para enviar publicidade, mesmo os números indicados para as autenticações de 2 fatores.

Facebook telefone número publicidade

Foi com base numa investigação feita que foi descoberto que afinal o Facebook usa os dados que fornecemos para outros fins, violando de fora clara as regras, e que os incorpora no perfil de utilizador.

O Facebook usa o seu telefone para publicidade

Em concreto, o problema está no número de telefone que os utilizadores podem fornecer em duas situações distintas.

Na primeira, o telefone é fornecido junto dos restantes dados, e, na segunda, quando este é usado para a autenticação de 2 fatores, sem que seja explicito que este pode ser usado para a apresentação de publicidade.

Facebook telefone número publicidade

Ao incluir este número, fornecido para segurança, no perfil do utilizador, o mesmo é depois usado para fins de publicidade e para partilhar com outros parceiros e empresas, dedicadas também elas à apresentação de publicidade.

Para além deste novo método, o Facebook está também a recolher estes números de telefone da agenda dos utilizadores, associando-os depois ao perfil dos restantes utilizadores.

A defesa do Facebook e a forma como recolhem os dados

Depois de conhecido o problema, o Facebook reagiu e explicou que no seu entender não está a violar qualquer regra ou a fazer uma utilização indevida do número de telefone.

https://www.facebook.com/security/videos/10155778358606886/

A rede social está segura de que é clara a informação passada aos utilizadores sobre a forma como usa os dados que recolhe e a utilização que estes vão ter. Alega ainda que todos esses dados pessoais podem ser consultados, eliminados ou alterados na zona de gestão da conta dos utilizadores.

A solução que o Facebook recomenda e que é insegura

Para evitar a situação que agora foi encontrada, o Facebook tem uma solução simples e que deverá ser usada por todos os que não querem o seu número de telefone no Facebook.

Facebook telefone número publicidade

Esta passa por desativar a autenticação de 2 fatores baseada em telefone. É verdade que assim o número deixa de estar acessível pelo Facebook, mas, ao mesmo tempo o utilizador fica vulnerável e exposto.

Este é mais um problema com que o Facebook terá de lidar. O número de telefone de segurança não era suposto ser incluído no perfil do utilizador e assim estar exposto. Pior mesmo é que o Facebook o está a propagar dentro dos seus parceiros de publicidade.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R
    R

    E alguém sabe me explicar, porque é que o Messenger é a única aplicação que se actualiza automaticamente no meu tlm (android), quando eu tenho todas as aplicações com update manual !?

  2. Avatar de Mico
    Mico

    Mas alguém com um palmo de testa coloca um n telemóvel no Trashhbook?

    1. Avatar de EuTech
      EuTech

      +1 exatamente, ca nem uso o trashbook

    2. Avatar de N'uno
      N’uno

      Se tiveres que usar o fb profissionalmente, tens que equacionar a utilização do teu número de telefone como 2FA. Ou usas e tens um pouco mais de segurança nas autenticações, prevenindo a roubo do teu perfil, ou vives com o risco de um dia perceberes que a tua password foi mudada, mas não por ti…

  3. Avatar de Mico
    Mico

    Mas alguém com um palmo de testa coloca um n telemóvel no Trashhbook?

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      … só realmente quem não testa!!!

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Se tens pelo menos um palmo de testa, é normal que comentes coisas como se nem tivesses pensado pois a informação perde-se entre o cérebro e as mãos. Dou o desconto. Para comentar coisas sem qualquer lógica, mais vale nem comentar. Para começar, para confirmar as contas pedem número em todo o lado idêntico a este. Para autenticação de 2 factores também. Pensa antes de comentar.

      1. Avatar de Mico
        Mico

        Já pensei. A minha testa é grande porque tenho pouco cabelo. Não preciso de descontos.
        O Portal das Finanças pede. Tudo bem, é entidade oficial.
        A CGD e Mbway pede. Muito bem, estamos a falar de dinheiro onde tenho as contas bancárias. Claro que se lá tenho o dinheiro, confio nas instituições, por inerência.
        O Gmail pede. Não dou. Logo a cuscoid a pedir novamente. Já basta saberem o número por causa do horroroso android que utilizo.
        Agoro, estamos a falar do… Trashbook. é uma rede irrelevante. mas alguém coloca um número de telemóvel no Trashbook? Já vi que há muitos, mas isso será a seleção natural a tratar disso.

        1. Avatar de Nuno Ferreira
          Nuno Ferreira

          Pois eu prefiro confiar mais no Trashbook do que em instituições oficiais (governamentais ou bancos que btw não investem metade do que o FB investe em Segurança). A história já provou que estes ultimos roubam mais descaradamente do que os primeiros.

          1. Avatar de celso
            celso

            É continuar assim então!

          2. Avatar de Celso
            Celso

            Eh pá, ó Tony, o homem já não vai dormir descansado esta noite!

          3. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            @celso
            nada disso, ele agora só tem que apresentar queixa e apoio à Google que eles ajuda e fica logo protegido

  4. Avatar de Samuel
    Samuel

    Mais um motivo para o fim definitivo do facebook.

  5. Avatar de Vitor
    Vitor

    Sou sincero…sempre desconfiei que a “autenticação de dois fatores” fosse apenas uma “treta” de forma a que (principalmente) o Google e o Facebook coletassem mais dados acerca dos utilizadores! Da mesma forma que não acredito que os programas de segurança a partir de reconhecimento facial,impressões digitais e outros sirvam APENAS para segurança dos utilizadores. Podem-me achar ou chamar “antiquado” ou o que quiserem…por mim continuo a utilizar o “velho” método de senhas alfanuméricas! Nunca tive problemas de segurança…até hoje,claro!

  6. Avatar de rui
    rui

    lol Já se previa!

  7. Avatar de Fak
    Fak

    então se o facebook só usa com a autenticação 2 fatores, porque raio passa a vida a pedir autorização para aceder aos meus contactos? é para encontrar amigos queres ver?, mas o facebook é honesto, “ah não, temos acesso a dezenas de contactos teus, mas só vamos usar para encontrares amigos e não vamos partilhar com terceiros”… poupem-me…
    vindo do facebook onde tudo o que interessa é ter dinheiro? admira-me é eles ainda não mandarem SMS com ringtones, wallpapers, etc para que um gajo possa comprar…

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Calma…não podem fazer tudo de uma vez! Deve estar na “calha” para sair do “forno”…

  8. Avatar de jose
    jose

    eu quero ir ao feicebook markplace não consigo por favor ativame markplace