Mark Zuckerberg arrisca-se a perder o seu lugar no Facebook

29 Comentários

Falar do Facebook sem referir Mark Zuckerberg é algo que não é natural. O fundador da maior rede social da Internet é uma presença constante na vida e nas decisões do Facebook.

Acumulando vários cargos dentro da empresa, Mark Zuckerberg poderá em breve encontrar oposição e arriscar-se a perder o seu lugar, tudo graças a uma proposta de um grupo de acionistas do Facebook.

Mark Zuckerberg

É Mark Zuckerberg que toma as decisões executivas do Facebook. O seu cargo de CEO assim o permite, garantindo que os caminhos que a empresa toma são baseados nas suas ideias e nas suas previsões do que será o futuro da Internet.

Mas uma proposta de um grupo de acionistas poderá mudar em breve a estrutura do Facebook, obrigando Mark Zuckerberg a abandonar o cargo de presidente do conselho de administração da empresa. O pedido partiu da SumOfUs, uma organização de vigilância de consumidores, que conta com alguns investidores importantes do Facebook.

As razões apontadas são simples e pretendem criar uma maior independência e um maior equilíbrio de poder entre o CEO e o conselho de administração, que por agora são controlados por Mark Zuckerberg.

Mark Zuckerberg

Esta ideia começou a ganhar força quando Mark Zuckerberg e a esposa anunciaram a venda de 99% das suas ações na empresa, revertendo o dinheiro dessa venda para obras de cariz social. Nessa mesma altura, o conselho de administração do Facebook aceitou criar uma nova classe de ações – a classe C – para permitir que Zuckerberg continuasse a ter o controlo maioritário da empresa.

Ao todo são 1,5 mil os acionistas do Facebook que estão associados à SumOfUs e que assinaram a petição que agora pretende que o Facebook escolha um novo presidente do concelho executivo da empresa, procurando que esse lugar seja ocupado por alguém isento e que zele pelos interesses da rede social.

Apesar desta petição chegar agora ao Facebook, Mark Zuckerberg não é o único nesta situação. Empresas como a Tesla, com Elon Musk, a Amazon, com Jeff Bezos, e o Netflix, com Reed Hastings, têm a mesma situação, com o CEO a acumular outros cargo de gestão.

Petição da SumOfUs para retirar Mark Zuckerberg da presidência Facebook

Facebook-shareholder-proposal-to-remove-Mark-Zuckerberg-from-chairman-of-the-board

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Isso não adianta rigorosamente nada, ele continua com a maioria das acções logo é ele que decide quem nomeia para os cargos, ele só sai se quiser!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Os donos das empresas sao os seus investidores e nao os seus fundadores
      Eu sou dono de uma infima parte, insignificante do facebook, sou acionista e nao quero la o Mark. Esta na hora de passar a pasta a outro

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Pedro, o que o Rui disse é que o Zuckerberg tem uma maioria das acções, mais concretamente tem a maioria dos votos necessários para decidir este tipo de coisas, de modo que os restantes investidores não têm grande poder para o retirar de lá.

        1. Avatar de Raposao
          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Estou a falar da realidade actual da Facebook. A facebook tem uma estrutura de acções que dá mais direitos de voto ao Zuckerberg, o que lhe permite controlar este tipo de questões.

          2. Avatar de bola
            bola

            Depende se os membros do board não o quiserem lá….. Ele pode ser CEO e não ter voto na administração, não é a mesma coisa….

          3. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            bola, em primeiro lugar esta proposta é para ser votada na assembleia de accionistas, onde o que conta é o número de votos detidos.
            Em segundo lugar, se o Zuckerberg tem conseguido manter esse controlo sobre os votos accionistas então a board de certeza que é constituída maioritariamente por pessoas da sua confiança. Ele é neste momento presidente porque tem forte poder accionista sobre a direcção.

  2. Avatar de Vasco
    Vasco

    Algo do género foi tentado na história da Apple. Certamente vai ser mais um caso idêntico.

    1. Avatar de Gil Rodrigues
      Gil Rodrigues

      exacto

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Tentado não… realizado!
      O resultado foi negativo para a empresa.

      As empresas tecnológicas, vivem da imagem dos fundadores, e existe quase o sentimento: “Se fizeram mal ao fundador, não vou comprar nada daquela marca….”

      1. Avatar de bola
        bola

        Jobs out… Then returns…..

  3. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    “[a petição] pretende que o Facebook escolha um novo presidente do conselho executivo da empresa, procurando que esse lugar seja ocupado por alguém isento e que zele pelos interesses da rede social.”

    O que bem traduzido quer dizer: Que esse lugar seja ocupado por alguém ganancioso e que zele pela sua carteira e dos demais accionistas.

  4. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Este é o mundo em que vivemos, ganhou dinheiro para uma boa acção..
    O pessoal do $$ dá-lhe uma facada

    1. Avatar de rui
      rui

      facada não, se fosse para o pessoal do dinheiro fazer uma boa ação eram esses que davam para a caridade, o pessoal do dinheiro investiu para ganhar dinheiro não para financiar boas ações de outros

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Num bom mundo, (sei o que vais dizer..) as pessoas aplaudiriam a atitude do Mark e possivelmente juntar-se-iam à contribuição, ajudando pessoas que realmente necessitam.
        No nosso mundo aproveitaram a quebra no estatuto dele para tentarem roubar a empresa.

        Para não falar que as pessoas preferem contribuir para a SumOfUs fazer estas jogadas de bastidor para meter um dos seus 32 empregados no poder e ganhar milhões do que contribuir para causas sociais e ambientais..

        É por estas pessoas que todos vivemos num mundo cego, todos olham para o seu próprio umbigo, mais ainda gestores, consultores, políticos, etc..

        Isto para mim é muito mau e tira-me a esperança na nossa sociedade.

        1. Avatar de RVB
          RVB

          E está tudo dito …

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Os fundadores das empresas devem seguir o seu caminho e entregar as suas empresas aos seus verdadeiros donos, os acionistas. Nao percebo porque é que este pessoal se agarra tanto ao poder. Nao é certamente pelo dinheiro.
    Concordo em absoluto com o afastamento de todo ou qualquer CEO, seja ele o fundador ou nao da sua propria empresa.

    1. Avatar de PMS
      PMS

      Claro que se percebe… Os accionistas só querem dinheiro (como é natural), enquanto os fundadores suaram e deram forma ao seu negócio a partir do zero. Além do amor ao dinheiro, têm o valor sentimental que, depois de tanto da sua vida investido lá, é enorme…

    2. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      Isto não é para afastar do cargo de CEO, é para afastar do presidente do conselho de administração, para que seja um lugar independente

    3. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Provavelmente estou neste tópico por um link num post do facebook! O que lhe tenho a dizer e quem deve gerir a empresa e o seu fundador, porque todas as ideias que edtao presentes no Facebook foram ideias de Mark! Pelos acionistas para nos inscrevermo no facebook seria preciso pagar! Qual e a mente doida que quer afastar o homem que mudou a Internet para aquilo que e hoje do seu verdadeiro cargo? Steve Jobs tambem foi posto na rua e o resultado? Ao fim de 10 anos viu-se obrigado a pedir dinheiro ao Bill Gates para reconstruir a empresa que ele constituiu e os outros destruiram. Devem de ser as mentes inovadoras a gerirem as empresas e nao u banqueiro qualquer.

    4. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Digam-me 5 factos claramente positivos de accionistas, é que só encontro merda no trabalho deles e na personalidade..
      E isto é a sério, não estou a criticar, gostava mesmo de saber onde podem contribuir para a sociedade mundial.

  6. Avatar de JJ
    JJ

    Curiosamente em todos os casos que empresas tecnológicas viram os seus fundadores “expulsos” de CEO, teve um impacto negativo na empresa.

    Empresas como Facebook e Tesla, são o que são o que são por causa dos seus fundadores, visto que os utilizadores gostam do perfil deles e do que eles representam para essas empresas. Ao saírem, de forma “forçada” pode criar uma onde negativa e fazer com que a empresa perda o interesse do publico. Isso aconteceu com a Apple.

    Existem empresas, principalmente tecnológicas, que os seus fundadores/CEO, antes de saírem, tem de começar a espalhar atenções, de forma a “perderem” o seu peso perante o publico, para que a empresa consiga seguir o rumo certo e a sua saída não seja nem forçada nem tenha um impacto negativo.

    Na minha opinião, o Mark ainda é muito o marketing do Facebook, tem muito peso perante o publico, por boas ou más decisões que tome para o lado dos accionistas.

  7. Avatar de AlexAlex
    AlexAlex

    A função mais básica de um Conselho da Administração é pressionar os executivos a executar os objectivos que lhes foram atribuídos.

    As boas práticas ensinam que membros do Conselho e executivos não devem ter/manter qualquer relação próxima/pessoal entre sí, e preferencialmente deve-se manter uma certa rotatividade dos executivos (a cada 5 ou dez anos no máximo), em especial do Presidente/CEO, para garantir a manutenção dessa distância.

    A partir do momento que o CEO/Presidente também é membro do Conselho da Administração, toda a funcionalidade fica contaminada…

  8. Avatar de Nuno Rodrigues
    Nuno Rodrigues

    Caros é necessário que se mentalizem de uma coisa: os fundadores que pretendem manter o controle das empresas é bom que não pretendam cotá-las em bolsa ou abrir o seu capital a investidores.

    Disseram aqui, e bem, que os investidores querem é $$, e estão no seu direito uma vez que o conceito de investimento pressupõem o rendimento. São as regras do jogo, e os fundadores como o Mark sabem bem as regras do jogo. Ser solidário é bonito mas a partir do momento que a empresa tem o seu capital no mercado os accionistas é que mandam.

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      Nuno, tudo depende do tipo de acções que a empresa tem e que são vendidas a investidores. O Zuckerberg parece que tem sido esperto na forma como criou a estrutura de acções para conseguir manter o poder através de acções com direitos de voto especiais… Os investidores continuam a poder ganhar dinheiro mas não têm grande poder para decidir o rumo da empresa.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Nada na notícia nem na lógica, presente os factos, indica que seja questão monetária. Ora se ler outra vez…

  9. Avatar de euvouver
    euvouver

    mais uma RS para rebentar , ja deu

  10. Avatar de Aldo Barros
    Aldo Barros

    Em outra palavras, querem tomar a rede social de seu dono.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ele não é dono.